SóProvas


ID
637570
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Congonhas - MG
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Considere as abordagens teóricas de ensino e aprendizagem, a saber:

I. Behaviorismo.
II. Construtivismo Interacionista.
III. Construtivismo Sócio-Interacionista.

Analise as afirmativas e as relacione aos itens anteriores:

( ) Modelo pedagógico consolidado a partir de 1930, onde aceitava-se que o processo de aprendizagem era fruto de memorizações provenientes de repetições de ações realizadas pelos estudantes.

( ) Nesta abordagem que tem Vigotsky como principal nome, considera-se que a aprendizagem está diretamente ligada, relacionando a interação do indivíduo com o meio externo, meio este que levava em conta não apenas os objetos, mas os demais sujeitos.

( ) As ideias colocadas nesta abordagem sugerem que o aprendiz compreenda o mundo através da sua percepção, construindo significados para este mundo.

( ) A ideia principal desta abordagem, que tem Piaget como o seu maior expoente, era que a lógica de funcionamento mental da criança é qualitativamente diferente da lógica adulta.

( ) Para Skinner, apontado atualmente como o principal expoente desta abordagem, o aluno é ensinado na medida em que é induzido a se engajar em novas formas de comportamento e em formas específicas, em situações específicas.

A sequência está correta em:

Alternativas
Comentários
  • correta é a (  C  )
  • Nos anos de 1950, o professor da Universidade de Havard, B.F. Skinner, propôs uma máquina de ensinar (POZO, 1998), baseada no modelo pedagógico conhecido como Condutivismo ou Behaviorismo, consolidado a partir de 1930, neste modelo, o aluno é “ensinado” na medida em que é induzido a se engajar em novas formas de comportamento, e em formas específicas em situações específicas:

    No Construtivismo-Interacionista, as novas idéias sugeriam que o aprendiz  compreendia o mundo através da sua percepção, construindo significados. Estas novas idéias tinham no suíço Jean Piaget o seu maior expoente que defendia que a aprendizagem acontecia por etapas que estavam diretamente ligadas ao desenvolvimento mental de cada estudante. Ela estava centrada no desenvolvimento individual do sujeito, cada estudante deveria construir seu próprio conhecimento, sem levar em conta o contexto histórico social. 

    A partir dos anos de 1980, chega ao Ocidente a abordagem Construtivista Sócio-Interacionista de L. S. Vygotsky, suas ideias sugerem que o aprendiz é parte de um grupo social e deve ter iniciativa para questionar, descobrir e compreender o mundo a partir de interações com os demais elementos do contexto histórico no qual está inserido. O objetivo do professor é o de favorecer a convivência social, estimulando a troca de informações em busca da construção de um conhecimento coletivo e compartilhado.

    http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:LesDRtPonygJ:www.anped.org.br/reunioes/25/excedentes25/simonegracebarrost16.rtf+%22construtivismo+interacionista%22&cd=2&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br
  • Gabarito: Letra C

    Behaviorismo modelo pedagógico consolidado a partir de 1930, onde aceitava-se que o processo de aprendizagem era fruto de memorizações provenientes de repetições de ações realizadas pelos estudantes.  Para Skinner, apontado atualmente como o principal expoente desta abordagem, o aluno é ensinado na medida em que é induzido a se engajar em novas formas de comportamento e em formas específicas, em situações específicas.

    Construtivismo Sócio-Interacionista nesta abordagem que tem Vigotsky como principal nome, considera-se que a aprendizagem está diretamente ligada, relacionando a interação do indivíduo com o meio externo, meio este que levava em conta não apenas os objetos, mas os demais sujeitos.

    Construtivismo Interacionista as ideias colocadas nesta abordagem sugerem que o aprendiz compreenda o mundo através da sua percepção, construindo significados para este mundo. A ideia principal desta abordagem, que tem Piaget como o seu maior expoente, era que a lógica de funcionamento mental da criança é qualitativamente diferente da lógica adulta.