-
Em contabilidade, o Método das Partidas Dobradas, ou Método Veneziano ("el modo de Vinegia") descrito pela primeira vez por Luca 1. 1. Pacioli no livro "Summa de Arithmetica, Geometria proportioni et propornaliti" em 1494, é o sistema-padrão usado em empresas e outras organizações para registrar transações financeiras. Sua premissa é de que a condição financeira e os resultados das operações de uma empresa ou organização são melhores representadas por diversas variáveis, chamadas contas, em que cada uma reflete um aspecto em particular do negócio como um valor monetário. Cada transação financeira é registrada na forma de entradas em pelo menos duas contas, nas quais o total de débitos deve ser igual ao total de créditos.
Fonte: Wikipedia.
2. No inventário analítico, para perfeita caracterização do material, figuração:
-
descrição padronizada;
-
número de registro;
-
valor (preço de aquisição, custo de produção, valor arbitrado ou preço de avaliação);
-
estado (bom ocioso, recuperável, antieconômico ou irrecuperável);
-
outros elementos julgados necessários.
Fonte: www.dirad.fiocruz.br/upload/uploads/IN%20205-88.doc
O método das partidas dobradas é utilizado para registrar transações financeiras. Não creio que o registro analítico de todos os bens seja uma. Questão ERRADA.
-
O erro da questão está em dizer que é IMPRESCINDÍVEL, pois o correto seria prescindível a análise analítica das contas. O levantamento das contas pode ser feito tanto pela análise sintética como pela análise analítica .
-
O registro que é imprescindível para o levantamento do inventário é o sintético (que mostra todos os itens detalhadamente) ao invés do analítico.
-
Outro erro da questão, esta na omissão do inventário dos bens dominicais.
-
Comentário do Professor
Gilmar Rodrigues Possati Junior
Questão que exige conhecimentos sobre os procedimentos a serem realizados na inventariação. Em primeiro lugar o candidato deveria saber que os bens de uso especial são aqueles nos quais são prestados serviços públicos. Como exemplo podemos citar os imóveis em que são instalados os hospitais públicos, as escolas públicas e os aeroportos. Segundo, a Lei nº 4.320/64,
Art. 94. Haverá registros analíticos de todos os bens de caráter permanente, com indicação dos elementos necessários para a perfeita caracterização de cada um deles e dos agentes responsáveis pela sua guarda e administração.
Art. 95 A contabilidade manterá registros sintéticos dos bens móveis e imóveis.
Art. 96. O levantamento geral dos bens móveis e imóveis terá por base o inventário analítico de cada unidade administrativa e os elementos da escrituração sintética na contabilidade.
Interpretando os artigos acima descritos, percebe-se que para os bens de uso especial (na qualidade de bens imóveis) os registros serão sintéticos (art. 95). Assim, o levantamento geral tomará por base o inventário analítico (dos bens de caráter permanente) e os registros sintéticos dos bens móveis e imóveis.
Do exposto, percebe-se que o item está errado.
-
Pessoal,
O método das partidas dobradas está ligado à escrituração sintética.
(Art. 96_ L4320/64) O levantamento geral dos bens móveis e imóveis terá por base o inventário analítico de cada unidade administrativa e os elementos da escrituração sintética na contabilidade.
A explicação segue abaixo:
_________________________________________________
Inventário analítico de cada unidade administrativa
IN Nº 205/88 diz:
8.2. No inventário analítico, para a perfeita caracterização do material, figurarão:
a) descrição padronizada;
b) número de registro;
c) valor (preço de aquisição, custo de produção, valor arbitrado ou preço de avaliação);
d) estado (bom, ocioso, recuperável, antieconômico ou irrecuperável);
e) outros elementos julgados necessários.
Escrituração sintética na contabilidade
Bem, registro sintético da contabilidade é... a partida dobrada! O Débito, e o Crédito. Nada mais. Não há informações detalhadas sobre os bens móveis e imóveis na contabilidade. Informações do tipo: quantidades de cada bem, vida útil remanescente, taxas de depreciação, amortização e exaustão, registros de movimentação dos bens, benfeitorias feitas, responsáveis pela guarda, entre outros, constam em relatórios analíticos da administração. A Contabilidade se encarrega de efetuar o registro sintético: débito (aplicação) e crédito (origem).
http://www.euvoupassar.com.br/?go=artigos&a=qnEwrBFAoj_XHB7oqVKEgT83YHgjeoFfRZlH1_bBRHQ~
-
Pessoal pra mim foi fácil,porque partidas dobradas trata-se de contabilidade, registro de números e valores,e não registro análiticos(detalhes do material)
-
a) Levantamento:
·
É
a coleta de dados sobre o patrimônio;
·
Pode
ser um levantamento físico ou contábil;
·
Levantamento Físico: identificação e contagem dos elementos;
·
Levantamento Contábil: registros nos livros e fichas de escrituração.
-
pessoal isso é recursos materiais ou é contabilidade?
-
O Ewerton disse tudo. Para resumir a associação é a seguinte:
Em se tratando de registro contábil os registros são sintéticos que são aqueles feitos pela escrituração contábil.
Quanto for mencionado inventário, o registro será analítico. São analíticos porque não é levado em conta somente o valor do bem, como na escrituração contábil, mas também o número de registro, estado, descrição, etc.
O fundamento são os artigos 94 a 96 da Lei 4.320/64
-
O registro analítico de todos os bens de uso especial, realizado pelo método das partidas dobradas, é prescindível para o levantamento do inventário de uma unidade gestora.
-
O erro é "método as partidas dobradas"??????
Que matéria f...
-
Errado
Bisu: método das partidas dobradas é contábil.
Inventário não tem objetivos contábeis.
Cespe adora colocar contabilidade dentro do inventário!!