SóProvas


ID
5633767
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Telebras
Ano
2022
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

   No mundo de hoje, as telecomunicações representam muito mais do que um serviço básico; são um meio de promover o desenvolvimento, melhorar a sociedade e salvar vidas. Isso será ainda mais verdade no mundo de amanhã.
  A importância das telecomunicações ficou evidente nos dias que se seguiram ao terremoto que devastou o Haiti, em janeiro de 2010. As tecnologias da comunicação foram utilizadas para coordenar a ajuda, otimizar os recursos e fornecer informações sobre as vítimas, das quais se precisava desesperadamente. A União Internacional das Telecomunicações (UIT) e os seus parceiros comerciais forneceram inúmeros terminais satélites e colaboraram no fornecimento de sistemas de comunicação sem fio, facilitando as operações de socorro e limpeza.
  Saúdo essas iniciativas e, de um modo geral, o trabalho da UIT e de outras entidades que promoveram o acesso à banda larga em zonas rurais e remotas de todo o mundo.
 Um maior acesso pode significar mais progressos no domínio da realização dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. A Internet impulsiona a atividade econômica, o comércio e até a educação. A telemedicina está melhorando os cuidados com a saúde, os satélites de observação terrestre são usados para combater as alterações climáticas e as tecnologias ecológicas contribuem para a existência de cidades mais limpas.
  Ao passo que essas inovações se tornam mais importantes, a necessidade de atenuar o fosso tecnológico é mais urgente.  

Ban Ki-moon (secretário-geral das Nações Unidas). 
Pronunciamento acerca do Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade de Informação. 
17 de maio de 2010. Internet: <unicrio.org.br> (com adaptações).  

Com relação às ideias, aos sentidos e aos aspectos linguísticos do texto anterior, julgue o item a seguir. 


No trecho “os satélites de observação terrestre são usados para combater as alterações climáticas e as tecnologias ecológicas contribuem para a existência de cidades mais limpas”, a substituição da conjunção “e” por uma vírgula manteria a correção gramatical e a coerência do texto. 

Alternativas
Comentários
  • A telemedicina está melhorando os cuidados com a saúde, os satélites de observação terrestre são usados para combater as alterações climáticas e as tecnologias ecológicas contribuem para a existência de cidades mais limpas

    QUESTÃO POLÊMICA.

    Nesse trecho temos exemplos... composto por enumeração

    1- A telemedicina está melhorando os cuidados com a saúde;;

    2- os satélites de observação terrestre são usados para combater as alterações climáticas;

    3- as tecnologias ecológicas contribuem para a existência de cidades mais limpas.

    Se fosse substituido por "ponto de vírgula" até concordaria.

  • Errei, pois observei a oração coordenada aditiva (e), portanto a sua troca ocasionaria na mudança de (sentido) na oração. Todavia a questão pede sobre a (correção gramatical) e (coerência), o que para o cebraspe tem uma grande diferença.

  • Sujeitos diferentes não há problema de colocar uma vírgula, nesse caso existe uma faculdade pela sua colocação.

  • Pra mim não manteve a COERÊNCIA de jeito nenhum, fica um texto "vago", sem motivo pra essa oração ser expressa dessa forma.

  • A telemedicina está melhorando os cuidados com a saúde, os satélites de observação terrestre são usados para combater as alterações climáticas e as tecnologias ecológicas contribuem para a existência de cidades mais limpas.

    A telemedicina está melhorando os cuidados com a saúde, os satélites de observação terrestre são usados para combater as alterações climáticas , as tecnologias ecológicas contribuem para a existência de cidades mais limpas.

    O último termo de uma enumeração pode ser separado por , ou por e

  • Quando são sujeitos diferentes e temos o e, há sua colocação é facultativa

  • Bem coisa do Cespe.A Gente tem que adivinhar como a banca pensa,e o que ela quer,não o que faz sentido!
  • A telemedicina está melhorando os cuidados com a saúde, os satélites de observação terrestre são usados para combater as alterações climáticas e as tecnologias ecológicas contribuem para a existência de cidades mais limpas.

    A telemedicina está melhorando os cuidados com a saúde, os satélites de observação terrestre são usados para combater as alterações climáticas , as tecnologias ecológicas contribuem para a existência de cidades mais limpas.

    A meu ver a questão ficou incoerente:

    João estuda matemática, maria português, carlos ciências.

    Enfim né?!

    Gaba Certo

  • Muda o sentido (de que haveria coninuidade na enumeração), mas manteria a correção gramatical e a coerência do texto.

  • kkkkk PARA pow, isso vai ficar sem coerência sim! A coerência é a organização das ideias, de forma lógica, que faça sentido. Adicionando a vírgula lá, o enuciado termina "estranho", como aquele sentimento de: sim, e o quê?

  • ficou incoerente sim, não faz sentido suprimir a conjunção

  • GAB: C.

    Antes: oração coordenada sindética aditiva (e);

    Depois: oração coordenada assindética: supressão de conjunção e adição de vírgula.

    Minha opinião: ao serem reescritas, na forma assindética, não perdem a relação de coerência, pois orações coordenadas são independentes de sentido entre si.

  • Mantém a coerência e correção, item correto!

    Se estivesse perguntando, mantém o sentido o item ficaria errado.

    Pois colocar a vírgula ou conjunção muda apenas o sentido.. o primeiro caso ( com a virgula) da a ideia que existem mais possibilidades na enumeração .. ja a conjunção "e" define as possibilidades da enumeração.

  • A questão trata de oração coordenada aditiva

    Em regra, as coordenadas aditivas não possuem vírgula.

    Contudo, há exceções e uma delas é quando há a presença de dois sujeitos diferentes.

    "Os satélites de observação terrestre são usados para combater as alterações climáticas e as tecnologias ecológicas contribuem para a existência de cidades mais limpas."

    Portanto, separam-se entre vírgulas as orações coordenadas ligadas pelo conectivo “e” quando possuírem sujeitos distintos.

    Ex.: Os alunos não se mostraram interessados, e o professor não fez questão de incentivá-los.

  • Gente! Quem tá vendo enumeração aí precisa estudar mais! Como a telemedicina vai melhorar os satélites de observação e as tecnologias ecológicas? Kkkkkk São três orações coordenadas! 1) A telemedicina está melhorando os cuidados com a saúde. 2) Os satélites de observação são usados para combater as alterações climáticas. 3) As tecnologias ecológicas contribuem para a existência de cidades mais limpas. O parágrafo está falando em progressos, nesse período composto por três orações coordenadas ele cita três desses progressos. O início do próximo parágrafo chama esses progressos de “inovações”. Não há nenhuma relação de subordinação entre elas. Poderia perfeitamente separá-las inclusive por ponto.
  • CERTO

    Vale mencionar que houve transformação de uma oração coordenada Assindética em uma Sindética.

    Sindética: com conjunção

    Assindética: Sem conjunção .

     “os satélites de observação terrestre são usados para combater as alterações climáticas ", " as tecnologias ecológicas contribuem para a existência de cidades mais limpas”, 

    Devo concordar que , no que tange à coerência , a questão é bem confusa...

  • ITEM: C

  • Pestana (2017) assim observa : ''O e, no fim de uma enumeração, pode ser dispensado, colocando-se vírgula em seu lugar: Comprei maçã, uva, figo e banana. > Comprei maçã, uva, figo, banana.''

    O CESPE já tinha um posicionamento sobre o tema, sobre não considerar a mudança no sentido da oração (Q910507). OBS.: Nessa questão a substituição é do ''e'' por ''ponto e vírgula''

  • A meu ver, não vi falta de coerência, justamente por se tratar de sujeitos diferentes. Retirou "e" e acrescentou a vírgula e pronto.

    "Os satélites de observação terrestre são usados para combater as alterações climáticas, (E) as tecnologias ecológicas contribuem para a existência de cidades mais limpas."

    As tecnologias ecológicas = sujeito. E frase ainda está na ordem direta. S V C

    GAB CERTO

  • ADENDO

    --> Coerência= Sentido (foco no conteúdo) # Coesão= Semântica (foco na forma) → Relacionado aos conectivos.

  • Tem que ler o período completo para analisar o que se pede. Não adianta ler apenas do trecho destacado.

  • sujeitos diferentes é possivel a separação das orações por vírgula

  • Coesão, coerência e sentido. São coisas distintas. A vírgula tem em uma de suas funções separar orações compostas (o que é o caso)

  • a coesão foi alterada.

    Coesão é a ligação harmônica entre duas partes, utilizada na gramática como forma de obter um texto claro e compreensível.

  • Gabarito: CERTO

    Quando o CESPE afirma “… a reescrita mantém os sentidos do texto”, ela se refere aos sentidos originais do texto, ou seja, quer saber se esse sentido foi ou não alterado com a reescrita proposta.

    Quando o CESPE afirma “… a reescrita mantém a coerência no texto”, ela se refere à lógica das ideias, ou seja, quer saber se faz sentido ou não aquela reescrita proposta.

    Quando o CESPE afirma “… a reescrita mantém a correção gramatical”, ela está unicamente interessada em saber se as regras gramaticais – de ortografia, pontuação, concordância, etc. – são obedecidas.

    Mas mesmo assim achei a questão meio confusa.

  • Achei que seria errado usar uma vírgula pra finalizar uma enumeração!

    Alguém pode me explicar?

  • Cara, impossível isso aí estar certo, essa mudança claramente prejudica a coerência. Precisamos de comentário do professor.