SóProvas


ID
664399
Banca
FCC
Órgão
TRE-PR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

No processo de avaliação, o instrumento que determina prazos para transferência, recolhimento, eliminação e mudança de suporte de documentos chama-se

Alternativas
Comentários
  • RESPOSTA D

    Tabela de temporalidade é o instrumento de destinação, aprovado pela autoridade competente, que determina os prazos em que os documentos devem ser mantidos nos arquivos correntes e intermediários, ou recolhidos aos arquivos permanentes, estabelecendo critérios para microfilmagem e eliminação.
  • A tabela de temporalidade é feita por uma comissão permanente de avaliação de documentos/comissão de análise de documentos.Cada documento terá seu próprio prazo, de acordo com a comissão.
    •  a) quadro de arranjo.
    • ARRANJO
      Seqüência de operações intelectuais e físicas que visam à organização dos documentos de um arquivo ou coleção, de acordo com um plano ou quadro previamente estabelecido.
    • Através do conhecimento levantado pelos métodos, procedimentos e metodologias é possível a elaboração de um quadro de arranjo onde é determinado cada série e/ou grupo para a elaboração do quadro de arranjo interno ao fundo determinando o formato da classificação.
    •  b) organograma.
    • Também denominado por Diagrama Organizacional, ou Organigrama, um Organograma é um diagrama que representa a estrutura de uma Organização e mostra como estão dispostas as unidades funcionais, a hierarquia e as relações entre os seus membros.
    •  c) princípio da proveniência.
    • Princípio básico da arquivologia segundo o qual o arquivo produzido por uma entidade coletiva, pessoa ou família não deve ser misturado aos de outras entidades produtoras.
    •  d) tabela de temporalidade.
    • Instrumento técnico de destinação, aprovado pela autoridade competente, que determina prazos e condições de guarda tendo em vista a transferência, recolhimento, descarte ou eliminação de documentos.
    •  e) teoria das três idades.
    • Teoria segundo a qual os arquivos são considerados correntes, intermediários ou permanentes, de acordo com a freqüência de uso por suas entidades produtoras e a identificação de seus valores primário e secundário.
  • Tabela de Temporalidade - Instrumento de destinação, aprovado pela autoridade competente, que determina os prazos em que os documentos devem ser mantidos nos arquivos correntes e intermediários, ou recolhidos aos arquivos permanentes.
  • É só lembrar que prazo lembra tempo...e tempo lembra tabela de temporalidade....

  • GABARITO LETRA D.

     

    TABELE DE TEMPORALIDADE.

     

     

    SÓ ORGANIZANDO O COMENTÁRIO DA VICTÓRIA SIMPLÍCIO:

     

     a) quadro de arranjo.
     

    Seqüência de operações intelectuais e físicas que visam à organização dos documentos de um arquivo ou coleção, de acordo com um plano ou quadro previamente estabelecido. Através do conhecimento levantado pelos métodos, procedimentos e metodologias é possível a elaboração de um quadro de arranjo onde é determinado cada série e/ou grupo para a elaboração do quadro de arranjo interno ao fundo determinando o formato da classificação.  

     

    b) organograma.

     

    Também denominado por Diagrama Organizacional, ou Organigrama, um Organograma é um diagrama que representa a estrutura de uma Organização e mostra como estão dispostas as unidades funcionais, a hierarquia e as relações entre os seus membros.  

     

    c) princípio da proveniência.

     

    Princípio básico da arquivologia segundo o qual o arquivo produzido por uma entidade coletiva, pessoa ou família não deve ser misturado aos de outras entidades produtoras.  

     

    d) tabela de temporalidade.

     

    Instrumento técnico de destinação, aprovado pela autoridade competente, que determina prazos e condições de guarda tendo em vista a transferência, recolhimento, descarte ou eliminação de documentos.

     

     e) teoria das três idades.

     

    Teoria segundo a qual os arquivos são considerados correntes, intermediários ou permanentes, de acordo com a freqüência de uso por suas entidades produtoras e a identificação de seus valores primário e secundário.

  • Tabela de temporalidade.

    Instrumento técnico de destinação, aprovado pela autoridade competente, que determina prazos e condições de guarda tendo em vista a transferência, recolhimento, descarte ou eliminação de documentos.

  • Este, instrumento, básico da gestão de documentos, é ferramenta essencial para aplicar as decisões da comissão de avaliação sobre os documentos. Trata-se da tabela de temporalidade.

    O quadro de arranjo é instrumento de ordenação de documentos a ser aplicado no arquivo permanente.

    O organograma é ferramenta da disciplina de Administração, serve para "mapear" em esquemas gráficos a organização estrutural de uma instituição.

    O principio da Proveniência é diretriz da Arquivologia, e como tal deve orientar os trabalhos dos profissionais de arquivo. Ele determina que os documentos produzidos por instituições diferentes não podem pertencer ao mesmo conjunto.

    A teoria das três idades é diretriz da Arquivologia que orienta os trabalhos de avaliação dos documentos. Ela afirma que os documentos passam por três fases distintas, conforme se alteram seus valores: corrente, intermediário e permanente.

    Gabarito do professor: Letra "D"
  • Falou em AVALIAÇÃO associe à TABELA  DE TEMPORALIDADE.

  • isso mesmo, a tabela de temporalidade também pode determinar a mudança de suporte do documento. Coloquei propositalmente para você ter esse conhecimento adicional.

    Resposta: D