SóProvas


ID
699220
Banca
FCC
Órgão
TRE-SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

No processo de avaliação de documentos de arquivo, constitui instrumento de destinação

Alternativas
Comentários
  • Destinação de documentos: envolve as atividades de análise, seleção e fixação de prazos de guarda dos documentos, ou seja, implica decidir quais os documentos a serem eliminados e quais a serem preservados permanentemente
    Tabela de temporalidade: a tabela de temporalidade é um instrumento arquivístico resultante da avaliação, que tem por objetivos definir prazos de guarda e destinação de documentos, com vistas a garantir o acesso à informação a quantos dela necessitem. Sua estrutura básica deve necessariamente contemplar os conjuntos documentais produzidos e recebidos por uma instituição no exercício de suas atividades, os prazos de guarda nas fases corrente e intermediária, a destinação final – eliminação ou guarda permanente – além de um campo para observação necessárias à sua compreensão e aplicação.
  • Tabela de Temporalidade:
    Instrumento de destinação aprovado pela autoridade competente que determina prazos de guarda dos documentos e estabelece critérios para microfilmagem e eliminação.

    BONS ESTUDOS!


    http://alunadearquivo.blogspot.com.br/2009/01/glossrio-de-terminologia-arquivstica.html 
    .,llbb m 
  • Tabela de Temporalidade - Instrumento de destinação, aprovado pela autoridade competente, que determina os prazos em que os documentos devem ser mantidos nos arquivos correntes e intermediários, ou recolhidos aos arquivos permanentes.
  • Tabela de Temporalidade : 1) Destinação

                                                2) Avaliação

  • Tabela de temporalidade

    Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

    Tabela de temporalidade é o instrumento/meio com o qual se determina o prazo de permanência de um documento em um arquivo e sua destinação após este prazo, pois existem documentos que devem ser guardados por mais tempo como os relacionados às áreas contábil, fiscal, financeira e pessoal. Ela é muito utilizada pelos órgãos públicos, é importante frisar que a eliminação de documentos de arquivos, devem obedecer às normas do CONARQ, em destaque os documentos produzidos por todos os órgãos integrantes do poder público.

    Segundo Wadson Faria (2006, p. 35), a tabela de temporalidade documental (TTD) é o instrumento de gestão arquivística que determina:

    1. os prazos em que os documentos devem ser mantidos no arquivo corrente (operacional);
    2. quando devem ser transferidos ao arquivo intermediário (setorial);
    3. e por quanto tempo devem ali permanecer.

    Além disso, a TTD estabelece critérios para a migração de suporte (microforma, digitalização etc.) e para a eliminação ou recolhimento dos documentos ao arquivo permanente.


    https://pt.wikipedia.org/wiki/Tabela_de_temporalidade

  • GABARITO LETRA A.

     

    TABELA DE TEMPORALIDADE.

  • Na avaliação o instrumento que tem por finalidade determinar os prazos de guarda dos documentos nas fases corrente e intermediária, bem como a destinação, que pode ser a eliminação ou guarda permanente é a tabela de temporalidade.
    Portanto está correta a alternativa de letra "A".
  • Gabarito: A

     

    - Tabela de temporalidade
    Instrumento de destinação, aprovado pela autoridade competente, que determina os prazos em que os documentos devem ser mantidos nos arquivos correntes e intermediários, ou recolhidos aos arquivos permanentes, estabelecendo critérios para microfilmagem e eliminação (terminologia).
     

    Renato Valentini - Arquivologia para Concursos, 4ª Edição.

  • a) Instrumento de destinação de documentos

    b) Comprovação dos documentos que já foram eliminados

    c) Esquema estabelecido para o arranjo dos documentos de arquivo a partir do estudo das estruturas, funções ou atividades da entidade produtora e da análise do acervo. d) É o mesmo que lista de eliminação. É feita antes de os documentos serem eliminados.

    e) É um guia com as fontes utilizadas nos documentos.

    Resposta: A