SóProvas


ID
69661
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A terapia comportamental utiliza uma variedade de técnicas. Entre elas está a terapia aversiva, que corresponde

Alternativas
Comentários
  • Tratamento que suprime um comportamento indesejável associando-o a uma experiência dolorosa ou desagradável. Este termo se refere a quaisquer das diversas formas de tratamento da dependência do álcool ou de outras drogas, direcionadas a estabelecer uma aversão condicionada à visão, cheiro, tato ou pensamento da substância indesejada. Geralmente o estímulo é uma droga nauseante, tal como a emetina ou a apomorfina, administrada logo antes de uma bebida alcoólica, de forma que ocorra vômito imediato, sendo, ao mesmo tempo, evitada a absorção do álcool ou outra substância.
  • a) correta.

    b) à estimulação de reforços negativos que podem levar ao enfraquecimento e ao desaparecimento de um comportamento INADEQUADO.
            Um reforço positivo aumenta a probabilidade de um comportamento pela presença (positividade) de uma recompensa. Um reforço negativo também  aumenta a probabilidade de um comportamento pela a ausência (retirada) de um estímulo aversivo.

    c) abstenção de realização de rituais - técnica da psicoterapia de exposição e prevenção de rituais(EPR), onde rituais são prevenção de respostas. Esta técnica consiste em uma abstenção, por parte do paciente, da realização de rituais, compulsões mentais ou de adotar comportamentos de esquiva, sejam eles manifestos ou encobertos.




  • A descrição da alternativa  D traz a noção do que seria o reforço negativo, na teoria.

     

     

    Thatina Braga,  acredito que sejam os estímulos aversivos que podem levar ao enfraquecimento ou desaparecimento de um comportamento INADEQUADO, pois quando falamos de reforço, seja ele negativo ou positivo, esse tende a aumentar as chance ou frequência do comportamento. Falando de estímulos aversivos é que falamos da redução da frequência de determinados comportamento. 

  • As técnicas aversivas não são, em geral, utilizadas em terapia, apenas em poucas situações, em que o paciente corre algum risco ou pode prejudicar os outros. Tais técnicas não são eficazes, e seu uso é questionável eticamente. O uso de punição produz uma diminuição temporária na frequência com que o comportamento ocorre, mas somente enquanto o agente punitivo está presente. Apenas uma técnica aversiva continua a ser utilizada: a sensibilização encoberta, que é útil para melhorar o autocontrolee de pacientes com parafilias. 

    Fonte: Livro Psicoterapias - Cordioli. 

  • Terapia Aversiva

    --> pareamento de um estímulo aversivo com um comportamento indesejável

    --> tratamento que suprime um comportamento indesejável associando-o a uma experiência dolorosa ou desagradável. -----> quaisquer das diversas formas de tratamento da dependência do álcool ou de outras drogas, direcionadas a estabelecer uma aversão condicionada à visão, cheiro, tato ou pensamento da substância indesejada.

    --> geralmente o estímulo é uma droga nauseante, tal como a emetina ou a apomorfina, administrada logo antes de uma bebida alcoólica, de forma que ocorra vômito imediato, sendo, ao mesmo tempo, evitada a absorção do álcool ou outra substância.