SóProvas


ID
5635327
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Florianópolis - SC
Ano
2022
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Conforme disposto na Constituição Federal de 1988, pode se dizer que (i) fundamento, (ii) objetivo fundamental, e (iii) princípio norteador das relações internacionais da República Federativa do Brasil, constituem, respectivamente:

Alternativas
Comentários
  • Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos:

    I - a soberania;

    II - a cidadania;

    III - a dignidade da pessoa humana;

    IV - os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa;         

    V - o pluralismo político.

    Art. 3º Constituem objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil:

    I - construir uma sociedade livre, justa e solidária;

    II - garantir o desenvolvimento nacional;

    III - erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais;

    IV - promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação.

      Art. 4º A República Federativa do Brasil rege-se nas suas relações internacionais pelos seguintes princípios:

    I - independência nacional;

    II - prevalência dos direitos humanos;

    III - autodeterminação dos povos;

    IV - não-intervenção;

    V - igualdade entre os Estados;

    VI - defesa da paz;

    VII - solução pacífica dos conflitos;

    VIII - repúdio ao terrorismo e ao racismo;

    IX - cooperação entre os povos para o progresso da humanidade;

    X - concessão de asilo político.

    Parágrafo único. A República Federativa do Brasil buscará a integração econômica, política, social e cultural dos povos da América Latina, visando à formação de uma comunidade latino-americana de nações.

  • GAB: C

    Para os mais modernos mnemônicos antigos referente ao tema:

    Fundamentos: SO CI DI VA PLU

    SOberania; CIdadania; DIgnidade da pessoa humana; VAlores sociais...; PLUralismo politico!

    Objetivos: CON GA ERRA PRO

    CONstruir uma sociedade..; GArantir o des...; ERRAdicar a pobreza..; PROmover o bem..!

    Princípios: CONDE PRESO NÃO REINA COOPERA IGUAL

    CONcessão de asilo político; DEfesa da paz; PREvalência do DH; SOlução pacifica..; NÃO intervenção; REpúdio ao terrosrimo e ao racismo; INdependência nacional; Autoderteminação dos povos; COOPERAção entre os povos para..; IGUALdade entre os estados!

  • A questão exige conhecimento acerca dos princípios fundamentais e pede ao candidato que assinale o item correto, marcando, respectivamente, (i) fundamento, (ii) objetivo fundamental, e (iii) princípio norteador das relações internacionais da República Federativa do Brasil.

    • Para os Fundamentos da RFB lembre-se do mnemônico: SOCIDIVAPLU (SOberania; CIdadania; DIgnidade da Pessoa Humana; VAlores sociais do trabalho e da livre iniciativa; PLUralismo político).
    • Para os Objetivos da RFB lembre-se do mneumônico: CONGAERRAPRO (CONnstruir uma sociedade livre, justa e solidária; GArantir o desenvolvimento nacional; ERRAdicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais; PROmover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação.)

    Vejamos:

    a) (i) prevalência dos direitos humanos; (ii) pluralismo político; (iii) igualdade entre os Estados.

    Errado. A prevalência dos direitos humanos e igualdade entre os Estados são princípios que a RFB adota em suas relações internacionais. Aplicação do art. 4º, II e V, CF: Art. 4º A República Federativa do Brasil rege-se nas suas relações internacionais pelos seguintes princípios: II - prevalência dos direitos humanos; V - igualdade entre os Estados; O pluralismo político é um fundamento, nos termos do art. 1º, V, CF: Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos: V - o pluralismo político.

    b) (i) independência nacional; (ii) valores sociais do trabalho e da livre iniciativa; (iii) autodeterminação dos povos.

    Errado. A independência nacional e a autodeterminação dos povos são princípios que a RFB adota em suas relações internacionais. Aplicação do art. 4º, I e III, CF: Art. 4º A República Federativa do Brasil rege-se nas suas relações internacionais pelos seguintes princípios: I - independência nacional; III - autodeterminação dos povos. Valores sociais do trabalho e da livre iniciativa é um fundamento, nos termos do art. 1º, IV, CF: Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos: IV - os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa; 

    c) (i) dignidade da pessoa humana; (ii) construir uma sociedade livre, justa e solidária; (iii) solução pacífica dos conflitos.

    Correto e, portanto, gabarito da questão. A banca trouxe, respectivamente um fundamento, um objetivo e um princípio que a RFB adota em suas relações internacionais. Inteligência dos arts. 1º, III, 3º, I e 4º, VII, CF:

     Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos: III - a dignidade da pessoa humana; Art. 3º Constituem objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil: I - construir uma sociedade livre, justa e solidária; Art. 4º A República Federativa do Brasil rege-se nas suas relações internacionais pelos seguintes princípios: VII - solução pacífica dos conflitos;

    d) (i) soberania; (ii) erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais; (iii) construir uma sociedade livre, justa e solidária.

    Errado. De fato, a soberania é um fundamento da RFB e erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais; porém, construir uma sociedade libre, justa e solidária é um objetivo e não princípio que o Brasil adota em suas relações internacionais.

    e) (i) cidadania; (ii) não-intervenção; (iii) promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação.

    Errado. Realmente, a cidadania é um fundamento. Mas, nos itens II e III, a banca inverteu as ordens. A não intervenção é, na verdade, princípio que o Brasil adota em suas relações internacionais e não objetivo. Já promover o bem de todos é um objetivo e não princípio que o Brasil adota em suas relações internacionais. Aplicação do art. 3º, IV, 4º, IV, CF: Art. 3º Constituem objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil: IV - promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação.  Art. 4º A República Federativa do Brasil rege-se nas suas relações internacionais pelos seguintes princípios: IV - não-intervenção;

    Gabarito: C

  • Quanto aos princípios da República Federativa do Brasil, regentes das relações internacionais, eu uso o DIINA CO²RRE SOLTA COM DIREITOS HUMANOS:

    Defesa da paz (inciso VI);

    Independência nacional (inciso I);

    Igualdade entre os Estados (inciso V);

    Não-intervenção (inciso IV);

    Autodeterminação dos povos (inciso III);

    Cooperação entre os povos para o progresso da humanidade (inciso IX);

    Concessão de asilo político (inciso X);

    Repúdio ao terrorismo e ao racismo (inciso VIII);

    Solução pacífica dos conflitos (inciso VII);

    Prevalência dos direitos humanos (inciso II).

  • Os objetivos é sempre VERBO. por ai já dá pra eliminar algumas!

  • ERRADA - A- (i) prevalência dos direitos humanos ; (ii) pluralismo político; (iii) igualdade entre os Estados. Respectivamente: PRINCIPIOS REGENTES DAS REL.INTERNACIONAIS/FUNDAMENTO/PRINCIPIOS REGENTES REL.INTERNACIONAIS

    ERRADA - B- (i) independência nacional; (ii) valores sociais do trabalho e da livre iniciativa; (iii) autodeterminação dos povos.. Respectivamente: PRINC .REG.RELACÕES INTERNACIONAIS/FUNDAMENTOS/ PRINC .REG.RELACÕES INTERNACIONAIS

    CERTA - C - (i) dignidade da pessoa humana; (ii) construir uma sociedade livre, justa e solidária; (iii) solução pacífica dos conflitos. Respectivamente: FUNDAMENTOS/OBJETIVOS/PRINC .REG.RELACÕES INTERNACIONAIS

    ERRADA- D -(i) soberania; (ii) erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais; (iii) construir uma sociedade livre, justa e solidária.

    Respectivamente: FUNDAMENTOS/OBJETIVOS/OBJETIVOS

    ERRADA - E - (i) cidadania; (ii) não-intervenção; (iii) promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação.

    Respectivamente: FUNDAMENTO/PRINC REG.RELAÇÕES INTERNACIONAIS/OBJETIVOS

  • GABARITO: C

    (i) dignidade da pessoa humana; (ii) construir uma sociedade livre, justa e solidária; (iii) solução pacífica dos conflitos.

    Literalidade da Constituição Federal de 1988.

    Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos:

    I - a soberania;

    II - a cidadania;

    III - a dignidade da pessoa humana;

    IV - os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa;         

    V - o pluralismo político.

    Art. 3º Constituem objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil:

    I - construir uma sociedade livre, justa e solidária;

    II - garantir o desenvolvimento nacional;

    III - erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais;

    IV - promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação.

      Art. 4º A República Federativa do Brasil rege-se nas suas relações internacionais pelos seguintes princípios:

    I - independência nacional;

    II - prevalência dos direitos humanos;

    III - autodeterminação dos povos;

    IV - não-intervenção;

    V - igualdade entre os Estados;

    VI - defesa da paz;

    VII - solução pacífica dos conflitos;

    VIII - repúdio ao terrorismo e ao racismo;

    IX - cooperação entre os povos para o progresso da humanidade;

    X - concessão de asilo político.

    Bons estudos!

  • decoreba braba

  • Nesta questão espera-se que o aluno assinale a alternativa CORRETA. Para resolvê-la, exige-se do candidato conhecimento acerca da Constituição Federal. Vejamos:

    Art. 1º, CF. A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos:

    I - a soberania;

    II - a cidadania;

    III - a dignidade da pessoa humana;

    IV - os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa;   

    V - o pluralismo político.

    Mnemônico: SoCiDiVaPlu

    So – soberania.

    Ci – cidadania.

    Di – dignidade da pessoa humana.

    Va – valores sociais do trabalho e da livre iniciativa.

    Plu – pluralismo político.

    Art. 3º, CF. Constituem objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil:

    Mnemônico: Com Garra Erra Pouco

    I - construir uma sociedade livre, justa e solidária; Com

    II - garantir o desenvolvimento nacional; Garra

    III - erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais; Erra

    IV - promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação. Pouco.

    Art. 4º A República Federativa do Brasil rege-se nas suas relações internacionais pelos seguintes princípios:

    Mnemônico: AInDa Não ComPreI ReCoS

    I - Independência nacional; In

    II - Prevalência dos direitos humanos; Pre

    III - Autodeterminação dos povos; A

    IV - Não-intervenção; Não

    V - Igualdade entre os Estados; I

    VI - Defesa da paz; D

    VII - Solução pacífica dos conflitos; S

    VIII - Repúdio ao terrorismo e ao racismo; Re

    IX - Cooperação entre os povos para o progresso da humanidade; Co

    X - Concessão de asilo político. Co

    Desta forma:

    C. CERTO. (i) dignidade da pessoa humana; (ii) construir uma sociedade livre, justa e solidária; (iii) solução pacífica dos conflitos.

    GABARITO: ALTERNATIVA C.