SóProvas


ID
598237
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Julgue os itens que se seguem, relativos a processos de trabalho,
desafios e demandas dos profissionais de serviço social atualmente.

Historicamente, a exigência de novas respostas profissionais às preocupações do serviço social foi mais intensa no movimento de reconceituação na década 60 do século passado.

Alternativas
Comentários
  • Foram mais intensas da década de 70, período da intenção de ruptura (1972-1986). Na qual foram exigidas  novas respostas profissionais às preocupações do serviço social. 

  • Na década de 60 o movimento de reconceituação tinha como perspectiva a vertente Modernizadora. O assistente social não era agente revolucionário, mas um agente de desenvolvimento. A matriz teórica e metodológica era o positivismo e estrutural-funcionalista.

  • Errei a questão por ter interpretado a partir da década de 60.

  • Essa questão me pegou. Pois a vertente modernizadora ou modernização conservadora (Netto), que se destacou na década de 60 até meados década de 70 tbm se propunha a atender às novas necessidades postas pelo Capital ao Serviço Social, a partir de uma metodologia estrutural funcionalisa, mas se propunha..
    Alguém ajuda???
     

  • Acho que o erro da questão está na década assinalada. O destaque de posicionamento renovador do movimento se deu na década de 70, vejam:

    ''Contudo, a emergência de mudanças tanto no que se refere à superestrutura, quanto ao que tange a profissão propriamente dita, manteve o posicionamento e engajamento destes profissionais que lutaram pela reconceituação da profissão, marcada por eventos tais como o Congresso de Araxá em 1967, o Congresso de Teresópolis em 1972 e o III Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais e 1979 – conhecido como Congresso da Virada – onde a classe torna explícita sua ruptura com o serviço social e seu caráter conservador''.TEORIA E PRÁTICA NO SERVIÇO SOCIAL: UMA REFLEXÃO SOBRE A IDENTIDADE PROFISSIONAL DO ASSISTENTE SOCIAL E OS DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS Nilvania Alves Gomes; Camila Adriana Silva Diniz. III Simpósio de Assistentes Sociais. CRESS 6ª Região.

    Mandei a questão para comentário o professor.

     

     

  • O Movimento de Reconceituação, entre as décadas de 60 e 70 do séc. XX, abre espaço para novas pautas, reivindicações, demandas no âmbito profissional. Mas as décadas seguintes ao Movimento de reconceituação (anos 80 e 90, por exemplo) foram ainda mais intensas para a profissão, com novas pautas, demandas, embates.

  • Gabarito Errado

    Quando se consideram as características estruturais da sociedade brasileira e sua modalidade de inserção no sistema capitalista contemporâneo, independente dos rumos políticos imediatos, verifica-se que a demanda objetiva de uma profissão como o Serviço Social não tende a se contrair. Entendo que nessa perspectiva, a exigência de novas respostas profissionais são potencializadas e atualizadas historicamente com o passar dos anos.