SóProvas



Questões de Hipersensibilidade Dentinária


ID
730987
Banca
FCC
Órgão
TRF - 2ª REGIÃO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Atenção: Para responder às questões de números 41 a 44,
considere os dados abaixo:

Paciente com 42 anos de idade, sexo masculino, apre-
senta restauração Classe II com amálgama de prata, no den-
te 37, que está insatisfatória e apresenta a necessidade de
substituição por uma nova restauração em amálgama
.

Nesta cavidade, há uma quantidade de dentina remanescente estimada entre 0,5 mm e 1,5 mm, o que requer a proteção do complexo dentinopulpar com

I. cimento de ionômero de vidro e sistema adesivo.

II. cimento de ionômero de vidro e verniz cavitário.

III. mineral trióxido agregado e verniz cavitário.

IV. cimento de hidróxido de cálcio e sistema adesivo.

É correto o que consta APENAS em

Alternativas
Comentários
  • Quando se trata de amálgama não se pode usar sistema adesivo, até onde eu saiba!!!
  • quando se faz restauração com amalgama utiliza-se verniz cavitario e não sistema adesivo então a resposta é a letra c 
  • Pessoal, eu também marcaria a letra C mas por questão de informação existe sim uma técnica adesiva para amálgama, que é justamente aplicada em cavidades profundas. Mas continuo descordando do gabarito. Artigo para leitura http://www.forp.usp.br/restauradora/dentistica/temas/amalgama/amalgama_12/amalgama_12.html
  • Oi pessoal, a letra C esta errada pelo MTA, acredito, o sistema adesivo é utilizado para vedar os túbulos dentinários e fazer o isolamento, e é considerada uma técnica de proteção. Usa-se muito essa técnica para confecção de coroas totais e onlays em dentes vitais, indicado o sistema adesivo autocondicionante de dois passos.
  • questão correta! a resposta é letra B! Vamos ao que está na literatura...

    "Dentre as mudanças que ocorreram em relação ao amálgama dental, tem sido proposto o uso de um agente adesivo como material intermediário, o qual deve possuir a capacidade de unir o amálgama às estruturas dentais, sem que haja a necessidade da confecção de retenções adicionais. 

    O material ideal para a realização do amálgama adesivo, é aquele material que polimerize quimicamente ou duplamente, os chamados “dual”, ou até “trial”, uma vez que os fotopolimerizáveis possam apresentar ilhas não completamente reagidas, prejudicando a qualidade final da restauração. Alguns autores preferem o uso do cimento de ionômero de vidro em função da adesão aos metais e a todos os tecidos dentários. Porém, outros pesquisadores optam pelas qualidades dos materiais adesivos resinosos.É unânime entre os autores relatar que o uso de sistemas adesivos juntamente com o amálgama dental reduz a microinfiltração marginal e que esta, é reduzida por um período acima de seis meses."


  • Resposta correta E.  No enunciado da questão diz "dentina remanescente estimada entre 0,5 mm e 1,5 mm".Para a proteção do CDP o melhor material seria o CIV por possuir propriedades semelhantes a estrutura dental e o hidróxido de cálcio pois irá estimular a formação de dentina terciaria. 

  • Nao foi expecificado qual material restaurador a usar, então não se pode dizer que seria B ou E. Portanto pela profundidade de dentina remanescente ficaria mais criterioso a opção E.


  • acho que cada uma das respostas refere-se a cada uma das opções restauradoras: resina e amálgama ; condutas distintas, contemplando as duas opções.


ID
731026
Banca
FCC
Órgão
TRF - 2ª REGIÃO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Atenção: Para responder às questões de números 55 a 57,
considere os dados abaixo:

Paciente com 19 anos de idade, sexo masculino, chegou
ao consultório odontológico cerca de duas horas após um
acidente de automóvel. O dente 21 sofreu avulsão e o dente 11
apresenta uma fratura coronorradicular. O exame clínico mostra
ausência de exposição pulpar no dente 11.


O tratamento para o dente 11 consiste em

Alternativas
Comentários
  • O enunciado não descreveu os limites da fratura, para que se pudesse chegar à conclusão da necessidade de cirurgia periodontal.

  • realmente é complicado entender uma fratura coronorradicular sem exposição pulpar, só se tiver sido só na pontinha mesial ou distal, pq se é coronorradicular já está no limite c cemento

  • Toda fratura coronorradicular requer, inicialmente, um tratamento periodontal para exibir os limites do remanescente, segundo Cohen (2010). 


ID
751642
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Segundo Conceição et al. (2007), quais são os agentes indicados para o tratamento de hipersensibilidade dentinária?

Alternativas

ID
1525177
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Sobre a adesão em esmalte e dentina, indique a afirmativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • a qualidade da camada Híbrida é mais importante na longevidade das restaurações.

ID
1597834
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2015
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Sensibilidade dentinária é uma queixa comum nos consultórios. Sobre este assunto, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • A baixa condutibilidade térmica do esmalte e da dentina diminui a ação dos choques térmicos provocados pela ingestão de alimentos frios e quentes, e que resulta em uma sensibilidade dolorosa. Entretanto, a presença de restaurações de qualquer tipo tendem a alterar esta situação. Muitos materiais restauradores são metálicos, que são ótimos condutores térmicos, o que pode constituir uma agressão à polpa, em decorrência das mudanças térmicas a que será submetida.


ID
2055562
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2009
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

De acordo com Conceição et al. (2007), dentre os agentes dessensibilizantes utilizados na hipersensibilidade dentinária, qual tem como provável mecanismo de ação a despolarização neural? 

Alternativas

ID
2086690
Banca
Marinha
Órgão
CAP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Considere que um paciente adulto comparece ao consultório odontológico com tumefação facial extra oral, na região submandibular direita, com queixa de dor espontânea, pulsátil e localizada, e relata febre e mal-estar. Sendo assim, é correto afirmar que esse paciente apresenta um quadro de:

Alternativas

ID
2102959
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2013
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

O complexo dentina-polpa é uma entidade embriológica e funcional. A dentina depende da polpa para sua formação, ao mesmo tempo em que a protege de agressões do meio externo. Porém, em algumas situações a polpa pode sofrer injúrias, que dependendo da intensidade podem ser irreversíveis. Marque a alternativa que apresenta um agente químico de injúria pulpar:

Alternativas
Comentários
  • a) agente mecânico

    b) agente térmico/ físico

    c) agente biológico

    d) agente químico


ID
2281633
Banca
CPCON
Órgão
Prefeitura de São José de Piranhas - PB
Ano
2016
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Segundo Sobral et al, 1995, a cada seis pacientes que chegam à clínica para tratamento dental, um deles apresenta algum grau de hipersensibilidade dentária, em pelo menos um dente. A hipersensibilidade dentinária causa desconforto devido à perda de estrutura dentária. Qual destas alternativas não pode ser considerada lesão cervical não cariosa?

Alternativas
Comentários
  • A questão deveria ser revista, uma vez que atrição ocorre na região incisal, e não cervical.


ID
2544673
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 7ª Região (CE)
Ano
2017
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Adolescente de quinze anos de idade compareceu à clínica odontológica após levar uma cotovelada na boca em um jogo de basquete queixando-se de que o dente da frente estava mole. No exame clínico, constatou-se que o dente apresentava sensibilidade ao toque, mobilidade aumentada, sem deslocamento e resposta negativa ao teste de vitalidade pulpar. Observou-se um pequeno sangramento no sulco gengival. No exame radiográfico não foi encontrada nenhuma alteração.


Nesse caso clínico, os sinais e sintomas descritos caracterizam

Alternativas
Comentários
  • Sagramento no sulco gengival e mobilidade = subluxação

    Tto consiste no alívio das interferências oclusais e uso de dieta líquida por aproximadamente duas semanas. A imobilização é indicada somente para promover o alívio ao paciente


ID
2550430
Banca
IADES
Órgão
UFBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Paciente de seis anos de idade, do sexo masculino, apresenta dor no dente 21 que ocorre por estímulos térmicos, cessando com a eliminação do fator estimulante. O dente radiograficamente mostra cárie coronária e ápice aberto, sem sinais de lesão ou espessamento apical. O dente apresenta vitalidade pulpar. Após a remoção da cárie, com isolamento absoluto, ocorreu pequena exposição pulpar. Com base nessa situação hipotética, assinale a alternativa que indica a conduta que deverá ser admitida.

Alternativas
Comentários
  • gabarito LETRA C


ID
2617288
Banca
FGV
Órgão
Câmara de Salvador - BA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Para a remoção de cálculo supra e subgengival, o cirurgião-dentista pode utilizar raspadores ultrassônicos. As pontas finas e as vibrações rápidas na ponta do instrumento resultam em uma remoção de cálculo muito eficaz. Para impedir a concentração excessiva de calor e remover resíduos e bactérias, um jato de água é borrifado pela ponta do instrumento.

Apesar de ser um procedimento simples, seu uso também pode estar associado a riscos, e o auxiliar de saúde bucal deve reconhecer que:

Alternativas
Comentários
  • A consulta com o médico do paciente permite determinar sua condição cardíaca preexistente, o tipo de marca-passo ou desfibrilador automático e requer medida de precaução a ser tomada. Os marca-passos antigos eram unipolares e podiam ser alterados por equipamentos odontológicos que gerassem campos eletromagnéticos, como aparelhos de ultrassom e eletrocautérios.

    As unidades mais novas são bipolares e não costumam ser afetadas por esses equipamentos odontológicos.

    Por isso a importância da consulta ao cardiologista!


ID
2617321
Banca
FGV
Órgão
Câmara de Salvador - BA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Refrigerantes são bebidas sem nenhum valor nutricional. Toda caloria de um refrigerante comum vem do açúcar nele adicionado. Infelizmente, grande parte da população, incluindo crianças, consome altos níveis desse produto.


Em relação aos danos na dentição que podem ser causados pelo consumo excessivo de refrigerantes, podem-se citar:

Alternativas

ID
2664247
Banca
FCC
Órgão
ALESE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Atenção: Para responder a questão abaixo considere as informações a seguir:


Paciente com 38 anos de idade, sexo feminino, queixa-se de dor nos dentes superiores ao ingerir sorvetes, refrigerantes gelados ou chás quentes. Adicionalmente, a paciente refere constrangimento com o aspecto estético dos dentes sensíveis. O exame clínico mostra lesões não cariosas na região cervical dos dentes 14 e 15.


O tratamento restaurador das lesões Classe V requer a

Alternativas
Comentários
  • D


ID
2664250
Banca
FCC
Órgão
ALESE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Atenção: Para responder a questão abaixo considere as informações a seguir:


Paciente com 38 anos de idade, sexo feminino, queixa-se de dor nos dentes superiores ao ingerir sorvetes, refrigerantes gelados ou chás quentes. Adicionalmente, a paciente refere constrangimento com o aspecto estético dos dentes sensíveis. O exame clínico mostra lesões não cariosas na região cervical dos dentes 14 e 15.


Na abordagem dos fatores etiológicos destas lesões, deve-se investigar se a paciente

Alternativas
Comentários
  • porque a alternativa A está errada?

  • Ambas as alternativas A e D isoladamente estariam certas. Porém, como a paciente refere constrangimento com o aspecto estético dos dentes sensíveis, imagino que as lesões sejam vestibulares. O hábito do vômito causa lesões erosivas intrínsecas e afeta mais a palatina dos superiores, por isso descartei a alternativa A. 

  • vomitos geralmente tem perda de material de esmalta na palatina, não é? por isso considerei a A errada

  • Em caso de vômito,  as lesões não cariosas não seriam restritas a somente dois dentes.

  • Lesão nao cariosa é Erosao! que ocorre por vomitos, refrigerantes e frutas citricas..Gabarito letra A

  • A resposta A está errada, porque não é uma área (cervical de 14 e 15) em vomitos. mais comum em superiores anteriores. Todas as outras altervativas tem sua justificativa errada, menos a letra D. 

  •  a) apresenta o hábito de vômito intencional após as refeições como método para perder peso, resultando em erosão nos dentes. (neste caso não seria localizada somente em 2 dentes e sim nas regiões que entram em contato com o vomito principalmente a palatina dos superiores)

     b) apresenta contatos parafuncionais dos dentes 14 e 15 com os dentes antagonistas, com queixa de cansaço nos músculos da mastigação, resultando em erosão dos dentes. ( Na classificação etiologica das lesões não cariosas essas microfraturas por forças oclusais mal distribuidas é denominada abfração)

     c) consome refrigerantes e sucos de frutas cítricas com frequência, produzindo desgastes nos tecidos dentais na forma de atrição(Erosão é causada por ácidos, atrição é desgaste mecâncio por fricção dente/dente.. principalmente em incisal e/ou oclusais)

     d) é destra, utiliza escova dental com cerdas duras e efetua movimentos horizontais durante a escovação, produzindo abrasão nos dentes.

     e) consome frutas cítricas e refrigerantes entre as refeições, resultando em perda gradual de estrutura dental na forma de abrasão.(Erosão é causada por ácidos, abrasão é desgaste mecâncio por fricção por corpo estranho, como escova)


ID
2664316
Banca
FCC
Órgão
ALESE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Atenção: Para responder a questão abaixo, considere as informações a seguir:


Paciente com 38 anos de idade, sexo feminino, busca atendimento odontológico com queixa de dor no dente 13. Durante a breve anamnese, a paciente relata que tem sentido um mal-estar, com perda de apetite, febrícula, náuseas e vômitos. Com relação ao dente 13, a paciente refere que a dor é intermitente e, ao ingerir bebidas geladas, ela sente dor intensa e prolongada. O exame clínico mostra uma restauração Classe I I I em resina composta na face mesial do dente 13 com infiltração. O exame radiográfico mostra uma restauração profunda com recidiva de cárie e aumento do espaço do ligamento periodontal.

Entre os procedimentos adotados pelos profissionais de odontologia, durante o atendimento à paciente, inclui-se

Alternativas
Comentários
  • Exposições percutâneas: lesões provocadas por instrumentos perfurantes e/ou cortantes (p. ex. agulhas, bisturi, vidrarias). 


ID
2664319
Banca
FCC
Órgão
ALESE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Atenção: Para responder a questão abaixo, considere as informações a seguir:


Paciente com 38 anos de idade, sexo feminino, busca atendimento odontológico com queixa de dor no dente 13. Durante a breve anamnese, a paciente relata que tem sentido um mal-estar, com perda de apetite, febrícula, náuseas e vômitos. Com relação ao dente 13, a paciente refere que a dor é intermitente e, ao ingerir bebidas geladas, ela sente dor intensa e prolongada. O exame clínico mostra uma restauração Classe I I I em resina composta na face mesial do dente 13 com infiltração. O exame radiográfico mostra uma restauração profunda com recidiva de cárie e aumento do espaço do ligamento periodontal.

O quadro clínico é compatível com o diagnóstico de

Alternativas
Comentários
  • achei estranho o gabarito, já que o paciente apresenta comprometimento sistêmico e dor com o frio..geralmente pulpite irreversível a dor exacerba com o calor e alivia com o frio

  • O alivio com o frio é só nos estagios mais tardios da pulpite irreversível.

ID
2760517
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Exame clínico e radiográfico de uma paciente de 25 anos de idade evidenciou cárie extensa no dente 36. A paciente queixou-se de dor lancinante, espontânea, pulsátil e contínua. Radiograficamente, foi evidenciado cárie extensa e espaço do ligamento periodontal normal. De acordo com as condições informadas, o diagnóstico e o tratamento dessa condição endodôntica são, respectivamente:

Alternativas
Comentários
  • gabarito LETRA A


ID
2892142
Banca
IADES
Órgão
AL-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

No que se refere às recomendações para um preparo cavitário para resina composta em dente posterior com cavidade extensa, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Na minha opinião, essa questão é passível de anulação.

    A letra D está certa! E o gabarito que aponta a letra C (ângulo cavosuperifcial entre 70° e 100°) não é encontrado nos livros do Baratieri (Eles falam de 70° ou "mais próximo possível de 90°") nem do Conceição.

  • também fui na D.

  • Concordo! A letra D está correta!

  • Bem confusa, pois o ângulo cavossuperficial pode variar de 70 a 90°.

  • Marquei D também. Parece mais correta que a C

  • alternativa correta letra D

    ângulo cavossuperficial pode variar de 70 a 90

    nao tem em literatura alguma que o angulo cavosuperifcial entre 70° e 100°

  • tambem assinalei D

  • também marquei D. inclusive, essa frase está no Conceição. "ângulos internos levemente arredondados".
  • Fui na D também. Eu entraria com recurso


ID
3417349
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Ibaté - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

A hipersensibilidade dentinária é um problema que atinge atualmente grande parte da população. Além de causar desconforto bucal, gera uma série de inconvenientes na vida psicossocial do indivíduo. Com o advento do uso do laser na odontologia, tem-se uma nova opção de tratamento da sensibilidade dentinária.


Em relação ao laser no tratamento da hipersensibilidade dentinária, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A terapia a laser é a mais nova opção de tratamento que se oferece aos pacientes na clínica odontológica diária. A hipersensibilidade dentinária cervical, motivo de várias pesquisas na Odontologia nos últimos anos, é uma das indicações do uso do laser que mais vem se destacando. Para o tratamento da hipersensibilidade dentinária, pode-se usar tanto lasers cirúrgicos, que atuam promovendo o selamento dentinário pela obliteração dos túbulos dentinários, como os lasers não cirúrgicos, que atuam através dos efeitos analgésico, anti-inflamatório e bioestimulador da polpa dental, levando à formação de dentina reacional.

    Tratamento da hipersensibilidade dentinária cervical com laser de baixa potência – revisão de literatura; 2013.


ID
4042351
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Assinale a opção que completa corretamente as lacunas da sentença abaixo.

Segundo Conceição et al. (2007), no tratamento da hipersensibilidade dentinária com agentes dessensibilizantes o mecanismo de ação do _____________________ é através da______________________________ .

Alternativas
Comentários
  • • oxalato de Ferro - agente de oclusão tubular. • oxalato de potássio - deposição de partículas (agente de oclusão tubular) e alteração da atividade sensorial pulpar. • hidróxido de cálcio - agente de oclusão tubular e alteração da atividade sensorial pulpar. • nitrato de potássio - alteração da atividade sensorial pulpar. • cloreto de zinco - precipitação de proteínas.