SóProvas


ID
747310
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2012
Provas
Disciplina
Relações Internacionais
Assuntos

Criado a partir do Tratado de Assunção, assinado em 1991, o Mercado Comum do Sul (MERCOSUL) visa primordialmente promover a integração dos quatro Estados Partes por meio da livre circulação de bens, serviços e fatores produtivos, do estabelecimento de uma Tarifa Externa Comum (TEC), da adoção de uma política comercial comum, da coordenação de políticas macroeconômicas e setoriais, e da harmonização de legislações nas áreas pertinentes. Mais recentemente, com o propósito de materializar esses objetivos, os Estados Partes criaram o Fundo para a Convergência Estrutural do MERCOSUL (FOCEM), a respeito do qual, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • O Fundo de Convergência Estrutural (FOCEM) foi criado, em 2006, com o objetivo de resolver as diferenças intrabloco beneficiando as economias menores do Mercosul. O Fundo financia projetos com o objetivo de promover a convergência estrutural; o desenvolvimento da competitividade; a promoção da coesão social. 

    O Fundo é formado por contribuições anuais dos Estados Partes que totalizam cem milhões de dólares. As contribuições foram estabelecidas com a seguinte proporção: Brasil 70%, Argentina 27%, Uruguai 2% e Paraguai 1%; e a distribuição dos recursos são inversamente proporcionais sendo: Paraguai 48%, Uruguai 32%, Argentina 10% e Brasil 10%. 

    Vale lembrar que o Fundo foi iniciativa brasileira o que demonstra o enorme interesse do país pelo sucesso do Mercosul. Na data de hoje ainda não havia sido definida a participação da Venezuela. 

    Resposta: C