SóProvas


ID
626992
Banca
FCC
Órgão
INFRAERO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Os anônimos

   
 Na história de Branca de Neve, a rainha má consulta o seu espelho e pergunta se existe no reino uma beleza maior do que a sua. Os espelhos de castelo, nos contos de fada, são um pouco como certa imprensa brasileira, muitas vezes dividida entre as necessidades de bajular o poder e de refletir a realidade. O espelho tentou mudar de assunto, mas finalmente respondeu: “Existe". Seu nome: Branca de Neve.
     A rainha má mandou chamar um lenhador e instruiu-o a levar Branca de Neve para a floresta, matá-la, desfazer-se do corpo e voltar para ganhar sua recompensa. Mas o lenhador poupou Branca de Neve. Toda a história depende da compaixão de um lenhador sobre o qual não se sabe nada. Seu nome e sua biografia não constam em nenhuma versão do conto. A rainha má é a rainha má, claramente um arquétipo, e os arquétipos não precisam de nome. O Príncipe Encantado, que aparecerá no fim da história, também não precisa. É um símbolo reincidente, talvez nem a Branca de Neve se dê ao trabalho de descobrir seu nome. Mas o personagem principal da história, sem o qual a história não existiria e os outros personagens não se tornariam famosos, não é símbolo de nada. Ele só entra na trama para fazer uma escolha, mas toda a narrativa fica em suspenso até que ele faça a escolha certa, pois se fizer a errada não tem história. O lenhador compadecido representa dois segundos de livre-arbítrio que podem desregular o mundo dos deuses e dos heróis. Por isso é desprezado como qualquer intruso e nem aparece nos créditos.
     Muitas histórias mostram como são os figurantes anônimos que fazem a história, ou como, no fim, é a boa consciência que move o mundo. Mas uma das pessoas do grupo em que conversávamos sobre esses anônimos discordou dessa tese, e disse que a entrada do lenhador simbolizava um problema da humanidade, que é a dificuldade de conseguir empregados de confiança, que façam o que lhes for pedido.


(Adaptado de Luiz Fernando Verissimo, Banquete com os deuses) 

Transpondo-se para a voz passiva a frase Um figurante pode obscurecer a atuação de um protagonista, a forma verbal obtida será:

Alternativas
Comentários
      • a) pode ser obscurecido. (a atuação pode ser OBSCURECIDA. Erro na flexão do gênero).
      •  b) obscurecerá. (na transposição para a voz passiva o verbo principal deverá ser conjugado no particípio)
      •  c) pode ter obscurecido. (em nenhum momento aparece o verbo TER na frase, logo ele não poderá aparecer na transposição. Ademais há erro na flexão do gênero)
      •  d) pode ser obscurecida. CORRETA (a atuação de um protagonista pode ser obscurecida por um figurante)
      •  e) será obscurecida. (PODE - verbo - aparece na frase, logo deverá aparecer na tranposição)

      OBS.: O verbo SER sempre aparecerá na transposição como auxiliando o verbo principal.

       

     

  • Um figurante pode obscurecer a atuação de um protagonista.

    Sujeito da ativa: Um figurante / vai virar agente da passiva
    Obscurecer: VTD / vai passar a ser um verbo composto
    A atuação de um protagonista: Objeto direto / vai passar a sujeito paciente

    Bom, na voz passiva teremos a presença do particípio do verbo principal (obscurecer) mais a presença do verbo estar ou ser. Os tempos/modos verbais do verbo da voz ativa mais o verbo auxiliar da voz passiva
    OBRIGATORIAMENTE precisam estar conjugados igualmente. Partindo desse pressuposto fica muito mais fácil de resolver, sem errar, a questão.

    Vejamos:

    Obscurecer = ser + obscurecida (particípio do verbo obscurecer)

    A atuação de um protagonista pode ser obscurecida por um figurante

    Veja que o agente da passiva geralmente é acompanhado da prepósição por, mas nada impede que ela seja acompanhada da preposição de. Óbvio que, dependendo da oração, ela irá pedir o acompanhamento de uma delas.

    Para tirar a prova é só analisar ambas as orações. O que era sujeito da ativa irá passar a agente da passiva. O verbo que era simples irá passar a composto. O complemento do verbo irá passar a sujeito paciente.

    Vejamos:
    Sujeito
     paciente: a atuação de um protagonista ( que na ativa era complemento do verbo)
    Agente da passiva: por um figurante (que na voz ativa era sujeito da ativa)
    Verbo simples: verbo composto
    Obscurecer: Infinitivo Pessoal
    Ser: Infinitivo pessoal

    Alternativa D
  • Essa questão é muito simples. Bastava você saber o seguinte: quando uma oração para a voz passiva necessariamento o verbo será acresico de mais um verbo. Por exemplo, se 2 verbos na ativa , terão 3 passiva; 1 verbo na ativa e 2 passiva. Saendo disso buscamos a alternativa que tem 3 vebos, com isso só ficamos com 3 opções.

    • a) pode ser obscurecido.
    • b) obscurecerá.
    • c) pode ter obscurecido.

                       Quando passamos para a voz passiva  A atuação passa re reger o verbo, por isso tem que ser no femenino.

    • d) pode ser obscurecida.
    • e) será obscurecida
  • Pessoal,
    como o enunciado não citou qual voz passiva se trata e analisando as opções de respostas, admitamos que é a analítica!
    Na voz passiva analítica a frase sempre vai ganhar mais um verbo! Não pode esquecer isso!

    Não tem que ficar "curtindo" a questão não, senão erra! :)

    Ache o verbo e identifique o tempo/modo verbal: no caso do enunciado, é uma locução verbal: "pode obscurecer".  Então olhe apenas para o verbo principal: "obscurecer" que está na forma normal infinitivo. Pronto. Usaremos o auxiliar de passiva (verbo ser) tbm no infinitivo: SER.

    Aí vem o pulo do gato! O verbo concorda sempre com seu sujeito: masculino/feminino, singular/plural. Como o sujeito é feminino singular, o verbo principal ficará "obscurecida".

    Logo: pode SER obscurecidA
  • O verbo "obscurecer", na forma passiva vai para "obscurecida ",pois "a atuação"(artigo A),pertence a classe gramatical váriavel ,onde se flexiona neste caso em gênero,logo,não poderia ser "obscurecido".Para que se tornasse obscurecido o artigo deveria estar no masculino.Além do que, o verbo auxiliar deve estar no singular,concordando com o tempo verbal,do verbo principal.(locução verbal).

  • Pessoal, só lembrando que qdo se tem o verbo ter ou haver mais particípio não se trata de voz passiva e sim de voz ativa, já que estamos falando de tempos verbais compostos. A FCC sempre coloca uma situação assim qdo pede para transpor voz ativa em passiva. Fiquem atentos...

    Boa sorte a todos, Deus nos ajude...