GABARITO LETRA D.
TABELE DE TEMPORALIDADE.
SÓ ORGANIZANDO O COMENTÁRIO DA VICTÓRIA SIMPLÍCIO:
a) quadro de arranjo.
Seqüência de operações intelectuais e físicas que visam à organização dos documentos de um arquivo ou coleção, de acordo com um plano ou quadro previamente estabelecido. Através do conhecimento levantado pelos métodos, procedimentos e metodologias é possível a elaboração de um quadro de arranjo onde é determinado cada série e/ou grupo para a elaboração do quadro de arranjo interno ao fundo determinando o formato da classificação.
b) organograma.
Também denominado por Diagrama Organizacional, ou Organigrama, um Organograma é um diagrama que representa a estrutura de uma Organização e mostra como estão dispostas as unidades funcionais, a hierarquia e as relações entre os seus membros.
c) princípio da proveniência.
Princípio básico da arquivologia segundo o qual o arquivo produzido por uma entidade coletiva, pessoa ou família não deve ser misturado aos de outras entidades produtoras.
d) tabela de temporalidade.
Instrumento técnico de destinação, aprovado pela autoridade competente, que determina prazos e condições de guarda tendo em vista a transferência, recolhimento, descarte ou eliminação de documentos.
e) teoria das três idades.
Teoria segundo a qual os arquivos são considerados correntes, intermediários ou permanentes, de acordo com a freqüência de uso por suas entidades produtoras e a identificação de seus valores primário e secundário.