SóProvas


ID
647782
Banca
FCC
Órgão
TCE-AP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

A frase redigida de forma clara e correta é:

Alternativas
Comentários
  • eu ia fazer a mesma pergunta... qual o erro da C?
  • Gabarito B?

    "...sejam quem forem os consultores" ? SEJAM QUEM FOREM?  ¬ ¬
    • c) Talvez alguns não deem importância ao relato do chefe dos pedreiros sobre o incidente com a cal, mas o fato é que, minimizá-lo, será abrir a possibi-dade de o desempenho de todos eles decaírem ntensa e irreversivelmente

    Erro de concordância verbal: sujeito no singular e verbo no plural. O certo seria "decair"
    Fora que falta o i de "intensa", mas isso acho que foi erro do site QC.
  • Alternativa correta Letra "B"

    Para alternativa B não existe nenhum tipo de erro. Pontução adequada, concordância verbal e nominal, tempos e modos verbaism utilizados corretamente!

    Anilizemos os erros das demais questões:
    a) O erro está no final da frase ( oportunidade de prendê -lo AONDE estava) quando o correto seria ONDE.
    AONDE = REGÊNCIA DO VERBO QUE ANTECEDE + ONDE (IDÉIA DE MOVIMENTO\AÇÃO) Ex.: Aonde você vai? = ONDE+ REGÊNCIA DO VERBO IR (VTI) QUE EXIGE A
    ONDE= INDICAÇÃO LOCATIVA = LUGAR
    c) No final da frase encontramos a palavra NTENSA (sem comentários)
    d) Em: é realmente confiável, segundo fontes fidedignas, os números que indicam (O VERBO SER DEVERIA CONCORDAR COM "OS NÚMEROS")
    Assim, ficaria: SÃO realmente confiáveis, segundo fontes fidedignas, os números que indicam...
    e) Em: os legisladores não convenceram-se da necessidade de ver postergado ( TEMOS UM ERRO DE COLOCAÇÃO PRONOMINAL)
    temos a palavra atrativa NÃO (advérbio) então ficaria OS LEGISLADORES NÃO SE CONVENCERAM DA NECESSIDADE DE VER POSTERGADO.



  • c) Talvez alguns não deem importância ao relato do chefe dos pedreiros sobre o incidente com a cal, mas o fato é que, minimizá-lo, será abrir a possibi-dade de o desempenho de todos eles decaírem ntensa e irreversivelmente.

    Dúvidas:
    Primeiro: deem sem acento por causa do acordo, certo?
    Segundo: minimizá-lo está exercendo qual função da oração? Qual a regras da sua separação por vírgulas?

    Quem puder me responder, agradeço. :)


  • Agora a dúvida que fica é se esse "NTENSA" na alternativa C é erro de digitação do site, da prova, dos dois ou se não é erro nenhum, tendo sido colocado propositalmente.
    Isso pode fazer o candidato tremer na hora de responder a questão. Felizmente, há outro erro na C que permite sua exclusão como resposta.
  • Quanto a regra do deeem segue um lembrete para lembrar dos quais verbos acentuam e quando acentua-se.
                      CRE-DE-LE-VE  (CRER, DAR, LER, VER)
    Ex: 

    Ele        crê              dê           lê       vê
    Eles     creem       deem      leem  veem 

    No singular acentua-se e no pluram apenas dobra a letra E.

    No verbos TER E VIR

    Ex:  ele tem bons amigos / ele vem a aula
    eles têm bons amigos / eles vêm a aula 

    Ok...


  • Eu acho que a letra c tem outro erro, além do apontado pela Vitoria:

    c) Talvez alguns não deem importância ao relato do chefe dos pedreiros sobre o incidente com a cal, mas o fato é que, minimizá-lo, será abrir a possibidade de o desempenho de todos eles decaírem intensa e irreversivelmente

    Penso que "minimizá-lo" não pode ficar entre vírgulas, já que parece ser o sujeito de "será abrir a possibidade (...)";

    Agora "sejam quem forem" é novidade pra mim. hehe.


    •                            a) Funcionários sem acesso à sala das telefonistas confirmaram que deviam ter havido mais de dez chamadas para, segundo se apurou posteriormente, denunciar o falsário, e ninguém atendendo, perdeu- se a oportunidade de prendê-lo aonde estava.
    O certo seria devia ter havido. Verbo haver no sentido de existir, quando último de uma locução, transmitirá a impessoalidade para os acompanhantes.
    Aonde já foi explicado pelos colegas, o certo seria onde, assim terá UM lugar.


    •                            b) Existem, sim, grandes possibilidades de essa reutilização de tecidos com defeitos dar certo, entretanto é necessário que haja algumas reuniões, sejam quem forem os consultores, para definirem-se as linhas gerais do negócio.

    Alguém pode ter se perguntado, "ué aqui não é (...,para se definirem as linhas gerais...) pois é, neste caso de INFINITIVO PESSOAL, não tendo uma atração obrigatória do tipo advérbio esta construção será OPICIONAL

    •                            c) Talvez alguns não deem importância ao relato do chefe dos pedreiros sobre o incidente com  A cal, mas o fato é que, minimizá-lo, será abrir a possibilidade de o desempenho de todos eles decaírem intensa e irreversivelmente.
    • Cal é substantivo feminino mesmo.
    • Na prova estava escrito corretamente (INTENSA), aqui lembre-se de que se estivesse Intendamente e irreversivelmente estaria errado, 
    • Quando se usa dois advérbios um seguido do outro, o primeiro não tem o sufixo -mente.
    • Porém o erro desta alternativa esta no verbo DECAÍREM - O sujeito de Decaírem é (A POSSIBILIDADE DE O DESEMP...), portanto deveria estar no singular.

                                 d) Senhor Ministro, é realmente confiável, segundo fontes fidedignas, os números que indicam quão séria é a questão que está sob sua responsabilidade enfrentar antes que se torne definitivamente insolúvel.
    Aqui o que é realmente confiável? Os números. Então o correto seria São.

    •                            e) Visto a oportunidade imperdível de rever as normas não mais aplicáveis àquele específico grupo de infratores, os legisladores não convenceram-se da necessidade de ver postergado, no último momento, as datas das primeiras reuniões setoriais.
    Não se convenceram, o não puxa obrigatóriamente para próclise.

    Espero ter ajudado amigos...

    Anderson Cardoso


     
  • a) ERRADA: Funcionários sem acesso à sala das telefonistas confirmaram que devia ter havido mais de dez chamadas para, segundo se apurou posteriormente, denunciar o falsário, e ninguém atendendo, perdeu- se a oportunidade de prendê-lo onde estava.

    b) CORRETA: Existem, sim, grandes possibilidades de essa reutilização de tecidos com defeitos dar certo, entretanto é necessário que haja algumas reuniões, sejam quem forem os consultores (ou sejam os consultores quem forem), para definirem-se as linhas gerais do negócio (verbo sempre concorda com o sujeito).

    c) ERRADA: Talvez alguns não deem importância ao relato do chefe dos pedreiros sobre o incidente com a cal, mas o fato é que, minimizá-lo, será abrir a possibidade de o desempenho de todos eles (quem? alguns ou pedreiros) decair (o desempenho: verbo concorda com sujeito) intensa e irreversivelmente.

    d) ERRADA: Senhor Ministro, são realmente confiáveis (os números: verbo concorda com sujeito), segundo fontes fidedignas, os números que indicam quão séria é a questão que está sob sua responsabilidade enfrentar antes que se torne definitivamente insolúvel.

    e) ERRADA: Visto (conjunção subordinatica causal: VISTO QUE e não: visto de "vestir") a oportunidade imperdível de rever as normas não mais aplicáveis àquele específico grupo de infratores, os legisladores não se convenceram da necessidade de ver postergado, no último momento, as datas das primeiras reuniões setoriais

  • a) ERRADA: Funcionários sem acesso à sala das telefonistas confirmaram que devia ter havido mais de dez chamadas para, segundo se apurou posteriormente, denunciar o falsário, e ninguém atendendo, perdeu- se a oportunidade de prendê-lo onde estava.

    b) CORRETA: Existem, sim, grandes possibilidades de essa reutilização de tecidos com defeitos dar certo, entretanto é necessário que haja algumas reuniões, sejam quem forem os consultores (ou sejam os consultores quem forem), para definirem-se as linhas gerais do negócio (verbo sempre concorda com o sujeito, que é "as linhas gerais do negócio". Se fôssemos desenvolver a oração subordinada adverbial final teríamos: "...para que se definam as linhas gerais...").

    c) ERRADA: Talvez alguns não deem importância ao relato do chefe dos pedreiros sobre o incidente com a cal, mas o fato é que o minimizar (vírgulas proibidas: sujeito e predicado; próclise obrigatória: pronome relativo) será abrir a possibidade de o desempenho de todos eles decair (o desempenho: verbo concorda com sujeito) intensa e irreversivelmente. [o "deem" está conforme o novo acordo ortográfico]

    d) ERRADA: Senhor Ministro, são realmente confiáveis (os números: verbo concorda com sujeito; mas o que determina a concordância nesse caso é a determinação do artigo "os" de os números), segundo fontes fidedignas, os números que indicam quão séria é a questão que está sob sua responsabilidade enfrentar antes que se torne definitivamente insolúvel.

    e) ERRADA: Vista (a oportunidade: verbo concorda com sujeito; mas o que determina a concordância nesse caso é a determinação do artigo "a" de a oportunidade) a oportunidade imperdível de rever as normas não mais aplicáveis àquele específico grupo de infratores, os legisladores não se convenceram (próclise obrigatória) da necessidade de ver postergado, no último momento, as datas das primeiras reuniões setoriais.
  • Vários comentários bons, mas percebi que todos não observaram na assertiva "E", (AS DATAS DAS PRIMEIRAS REUNIÕES SETORIAIS NÃO DEVERIAM SER POSTERGADAS, E NÃO POSTERGADOS)

    Bons estudos!
  • Ué galera, errei essa também, pois pensei que a letra B estaria errada por causa da próclise. 

     Existem, sim, grandes possibilidades de essa reutilização de tecidos com defeitos dar certo, entretanto é necessário que haja algumas reuniões, sejam quem forem os consultores, para definirem-se as linhas gerais do negócio.

    Pensei que ali na preposição para, chamava a próclise e ficaria para se definirem. Ou esse para não era uma preposição? 
  • Existem, sim, grandes possibilidades de essa reutilização de tecidos com defeitos dar certo, entretanto, é necessário que haja algumas reuniões, sejam quem forem os consultores, para definirem-se as linhas gerais do negócio.

    Não seria entre vírgulas?
  • Usamos a próclise nos seguintes casos (analisando se na b) diz-se 'para se' ou 'se para'

    (1) Com palavras ou expressões negativas: não, nunca, jamais, nada, ninguém, nem, de modo algum.

    - Nada me perturba.
    - Ninguém se mexeu.
    - De modo algum me afastarei daqui.
    - Ela nem se importou com meus problemas.

    (2) Com conjunções subordinativas: quando, se, porque, que, conforme, embora, logo, que.

    - Quando se trata de comida, ele é um “expert”.
    - É necessário que a deixe na escola.
    - Fazia a lista de convidados, conforme me lembrava dos amigos sinceros.

    (3) Advérbios

    - Aqui se tem paz.
    - Sempre me dediquei aos estudos.
    - Talvez o veja na escola.

    OBS: Se houver vírgula depois do advérbio, este (o advérbio) deixa de atrair o pronome.

    - Aqui, trabalha-se.

    (4) Pronomes relativos, demonstrativos e indefinidos.

    - Alguém me ligou? (indefinido)
    - A pessoa que me ligou era minha amiga. (relativo)
    - Isso me traz muita felicidade. (demonstrativo)

    (5) Em frases interrogativas.

    - Quanto me cobrarás pelo trabalho?

    (6) Em frases exclamativas ou optativas (que exprimem desejo).

    - Deus o abençoe!
    - Macacos me mordam!


    (7) Com verbo no gerúndio antecedido de preposição EM.

    - Em se plantando tudo dá.
    - Em se tratando de beleza, ele é campeão.

    (8) Com formas verbais proparoxítonas

    - Nós o censurávamos.
  • Ouso descordar, em que pese os otimos comentários tecidos acima.
    c) Talvez alguns não deem importância ao relato do chefe dos pedreiros sobre o incidente com a cal, mas o fato é que, minimizá-lo, será abrir a possibi-dade de o desempenho de todos eles decaírem intensa e irreversivelmente.
    - O trecho em destaque pode ter dupla concordâncias, tanto com "desempenho", quanto com "de todos eles", uma vez que se almolda a regra das expressões partitivas "a maioria de", "a grande parte de".
    - A frase estaria errada para mim, caso estivesse dessa forma "o desempenho decaírem intensa e irreversivelmente".

    - Outro "errinho" da letra "E" é no seu inicio o participio quando anteposto a uma determinante concorda com ela.
    "Visto a oportunidade" corrija-se para  "Vista a oportunidade", pois o verbo é VER.
    "É proibido entrada" (correta) = "É proibida a entrada" (correta).















  • c) Talvez alguns não deem importância ao relato do chefe dos pedreiros sobre o incidente com a cal, mas o fato é que, minimizá-lo, será abrir a possibi-dade de o desempenho de todos eles decaírem intensa e irreversivelmente.


    Está incorreta a pontuação do segmento destacado, uma vez que trata-se de oração subordinada substantiva subjetiva (minimizar ele). Desse modo não é permitida a virgulação entre a oração principal  (mas o fato é) e a oração subordinada (que minimizá-lo).
  • Eu fazendo questões de pontuação, nem me liguei nos pronomes e concordâncias.
  • Pessoal, excelentes comentários, porém a dúvida ainda persiste:

    b) Existem, sim, grandes possibilidades de essa reutilização de tecidos com defeitos dar certo, entretanto é necessário que haja algumas reuniões, sejam quem forem os consultores, para definirem-se as linhas gerais do negócio.

    Não consegui ainda compreender o uso desta ênclise, sempre soube que em exemplos como esse teria que se usar a próclise. Será que alguém possui algum fundamento para este caso. 

    Desde já agradeço.
    Bons estudos!