SóProvas


ID
741295
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2004
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Mário, servidor público federal estável, foi aprovado em concurso público e nomeado para o novo cargo igualmente regido pelo Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis da União.

A respeito dessa situação hipotética, julgue o item subseqüente.

Caso seja reprovado no estágio probatório, Mário será exonerado.

Alternativas
Comentários
  • Errado. Lei 8.112/90, Por ser estável o servidor será reconduzido ao cargo anterior.
    Art. 20.  Ao entrar em exercício, o servidor nomeado para cargo de provimento efetivo ficará sujeito a estágio probatório por período de 24 (vinte e quatro) meses, durante o qual a sua aptidão e capacidade serão objeto de avaliação para o desempenho do cargo, observados os seguinte fatores: 
    I - assiduidade;
    II - disciplina;
    III - capacidade de iniciativa;
    IV - produtividade;
    V- responsabilidade.
    § 2o  O servidor não aprovado no estágio probatório será exonerado ou, se estável, reconduzido ao cargo anteriormente ocupado, observado o disposto no parágrafo único do art. 29.
  • Estágio probatório não são 3 anos??
  • Marcos, não confundir estágio probatório com estabilidade.
    A lei diz que o estágio probatório são 24 meses.
    O servidor se tornará estável no serviço público após 3 anos de exercicio no cargo efetivo.
    Nessa questão o servidor já é estável no serviço público, porém como se trata de um novo cargo será contado um novo estágio probatório, este de 24 meses.

    Gabarito: Errado
  • olá, cuidado colega....entendimento dominante .."STJ e STF sobre a vinculação ou não do prazo de estágio probatório ao período exigido para aquisição de estabilidade no serviço público, que foi estendido de 2 (dois) para 3 (três) anos com a reforma perpetrada pela Emenda Constitucional nº 19/98.

    Fonte:
    Leia mais: http://jus.com.br/revista/texto/15086/breve-comentario-sobre-o-tempo-de-estagio-probatorio-na-atual-jurisprudencia-do-stj-e-stf#ixzz2VTI0hfnz

    bons estudos
  • Justificativa do CESPE em 2004:

    "Errado, porque a questão está regida pelo art. 20, § 2.º, c.c art 29, I, da Lei n.º 8.112/90, in verbis:
    “Art. 20, § 2º O servidor não aprovado no estágio probatório será exonerado ou, se estável, reconduzido ao cargo anteriormente ocupado, observado o disposto no parágrafo único do art. 29.”
    “Art. 29. Parágrafo único – Encontrando-se provido o cargo de origem, o servidor será aproveitado em outro, observado o disposto no art. 30”.
    Logo, a lei determina a exoneração (se não estável) ou a recondução (se estável, como no presente caso)."
    Fonte: http://www.cespe.unb.br/concursos/dpf_2004_reg/arquivos/RAZOES_PARA_ANULACAO_ALTERACAO_DE_GABARITO.PDF

  • Como Mario já possui estabilidade no serviço púlico, então não sendo aprovado no estágio probatório será ele reconduzido ao cargo de origem. 
  • Amigos, não podemos deixar de mencionar que no caso em questão, Mário poderá sim ser reconduzido ao cargo anterior. Mas isso tem um prazo e ele não poderá ultrapassar esse limite. 

    Vamos que vamos Goiás...
  • Qual é esse prazo?

  • Discordo do gabarito da questão. Mario será sim exonerado do cargo em que ele se encontra em estagio probatorio. Uma coisa não elimina a outra. Não é porque que ele vai ser reconduzido ao cargo de origem que ele não está sendo exonerado nesse cargo atual.

    Entendi o raciocinio da questão se baseando no disposto no artigo 29, mas ele cometeu um equivoco e esta questão deveria ser anulada!
  • O ato ilegal anulado gera direito a indenização??
     
     
    O item está ERRADO.
    Não é uma questão trivial. O ato ilegal , em si,pode ou não gerar direito à indenização
    . O item, como escrito, não nos permite concluir, conclusivamente,se há ou não dever de o Estado indenizar.
    Por exemplo: na Lei de Licitações, é previsto que se o erro for imputável ao particular, não há dever do Estado de indenizar.
    Agora, em havendo ilegalidade, e esta de origem do Estado, portanto,sem qualquer participação do particular, é dever do Estado indenizar.
    Assim, a sentença, por não vincular o erro ao Estado ou ao particular , não permite fincarmos, com certeza, sua exatidão, daí sua incorreção. Para que o item fosse correto, a redação deveria ser: o ato ilegal anulado PODE gerar direito à indenização. Perceba como, suavemente, a redação mudou.
  • Questão confusa, pois caso ele seja reprovado no estágio probatório ele será sim exonerado, e então, depois será reconduzido ao cargo anteriormente ocupado.  

  • Pessoal muita atenção, lei determina a exoneração do servidor não estável ou, como neste caso, a recondução pois é estável em outro cargo.

  • Mário, servidor público federalestável, foi aprovado em concurso público e nomeado para o novo cargo igualmente regido pelo Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis da União.
    A respeito dessa situação hipotética, julgue o item subseqüente.
    Caso seja reprovado no estágio probatório, Mário será exonerado. 

    QUESTÃO PERFEITA: GABARITO > ERRADO!

    EX: Caso Mario fosse aprovado em concurso pela primeira vez. Ele seria realmente exonerado se não aprovado no (EP) de 3 anos.

    EX: Como ele já era estável, então se foi reprovado no (EP) de 3 anos. Logo, será reconduzido ao cargo anterior.

    Errei a questão, pois acabei lendo com pressa. Mas, a Cespe gosta realmente de fazer isso.

    AVANTE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • Questão dúbia. Será exonerado. 
    O estágio ou do cargo?

  • Andrey Magalhães do cargo!

  • Errado.


    Será reconduzido ao antigo cargo pois é estável.

    Na boa, achei essa questão escrota demais, pois é dúbia. Antes de entrar no processo de recondução ele passou pelo processo de exoneração após estágio, o que também leva a entender que está certa.

    Questão que a banca escolhe o resultado.

  • Recondução ao cargo anterior visto que houve inabilitação em estágio probatório.

  • por ele ter estabilidade e optar por outro cargo de mesmo regime jurídico ele não perde a estabilidade, somente se fosse cargo de regime jurídico diferente com Estadual ou Municipal ai sim teria que passar novamente pelo estagio probatório podendo ser exonerado em caso de reprovação e em seguida reconduzido. 

  • Essa questão está muito vaga. Mário terá o direito de ser reconduzido ao cargo anterior caso ele tenha pedido " posse em outro cargo inacumulável'. Agora se Mário ao ser nomeado no novo cargo tenha pedido exoneração do antigo cargo, ele será sim de fato exonerado do novo cargo e não terá o direito de recondução ao antigo cargo. 

  • Muito mau formulada!

    Não dá para saber se a questão se refere ao cargo anteriormente ocupado ou ao novo cargo que está em estágio probatório.

    Caberia recurso facilmente.

    CERTO: será EXONERADO do cargo que foi reprovado no estágio probatório.

    ERRADO: será RECONDUZIDO ao cargo anteriormente ocupado.


  • q raiva que questão mal formulada e incompleta 

  • CERTO

    ERA ESTÁVEL E REPROVOU? RECONDUZIDO

    NÃO ERA ESTÁVEL E REPROVOU? EXONERADO

     

  • Questão pra adivinhar o pensamento da banca já que o enunciado diz que ele já tinha outro cargo.Infelizmente temos que dançar a música galera.

  • Questão incompleta!

  • 1° Ele seria exonerado do cargo e depois reconduzido.

  • TA... TENTANDO ENTENDER..... SE EU ESTIVER ENGANADO POR FAVOR ME DESCULPEM.

    Mário, servidor público federal estável, ( AQUI ELE TINHA UM VINCULO)... ESTAVEL

    foi aprovado em concurso público e nomeado para o novo cargo igualmente regido pelo Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis da União. ( AQUI ELE TEM OUTRO VINCULO)... PROBATORIO

    Caso seja reprovado no estágio probatório, Mário será exonerado ( AQUI JA DIZ QUE É O ESTAGIO PROBATORIO)... E QUANDO NAO PASSA POR AVALIAÇÃO EM ESTAGIO PROBATORIO ELE NAO É EXONERADO???? E PARA ELE SER RECONDUZIDO AO OUTRO CARGO ESTAVEL ELE PRIMEIRAMENTE TEM QUE SER EXONERADO NESSE ULTIMO... SE ELE NAO FOR EXONERADO ELE ESTARA COM 2 CARGOS PUBLICOS...

    CONCORDO COM O COLEGA SEAL . 

     

    Exoneração versus demissão

    Caso o servidor não seja aprovado no estágio probatório, não deverá ser demitido, mas exonerado, conforme o § 2º do art. 20 da Lei n. 8.112/90:

            § 2º   O servidor não aprovado no estágio probatório será exonerado ou, se estável, reconduzido ao cargo anteriormente ocupado, observado o disposto no parágrafo único do art. 29.

  • EXONERAÇÃO PRIMEIRO, DEPOIS RECONDUÇÃO.

    QUESTÃO RIDÍCULA

  • Mário era ESTÁVEL = RECONDUZIDO.

    SE NÃO ESTÁVEL = EXONERADO.

    GALERA, NÃO EXISTE ''PEDIDO DE VACÂNCIA''´CASO UM SERVIDOR ESTÁVEL SEJA APROVADO EM CONCURSO PÚBLICO PARA ASSUMIR OUTRO CARGO. O QUE O SERVIDOR TEM QUE FAZER É IŃFORMAR A NÃO POSSIBILIDADE DE ACUMULAÇÃO DOS CARGOS.

    LEMBRANDO QUE: A RECONDUÇÃO SÓ EXISTE PARA SERVIDOR ESTÁVEL.

    FONTE: PROF. Roosevelt Ferraz.

    Não entendo o pq de muitos colegas dizerem que a questão  está incompleta/mal fomulada. Não há nada de errado nela.

  • A questão está correta (ao trazer o gabarito errado), devemos lembrar que a estabilidade é no Serviço Público ( se dá uma vez), já o estágio probatório é no cargo e é devido a cada novo cargo.

     

    sabendo disso fica claro o que diz a norma 

     

     § 2º do art. 20 da Lei n. 8.112/90:

            § 2º   O servidor não aprovado no estágio probatório será exonerado ou, se estável( ou seja, já cumpriu 3 anos de efetivo exercício ao menos em um cargo), reconduzido ao cargo anteriormente ocupado, observado o disposto no parágrafo único do art. 29.

  • LEI Nº 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1990

    Art. 20.  - § 2o  O servidor não aprovado no estágio probatório será exonerado ou, se estável, reconduzido ao cargo anteriormente ocupado, observado o disposto no parágrafo único do art. 29.


    Gabarito Errado!

  • a estabilidade de passa p o outro...

  • Neste caso, como Mário já era estável, não será exonerado. Portanto, será reconduzido ao cargo anteriormente ocupado. 

  • Mario leva com ela a sua estailidade, pra qualquer lugar que for

  • § 2o  O servidor não aprovado no estágio probatório será exonerado ou, se estável, reconduzido ao cargo anteriormente ocupado, observado o disposto no parágrafo único do art. 29.

  • Como já possuía estabilidade o servidor será apenas reconduzido.

  • Claro que será exoneração do cargo atual, aí sim será reconduzido. Questão deveria ser anulada
  • reconduzido

  • Questão do tipo que erramos por saber demais !!

  • Se não houver a exoneração antes da recondução, o que acontece com o cargo em que foi reprovado? perde-se a vaga? não há como deixar o cargo vago por consequência da recondução somente.

  • Questão mal formulada na minha opinião, nesse caso o servidor seria exonerado do novo cargo que ocupava e reconduzido para o antigo cargo.

  • Lembrando que a Recondução NÃO É hipótese de vacância de cargo público!

    Vacância

     7 hipóteses (“PERDA PF”)

    P. Posse, em outro cargo

    E. Exoneração

    R. Readaptação

    D. Demissão

    A. Aposentadoria

    P. Promoção

    F. Falecimento

    --> Recondução --> NÃO É!!

  • questão muito simples. será reconduzido . é importante salientar que ele tem que ser estável do cargo de origem e não ter pedido exoneração

  • ESSA questão poderia ser MUITO MAIS maldosa de tantas formas diferentes:

    ...

    ..

    .

    (Questão Minha)

    Servidor nomeado, sob regime da 8.112/90, e, posteriormente, reprovado em estágio probatório não será exonerado se, ao tempo da exoneração, já possuía a condição de estabilidade adquirida anteriormente pelo mesmo regime.

    CERTO // ERRADO

  • questao simples , sera reconduzido

  • ERRADO

    Mario sendo reprovado, será reconduzido ao cargo anterior

    Recondução - Retorno do servidor estável ao cargo anterior

  • será exonerado deste e reconduzido àquele

    to errado?

  • Concurseiro tá tão acostumado com pegadinhas das bancas, que quando não tem, erra a questão...

  • Estável reprovado no estágio probatório do Novo concurso será Reconduzido ao cargo anterior que ocupava.

  • Ele é servidor estável, ou seja, possui cargo e foi reprovado em novo cargo

    Então ele será RECONDUZIDO para o cargo anterior.

  • Será reconduzido para o cargo anterior.

  • Como assim? Ele será reconduzido? Então recondução gera vacância??

    Ele será exonerado do cargo e reconduzido ao outro. Esse era meu entendimento até hoje. Caso ele, ao ser reprovado, seja reconduzido DO cargo, então a recondução gerou a vacância.

    Como sabemos que recondução não gera vacância, o que gerou a vacância no caso acima??? Morte, aposentadoria, promoção, readaptação, demissão não foram... Exoneração também não... FOI OQ ENTÃO?

  • Como ele já era servidor estável em cargo público, ele será reconduzido ao cargo antes ocupado. Caso não fosse estável, seria exonerado. 

  • Pessoal, NÃO inventem... Esse ngc de: se ele isso, se ele aquilo não existe.

    É CESPE, não brinquem.

    SÓ O PAPIRO LIBERTA!

  • Súmula Vinculante 21 do STF: Funcionário em estágio probatório não pode ser exonerado nem demitido sem inquérito ou sem as formalidades legais de apuração de sua capacidade.

  • ué, mas se ele não quiser voltar pro antigo cargo? êêê Cespe!

  • Súmula 21 do STF : funcionário em estágio probatório não pode ser exonerado nem demitido sem inquérito ou sem as formalidades legais de apuração de sua capacidade.

  • Se foi reprovado no estagio probatório, estaria no fim dele.. e consequentemente, não deveria ser exonerado? Esse Cespe faz o que quer.

  • Se não ler o textinho, erra

  • Lei 8112/90

    art 20

    § 2   O servidor não aprovado no estágio probatório será exonerado ou, se estável, reconduzido ao cargo anteriormente ocupado, observado o disposto no parágrafo único do art. 29.

    Ou seja, muitos comentários aqui estão incorretos, afirmando que será exonerado de um e reconduzido em outro. A lei é clara. Se estável, será reconduzido.

  • Pergunta mal elaborada. Não diz em qual cargo ele é estável. Gera dúvida na análise.
  • Não deu p entender direito!

  • Eu li rápido de mais e acabei errando.

  • Lei 8112/90, Art. 20 § 2o  O servidor não aprovado no estágio probatório será exonerado ou, se estável, reconduzido ao cargo anteriormente ocupado, observado o disposto no parágrafo único do art. 29.

    FALHA NO ESTÁGIO PROBATÓRIO 

    ----

    SERVIDOR ESTÁVEL = RECONDUÇÃO 

    SERVIDOR NÃO ESTÁVEL = EXONERAÇÃO

  • ERRADA será reconduzido ao cargo anterior