SóProvas


ID
728458
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Em relação à administração moderna, julgue o item a seguir.

Para Max Weber, no modelo burocrático ideal, a escolha ou a promoção do profissional devem ser fundamentadas exclusivamente no mérito.

Alternativas
Comentários
  • As principais caracteristica do modelo burocrático (Max Weber):
    Formalidade Impessoalidade Profissionalismo – as organizações são comandada por especialistas, remunerados em dinheiro (e não em horarias, títulos de nobreza, sinecuras, prebendas, etc.), contratado unicamente pelo seu mérito e conhecimento ( e não por alguma relação afetiva ou emocional).
  • A burocracia representa um modelo de organização social, que dominou o mundo a partir do século XIX, tendo sido bem interpretada e popularizada pelo sociólogo alemão Max Weber. Posteriormente, seus pressupostos fundamentais foram transpostos para o campo da administração, na forma de um modelo de gestão largamente adotado pelas organizações. O modelo burocrático tem como objetivo básico organizar detalhadamente e dirigir rigidamente as atividades da organização, com a maior eficiência possível. Seus principais postulados são:

    ·Caráter legal das normas e regulamentos – as organizações burocráticas procuram instituir normas para regulamentar cada procedimento administrativo ou operacional.
    ·Impessoalidade nas relações – pretende-se que as decisões sejam tomadas de maneira impessoal, ou seja, que não existam privilégios para determinados grupos ou pessoas.
    ·Hierarquia da autoridade – a burocracia prevê a obediência estrita à hierarquia, devendo cada empregado limitar-se ao relacionamento com seu chefe imediato.
    ·Rotinas e procedimentos padronizados – cada tarefa deve ser rotinizada, de modo a ser executada sempre de maneira padronizada
    ·Competência técnica e meritocracia – o merecimento, entendido como qualificação técnica e capacidade, deve ser a base dos sistemas de recompensa e promoção

  • Realmente, a burocracia foi implementada com o objetivo de acabar com a corrupção e o nepotismo vigentes no brasil no patrimonialismo. Só pra acrescentar: Max Weber foi o idealizador do modelo burocrático, mas não foi ele que o instituiu no Brasil (pelo amor de Deus, cuidado com pegadinhas!)
  • Discordo vevementemente deste gabarito. Segundo Chiavenato a escolhas das pessoas (no modelo burocrático) leva em conta a competência técnica e a meritocracia.
    "a escolha das pessoas levam em conta o mérito, a competência, a capacidade do funcionário em relação do cargo" (Chiavenato Administração Geral e pública ed 2012 pag 39)
    Logo, quando a questão menciona exclusivamente o mérito está deixando de fora os outros requisitos previstos pela burocracia.
  • O colega acima fez uma boa observação, mas acho que a questão está querendo dizer o mérito no sentido amplo, já que competência técnica me parece se encaixar dentro da meritocracia. Se alguém é promovido por ser muito bom no que faz, tecnicamente falando, a pessoa foi promovida pelo seu mérito. É assim que encarei a questão. 
  • Geralmente quando as provas trazem expreções como -exclusivamente, somente, etc- devemos ter muita atenção pois tem grande chance de estarem erradas.
    Essa característica da abordagen burocrática diz que a admissão, a promoção dos funcionários e sua transferência são basseadas no mérito e na competência.
  • Discordo completamente desse gabarito. Ele diz escolha ou merecimento e na promoção eu até compreendo que seja feita pelo mérito agora a escolha de um funcionário dizer que seja EXCLUSIVAMENTE  pelo mérito é muito geral  desconsiderando a capacidade técnina e a competência. 
    • Competência técnica e Meritocracia: a escolha dos funcionários e cargos depende exclusivamente do seu mérito e capacidades - havendo necessidade da existência de formas de avaliação objetivas.

       

    Resumindo a banca deixou o gabarito errado, por pura sacanagem.
  • A questão está correta, pois enquanto o PATRIMONIALISMO era baseado em prebendas e sinecuras, a BUROCRACIA surgiu em 1936, em uma 1ª fase, para acabar com a corrupção e o nepotismo. Então, a burocracia teve como pilares: a impessoalidade, o formalismo e o profissionalismo. Dessa forma, os cargos passaram a ser exercidos apenas por profissionais capacitados para o cargo.
  • Eu acho o seguinte:
    O item começa com "Para Max Weber, no modelo burocrático ideal, (...)". Então, o item exige a definição de modelo burocrático segundo Max Weber. Portanto, aqui não importa muito o que Chiavenato diz, mas tão-somente o que Weber defendia. E, de fato, como os colegas já observaram, a escolha e a  promoção dos funcionários nas repartições devem ser pautadas por critérios de competência e mérito. 
    Portanto, o item está correto

    Espero ter contribuído.

    Boa sorte a todos e bons estudos!
  • Segundo MAX WEBER, não Chiavenato ou outro autor renomado que seja:
    A burocracia tem os seguintes princípios fundamentais:
    ...
    5- Competência técnica e 
    Meritocracia: a escolha dos funcionários e cargos depende exclusivamente do seu mérito e capacidades - havendo necessidade da existência de formas de avaliação objetivas.

    fonte: 
    http://www.ebah.com.br/content/ABAAAA9-8AF/teoria-burocracia
  • Confesso que esse tipo de coisa que essa banca faz me provoca pavor. Na hora da prova você sabe a resposta certa, mas, não sabe como a banca vai "interpretar" a resposta, visto que ela (CESPE) gosta muito de procurar "pêlo em ovo", quando uma simples palavra, mesmo que irrelevante, pode ser considerada determinante.
  • É uma questão que dá medo. Eu fui de verdadeiro, mas ao mesmo tempo queria colocar falso, pois tenho vários livros de administração e todos falam que não é "Exclusivamente", porém, talvez, pro Weber fosse.

    Agora, eu queria saber onde que o Weber escreveu EXCLUSIVAMENTE por meritocracia. 
  • A questão está correta, pois ele fala da escolha ou promoção do profissional e a única característica da burocracia que cita isso é a Meritocracia que fala do mérito e da capacidade técnica que direciona a ocupação de cargos e a ascensão profissional. Existem outras características como impessoalidade que fala das relações interpessoais sendo orientadas por normas e por cargos ocupados, e não por características pessoais dos indivíduos; profissionalismo que fala sobre a garantia de sustento familiar; formalidade que fala de leis, normas e regulamentos, explícitos e escritos, que direcionam o que pode e o que não pode ser feito inclusive a forma com que os trabalhos são executados; e caráter racional e divisão do trabalho que fala sobre a divisão do trabalho por especialização e racionalidade, de forma a buscar a máxima eficiência.

  • Uma questão para gerar interpretação, no mínimo, dúbia. Segundo Chiavenatto, a competência técnica e o merito são distintos, este se apoia no desempenho e critério avaliação, aquele em capacidade e formação técincas. 

    Por exemplo, em um concurso o mérito está no resultado da prova objetiva e a competência técnica está na prova de títulos. Ou seja, um candidato pode ter maior mérito que outro no resultado da prova objetiva e menos competência técnica nos títulos.

    Para não gerar dúvida bastaria retirar a expressão "exclusivamente".

    Não fiz essa prova, mas acredito que na hora eu ficaria em dúvida. 

  • Palavras chaves da burocracia.

    CAPITALISMO - ESTADO LIBERAL - ESTADO INTERVENCIONISTA  SOCIAL BUROCRATICO - ESTADO DESENVOLVIMENTALISTA - PROFISSIONALISMO - RET SEEKING - CENTRALIZACAO - HIERARQUIA - LEGALIDADE - FORMALISMO - EFICIÈNCIA - ESPECIALIZAÇÃO - VERTICALZAÇÃO ...

    Quando a questão tiver um desse termos, entende-se que é Burocracia.
      
  • O Cespe eventualmente coloca questões que forçosamente podem ser consideradas como certas ou erradas, dependendo do ponto de vista da pra defender se certa ou se errada. Só fico preocupado com os motivos pelos quais uma banca coloca questões que podem ser tidas como certas ou erradas a bel prazer da correção da prova, parece técnica de manipulação de resultados.
  • "A burocracia é uma organização na qual a escolha das pessoas é baseada no mérito e na competencia técnica e não em preferências pessoais. A seleção, a admissão, a transferência e a promoção dos funcionários são baseadas em critérios de avaliação e classificação válidos para toda a organização e não me critérios particulares e arbitrários. Esses critérios universais são racionais e levam em conta a competência, o mérito e a capacidade do funcionário em relação ao cargo. Daí a necessidade de exames, concursos, testes e títulos para admissão e promoção dos funcionários." (CHIAVENATO, 2012).

    Discordo do gabarito, principalmente em no que se refere a promoção do funcionário.
    O funcionário pode ser extremamente competente e demonstrar esforço na função que ocupa, mas isso não significa que tenha competencia técnica para ocupar o cargo a que se refere a promoção.

    Portanto mérito, não pode ser o critério exclusivo para promoção.
    Acredito que a literatura apóia essa posição.
  • Certo.

    Segundo Chiavenato, Weber apresenta sete dimensões principais, a 5° dimensão Competência Técnica traz: "o sistema também prevê encarreiramento das pessoas e as promoções são feitas de acordo com o mérito funcional, dependendo do julgamento do superior".

  • Discordo  do gabarito, no modelo burocrático ideal de Max weber a escolha do profissional é fundamentado na meritocracia e competência técnica, não só EXCLUSIVAMENTE no mérito.

  • Complicada essa questão do ponto de vista do que é ensinado e aprendido na teoria, por isso, "guardem" bem esta questão, pois sabemos que "exclusivamente" restringe. Como comentado pelo colega Marcio, também é critério a competência técnica, ou como aprendi, a análise de currículo, por exemplo, poderia estar no fundamento de escolha ou  promoção funcional juntamente com o mérito.

  • Outra questão semelhante

     Q236032Prova: CESPE - 2012 - Polícia Federal - Agente da Polícia Federal

    Disciplina: Administração Pública | Assuntos: Administração Burocrática e Administração Gerencial; 

    Se adotar a abordagem burocrática, o gestor, com o objetivo de definir as futuras promoções na organização, avaliará seus subordinados considerando aspectos relacionados ao mérito.


    Gabarito: CERTO
  • Gabarito Correto. Segundo Rodrigo Rennó, em seu livro, pág 13.

    ...De acordo com Weber, cada funcionário deve ser especialista no seu cargo. Assim, deve ser contratado com base em sua competência técnica e ter um plano de carreira, sendo promovido devido à sua capacidade.

  • Exclusivamente é uma palavra muito forte quando estamos analisando questões de concursos. Mas parecce que para a Teoria Burocrática o extremo realmente faz parte dela. Olha outra questão radical:

     Q300325  Prova: CESPE - 2013 - CNJ - Programador de computador

    Disciplina: Administração Geral | Assuntos: Abordagem Estruturalista da Administração; Modelo Burocrático de Organização; 

    A administração pública burocrática é orientada para a racionalidade absoluta ABSOLUTAMENTE e prevê o RÍGIDO CONTROLE dos processos e procedimentos como o meio mais seguro para evitar o nepotismo e a corrupção.(CORRETA)


  • AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICA DO MODELO BUROCRÁTICO (MAX WEBER):

    1 .FORMALISMO 

    2 .PROFISSIONALISMO (MERITOCRACIA)

    3 .IMPESSOALIDADE

  • Este ideal de burocracia não significa desejável, mas sim um modelo explicativo que abstrai as principais características das organizações que existem no mundo real. O tipo ideal é uma espécie de fórmula média que segundo Max Weber, as organizações formais ou burocráticas apresentam três características principais, que as distinguem dos grupos informais ou primários: 

    1 .FORMALISMO 

    2 .PROFISSIONALISMO (MERITOCRACIA)

    3 .IMPESSOALIDADE


  • Para Max Weber burocracia é a organização eficiente por excelência.Para conseguir eficiência a burocracia explica nos mínimos detalhes como as coisas deverão ser feitas.Segundo Max Weber, a burocracia tem as seguintes características:

    1. Caráter Legal das normas e regulamentos.

    2. Caráter Formal das comunicações.

    3. Caráter Racional e divisão do trabalho.

    4. Impessoalidade nas relações.

    5. Hierarquia de autoridade.

    6. Rotinas e procedimentos padronizados.

    7. Competência técnica e meritocracia.

    8. Especialização da administração.

    9. Profissionalização dos participantes.

    10. Completa previsibilidade do funcionamento.



    Fonte: CHIAVENATO.


  • Principais características do sistema burocrático

    • Autoridade
    • Hierarquia e divisão do trabalho
    • Formalidade no atos e comunicações
    • Especialização dos funcionários
    • Impessoalidade nas relações

  • O modelo burocrático se caracterizou pela meritocracia na forma de contratação e promoção dos empregados. Alem disso buscava a profissionalização do funcionário.


    Fonte: Rodrigo Rennó; Administração Geral para Concursos.

  • Errei por analizar o exclusivamennte da questão. Boa colocação de George Barbalho.

  • Ahhhh, vai pra PQP. Todos nós que estudamos essa bagaça de matéria chata do Kralho sabemos que a promoção do profissional, segundo Weber, é baseada no MÉRITO e na CAPACIDADE TÉCNICA. Esse exclusivamente aqui está equivocado!

     

    TNC!

  • O tipo ideal é uma espécie de fórmula média que segundo Max Weber, as organizações formais ou burocráticas apresentam três características principais, que as distinguem dos grupos informais ou primários: 

     

    1 .FORMALISMO 

    2 .PROFISSIONALISMO (MERITOCRACIA)

    3 .IMPESSOALIDADE

  • Sempre temos que tomar cuidado com esse "EXCLUSIVAMENTE", porém nesse caso eu vi que era isso mesmo e ACERTEI...

  • Lembrando que através da meritocracia o individuo passará no concurso (IMPESSOALIDADE), através da FORMALIDADE, LEGALIDADE, ETC. Através da meritocracia ele será promovido, etc.

  • e a competência ténica também não seria um requisito.

     

  • A QUESTAO ESTA CERTA, MAS CUIDADO COM ESSE EXCLUSIVAMETE...

  • Num sei se amo ou odeio a Cespe, não dá nada fácil a ninguém...colocou esse EXCLUSIVAMENTE só para colocar dúvidas no concurseiro. Isso é perverso. Acertei porque já conheço essa banca macabra!

     

  • Nossa, nao concordo que seja EXCLUSIVAMENTE por MERITO pois tem tbm a CAPACIDADE TÉCNICA, logo não é EXCLUSIVO, me nego a aceitar esse gabarito.

  • eu tb me nego aceitar o gabarito

  • MERITOCRACIA!!! 

  • Exclusiva no mérito?? E a produtividade, eficiência, rendimento..

    Cespe me tira o sono!

  • Eu acho os comentários dessa prof muito superficiais. As bancas perguntam de forma q temos q analisar. Essa professora não explica bem. Deixa a desejar.
  • Max Weber

           Weritocracia

  • O Cespe sempre armando bem suas questões... E essa foi demais!

    No entanto quando analisamos Mérito e Capacidade Técnica um não pode excluir o outro. A questão fala em escolha ou promoção, ou seja, na promoção haverá merecimento se a parte técnica for boa também. Portanto a parte técnica é um dos fatores que justificam o merecimento. O critério técnico está contido no merecimento. E é por isso que o uso da palavra exclusivamente foi usada neste caso.

    Excelente questão!

  • Meritocracia.

  • EXATO! promoção POR MÉRITO

  • Existem outros pressupostos como divisão do trabalho, impessoalidade. Somente ter mérito? rsrs Weber não promoveu isso, CESPE tem hora que viaja demais.

  • Esse "exclusivamente" me fez balançar!

  • Teoria burocrática: na burocracia de Weber as pessoas são meros instrumentos da máquina organizacional. Ele acreditava que para que os objetivos organizacionais fossem atingidos, as pessoas deveriam ser organizadas de forma estável, por isso o foco está nas regras e normas a serem seguidas. Além disso, as pessoas que produzem mais podem crescer na estrutura organizacional: trata-se do reconhecimento da meritocracia.

    Fonte: Professor Carlos Xavier.

  • Até hoje é o meio mais correto de justiça = a Meritocracia.

  • A esquerda odeia a meritocracia.