SóProvas


ID
6373
Banca
ESAF
Órgão
MTE
Ano
2006
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Julgue como verdadeiros (V) ou falsos (F) os itens a respeito do texto abaixo.

Uma única inovação ocorrida no século XV teve
enorme influência para o progresso, a inclusão social
e a redução da pobreza. Foi a invenção do conceito
de capital social pelo frei Luca Paccioli, o criador da
contabilidade. Antes de Luca Paccioli, um comerciante
ou produtor que não pagasse suas dívidas poderia
ter todos os bens pessoais, como casa, móveis e
poupança, arrestados por um juiz ou credor.
Muitos cientistas políticos e sociólogos usam o termo
capital social e forma equivocada, numa tentativa
deliberada de confundir o leitor.

(Adaptado de Stephen Kanitz, O capital social.Veja, 12 de abril, 2006)

( ) Depreende-se da expressão "Uma única inovação" (l.1) que as demais inovações ocorridas no século XV não resistem até hoje.

( ) Preservam-se a coerência textual e a correção gramatical ao trocar "invenção(l.3) por criação e "criador"(l.4) por inventor, respectivamente.

( ) Apesar de se classificar como artigo indefinido, o artigo "um"(l.5) tem a função de determinar ou identificar, no texto, "comerciante"(l.5) e "produtor"(l.6).

( ) Por integrar uma enumeração, a vírgula depois de "poupança"(l.8) é facultativa e pode ser suprimida sem que se prejudique a correção gramatical do texto.

( ) Por constituir um valor oposto às informações do primeiro parágrafo, o período final do texto admite ser iniciado pelo conectivo No entanto, seguido de vírgula, fazendo-se os ajustes nas iniciais maiúsculas.

A seqüência correta é

Alternativas
Comentários
  • Ótima questão. A gente aprende história fazendo prova.
  • Só li até o terceiro item e fiz por exclusão. Se tivesse lido tudo tv tivesse acertado já que o ultimo item é certo e assim não poderia ser a resposta "d" a qual marquei. Fiquei em dúvida quanto ao "um", que é artigo indefinido, mas que de alguma forma cirscunstância comerciante e produtor. Isto levou ao erro.Recado: leia todos os itens antes de marcar uma opção que pode não ser a certa.
  • ( ) Por integrar uma enumeração, a vírgula depois de "poupança"(l.8) é facultativa e pode ser suprimida sem que se prejudique a correção gramatical do texto.

    Por ser a última vírgula ela não é facultativa não?

    Se alguém souber favor deixar recado, obrigado.
  • ( ) Por integrar uma enumeração, a vírgula depois de "poupança"(l.8) é facultativa e pode ser suprimida sem que se prejudique a correção gramatical do texto

    ...produtor que não pagasse suas dívidas poderia
    ter todos os bens pessoais, como casa, móveis e 
    poupança, arrestados por um juiz ou credor

    Observe que a passagem em negrito tem a função de explicar, exclarecer o termo "bens pessoais". Portanto, o termo grifado atua como aposto do referente e, por isso, deve vir entre vírgulas (justificando a vírgula antes de "como" e depois de "poupança").

    Espero ter ajudado...
  • ( ) Depreende-se da expressão "Uma única inovação" (l.1) que as demais inovações ocorridas no século XV não resistem até hoje. RESISTEM SIM

    ( ) Por integrar uma enumeração, a vírgula depois de "poupança"(l.8) é facultativa e pode ser suprimida sem que se prejudique a correção gramatical do texto. TODA ENUMERAÇÃO DEVE SER SEGUIDA DE VÍRGULAS, PORTANTO NÃO É FACULTATIVA

    ( ) Apesar de se classificar como artigo indefinido, o artigo "um"(l.5) tem a função de determinar ou identificar, no texto, "comerciante"(l.5) e "produtor"(l.6). ARTIGO INDEFINIDO SEMPRE É INDEFINIDO, PORTANTO NÃO TEM COMO DETERMINAR NADA

  • Caí do mesmo jeito, José Jesus. Achei que o terceiro item estava correto quanto aos referentes dos pronomes, e já marquei D sem ler as demais.