SóProvas


ID
730987
Banca
FCC
Órgão
TRF - 2ª REGIÃO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Atenção: Para responder às questões de números 41 a 44,
considere os dados abaixo:

Paciente com 42 anos de idade, sexo masculino, apre-
senta restauração Classe II com amálgama de prata, no den-
te 37, que está insatisfatória e apresenta a necessidade de
substituição por uma nova restauração em amálgama
.

Nesta cavidade, há uma quantidade de dentina remanescente estimada entre 0,5 mm e 1,5 mm, o que requer a proteção do complexo dentinopulpar com

I. cimento de ionômero de vidro e sistema adesivo.

II. cimento de ionômero de vidro e verniz cavitário.

III. mineral trióxido agregado e verniz cavitário.

IV. cimento de hidróxido de cálcio e sistema adesivo.

É correto o que consta APENAS em

Alternativas
Comentários
  • Quando se trata de amálgama não se pode usar sistema adesivo, até onde eu saiba!!!
  • quando se faz restauração com amalgama utiliza-se verniz cavitario e não sistema adesivo então a resposta é a letra c 
  • Pessoal, eu também marcaria a letra C mas por questão de informação existe sim uma técnica adesiva para amálgama, que é justamente aplicada em cavidades profundas. Mas continuo descordando do gabarito. Artigo para leitura http://www.forp.usp.br/restauradora/dentistica/temas/amalgama/amalgama_12/amalgama_12.html
  • Oi pessoal, a letra C esta errada pelo MTA, acredito, o sistema adesivo é utilizado para vedar os túbulos dentinários e fazer o isolamento, e é considerada uma técnica de proteção. Usa-se muito essa técnica para confecção de coroas totais e onlays em dentes vitais, indicado o sistema adesivo autocondicionante de dois passos.
  • questão correta! a resposta é letra B! Vamos ao que está na literatura...

    "Dentre as mudanças que ocorreram em relação ao amálgama dental, tem sido proposto o uso de um agente adesivo como material intermediário, o qual deve possuir a capacidade de unir o amálgama às estruturas dentais, sem que haja a necessidade da confecção de retenções adicionais. 

    O material ideal para a realização do amálgama adesivo, é aquele material que polimerize quimicamente ou duplamente, os chamados “dual”, ou até “trial”, uma vez que os fotopolimerizáveis possam apresentar ilhas não completamente reagidas, prejudicando a qualidade final da restauração. Alguns autores preferem o uso do cimento de ionômero de vidro em função da adesão aos metais e a todos os tecidos dentários. Porém, outros pesquisadores optam pelas qualidades dos materiais adesivos resinosos.É unânime entre os autores relatar que o uso de sistemas adesivos juntamente com o amálgama dental reduz a microinfiltração marginal e que esta, é reduzida por um período acima de seis meses."


  • Resposta correta E.  No enunciado da questão diz "dentina remanescente estimada entre 0,5 mm e 1,5 mm".Para a proteção do CDP o melhor material seria o CIV por possuir propriedades semelhantes a estrutura dental e o hidróxido de cálcio pois irá estimular a formação de dentina terciaria. 

  • Nao foi expecificado qual material restaurador a usar, então não se pode dizer que seria B ou E. Portanto pela profundidade de dentina remanescente ficaria mais criterioso a opção E.


  • acho que cada uma das respostas refere-se a cada uma das opções restauradoras: resina e amálgama ; condutas distintas, contemplando as duas opções.