SóProvas


ID
647524
Banca
FCC
Órgão
TCE-AP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

A frase redigida de forma clara e correta é:

Alternativas
Comentários
  • a) ERRADA. Funcionários sem acesso à sala das telefonistas confirmaram que deviam ter havido mais de dez chamadas para, segundo se apurou posteriormente, denunciar o falsário, e ninguém atendendo, perdeu- se a oportunidade de prendê-lo aonde onde estava.
    b) CORRETA. Existem, sim, grandes possibilidades de essa reutilização de tecidos com defeitos dar certo, entretanto é necessário que haja algumas reuniões, sejam quem forem os consultores, para definirem-se as linhas gerais do negócio.
    c) ERRADA. Talvez alguns não deem importância ao relato do chefe dos pedreiros sobre o incidente com a cal, mas o fato é que, minimizá-lo, será seria abrir a possibilidade de o desempenho de todos eles decaírem intensa e irreversivelmente.
    d) ERRADA. Senhor Ministro, é realmente confiável, segundo fontes fidedignas, os números que indicam quão séria o quão séria é a questão que está sob sua responsabilidade enfrentar antes que se torne definitivamente insolúvel.
    e) ERRADA. Visto a oportunidade imperdível de rever as normas não mais aplicáveis àquele específico grupo de infratores, os legisladores não convenceram-se se convenceram da necessidade de ver postergado, no último momento, as datas das primeiras reuniões setoriais.

  • COMPLEMENTANDO OS COLEGAS  >

    LETRA A  ======       DEVE TER HAVIDO    ======= LOC COM VERBO HAVER SENTIDO EXISTIR TAMBEM FICA IMPESSOAL. 3 P.SINGULAR.
  • Letra B:

    "...sejam quem forem os consultores"

    SEJAM quem FOREM?
  • Concordo com o amigo de cima, a assertiva B está errada. Questão anulável.
    Letra B:


    "...sejam quem forem os consultores"

    SEJAM quem FOREM?
  • Colega Basa, atenção às novas regras ortográficas: 
    Não se usa mais o acento das palavras terminadas em êem e ôo(s).

    Como era Como fica
    abençôo abençoo
    crêem (verbo crer) creem
    dêem (verbo dar) deem
    dôo (verbo doar) doo
    enjôo enjoo
    lêem (verbo ler) leem
    magôo (verbo magoar) magoo
    perdôo (verbo perdoar) perdoo
    povôo (verbo povoar) povoo
    vêem (verbo ver) veem
    vôos voos
    zôo zoo

    Aos colegas indignados com a correção da letra B, a flexão "forem" não está sendo utilizada no infinitivo, mas no futuro do subjuntivo: "sejam (eles) quem (eles) forem".

    (quando) eu for
    (quando) tu fores
    (quando) ele/a for
    (quando) nós formos
    (quando) vós fordes
    (quando) eles forem


    A expressão pode não soar bem aos ouvidos, mas notem que nesses casos a forma gramatical não soa estranha: "estejam onde estiverem""digam o que disserem", "venham de onde vierem", "façam o que quiserem".

    Bons estudos!
  • Pra mim a letra B está ERRADA.


    Sejam quem forem? - - nada a ver!!!
  • Percebe-se que:
    Letra B: está errada



    "...sejam quem forem os consultores"



    SEJAM quem FOREM?
    Acho que o correto seria "sejam quais forem"
    Qual será a resposta correta?
  • Lam,

    o erro não é na ocultação do termo 'o' ('o' quão séria...) e sim na concordância entre 'é confiável' e 'números', sendo o correto dizer: são realmente confiáveis os números...
  • Opa!! O erro da letra C não é o apontado pelo colega!!!!

    Na correlação verbal o presente do indicativo será conjugado com presente indicativo ou presente do subjuntivo!!! Logo a questão ficaria:

    Talvez alguns não deem importância ao relato do chefe dos pedreiros sobre o incidente com a cal, mas o fato é que, minimizá-lo, será É abrir a possibilidade de o desempenho de todos eles decaírem intensa e irreversivelmente. 
  • Nossa! Tem outro erro que não tinha visto!

    Talvez alguns não deem importância ao relato do chefe dos pedreiros sobre o incidente com a cal, mas o fato é que, minimizá-lo, será É abrir a possibilidade de o desempenho de todos eles decaírem  DECAIR intensa e irreversivelmente.

    Quem decai é O DESEMPENHO!
  • A questão indaga qual alternativa está Clara e Correta.

    Quanto a alternativa C:


    "Talvez alguns não deem importância ao relato do chefe dos pedreiros sobre o incidente com a cal, mas o fato é que, minimizá-lo, será abrir a possibilidade de o desempenho de todos eles decaírem intensa e irreversivelmente. "


    minimizar o quê?!! O relato ou o incidente?

    Portanto acredito que há falta de clareza na alternativa.
    mi 
  • Minha conclusão: preciso urgente traçar uma estratégia passo a passo para resolver este tipo de questão !!!
    []s
  • NINGUÉM VIU O PRINCIPAL ERRO DA LETRA "E".

    Não está errada por causa da próclise e sim por causa da concordância. VEJAM:

    ver postergado, no último momento, as datas das primeiras reuniões setoriais.

    AS DATAS DAS ....... É QUE SERÃO POSTERGADAAAAS.


    Qto a próclise. O não atrai, mas, tem erro mais grave...

    Abçs.
  • O erro da C


    "Talvez alguns não deem importância ao relato do chefe dos pedreiros sobre o incidente com a cal, mas o fato é que, minimizá-lo, será abrir a possibilidade de o desempenho de todos eles decaírem intensa e irreversivelmente."

    Não sei exatamente qual é a relação sintática entre "minimizá-lo" e "será abrir...", mas percebe-se que não são termos que podem ser separados. Portanto, erro de PONTUAÇÃO.

    Me corrijam se estiver errado.
  • Na letra "b", a conjunção "entretanto" não deveria vir separada por vírgula:

    Existem, sim, grandes possibilidades de essa reutilização de tecidos com defeitos dar certo, entretanto, é necessário que haja... .... 
  • concordo com Felipe,achei que  letra B estava errada por causa da falta das virgulas no "entretanto".
  • Esqueceram do errinho da letra E, qual seja, "...de ver POSTERGADAS, no último momento, as datas das primeiras...". postergadas vai concordar com as datas!!!
  • Pessoal, a vírgula após "entretanto" na letra b) é facultativa; logo, a sentença está perfeita;


    Gostaria de tecer um comentário sobre a letra c): a questão apresenta dois erros: o isolamento entre vírgulas de "minimizá-lo", é preciso eliminar as duas vírgulas para ficar correto; e a concordância verbal de decair em "possibilidade de o desempenho de todos eles decaírem"; é o desempenho que vai decair, portanto verbo no singular; 

    alguém escreveu um comentário sobre o tempo verbal do verbo ser (que o certo é "seria", não "será"); o fato é que tanto "seria" como "será" podem ser usados sem prejuízo da correção da frase;

    o problema de questões como essa é que elas exigem conhecimento mais aprofundado do idioma, inclusive das opções que a gramática normativa traz em relação aos tempos verbais (que muitas vezes não são estanques - lembremos que gramática nao é matemática), uso da vírgula, entre muitos outros tópicos; até gente que trabalha com a língua - que é o meu caso - é pego de surpresa às vezes;













  • Fazendo um apanhado das informações já lidas e que as considero corretas.
    A frase redigida de forma clara e correta é:

    a) Funcionários sem acesso à sala das telefonistas confirmaram que deviam ter havido mais de dez chamadas para, segundo se apurou posteriormente, denunciar o falsário, e ninguém atendendo, perdeu- se a oportunidade de prendê-lo aonde estava.
    Como não me recordo de nenhuma explicação a respeito dessa locução verbal. Segue a explicação:
    O verbo "haver" no sentido de "existir" é um verbo impessoal, e por isso deve ser usado sempre no singular. Por esse motivo o correto é:
    "deve ter havido. O verbo em questão passa a impessoalidade para o verbo que o auxilia.

     
    b) Existem, sim, grandes possibilidades de essa reutilização de tecidos com defeitos dar certo, entretanto é necessário que haja algumas reuniões, sejam quem forem os consultores, para definirem-se as linhas gerais do negócio.

    c) Talvez alguns não deem importância ao relato do chefe dos pedreiros sobre o incidente com a cal, mas o fato é que, minimizá-lo, será abrir a possibilidade de o desempenho de todos eles decaírem intensa e irreversivelmente.

    d) Senhor Ministro, é realmente confiável, segundo fontes fidedignas, os números que indicam quão séria é a questão que está sob sua responsabilidade enfrentar antes que se torne definitivamente insolúvel.

    e) Visto a oportunidade imperdível de rever as normas não mais aplicáveis àquele específico grupo de infratores, os legisladores não convenceram-se da necessidade de ver postergado, no último momento, as datas das primeiras reuniões setoriais.

    No mais, corrijam-me  caso esteja equivocada!
  • Em relação a alternativa B, achei o seguinte comentário:

         Quando um verbo é precedido pelo termo "quem" ele - o verbo - poderá ir para a terceira pessoa do singular ou concordar com o antecedente (nisso ele é mais flexível que o "que", onde o verbo concorda apenas com o antecedente).
    Na frase sugerida acredito que essa seria a ordem correta:
    "sejam os consultores quem forem".
    Seguindo a regra, poderíamos ter duas construções possíveis:
    "sejam os consultores quem for" (verbo na 3ª do singular)
    "sejam os consultores quem forem" (concordando com o antecedente).
  • A) deveria ter havido


    B) 


    C) 


    D) os números realmente são confiáveis


    E) não se convenceram 

  • a.Funcionários sem acesso à sala das telefonistas confirmaram que devia ter havido mais de dez chamadas para, segundo se apurou posteriormente, denunciar o falsário, e ninguém atendendo, perdeu- se a oportunidade de prendê-lo onde estava.

    b.Existem, sim, grandes possibilidades de essa reutilização de tecidos com defeitos dar certo, entretanto é necessário que haja algumas reuniões, sejam quem forem os consultores, para definirem-se as linhas gerais do negócio.

    c.Talvez alguns não deem importância ao relato do chefe dos pedreiros sobre o incidente com a cal, mas o fato é que, minimizá-lo será abrir a possibilidade de o desempenho de todos eles decaírem intensa e irreversivelmente.

    d.Senhor Ministro, são realmente confiáveis, segundo fontes fidedignas, os números que indicam quão séria é a questão que está sob sua responsabilidade enfrentar antes que se torne definitivamente insolúvel.

    e.Visto a oportunidade imperdível de rever as normas não mais aplicáveis àquele específico grupo de infratores, os legisladores não se convencera da necessidade de ver postergadas, no último momento, as datas das primeiras reuniões setoriais