-
Errado.
A reengenharia surgiu na década de 1990, com Hammer e Champy, como uma forma de responder às intensas mudanças globais ocorridas nos cenários econômicos, tecnológicos e culturais. É baseada nos princípios da quebra de departamentalização e desburocratização, com ênfase nos processos que geram valor para o cliente. A reengenharia foca os processos, e repensa conceitos, métodos e sistemas: primeiro define o que precisa ser feito e somente depois se preocupa em como fazer.
Para Hammer e Champy a reengenharia é “a implementação de mudanças radicais que, ao redesenhar os processos de trabalho, visam melhorar, de forma drástica, a eficácia da empresa, em todos os seus aspectos tais como custos, qualidade, serviço e velocidade”.
A reengenharia provoca fortes alterações na organização, “representa uma reconstrução e não simplesmente uma reforma”. Não é utilizada para “fazer reparos rápidos ou mudanças cosméticas na engenharia atual, mas fazer um desenho organizacional totalmente novo e diferente”. A reengenharia utiliza palavras-chaves como: “fundamental, radical, drástica e processos” (Chiavenato, 2004).
Atenção → São palavras-chaves que identificam a reengenharia: fundamental, radical, drástica, processos.
-
Não é tecnologia,mas sim metodologia de reformulação geral.
-
ACHATAMENTO DA ESTRUTURA.
GABARITO ERRADO
-
A reengenharia prega a visão sistêmica, multifuncional, global e horizontal. Uma das consequências para a organização que a adota é a substituição da visão departamentalizada e verticalizada por redes de equipes de processos, horizontalizadas, maleáveis e descentralizadas.
-
Durante os anos 90, emergiu uma nova ferramenta de redesenho de processos denominada Reengenharia. É um método que busca modificar a empresa de uma forma radical, é 0 princípio da folha em branco, iniciar do zero, por meio do redesenho dos processos.
Reengenharia de processos versus melhoria de processos
Reengenharia é a ação de reorganizar uma empresa, reduzindo o número de departamentos e/ou níveis hierárquicos, muitas vezes com a dispensa de funcionários (MICHAELIS, 2003).
Para Davenport (1994) a reengenharia de processos distingue-se da melhoria de processos, que visa a um nível inferior de mudança. Se a reengenharia de processos significa a realização de um trabalho de maneira radicalmente nova, a melhoria de processos significa apenas a realização desse mesmo processo com uma eficiência e eficácia um pouco maior.
☛Fonte: Prof.ª Giovanna Carranza - ADMINISTRAÇÃO GERAL E PÚBLICA - Para os concursos de Analista e Técnico – Coleção Tribunais e MPU
-
Reengenharia e aumento de estrutura não combinam.