A) Íons prata reagem com uma solução de ácido clorídrico formando uma solução límpida. Errada. HCl é o agente precipitante do grupo I, formando cloretos insolúveis dos cátions Ag(I), Pb(II) e Hg(I). Ou seja, não forma uma solução límpida com íons Ag+.
B) O gás sulfídrico, produzido no aparelho de Kipp, é o reagente usado na precipitação de íons mercúrio I. Errada. Como dito acima, o Hg(I) é do grupo I da marcha analítica de cátions, o agente precipitante é o HCl. Gás sulfídrico (H2S) é usado, em meio ácido, para precipitar Hg(II).
C) A solução de nitrato de prata em meio básico é usada para detectar íon iodeto na forma de iodeto de prata. Errada. É usada para identificar cloreto! Apesar da pouca solubilidade do iodeto de prata, não é satisfatória a sua determinação por este método.
D) Em uma amostra de hematita , a presença de íons Fe+3 pode ser determinada na reação desse minério com uma solução de tiocianato de amônio. Correta. O Fe3+ reage com o tiocianato formando um complexo sólido de cor avermelhada.
E) O pH não interfere nas reações de identificação de ânions. Errada. O pH é muito importante, pois a solubilidade dos compostos varia de acordo com o pH.