-
"eles" são os críticos que querem aumentar os poderes de "execução"
Abraços
-
NÃO ENTENDI O GABARITO.
-
Gabarito: B
Os que querem dar ao policial poder não só de prender como também de julgar, condenar e punir, por conta própria, não percebem que um dia isso pode ser usado contra eles também.
>> É de se observar que o pronome "eles" no fim do período remete a ideia daqueles que querem dá a policia diversos poderes que, no começo do período está representado por "OS QUE".
Observem que poderíamos fazer a substituição do trecho inicial por um pronome.
vejamos.....
Aqueles que querem dar ao policial poder não só de prender como também de julgar, condenar e punir, por conta própria, não percebem que um dia isso pode ser usado contra eles também
Em suma, temos que "os que" tem função de agente e pode ser substituído por um pronome demonstrativo.
-
gab:B de Bola pra frente rsrsrsrs
O que ELES querem dar ao policial poder não só de prender como também de julgar, condenar e punir, por conta própria, não percebem que um dia isso pode ser usado contra ELES também.
OU
AQUELES QUE querem dar ao policial poder não só de prender como também de julgar, condenar e punir, por conta própria, não percebem que um dia isso pode ser usado contra ELES também.
primeiro caso é apenas para 'descortinar' o problema, uma forma de "esclarecer a mente"
o segundo caso é a resolução: 'aqueles' é um pronome demonstrativo "que estava implícito" ,ou seja, as mesmas pessoas que querem dar mais poder podem sofrer com o aumento do poder.
-
Letra A:
o verbo dar (1ª linha) aparece com os dois complementos exigidos pela sua regência. E as conjunções “não só...como também" (1ª linha) são coordenativas explicativas.
= são coordenativas ADITIVAS
Além das conjunções adversativas, o grupo de conjunções coordenativas contempla as conjunções aditivas, alternativas, conclusivas, explicativas. Relembre:
- Conjunções aditivas – expressam ideia de adição: e, nem, não só... mas também, não só... como também, bem como, não só... mas ainda.
- Conjunções alternativas – remetem a ideia de escolhas ou levam ao entendimento sobre algo que acontece separadamente: ou, ou... ou, ora... ora, já... já, quer... quer, seja... seja, talvez... talvez.
- Conjunções conclusivas – são palavras que representam consequência ou como o nome já sugere, conclusão: logo, pois (depois do verbo), portanto, por conseguinte, por isso, assim.
- Conjunções explicativas – são conjunções que esclarecem o motivo, apresentado na oração anterior: que, porque, pois (antes do verbo), porquanto.
(https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/lingua-portuguesa/conjuncoes-adversativas)