SóProvas


ID
734611
Banca
FCC
Órgão
TRF - 2ª REGIÃO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Antônio, servidor público civil da União, em débito com o erário, sofreu penalidade de demissão em razão do cometimento de grave conduta. Conforme previsão da Lei no 8.112/1990, Antonio terá o seguinte prazo para quitar o débito:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Alternativa "E"

    Art. 47, Lei nº 8.112/90 - O servidor em débito com o erário, que for demitido, exonerado ou que tiver sua aposentadoria ou disponibilidade cassada, terá o prazo de sessenta dias para quitar o débito.
  • Reposições e indenizações ao erário 

    - O servidor ativo, aposentado ou pensionista deverá efetuar o pagamento em ATÉ 30 DIAS, podendo ser PARCELADAS a pedido do interessado. Caso parceladas, o valor da cada parcela não poderá ser INFERIOR A 10% DA REMUNERAÇÃO, PROVENTO OU PENSÃO.

    - Já o servidor em débito com o erário que for DEMITIDO, EXONERADO OU QUE TIVER A SUA APOSENTADORIA OU DISPONIBILIDADE CASSADA terá p prazo de 60 DIAS para quitar o débito, sob de inscrição em dívida ativa. 
  • Resposta letra E.

    ----------------------------------------------------------------
    Servidor em débito com o erário (Com vínculo, paga em 30 dias ou parcela c/ valor mínimo de 10% da R$. Sem vínculo, paga em 60 dias – sob pena de inscrição em dívida ativa).

  • Se não pagar o débito no prazo de 60 dias, será inscrito na divida ativa da União.