SóProvas


ID
641545
Banca
UNEMAT
Órgão
SEFAZ- MT
Ano
2008
Provas
Disciplina
Direito Tributário
Assuntos

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Comentários:

    a) Errada: O Senado Federal através de resolução aprovada por maioria simples de seus membros (correto: de iniciativa do PR ou de um terço dos Senadores), fixará as alíquotas aplicáveis às operações e prestações, interestaduais e de exportação, relativos aos impostos dos Estados e do Distrito Federal. 

    CF art. 155 § 2º [...] IV resolução do Senado Federal, de iniciativa do Presidente da República ou de um terço dos Senadores, aprovada pela maioria absoluta de seus membros, estabelecerá as alíquotas aplicáveis às operações e prestações, interestaduais e de exportação;


    b) Errada: Com relação ao imposto extraordinário no caso de guerra externa, o princípio da anterioridade e legalidade (não) devem ser observados. 


    c) Errada: A Constituição Federal prevê que a contribuição de melhoria, decorrente de obras públicas, tenha por limite o valor total da obra (certo) e o valor da melhoria alcançada (errado: o limite individual é a valorização incorrida) e, que previamente seja precedida de referendo popular na comunidade para sua efetivação (não existe isso). 


      DL 195/67: 

    Art 5º Para cobrança da Contribuição de Melhoria, a Administração competente deverá publicar o Edital, contendo, entre outros, os seguintes elementos:

      I - Delimitação das áreas direta e indiretamente beneficiadas e a relação dos imóveis nelas compreendidos;

      II - memorial descritivo do projeto;

      III - orçamento total ou parcial do custo das obras;

      IV - determinação da parcela do custo das obras a ser ressarcida pela contribuição, com o correspondente plano de rateio entre os imóveis beneficiados.



    d) Errada: A taxa poderá ter como base de cálculo o imposto devido, mas não incidirá sobre eventuais contribuições de melhoria. 


    Súmula vinculante 29:

    É constitucional a adoção, no cálculo do valor de taxa, de um ou mais elementos da base de cálculo própria de determinado imposto, desde que não haja integral identidade entre uma base e outra.


    e) Correta: 


    CF art. 155 § 2º [...] VII -  em relação às operações e prestações que destinem bens e serviços a consumidor final localizado em outro Estado, adotar-se-á:

      a)  a alíquota interestadual, quando o destinatário for contribuinte do imposto;

      b)  a alíquota interna, quando o destinatário não for contribuinte dele;



  • Questao desatualizada...

    EC 87/2105 modificou a sistemática do diferencial de aliquotas do ICMS (Art.155,§2º,VII,b)

  • Nova redaçao após a EC 87/2015 : nas operações e prestações que destinem bens e serviços a consumidor final, contribuinte ou não do imposto, localizado em outro Estado, adotar-se-á a alíquota interestadual e caberá ao Estado de localização do destinatário o imposto correspondente à diferença entre a alíquota interna do Estado destinatário e a alíquota interestadual;