SóProvas


ID
7636
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2004
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

A justificativa para o que foi denominado ciclo político invertido baseou-se no argumento da existência de restrições políticas ou sociais à adoção de medidas fiscais impopulares. A promoção do desenvolvimento e o esforço no sentido de minimizar os conflitos sociais formam, naturalmente, parte do ideário de qualquer governo. O que caracteriza as políticas populistas, de acordo com seus críticos, seria a combinação de quatro fatores. Identifique o fator que não é pertinente.

Alternativas
Comentários
  • Políticas populistas:
    a) O ativismo governamental. Correto, pois implica a ação do governo intervindo em contraprestações à sociedade
    b) O redistributivismo a qualquer custo. Correto, pois visa a redistribuição de renda através de programas sociais, isenções, concessões de beneficios sem contrapartida. A qualquer custo porque não leva em consideração contrapartidas para manter o equilibrio das contas públicas como : redução de gastos, fonte de custeio etc.
    c) A afirmação das consequências positivas de elevados déficits fiscais. Errada. Claro que afirmar ser positivo défcits fiscais não há de ser uma atitude sensata em qualquer tipo de governo.
    d) Correta. Famosas as frases "Nunca antes na história deste pais...."Pois isto retrata uma tentativa de mostrar condições positivas mesmo quando o contexto é outro.
    e) Correta. Novamente, uma política populista não leva em consideração contextos econômicos, está mais preocupada em manter programas sociais que causam maiores impactos a curto prazo na percepção do povo.

  • Discordo do gabarito. 

    c) É próprio dos regimes populistas a afirmação de haverem mais consequências positivas do que negativas no endividamento dos Estados, o que o estudo da Economia mostra não ser verdade, pois um devedor terá sempre custos maiores para as suas ações do que um credor, afora a perda com o pagamento de juros para o sistema financeiro.

    a) O "ativismo governamental" pode ser entendido como a mera ação incisiva e resolutiva do Estado no enfrentamento de problemas históricos e persistentes, agindo de forma a equacionar tais problemas, mas não necessariamente com viés populista ou ideologizante. Creio que o gabarito deveria ser a letra A.