-
Entende-se por funções essenciais à Justiça o conjunto de atividades profissionais jurídicas (exceto a Magistratura), públicas ou privadas, encarregadas de promover o funcionamento da máquina do Poder Judiciário.
A CF/88 elegeu as seguintes atividades como essenciais à Justiça: Ministério Público, Advocacia Pública, Advocacia e Defensoria Pública.
Gabarito: A
-
O SERVIDOR PÚBLICO é a base da cadeia alimentar. Para a CF, essenciais são só os membros, os servidores normais, é claro que não!
-
Olá pessoal!!
Resposta: letra "A" de Avião...
Criei um macete pra lembrar na hora da prova:
vc............. MIN DA!!
*MINistério Público
*Defensoria Pública
*Advocacia Pública
Forte abraço a todos e bons estudos!!
-
Pelo amor de Deus, com esse nível de questão para oficial de justiça, e cheguo a uma conclusao, a qualidade de serviços prestados por esses servidores nao deve ser la essas coisas não viu, questão tosca.. Nunca vi esse tipo de questao para Delegado de Polícia, que em geral são bem difíceis, e em muitos estados tem uma remuneração inferior a de oficiais..
Eiiiita Brasilsaooo..
Gente, o cara não precisa nem decorar nada para acertar essa pergunta, é uma questão de estilística, concordância, gramática. Como que o termo servidor público, que da uma idéia concretude, pode ser uma espécie de função, que nos da uma idéia de algo abstrato.. A função SERVIDOR PÚBLICO nao soa estranho?
-
Que questão medíocre. O candidato estuda vários assuntos, daí vê que um assunto que ele estudou foi dado de bandeija a todos os inscritos num concurso.
-
QUE QUESTÃO PÍFIA!!
-
E mesmo assm muita gente errou!
-
Como são os servidores que acabam levando os serviços nas costas, são eles que acabam sendo a função mais essencial à Justiça!!!
-
siri na lata!
-
O capítulo IV, da Constituição Federal de 1988, com redação dada pela EC 80/2014, elenca como funções essenciais à justiça: o Ministério Público (Art. 127); a Advocacia-Geral da União (Art. 131); a Advocacia (Art. 133) e a Defensoria Pública (Art. 134). Logo, à luz do que se expôs linhas acima, chega-se à conclusão de que é incorreto afirmar que se inclui entre as funções essenciais à Justiça previstas na Constituição da República o servidor público. Assim, a única opção que diverge do rol constitucional, é aquela mencionada na alternativa “a”.
Mnemônico: funções essenciais à justiça são uma D-A-M-A:
Defensoria Pública;
Advocacia Geral da União;
Ministério Público;
Advocacia.
GABARITO: A.
-
MINISTÉRIO PÚBLICO
ADVOCACIA PÚBLICA
ADVOCACIA
DEFENSORIA PÚBLICA
-
A questão exige conhecimento acerca das funções essenciais à Justiça e pede ao candidato que assinale o item incorreto.
Para responder a questão, necessário saber que o Capítulo IV da CF traz as funções essenciais à Justiça e são divididas em quatro seções, a saber:
Seção I - Do Ministério Público; Seção II - Da Advocacia Pública; Seção III - Da Advocacia; Seção IV - Da Defensoria Pública;
Portanto, o único item que está incorreto é o de letra "A": servidor público.
Gabarito: A