SóProvas


ID
729274
Banca
ESAF
Órgão
MDIC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Os trechos abaixo constituem um texto adaptado do Editorial de O Globo de 20/3/2012. Assinale a opção que respeita as exigências gramaticais da norma culta na sua transcrição.

Alternativas
Comentários
  • A alternativa sem erros é a letra A

    Segue comentários dos erros das demais alternativas :

    •  b) Mas há também os fatores que não dependem diretamente dos agentes econômicos, como o ambiente institucional para a realização de negócios, a infraestrutura de uso comum, as prioridades e a execução da política econômica, o que se refletem reflete no crédito e na carga tributária.
    • O verbo refletir está com transitividade direta, e o SE está funcionando como particula apassivadora, de forma que a oração na ordem direta ficaria : "O que reflete no crédito e na carga tributária" , ou seja , o sujeito não está no plural ( crédito e carga tributária ) , e sim no singular ( nesse caso o O funciona como sujeito )
    • c) São vários os fatores que contribuem para os saltos de produtividade. Alguns relacionados do processo produtivo, como à a  inovação, a melhoria da gestão dos recursos disponíveis, a atualização tecnológica, a motivação dos que produzem, a utilização dos insumos (bens e serviços) mais adequados para se chegarem ao resultado final.
    • O sinal de crase está errado, visto que não há exigencia de preposição. Para testar podemos trocar o termo regido por um termo no masculino, ficaria : "... Alguns relacionados do processo produtivo, como o trabalho"
    • d) Com uma taxa de investimento relativamente baixa, cuja proporção do Produto Interno Bruto (PIB), pouco acima dos 19%, o Brasil conseguiu avançar socialmente sem um crescimento econômico tão forte.
    • Deveria existir uma vírgula antes do cuja
    • e) A estabilidade monetária abriu caminhos para ganhos de produtividade que tornou tornaram factíveis tais avanços, mas é preciso definir prioridades claras nos gastos públicos.
    •  
  • Comentário: A alternativa (A) é a correta. A oração subordinada adverbial temporal “quando a economia está em trajetória de crescimento” está intercalada, por isso se encontra entre vírgulas.
    Além disso, note que o verbo “multiplicam” é transitivo direto, o pronome “se” é apassivador. Com isso o sujeito paciente e plural “as condições” força esse verbo ao plural.
    As expressões “pela facilidade de” e “Sem esforço e determinação” são adjuntos adverbiais de causa e condição, respectivamente. Por isso, podem ser iniciadas por vírgula.
    A alternativa (B) está errada, pois o verbo “refletem” deve se flexionar no singular, tendo em vista que seu sujeito é o pronome relativo “que”, o qual retoma o pronome demonstrativo singular “o”:
    Mas há também os fatores que não dependem diretamente dos agentes econômicos, como o ambiente institucional para a realização de negócios, a infraestrutura de uso comum, as prioridades e a e x e c u ç ã o da política econômica, o que se reflete no crédito e na carga tributária.
    A alternativa (C) está errada, pois o adjetivo “relacionados” exige a preposição “a”. Além disso, a conjunção “como” não admite ser seguida de preposição “a”. Assim, não pode haver crase em “como à inovação”.
    O verbo “chegar” é transitivo indireto, o pronome “se” é o índice de indeterminação do sujeito, por isso o verbo deve se flexionar no singular:
    São vários os fatores que contribuem para os saltos de produtividade. Alguns relacionados ao processo produtivo, como a inovação, a melhoria da gestão dos recursos disponíveis, a atualização tecnológica, a motivação dos que produzem, a utilização dos insumos (bens e serviços) mais adequados para se chegar ao resultado final.
    A alternativa (D) está errada, pois devemos substituir o pronome relativo “cujo” pela preposição “com”, tendo em vista que o termo posterior não é uma oração adjetiva, mas sim um adjunto adverbial de modo coordenado ao anterior. Assim, devemos inserir uma vírgula após “baixa” e retirar a vírgula após “(PIB)”:
    Com uma taxa de investimento relativamente baixa, com uma proporção do Produto Interno Bruto (PIB) pouco acima dos 19%, o Brasil conseguiu avançar socialmente sem um crescimento econômico tão forte.
    A alternativa (E) está errada, pois o pronome relativo “que” retoma o termo plural “ganhos”, o que força o verbo “tornou” a flexionar-se no plural:
    A estabilidade monetária abriu caminhos para ganhos de produtividade que tornaram factíveis tais avanços, mas é preciso definir prioridades claras nos gastos públicos.
    Gabarito: A
    FONTE: http://cursos.pontodosconcursos.com.br/artigos2.asp?art=8227&prof=%20Prof%20D%E9cio%20Terror%20Filho&foto=decioterror&disc=L%EDngua%20Portuguesa
  • a) Em geral, quando a economia está em trajetória de crescimento, multiplicam-se as condições para os ganhos de produtividade, pela facilidade de se concretizarem investimentos. Mas não é algo que caia do céu. Sem esforço e determinação, a produtividade não avança.-correto:
    Em geral, -vírgula separa adjunto adverbial
    quando a economia está em trajetória de crescimento, -oração subord adv temporal vem separada de vírgula quando anteceder oração principal.
    Mas não é algo que caia do céu.Não deveria ser "Mas não é algo que cai do céu?"
    Sem esforço e determinação, - novamente a função de adjunto adverbial isolada por vírgula no início do período.
  • b- o que se refletem... >> assim o grifo está perdido na frase, não dá para saber o que está se referindo, era necessário colocar um pronome relativo como “os quais // que” se refletem,  pois ficando assim com o artigo “o” antecedido de "que" denota: o que = aquilo que se reflete...

    c- relacionados aos processos, como a [sem crase]

    d- taxa de investimento, relativamente baixa, cuja >> Locução adverbial em meio a uma oração SEMPRE precisará estar entre vírgulas. Quando for necessário utilizar os pronomes relativos cuja[s] cujo[s] não precisam estar antecedidos de vírgula. Não foi isso que deixou a alternativa incorreta e sim a falta de pontuação entre locução adverbial.

    Ex.: A árvore cujos frutos são venenosos foi derrubada

    e- que tornaram factíveis

    LETRA A - Correta!