SóProvas


ID
647194
Banca
FCC
Órgão
TCE-AP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Tendo em vista que as normas da Constituição Federal se aplicam, no que couber, aos Estados da Federação, bem como diante da Constituição Estadual do Amapá, é requisito para nomeação dos Conselheiros dos Tribunais de Contas Estaduais

Alternativas
Comentários
  • LETRA C CORRETA, SENÃO VEJAMOS:
    CONSTITUIÇÃO FEDERAL ART. 71:
    § 1º - Os Ministros do Tribunal de Contas da União serão nomeados dentre brasileiros que satisfaçam os seguintes requisitos:
    I - mais de trinta e cinco e menos de sessenta e cinco anos de idade; II - idoneidade moral e reputação ilibada; III - notórios conhecimentos jurídicos, contábeis, econômicos e financeiros ou de administração pública; IV - mais de dez anos de exercício de função ou de efetiva atividade profissional que exija os conhecimentos mencionados no inciso anterior.
    CUIDADO COM A LETRA B QUE FALA EM INIDONEIDADE! QUASE CAÍ NESSA TENTANDO RESPONDER DE FORMA RÁPIDA!
  • Eu lamento ao ver que o critério da letra B(primeira parte), na prática, é o mais utilizado pelos Governadores de Estado e as respectivas Assembleias Legislativas.
  • c) possuir mais de 35 anos de idade. 
  • Olha o péga da letra "b":
    inidoneidade ≠ idoneidade
  • Ridícula a pegadinha da letra "b". As bancas deveriam ter vergonha de colocar esse tipo de assertiva. Em nada mede a capacidade do candidato.
  • A questão deveria ser anulada por não conter nenhuma alternativa correta. A letra C (dada como certa pela banca) está incompleta. De acordo com o art. 73, §1°, I: mais de 35 E menos de 65 anos de idade. Logo, afirmar, somente, que deve ter mais de 35 anos é errado. Suponha que o cidadão tenha 68 anos.. ele cumpre o disposto na alternativa C (mais de 35) e estaria impedido de ser nomeado para o referido cargo. É uma questão de raciocínio lógico.. o "E" é conjunção aditiva e requer o restante do disposto no inciso para ter valor verdadeiro.. Se fosse utilizado no inciso a disjunção "OU", a alternativa estaria correta. 

  • Quase cai na pegadinha da B também.

  • Questão passiva de anulação, pois maior de 35 anos, poderá ser acatado uma pessoa mais de 65 anos que outro requisito. 

  • Cruel, muito cruel essa letra B.

  • Calma aí pessoal, a LETRA​ A - PODE SER NATO OU NATURALIZADO - A RESPOSTA ESTÁ INCOMPLETA

                                  LETRA B - INIDONEIDADE MORAL E REPUTAÇÃO ILIBADA (E) 

                                  LETRA C - TER MAIS DE 35 ANO E MENOS DE 65 ANOS - DEVIDO AO ANO DA QUESTÃO NÃO SEI SE JÁ HAVIA SIDO APROVADA A PEC DA BENGALA, O QUE POSSIBILITARIA O CIDADÃO TER MAIS DE 65 ANOS. DE QUALQUER FORMA A REPOSTA ESTÁ INCOMPLETA.

                                  LETRA D - OS CONHECIMENTOS SÃO CONTÁBEIS,FINANCEIROS,POLÍTICOS E JURÍDICOS OU DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA. RESPOSTA A RESPOSTA ESTÁ INCOMPLETA.

                                  LETRA E - POSSUIR MENOS DE 70 ANOS DE IDADE - NO MEU PONTO DE VISTA QUEM TEM 65 ANOS TEM MENOS DE 70 ANOS DE IDADE.

    A QUESTÃO DEVERIA DE SER ANULADA, NÃO HÁ NENHUMA RESPOSTA QUE SEJA COMPLETA E TIRANDO A "B", QUE ESTÁ ERRADA, AS OUTRAS ALTERNATIVAS EMBORA INCOMPLETAS,PODERIAM ESTAR CORRETAS.

     

  • Se possuir 35 também pode, mas é a porra da lei que fala em mais de...

  • Ter inidoneidade é foda, né?! Em relação ao comentário do amigo André Polonia; logicamente falando, a  pessoa pode ter menos de setenta, porém pode não ter menos de sessenta e cinco anos!

  • aff, fui seco na b rsrs

  • § 1º Os Conselheiros do Tribunal de Contas serão nomeados dentre os brasileiros que satisfaçam os seguintes requisitos: 

    I - mais de 35 e menos de 65 anos de idade; 

    II - idoneidade moral e reputação ilibada

    III - notórios conhecimentos jurídicos, contábeis, econômicos e financeiros ou de administração pública; 

    IV - mais de dez anos de exercício de função ou de efetiva atividade profissional que exija os conhecimentos mencionados no inciso anterior. 

  • Pelo que me consta 70 anos é menos que 65, então pela lógica estaria correta a frase a alternativa, só que não.