-
Desde cedo, os testes de inteligência foram alvos de críticas. STERNBERG (2000) critica o Stanford-Binet principalmente por ser ele um teste culturalmente injusto e favorecer claramente a população norte-americana, além de não fornecer subsídios de comparação com outros testes de inteligência.
-
Crítica aos testes de inteligência:
Apesar das mudanças nos tipos de testes de inteligência, a crítica ainda existe. Um dos problema com os testes de inteligência é a incapacidade de medir as habilidades de tomada de decisão adaptativas. Tais testes se concentram em medidas de QI e são utilizados como ferramentas de colocação no ensino. Certas habilidades de pensamento racionais são uma parte crítica da vida diária, mas não são avaliados pelos testes e não é ensinado no sistema educacional . Estes testes de inteligência ignoraram uma grande parte do funcionamento cognitivo que é a base do pensamento racional e ação. Este funcionamento cognitivo é usado no processo de tomada de decisões importantes na vida de alguém (Stanovich, 2009). Outra crítica aos testes de inteligência é que os testes não avaliam algumas funções psicológicas que são tão importantes quanto as funções cognitivas. Esses domínios não-cognitivas incluem motivação, empatia, emoção, e outros. Esses domínios são uma parte importante da capacidade mental, mas não são mostrados no teste de inteligência. O uso de medidas de QI se tornaram tão comuns que o resultado de uma baixa pontuação de QI estigmatiza. Este resultado pode ser considerado uma avaliação injusta quando os testes não cobrem todos os aspectos da capacidade de uma pessoa (Stanovich, 2009)
-
Só comentando que o PMK estava desfavorável. A partir de 2014 tornou-se favorável.
-
A assertiva incorreta é a letra C!
-
dá para responder a questão por eliminação, isto é, A, B e D estão relacionadas a mensurar e quantificar, com isso, a finalidade do teste de inteligência Standford- Binet é medir a inteligência geral e as habilidades cognitivas específicas, portanto, a alternativa correta é a letra C.