SóProvas


ID
67459
Banca
ESAF
Órgão
Receita Federal
Ano
2009
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Os trechos a seguir constituem um texto adaptado de Valor Econômico. Assinale a opção que apresenta erro de sintaxe.

Alternativas
Comentários
  • Faltou crase na letra E:e) soma-se à instabilidade econômica os princípios de instabilidade política em boa parte do planeta, fruto de uma situação que tem tudo para se tornar explosiva. A alta dos preços dos alimentos é forte e disseminada à ponto de elevar os índices de inflação em todo o mundo.
  • NA LETRA "e" Não deve ocorrer crase diante da palavra "ponto". Professor andremartins@yahoo.com
  • Na verdade...devemos somar os comentários dos dois colegas abaixo.A alternativa "e" está errada pelos DOIS motivos citados: * Falta do acento grave em "À instrabilidade econômica...soma-se..."; * Uso equivocado do acento grave em "...a ponto de elevar...".É isso!Um abraço.
  • Alternativa E) podemos observar o uso indiscriminado da crase, onde deveria ter não a tem e onde não deveria ela aparece. Observemos como a crase cria toda uma circunstância, que no caso adverbial.Vejamos: para que a frase tivesse algum sentido, deveria estar da seguinte forma:Soma-se À instabilidade econômica criada com a crise das hipotecas nos EUA agora princípios de instabilidade política em boa parte do planeta, fruto de uma situação que tem tudo para se tornar explosiva. A alta dos preços dos alimentos é forte e disseminada A ponto de elevar os índices de inflação em todo o mundo.
  • AMIGOS...

    Se me permitem um comentario.... instabilidade e' um substantivo abstrato.... E nao pede uso de crase... nem opcional, nem obrigatorio... portanto fico com o comentario do colega professor... sobrou crase em "`a ponto". Para mim este constitui-se no unico erro da frase.

    Resposta LETRA E
    Bons Estudos
  • Galera, existem dois erros na questão, como já apontados pelo colega abaixo. 

    A frase está invertida por isso à instabilidade leva crase, veja:

    Soma-se algo a alguma coisa certo?

    LOgo a frase escrita sem inversão é:

    Soma-se agora princípios de instabilidade política em boa parte do planeta, + parte que serve para nos confundir, à instabilidade econômica (...)

    Soma-se princípios de instabilidade política à instabilidade econômica.

    Ficou claro?


    e) A instabilidade econômica criada com a crise das hipotecas nos EUA soma-se agora princípios de instabilidade política em boa parte do planeta, fruto de uma situação que tem tudo para se tornar explosiva. A alta dos preços dos alimentos é forte e disseminada à ponto de elevar os índices de inflação em todo o mundo.

     

  • Colegas,é pedido o erro de sintaxe e não de gramática.Devemos analizar o "relacionamento" entre as idéias nas proposições e das proposições no período.Observem que a opção "e" se  mostra confusa, não demonstrando coerência no desenvolvimento  de uma idéia-ou argumento- de forma linear.Exemplo,da crise das hipotecas "soma-se" (?) princípios de instabilidade política,situação explosiva,alta dos preços dos alimentos e inflação mundial.Não há um desenvolvimento razoável das causas e efeitos dos acontecimentos e previsões,havendo,portanto, erro de sintaxe.
  • Eu reescreveria o primeiro período desse trecho de duas formas:

    1. A instabilidade econômica criada com a crise das hipotecas nos EUA soma-se agora A princípios de instabilidade política em boa parte do planeta, fruto de uma situação que tem tudo para se tornar explosiva. 

    2. À instabilidade econômica criada com a crise das hipotecas nos EUA, SOMAM-SE agora princípios de instabilidade política em boa parte do planeta, fruto de uma situação que tem tudo para se tornar explosiva. 

    O segundo período está incorreto pela presença de crase antes do substantivo masculino PONTO.