SóProvas


ID
729277
Banca
ESAF
Órgão
MDIC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Os trechos a seguir compõem um texto adaptado do Editorial de O Estado de S. Paulo de 29/3/2012.

Assinale a opção em que o fragmento foi transcrito de forma gramaticalmente incorreta.

Alternativas
Comentários
  • Não se deve contemplar o Brasil como uma ilha de tranquilidade, de estabilidade, de equilíbrio, no meio da infindável crise internacional. A experiência europeia mostra os elevados custos de se adiarem adiar constantemente o enfrentamento dos problemas de competitividade.

    O verbo adiar deve concordar com o sujeito "o enfrentamento" pois o SE está funcionando como partícula apassivadora. 
  • Vale ressaltar que na letra "E" o "tem" não pode estar flexionado na 3º plural, recendo acento circunflexo(têm), pois, quando o sujeito é formado por pronome indefinido ou interrogativo no singular (algum, nenhum, qual, etc..) seguido de pronome pessoal no plural, o verbo concorda com o núcleo, ou seja,no caso, fica no singular.
    Agora, com o 1º pronome no plural, a situação muda. continua valendo a concordancia com o nucleo, mas passa a valer tambem a concordancia atrativa. ex:"nenhuns deles têm..."
  • Amigos, vocês poderiam me explicar pq está certo? Na opção A " a normas de licenciamento ambiental", o artigo "a" não deveria estar no plural ?a 
  • Estão na lista, entre outros, projetos relativos a novas regras para licitações, a normas de licenciamento ambiental...
    O "a" é preposição e não artigo. Essas preposições são pedidas pelo nome "relativo" (o que é relativo, é relativo a alguma coisa)
    Se viesse escrito "relativos (...) às normas" necessariamente deveria constar o sinal de crase, já que se juntaria a proposição "a" pedida pelo nome, + o artigo "as" pedido por "normas" (as normas).
  • Eu acertei essa questão, pois a letra E está indiscutivelmente errada. Mas a letra C também apresenta erro, uma vez que deveria haver um travessão após a sigla.
  • Comentário: A alternativa (D) é a errada, pois o verbo “adiarem” é transitivo direto, o pronome “se” é apassivador e o termo singular “o enfrentamento” é o sujeito paciente, o qual força o verbo ao singular.
    “se adiar o enfrentamento”→ “ser adiado o enfrentamento”
    A alternativa (A) está correta. Note os termos enumerados e preposicionados [“relativos a novas regras (...), a normas (...), à redução (...), ao fim (...), à regulamentação (...)e à condição...”]
    A alternativa (B) está correta. Note que “dolorosas” concorda com “reformas”.
    A alternativa (C) está correta. Temos visto alguns textos da ESAF com uso da sigla após o nome por extenso com apenas um travessão. Esse uso não é o prescrito nas gramáticas. Estas estipulam que a sigla deve ficar isolada por parênteses ou duplo travessão. Assim, a quem interessar cabe tentar recurso nesta questão, mas acho difícil conseguir, pois são várias as ocorrências nos textos mais técnicos.
    Veja que a expressão “Para a Confederação Nacional da Indústria – CNI” normalmente viria separada por vírgula para marcar a ideia de opinião da instituição, mas, como esta expressão não é adverbial, pode ou não ser separada por vírgula. Ela é chamada de dativo livre de opinião.
    A expressão “selecionados por seu elevado potencial de impacto positivo ou negativo na atividade empresarial” é uma oração subordinada adjetiva explicativa reduzida de particípio, por isso está separada por vírgula.
    Para a Confederação Nacional da Indústria − CNI há alguns temas de maior importância para consideração dos parlamentares. Essa pauta mínima inclui dezesseis projetos em tramitação no Congresso, selecionados por seu elevado potencial de impacto positivo ou negativo na atividade empresarial.
    A alternativa (E) está correta. Note a dualidade “alguns”, “outros”. Veja que a vírgula antes da conjunção “e” ocorreu por intercalação da oração subordinada adverbial consecutiva reduzida de gerúndio “agravando uma das mais importantes desvantagens competitivas da indústria brasileira”, a qual é iniciada e finalizada por vírgula.
    Alguns projetos tratam de questões tributárias. O documento da CNI aponta alguns que, se aprovados, resultarão em maior tributação da atividade produtiva, agravando uma das mais importantes desvantagens competitivas da indústria brasileira, e outros que trarão benefícios. Nenhum deles, no entanto, tem a amplitude necessária a uma reforma efetiva do sistema de impostos e contribuições.
    Gabarito: D
    FONTE: http://cursos.pontodosconcursos.com.br/artigos2.asp?art=8227&prof=%20Prof%20D%E9cio%20Terror%20Filho&foto=decioterror&disc=L%EDngua%20Portuguesa
  • d)A experiência europeia mostra os elevados custos de se adiarem constantemente o enfrentamento dos problemas de competitividade. errado: o sujeito da oração em questão é "o enfrentamento dos problemas de competitividade", o qual exige verbo no singular: adiar.
  • Pessoal, na opção "a" não há erro de paralelismo sintático??? Vejam bem:

    Estão na lista, entre outros, projetos relativos a novas regras para licitações, a normas de licenciamento ambiental, à redução da jornada de trabalho, ao fim da contribuição adicional de 10% em caso de demissão injustificada, à regulamentação dos contratos de terceirização e à condição das agências reguladoras.

    Preposição
    Preposição
    Preposição + Artigo
    Preposição + Artigo
    Preposição + Artigo
    Preposição + Artigo

    Se começou usando apenas preposição não deveria terminar também usando apenas preposição?? Ou então, se usou artigo nos quatro últimos não deveria usar também nos dois primeiros???

    Vlw Galeraa!!
  • Erro de paralelismo sintático não é erro gramatical, mas sim falta de coesão e coerência.
  • Arthur, de acordo com a nova regra ortografica , some o acento dos ditongos abertos éi e ói em palvaras paroxítonas!

     some o acento dos ditongos abertos éi e ói das palavras paroxítonas (as que têm a penúltima sílaba mais forte)
    Antes Depois
    Européia, idéia, heróico, apóio, bóia, asteróide, Coréia, estréia, jóia, platéia, paranóia, jibóia, assembléia Europeia, ideia, heroico, apoio, boia, asteroide, Coreia, estreia, joia, plateia, paranoia, jiboia, assembleia
  • As assertivas que poderiam geram dúvidas quanto a regra gramtical seria a letra
    B:ParaPara os países da Europa em situação mais complicada, a superação dos problemas dependerá de ganhos consideráveis de produtividade e de reformas, em alguns casos dolorosas, para desemperrar a economia. O desarranjo financeiro e fiscal foi apenas uma das consequências de um desajuste mais amplo.(Tanto o verbo pode ir para o plural ou ficar no singular,pois o sujeito é constituido de termos sinônimos.
    Letra C:
    Para a Confederação Nacional da Indústria - CNI há alguns temas de maior importância para consideração dos parlamentares. Essa pauta mínima inclui dezesseis projetos em tramitação no Congresso, selecionados por seu elevado potencial de impacto positivo ou negativo na atividade empresarial.(o sujeito do verbo incluir é pauta mínima,sujeito simples.
    Letra D:
    Não se deve contemplar o Brasil como uma ilha de tranquilidade, de estabilidade, de equilíbrio, no meio da infindável crise internacional. A experiência europeia mostra os elevados custos de se adiarem constantemente o enfrentamento dos problemas de competitividade.(O verbo de concordar com o sujeito posposto enfrentamento,que é simples.Portanto,é se adiar)Alternativa incorreta.

  • eu sabia do erro da "d" em se adiarem,mas a sigla da "b"( cni) que nao estava isolada por travessao acabou me derrubando pois o erro estava pra mim muito claro po@#$ esaf que sacanagem


  • Quem estuda muito se ferrou, pq como é ESAF se espera um alto nivel de cobrança, e quem bateu o olho no paralalismo sintatico errôneo da  letra A e o erro obvio de concordancia da letra D , ficou em duvida e foi na que apresenta o erro mais complicado de se ver q é letra A, e se ferrou, questão deveria ser anulada.

    Pra quem está dizendo que a letra A está certa quanto ao uso de crase, não é esse o erro, e sim porque hora ele opta  por uso de artigo, formando crase, e hora opta por uso somente da preposição sem uso do artigo "as" , essa seria a falha de paralelismo que cespe e esaf fazem os graficos do qconcursos ficarem malucos e geral errar , e quem acerta, acerta dando a justificativa errada.