Advérbios variam em grau e são palavras que exprimem circunstâncias, por exemplo, de tempo, de modo, de lugar, e assim, modificam verbos, adjetivos ou outros advérbios. Os advérbios flexionam em dois graus: o comparativo e o superlativo.
O grau comparativo dos advérbios é dividido em: grau comparativo de igualdade (tão + advérbio + quanto (ou como) - Ele iniciou os estudos tão tarde quanto o pai.); grau comparativo de superioridade (mais + advérbio + (do) que - Ele iniciou os estudos mais tarde do que o pai) e grau comparativo de inferioridade (menos + advérbio + (do) que- Ele iniciou os estudos menos tarde do que o pai).
O grau superlativo dos advérbios pode ser absoluto analítico (formado por um advérbio de intensidade - Ele iniciou os estudos muito tarde) ou sintético (formado pelo sufixo -íssimo - Ele iniciou os estudos tardíssimo).
Preposição é a palavra invariável que liga dois termos da oração numa relação de subordinação donde, geralmente, o segundo termo subordina o primeiro.
· Preposição de lugar: O navio veio de São Paulo.
· Preposição de modo: Os prisioneiros eram colocados em fila.
· Preposição de tempo: Por dois anos ele viveu aqui.
· Preposição de distância: A cinco quilômetros daqui passa uma estrada.
· Preposição de causa: Com a seca, o gado começou a morrer.
· Preposição de instrumento: Ele cortou a árvore com o machado.
· Preposição de finalidade: A praça foi enfeitada para a festa.
A locução prepositiva é formada por duas ou mais palavras com o valor de preposição, sempre terminando por uma preposição, por exemplo: abaixo de, acima de, a fim de, além de, antes de, até a, depois de, ao invés de, ao lado de, em que pese a, à custa de, em via de, à volta com, defronte de, a par de, perto de, por causa de, através de, etc.
Substantivo é uma classe de palavras que nomeia seres, objetos, fenômenos, lugares, qualidades, ações, dentre outros, variam em gênero (masculino e feminino), número (singular e plural) e grau (aumentativo e diminutivo).
Os verbos sofrem flexão em modo, tempo, número, pessoa, voz e aspecto. Existem três modos verbais: indicativo (usado para indicar realidade - Ele vai à festa); subjuntivo (usado para indicar possibilidade - Tomara que ele vá à festa); imperativo (usado para indicar ordem - Vá à festa).