SóProvas


ID
712333
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2012
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Assinale a opção correta acerca da repercussão, na América portuguesa, das medidas adotadas por Portugal no período pombalino.

Alternativas
Comentários
  • CORRETA D
    1- O Tratado de Madrid foi firmado na capital espanhola entre D. João V de Portugal e D. Fernando VI de Espanha, a 13 de Janeiro de 1750, para definir os limites entre as respectivas colônias sul-americanas, pondo fim assim às disputas.1 O objetivo do tratado era substituir o de Tordesilhas, o qual já não era mais respeitado na prática. Pelo tratado, ambas as partes reconheciam ter violado o Tratado de Tordesilhas na Ásia e na América e concordavam que, a partir de então, os limites deste tratado se sobreporiam aos limites anteriores.2 As negociações basearam-se no chamado Mapa das Cortes, privilegiando a utilização de rios e montanhas para demarcação dos limites. O diploma consagrou o princípio do direito privado romano do uti possidetis, ita possideatis (quem possui de fato, deve possuir de direito), delineando os contornos aproximados do Brasil de hoje.
  • B - ERRADA
    Com as instituições das capitanias hereditárias houve a descentralização administrativa da América portuguesa. As capitanias hereditarias continuaram existindo até o final do século XVIII, quando o marquês de Pombal transformou as então existentes em Capitanias Reais. Na prática, o poder politico continuou descentralizado em todo o periodo colonial pois permaneceu concentrado nas mãos da elite latifundiária, classe dominante da qual faziam parte os proprios donatarios.
  • C - ERRADA -

    A Revolta de Beckman foi mais um movimento nativista que mostra os conflitos de interesses entre os colonos e a metrópole. Foi uma revolta que mostrou os problemas de mão-de-obra e abastecimento na região do Maranhão. As ações da coroa portuguesa, que claramente favoreciam Portugal e prejudicava os interesses dos brasileiros, foram, muitas vezes, motivos de reações violentas dos colonos. Geralmente eram reprimidas com violência, pois a coroa não abria mão da ordem e obediência em sua principal colônia.

  • E - ERRADA
    - A CONVENÇÃO DE SINTRA foi um acordo assinado há mais de duzentos anos, entre os comandantes dos exércitos francês e inglês para que as tropas francesas saíssem de Portugal.
  • O tratado de Madrid está  citado na questão "a", e não na "d". E o período pombalino não alcança o ano de 1750, pois está delimitado entre 1760 e 1808... ou não?

  • Não entendi: a correta é a letra A (que menciona o Tratado de Tordesilhas) ou a letra D (que menciona o RS)?

  • A) o Tratado de Madri foi assinado durante o reinado de Dom João V

    B) As políticas Pombalinas foram centralizadoras

    C) A revolta aconteceu antes

    D) Correto!

    E)Foi assinada por Ingleses e Franceses em 1808

  • O Tratado de Madri foi assinado durante o reinado de D. João V, em janeiro de 1750. Esse tratado foi praticamente uma das últimas coisas feitas pelo monarca, que morreu em julho do mesmo ano. D. João V foi sucedido por D. José I, que teve como secretário de Estado o Marquês de Pombal. A alternativa (A) está incorreta. 
    A alternativa (B) está incorreta. A era pombalina foi marcada por grande centralização administrativa, com reformas que tornaram bem mais eficientes a arrecadação e fiscalização na colônia. Não houve, portanto, descentralização administrativas na América portuguesa no período em questão.
    A alternativa (C) está incorreta. A Revolta de Baeckman é bem anterior ao período pombalino. A revolta data de 1684 e envolveu proprietários rurais do Maranhão, que se revoltaram contra abusos cometidos pela Companhia de Comércio do Maranhão. O período pombalino ocorreu a partir de 1750.
    A alternativa (D) está correta. A ocupação ocorreu de 1763 a 1776.
    A alternativa (E) está incorreta. A Convenção de Sintra é de 1808, data muito posterior ao fim do período em que Pombal esteve no poder. Além disso, essa Convenção envolveu também a França, no contexto da Guerra Peninsular (1807 - 1814).

    Resposta: D
  • a) Com o Tratado de Madri, assinado durante o reinado de D. José I, a Espanha reconheceu a soberania portuguesa sobre extensão territorial, na América, superior à delimitada pelo Tratado de Tordesilhas. 

    ERRADA. O Tratado de Madrid foi um tratado firmado na capital espanhola entre os reis João V de Portugal e Fernando VI de Espanha, em 13 de Janeiro de 1750, para definir os limites entre as respectivas colônias sul-americanas, pondo fim assim às disputas.

    D. José I - Reinado: 31 de julho de 1750 a 24 de fevereiro de 1777

     b) A descentralização administrativa da América portuguesa foi uma das estratégias políticas pombalinas de constituição de um império em dois continentes, no intuito de preservar a integridade do Brasil. 

    ERRADA

    Ao tomar posse no cargo de primeiro-ministro, Pombal assumiu não apenas a administração do Estado português, mas também das suas colônias, incluindo o Brasil. Sob o ponto de vista administrativo, as mudanças começaram com a extinção do antigo sistema de capitanias hereditárias. Para aumentar a exploração de riquezas, foram criadas duas companhias de comércio, na tentativa de incrementar a produção naquelas regiões: a Companhia Geral do Grão-Pará e Maranhão e a Companhia Geral de Pernambuco e Paraíba. Ao mesmo tempo, Pombal intensificou a fiscalização sobre a exploração do ouro em Minas Gerais, numa conjuntura de crise no setor aurífero.

     c) No período referido acima, Portugal reafirmou a sua soberania sobre a província do Maranhão ao reprimir a tentativa do aventureiro inglês Beckman de se apossar dessa província. 

    ERRADA

    Era Pombalina (1750-1777)

    Revolta de Beckman, também Revolta dos Irmãos Beckman, aconteceu no então Estado do Maranhão, em 1684.

    Objetivo principal: Finalizar as atividades da Companhia de Comércio do Maranhão, para acabar com o monopólio.

     d) O enfrentamento militar com os espanhóis no Brasil meridional culminou com a ocupação parcial do Rio Grande de São Pedro, pela Espanha, por mais de uma década. 

    CERTA

    Capitania do Rio Grande de São Pedro foi uma divisão administrativa do Brasil colonial. Foi criada pela coroa portuguesa em 1760 sob a dependência do Rio de Janeiro, na terra recuperada do domínio espanhol e já ocupada de fato por colonizadores portugueses.

    Teve a então vila de Rio Grande como sua primeira capital. Com a invasão da vila em 1763 pelos espanhóis, a capital foi transferida para a recém criada vila de Viamão. Dez anos depois sua capital foi transferida para Porto Alegre. Originalmente era subordinada à Capitania do Rio de Janeiro, mas em 1807 foi elevada à condição de Capitania-geral com o nome de Capitania de São Pedro do Rio Grande do Sul, ganhando sua independência administrativa

     e) A Convenção de Sintra, assinada por Portugal e Inglaterra, por influência do Marquês de Pombal, possibilitou a consolidação da soberania inglesa na Guiana, no norte da Amazônia.

    ERRADA

    A Convenção de Sintra foi assinada no Palácio de Queluz em 1808.

    Era Pombalina (1750-1777)

  • A: Incorreto. O Tratado de Madri foi assinado durante o reinado de Dom João V. Dom José I assume após a morte de Dom João V e inicia, junto com o Marquês de Pombal, processo de rejeição do Tratado de Madri, que culmina no Tratado de El Pardo, de 1761.

    B: Incorreto. As políticas pombalinas foram centralizadoras. A título de exemplo, o Marquês é responsável por extinguir o Governo-Geral do Brasil e o Governo-Geral do Estado do Maranhão. Criou, no lugar, o Vice-Reino do Brasil. Pombal representava, em Portugal, a imagem do déspota esclarecido, que faz uso de algumas ideias iluministas com o intuito de promover a reforma, ou a um incremento do absolutismo. Nesse aspecto, Pombal contribui para centralizar o poder em Portugal.

    C: Incorreto. A Revolta dos Beckman ocorreu em 1684, quase um século antes do período pombalino. A revolta foi liderada pelos irmãos Beckman, que não eram aventureiros ingleses.

    D: Certo. Uma das razões da entrega de Colônia do Sacramento pelo Tratado de Santo Ildefonso, assinado em 1777, foi a ocupação da região de Desterro e parte do Rio Grande de São Pedro pela Coroa espanhola, justamente, durante o período pombalino, que se estende de 1750 a 1777. Os espanhóis estavam em vantagem no Rio Grande do Sul e haviam subido até a Ilha de Santa Catarina.

    E: Incorreto. A Convenção de Sintra, assinada em 30 de agosto de 1808, foi um acordo entre os comandantes dos Exércitos britânico e francês para regulamentar a evacuação de Portugal decorrente das invasões napoleônicas. A Inglaterra somente consolidaria sua presença na Guiana no início do século XIX.

    Fonte: Como Passar em Concursos CESPE - 7.000 questões comentadas. Editora Foco, 2016.

  • Cara, eu acho que o único jeito de saber isso é por eliminação. A correta é a D

  • GABARITO D

    A) Com o Tratado de Madri, assinado durante o reinado de D. José I, a Espanha reconheceu a soberania portuguesa sobre extensão territorial, na América, superior à delimitada pelo Tratado de Tordesilhas. JOÃO V

    B) A descentralização administrativa da América portuguesa foi uma das estratégias políticas pombalinas de constituição de um império em dois continentes, no intuito de preservar a integridade do Brasil. DENTRE OUTRAS MEDIDAS POLITICAS ADOTADAS NO PERÍODO POMBALINO FOI A CENTRALIZAÇÃO DO PODER, INCLUSIVE AMPLIANDO O MARANHÃO COM O GRÃO PARÁ

    C ) No período referido acima, Portugal reafirmou a sua soberania sobre a província do Maranhão ao reprimir a tentativa do aventureiro inglês Beckman de se apossar dessa província. Essa revolta ocorreu antes do período pombalino, ocorreu em 1682. Devido a insatisfação de comerciantes, proprietários rurais e publico em geral, insatisfeitos com a companhia de comércio do maranhão

    D) O enfrentamento militar com os espanhóis no Brasil meridional culminou com a ocupação parcial do Rio Grande de São Pedro, pela Espanha, por mais de uma década

    E) A Convenção de Sintra, assinada por Portugal e Inglaterra, por influência do Marquês de Pombal, possibilitou a consolidação da soberania inglesa na Guiana, no norte da Amazônia.

    Esse foi um acordo entre tropas inglesas e francesas para evacuação das tropas de Portugal. Após o Rei de Portugal abandonar o reino e o povo e fugir para o Brasil. .

  • a invasão espanhola a Rio Grande em 1763 e que se prolongou numa ocupação que durou até 1777.