-
Questão estranha, alguns conceitos parecem estar meio deslocados:
"massa crítica a partir do que é divulgado na mídia" > não existe "massa crítica", o conceito de massa é de um público exatamente acrítico.
"blindagem por problemas ou crises que já se sabe que vão acontecer" > embora esteja correto, não se encontra em nenhum manual de assessoria termos como "blindagem", pois blindagem dá a noção da empresa se fechar suas comunicações em momentos de crise, e o correto é exatamente o contrário: transparência.
-
Letra E é a correta.
Questão fácil. Por exclusão fica mais fácil ainda. Vejamos! IV - Assessoria não tem nada haver com reestruturação do setor produtivo. V - Recursos Humanos? Nada haver novamente. Assim, só nos resta I, II, III como corretas.
-
Pois é! Como se pudesse existir uma BLINDAGEM quando o assunto é comunicação... Também achei a questão MUITO mal formulada... Parecem não querem prestigiar quem realmente estuda.
-
Fabio,
Mas uma assessoria de COMUNICAÇÃO, também é formada por um Relações Públicas, que dentro do processo de endomarketing trabalha a motivação...
-
"Blindagem", pelo que estudei, é o que chamamos na assessoria de "guardar gordura para queimar". Usa-se "blindar" no sentido de guarnecer, proteger. Ou seja, a assessoria trabalha antes da crise, construindo uma imagem sólida e baseada na identidade do assessorado. Assim, quando houver uma crise, a imagem da instituição está consolidada de forma positiva na opinião pública e a imprensa atribuirá maior credibilidade às suas declarações.
Transparência tem outra aplicação, deve estar entre os valores trabalhados pela assessoria na consolidação da imagem institucional.
Sugiro a leitura de "A Era do Escândalo", do Mário Rosa. Ele explica esse conceito bem melhor que eu.. e trás cases muito interessantes.
-
Acredito que na III. "a atuação preventiva visando uma blindagem por problemas ou crises que já se sabe que vão acontecer.", deveria ser 'que podem ocorrer', ou seja, não há certeza. Acertei por eliminação, pois se tivesse uma alternativa apenas com I e II, eu teria ido nela.
-
Colegas, eu também achei bem estranha a expressão "blindar". Então fui procurar no livro da Maffei e de fato ela defende essa visão. Segundo a autora: "Há uma série de motivos que levam organizações públicas e privadas ou mesmo personalidades a buscar espaço na mídia [...] Estabelecer condutas preventivas de modo a "blindar" possíveis abordagens negativas pela imprensa, em função de problemas que estão prestes a ocorrer ou suscetíveis de virem a público dada a natureza do negócio do assessorado. Essa ação pode ser precedida por uma consultoria de risco, um trabalho para diagnosticar as áreas que poderão comprometer a imagem do assessorado" (MAFFEI. p. 35)
Fonte: Assessoria de Imprensa: Como se relacionar com a mídia, Maristela Maffei