SóProvas


ID
741481
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2004
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

O problema da escolha em situação de escassez, abordado pela microeconomia, as interações entre governo e mercados privados, e as questões macroeconômicas são temas relevantes para a
ciência econômica. A esse respeito, julgue os itens a seguir.

Esquemas regulatórios que obrigam um monopolista perfeitamente discriminador a cobrar um único preço pelo seu produto podem conduzir a reduções do nível de eficiência na economia

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: CERTO

    "Esquemas regulatórios que obrigam um monopolista perfeitamente discriminador a cobrar um ÚNICO PREÇO pelo seu produto podem conduzir a REDUÇÕES do nível de eficiência na economia."

    Para que ocorram AUMENTOS do nível de eficiência na economia, as
     Políticas de Necessidades de Regulação devem buscar justamente o contrário. Vejamos o seguinte exposto:

    Necessidade da Regulação
    Em linhas gerais, os objetivos da missão regulatória são os seguintes:
    1 - Buscar a eficiência econômica, garantindo o serviço ao menor custo para o usuário;
    2 - Evitar o abuso do poder de monopólio, assegurando a menor diferença entre preços e custos, de forma compatível com os níveis desejados de qualidade do serviço; assegurar o serviço universal; (A prática de PREÇO ÚNICO pode prejudicar a diferença entre preços e custos)
    3 - Assegurar a qualidade do serviço prestado;
    4 - Estabelecer canais para atender a reclamações dos usuários ou consumidores sobre a prestação dos serviços;
    5 - Estimular a inovação (identificar oportunidades de novos serviços, remover obstáculos e promover políticas de incentivo à inovação);
    6 - Assegurar a padronização tecnológica e a compatibilidade entre equipamentos; e garantir a segurança e proteger o meio ambiente.
    A tarefa regulatória, contudo, reveste-se de grande complexidade, tendo em vista a existência de diversas dificuldades decorrentes da assimetria de informações pró-produtores, fazendo com que o comportamento das firmas seja de difícil, custosa e complexa monitoração por parte dos reguladores.
     
    Ainda dentro deste contexto temos, dentre outros Instrumentos Regulatórios a:

    Regulação da Concorrência
    A regulação tem papel importante no período de transição de um ambiente monopolista para outro competitivo, devido às fortes assimetrias entre as empresas incumbentes e as entrantes. As políticas regulatórias a serem traçadas nesse período devem incluir aspectos relacionados ao estímulo à criação de um ambiente competitivo.  (Ou seja, não se pode estabelecer um PREÇO ÚNICO, pois assim perde-se o aspecto competitivo)
    As novas políticas regulatórias assumem a forma de uma intervenção mais indireta, através do monitoramento de uma estrutura competitiva para a indústria, visando criar o ambiente mais neutro possível para todos os agentes. Nesse novo contexto, aumenta-se a complexidade regulatória, tendo em vista a necessidade de o regulador avaliar cuidadosamente a oportunidade de flexibilização dos controles de preços, para que isso não ocorra antes do tempo necessário ao desenvolvimento de um ambiente competitivo, vindo, assim, a prejudicar os consumidores.

    Fonte: A Regulação dos Setores de Infra-Estrutura no Brasil - José Claudio Linhares Pires

    Bom amigos, espero ter ajudado.
    Bons estudos a todos.
  • A afirmação está correta. O monopolista é quem decide preços e quantidades que serão demandadas pelo mercado. Portanto, quaisquer ações regulatórias no sentido de alteração do preço que maximizaria o lucro do monopolista reduzirá as quantidades que ele estaria disposto a disponibilizar e, portanto, diminuiria ainda mais a eficiência econômica.
  • A questão é simples! um monopolista perfeitamente discriminador é capaz de fazer com que cada comprador pague pelo produto exatamente quanto estaria disposto a pagar no máximo, ou seja, o monopolista é capaz de absorver todo o excedente do consumidor. Quando um esquema regulatório impõe um preço único pode fazer com que o monopolista atenda agora uma parte menor dos demandantes, trabalhando de maneira menos eficiente do que antes. 

    Boa sorte a todos!