O controle estratégico – também denominado controle organizacional – é tratado no nível institucional da empresa e se refere geralmente aos aspectos globais que envolvem a empresa como uma totalidade. Sua dimensão de tempo é o longo prazo. Seu conteúdo é geralmente genérico e sintético.
O controle tático é exercido ao nível intermediário das empresas, é denominado controle departamental ou controle gerencial. Refere-se aos aspectos menos globais da empresa. Sua dimensão de tempo é o médio prazo.
O controle ao nível operacional, é o subsistema de controle realizado ao nível da execução das operações.Trata-se de uma forma de controle realizada sobre a execução das tarefas e operações desempenhadas pelo pessoal não administrativo da empresa. Neste sentido, o controle operacional se refere aos aspectos mais específicos da empresa. Neste sentido, o controle operacional se refere aos aspectos mais específicos, como as tarefas e as operações. Sua dimensão de tempo é o curto prazo, pois seu objetivo é francamente imediatista: avaliar e controlar o desempenho das tarefas e operações a cada momento.
GAB: LETRA D
FONTE: https://www.coladaweb.com/administracao/controle
A questão versou sobre os três níveis organizacionais e quis saber como a função controle se relaciona a eles.
◾ NÍVEL ESTRATÉGICO OU INSTITUCIONAL
➡ "corresponde ao nível mais elevado e é composto por diretores, proprietários ou acionistas e dos altos executivos. É o nível em que as decisões são tomadas e são definidos os objetivos da organização e as estratégias para alcançá-los." (Chiavenato, 2014)
◾ NÍVEL TÁTICO/DEPARTAMENTAL/ GERENCIAL/MEDIADOR OU INTERMEDIÁRIO
➡ "Trata-se da linha do meio de campo. Atua na escolha e captação dos recursos necessários, bem como na distribuição e colocação do que foi produzido pela empresa nos diversos segmentos do mercado." (Chiavenato, 2014)
◾ NÍVEL OPERACIONAL
➡ "Está ligado aos problemas de execução cotidiana e eficiente das tarefas e operações da organização e orientado para as exigências impostas pela natureza da tarefa técnica a ser executada, com os materiais a serem processados e a cooperação de vários especialistas necessários ao andamento dos trabalhos. É o nível no qual as tarefas são executadas e as operações realizadas: envolve o trabalho básico relacionado com a produção dos produtos ou serviços da organização." (Chiavenato, 2014)
Controle Estratégico ( Com efeitos Globais)
▪ Relatório de desempenho global;
▪ Demonstrativo de lucros e perdas;
▪ Retorno de investimento.
Controle Tático (Atua na Área funcional)
▪ Controle orçamentário;
▪ Contabilidade de custos;
Controle Operacional (Tarefa/Operação)
▪ Controle de estoque;
▪ Controle de qualidade;
▪ Rotatividade de pessoal;
▪ Satisfação do cliente.
Com base nisso, preencheremos as lacunas:
Nota-se que os trechos referem-se ao controle, por causa das afirmações de medição, comparação, avaliação e etc. Só nos resta verificar qual a abrangência do controle de cada uma dessas situações descritos. O longo prazo refere-se ao controle estratégico e o curto prazo e menor abrangência se relaciona ao controle operacional.
CONTROLE ESTRATÉGICO mede as saídas e as informações são realimentadas e comparadas com o que se esperava para que sejam feitas as mudanças requeridas, direcionando as atividades da empresa para os objetivos em longo prazo. CONTROLE OPERACIONAL é um ciclo de curto prazo, tende a concentrar-se num determinado departamento ou atividade e, a partir dos objetivos estabelecidos, mede o desempenho, comparando os resultados com relação a padrões.
FONTE: CHIAVENATO, Idalberto. "Introdução à Teoria Geral da Administração". 9ª ed. Manole. 2014.
GABARITO: LETRA D