SóProvas


ID
612286
Banca
TJ-SC
Órgão
TJ-SC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Assinale a alternativa em que o verbo em negrito está flexionado de modo INCORRETO.

Alternativas
Comentários
  • Para mim a alternativa c também apresenta erro,pois consoante ao novo acordo ortográfico os verbos crer,dar,ler e ver quando em sua forma plural perde o acento circunflexo e dobra a letra E . Corrijam me caso esteja errado

  • A partir de 1 de janeiro de 2013, a grafia correta da língua portuguesa será a prevista no Novo Acordo ...até lá, só se estiver previsto no edital do concurso.
    be careful!
  • felipe, o edital deste concurso prevê a exigência do novo acordo.
  • Letra "E"

    PORCENTAGEM OU FRAÇÃO: Quando o sujeito é formado de expressões que indicam porcentagem ou fração, o verbo concorda com o numeral que acompanha essas expressões:

    Vinte e cinco por cento  constituem a comissão de ética do senado federal. 


    Um quinto do eleitorado não soube usar as urnas eletrônicas.

    Dois terços não quizeram participar

    OBS: Notem que o verbo vai para o plrual  apartir de dois como no primeiro e último exemplo.  

    OBS: Quando a expressão indicadora de porcentagem ou fração vem especificada por um adjunto adnominal, o verbo concorda com o numeral ou com a especificação.
     
    70% do grupo sofrem (ou sofre) dos transtornos de ansiedade. 
              ad. ad..

    Fonte: Gramática Aplicada ao Texto ( Marcos Pacco) 
     

  • Muita gente erra por isso, porque quer responder o que não está sendo perguntado.

    O verbo tem que estar flexionado de modo incorreto, e não acentuado de modo incorreto.
  • exato felipe! a questão versa sobre flexão do verbo. acaba sendo uma pegadinha.. o camarada vem lendo, encontra um erro, como o  de acentuação acima e pimba! marca como errada! nem acaba de ler as outras opções...

    quanto a explicação da colega ana, perfeita! e quanto ocomentário do colega felipe nobre, um alerta! o novo acordo ortográfico já está valendo!!! o prazo de até 31/12/2012 é para o "mercado", para as editoras recolherem e retificarem os livros, revistas, e etc. percebam que as questões estÃO sendo cobradas pela nova reforma. aconteceu que alguns editais já tinham sidos lançados ou estavam em fase de aprovação, estes ficaram pela regra antiga. agora, lembrando que alguns examinadores são doidos, podem colocar respostas do "acordo antigo e novo" na mesma questão, aí valerá o novo, caso contrário, valerá o velho. 

    sds!!! lembrando que