SóProvas


ID
639931
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
AL-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O Oriente Médio continua sendo uma das mais tensas regiões do mundo. Uma questão que se arrasta no tempo e que foi levada formalmente à Organização das Nações Unidas (ONU), em 2011, é a que se refere à efetiva criação — e ao pleno reconhecimento como tal pela ONU — do Estado do(a)

Alternativas
Comentários
  • O que pedem os palestinos?
    Representados pela Autoridade Palestina, os palestinos há tempos tentam estabelecer um Estado independente e soberano na Cisjordânia, Faixa de Gaza e Jerusalém Oriental, ocupados por Israel desde a guerra de 1967. No entanto, duas décadas de períodos intermitentes de negociações de paz não produziram um acordo.
    Em 2010, lideranças palestinas adotaram uma nova estratégia: começaram a pedir para que países reconheçam, individualmente, um Estado Palestino com as fronteiras de 1967. Agora, eles querem que a ONU faça o mesmo. Eles pedem representatividade integral como país-membro na entidade. Atualmente, a Organização para a Libertação da Palestina (OLP) tem apenas status de observador.
    Isso teria implicações políticas e daria aos palestinos acesso aos tribunais internacionais onde eles poderiam, em tese, abrir processos contra a ocupação israelense de seu território.
    http://www.estadao.com.br/noticias/nacional,reconhecimento-de-estado-palestino-ampliaria-paz-diz-dilma,775536,0.htm

  • A região da Palestina, no Oriente Médio, disputada por israelenses e palestinos, povos que têm a mesma origem étnica, é um dos maiores impasses da atualidade. Conflitos, atentados e várias tentativas de paz fazem parte do cenário da região nos últimos 50 anos. A Palestina é uma estreita faixa de terra, desértica, sem petróleo e sem recursos minerais estratégicos. Os hebreus, povo do qual descendem os judeus, foram os primeiros a habitar a região (cerca de 2000 a.C.).
    Durante muito tempo, a região devido à sua posição estratégica, serviu de passagem entre Europa, África e Ásia e esteve sob o domínio de diversos povos, assírios, babilônios, gregos, romanos,
     árabes, turcos e ingleses. Os judeus foram expulsos da Palestina pelos romanos que os dominaram. Passaram então a viver espalhados por várias regiões do mundo. Embora dispersos pelo mundo, os judeus preservaram uma profunda consciência nacional e conservaram suas tradições religiosas e seus costumes. Com o fim do Império Romano e a criação do Islamismo, no século VII, a Palestina passou a ser dominada pelos árabes. O povo palestino lá permaneceu mesmo sem formar um país. Entre 1517 e 1917, fizeram parte do Império Otomano e durante a Primeira Guerra Mundial passaram para o controle dos ingleses.Com a fundação do movimento sionista em 1897, que propunha o retorno dos judeus à Palestina, milhares emigraram para a área do Império Turco-Otomano. Mas a região permaneceu sob o domínio inglês até o final da Segunda Guerra Mundial.
  • Em 26 de junho de 2011, Mahmud Abbas anuncia a decisão de solicitar à ONU o status de membro com plenos direitos para o Estado da Palestina.
     

  • 14/05/2012

    Carta de Netanyahu menciona criação de Estado palestino

    Seria 1ª vez que compromisso de Israel aparece em um documento oficial.
    Segundo o 'Haaretz', carta dada a Abbas fala em estado desmilitarizado.

    O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, se comprometeu em uma carta entregue no sábado (12) ao presidente palestino Mahmud Abbas a estabelecer um Estado palestino desmilitarizado, pela primeira vez em um documento oficial, informou nesta segunda-feira (14) o jornal "Haaretz".
    Segundo o correspondente diplomático do periódico, que cita uma fonte que consultou a carta, cujo conteúdo não foi publicado, nela é mencionado um compromisso de criar um Estado palestino desmilitarizado junto a Israel no âmbito de uma solução negociada.



    http://g1.globo.com/mundo/noticia/2012/05/carta-de-netanyahu-menciona-criacao-de-estado-palestino.html
  • Para defender a luta palestina no sentido da criação de um Estado autônomo, foi criada a Organização para a Libertação da Palestina (OLP), em 1964, tendo como líder Iasser Arafat. 

  • Em 2011, os palestinos tentaram integrar a ONU como membros permanentes, porém não obtiveram apoio do Conselho de Segurança da ONU. Um ano depois, a Assembléia Geral da ONU aprovou a ascensão  da Autoridade Palestina a “Estado observador não-membro" da ONU. Apesar de ser um status simbólico, isso poderá a vir auxiliar na concretização do Estado Palestino futuramente.
    A resposta correta é a letra C.