SóProvas


ID
647854
Banca
FCC
Órgão
TCE-AP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

O objetivo central da Agenda 21 é:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: letra (b)

    Para ficar por dentro da Agenda 21

    A Agenda 21, apesar de longa e ambiciosa – mais de seiscentas páginas, com propostas de ações em mais de uma centena de áreas, para serem executadas ao longo de décadas – , revelou-se documento profundamente relevante. Trata-se de um programa de ação que atribui novas dimensões à cooperação internacional e estimula os governos, a sociedade civil e os setores produtivo, acadêmico e científico a planejar e executar juntos programas destinados a mudar as concepções tradicionais de desenvolvimento econômico e de proteção do meio ambiente.
    O documento está organizado em quatro seções. São elas: Seção 1: as dimensões social e econômica do desenvolvimento sustentável (dois dos três pilares do desenvolvimento sustentável); Seção 2: gestão dos recursos naturais para o desenvolvimento sustentável (terceiro pilar do desenvolvimento sustentável), dividida em a) proteção da atmosfera, b) desertificação e seca, c) oceanos, d) água doce, e) resíduos, f) diversidade biológica e g) combate ao desflorestamento; Seção 3: fortalecimento dos grupos sociais na implementação do objetivo do desenvolvimento sustentável (mulheres, crianças, indígenas, ONGs, sindicatos, academia, etc.); e Seção 4: meios de implementação, dividida em a) recursos e mecanismos financeiros; b) tecnologia; c) instituições e
    d) instrumentos jurídicos.


    Para ficarem por dentro de questões ambientais e outros temas relevantes, acessem:

    http://environmengineering.blogspot.com.br/

    Até mais!
  • GABARITO:

    b) Os problemas ambientais globais serão melhor equacionados se as diferentes nações pensarem em conjunto e não individualmente.


  • b-

    A Agenda 21 foi criada pela Cúpula da Terra e organizada pela ONU em 1992 para nortear discussões de políticas públicas e também para ser um guia para o planejamento de ações locais que fomentem um processo de transição para a sustentabilidade. Além das questões ambientais, inclui: a pobreza e a dívida externa dos países em desenvolvimento;padrões insustentáveis de produção e consumo; pressões demográficas e a estrutura da economia internacional.