SóProvas


ID
596965
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Julgue os itens seguintes, referentes a webjornalismo, jornalismo
colaborativo e interação com o público.

No sistema de copyright Creative Commons, o jornalista, ao disponibilizar seu conteúdo, não está protegido como autor. Nesse sistema, o conteúdo disponibilizado pertence ao interessado, podendo ser por ele apropriado, adaptado, copiado e distribuído, sem crédito ou direitos de autor.

Alternativas
Comentários
  • O Creative Commons Brasil disponibiliza opções flexíveis de licenças que garantem proteção e liberdade para artistas e autores. Partindo da idéia de "todos os direitos reservados" do direito autoral tradicional nós a recriamos para transformá-la em "alguns direitos reservados".
  • Copyright: Direito autoral ou direitos de autor são as denominações usualmente utilizadas em referência ao rol de direitos outorgados aos autores de obras intelectuais (literárias, artísticas ou científicas). Neste rol encontram-se dispostos direitos de diferentes natureza. A doutrina jurídica clássica coube por dividir estes direitos entre os chamados "direitos morais de autor" (direitos da personalidade) e aqueles de cunho patrimonial.

    Copyleft: é uma forma de usar a legislação de proteção dos direitos autorais com o objetivo de retirar barreiras à utilização, difusão e modificação de uma obra criativa devido à aplicação clássica das normas de propriedade intelectual sendo assim diferente do domínio público que não apresenta tais restrições. "Copyleft" é um trocadilho com o termo "copyright" que, traduzido literalmente, significa "direitos de copia". Vale destacar que por exemplo, o Kibe Loco, só poderia utilizar imagens criadas por outrem desde que estes permitissem sua utilização. Isso poderia servir via um pedido informal ou desde que o autor da obra tenha a caracterizado como copyleft. O sistema copyleft serviria para agilizar o processo.

    As licenças Creative Commons foram idealizadas para permitir a padronização de declarações de vontade no tocante ao licenciamento e distribuição de conteúdos culturais em geral (textos, músicas, imagens, filmes e outros), de modo a facilitar seu compartilhamento e recombinação, sob a égide de uma filosofia copyleft .

    As licenças criadas pela organização permitem que detentores de copyright (isto é, autores de conteúdos ou detentores de direitos sobre estes) possam abdicar em favor do público de alguns dos seus direitos inerentes às suas criações, ainda que retenham outros desses direitos. Isso pode ser operacionalizado por meio de um sortimento de módulos standard de licenças, que resultam em licenças prontas para serem agregadas aos conteúdos que se deseje licenciar.

  • A questão traz o conceito de copyleft. No copyright, ao contrário do copyleft, o conteúdo é protegido pelos direitos autorais, não podendo ser utilizado, copiado ou modificado por outras pessoas, exceto o próprio autor da obra.