SóProvas



Questões de Direitos civis, políticos e sociais


ID
7636
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2004
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

A justificativa para o que foi denominado ciclo político invertido baseou-se no argumento da existência de restrições políticas ou sociais à adoção de medidas fiscais impopulares. A promoção do desenvolvimento e o esforço no sentido de minimizar os conflitos sociais formam, naturalmente, parte do ideário de qualquer governo. O que caracteriza as políticas populistas, de acordo com seus críticos, seria a combinação de quatro fatores. Identifique o fator que não é pertinente.

Alternativas
Comentários
  • Políticas populistas:
    a) O ativismo governamental. Correto, pois implica a ação do governo intervindo em contraprestações à sociedade
    b) O redistributivismo a qualquer custo. Correto, pois visa a redistribuição de renda através de programas sociais, isenções, concessões de beneficios sem contrapartida. A qualquer custo porque não leva em consideração contrapartidas para manter o equilibrio das contas públicas como : redução de gastos, fonte de custeio etc.
    c) A afirmação das consequências positivas de elevados déficits fiscais. Errada. Claro que afirmar ser positivo défcits fiscais não há de ser uma atitude sensata em qualquer tipo de governo.
    d) Correta. Famosas as frases "Nunca antes na história deste pais...."Pois isto retrata uma tentativa de mostrar condições positivas mesmo quando o contexto é outro.
    e) Correta. Novamente, uma política populista não leva em consideração contextos econômicos, está mais preocupada em manter programas sociais que causam maiores impactos a curto prazo na percepção do povo.

  • Discordo do gabarito. 

    c) É próprio dos regimes populistas a afirmação de haverem mais consequências positivas do que negativas no endividamento dos Estados, o que o estudo da Economia mostra não ser verdade, pois um devedor terá sempre custos maiores para as suas ações do que um credor, afora a perda com o pagamento de juros para o sistema financeiro.

    a) O "ativismo governamental" pode ser entendido como a mera ação incisiva e resolutiva do Estado no enfrentamento de problemas históricos e persistentes, agindo de forma a equacionar tais problemas, mas não necessariamente com viés populista ou ideologizante. Creio que o gabarito deveria ser a letra A. 

ID
99961
Banca
FCC
Órgão
DPE-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

A política social, segundo Evaldo Vieira, foi historicamente compreendida como:

I. Resposta às necessidades sociais, satisfazendo-as ou não, pois a política econômica e a social vinculam-se à acumulação do capital.

II. Estratégia governamental de intervenção nas relações sociais, unicamente pode existir com o surgimento dos movimentos populares do século XIX.

III. Conjunto de serviços, programas, projetos e benefícios destinados aos mais pobres e executado exclusivamente no campo público.

É correto o que se afirma APENAS em

Alternativas
Comentários
  • III - errada: a PS não é executada exclusivamente no campo público, lembram do 3o setor?


ID
100030
Banca
FCC
Órgão
DPE-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Considerando o importante papel que o contexto social tem na concretização dos direitos sociais, ao ser chamado para elaborar um estudo da situação o assistente social deve considerá-lo como:

I. conjunto de informações, constantemente alimentadas e processadas, as quais se constituem em subsídios permanentes que permitem localizar, compreender, explicar e prever tendências de uma situação como um todo.

II. documento que reúne as aproximações sucessivas do objeto a ser estudado sem juízo de valor, considerando que todos os elementos já estão dados a priori.

III. instrumento capaz de acumular elementos de juízo que permitam esboçar hipóteses alternativas variáveis de intervenção.

É correto o que se afirma APENAS em

Alternativas

ID
104329
Banca
FCC
Órgão
DPE-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Historicamente, o processo de ampliação da cidadania produziu a incorporação progressiva de diferentes segmentos populacionais à igualdade formal e a expansão da codificação de direitos nas instituições dos estados nacionais. De acordo com essa perspectiva, o conceito de cidadania incluiu sucessivamente:

Alternativas
Comentários
  • A questão "A" e "C" são iguais.
  • Sã os direitos de primeira, segunda e terceira geração. Ou seja, os civis, politicos e sociais.
  • Liberdáde - civil igualdade - político - fraternidade - social direitos de 1a 2a 3a geração 

  • direitos civis, direitos políticos e direitos sociais

  • No Brasil, a sucessão de direitos não se deu dessa maneira.

    A questão está correta, mas generaliza e desconsidera especificidades históricas particulares.


ID
213121
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

No ano de 2005, ocorreram várias rebeliões de jovens nas periferias de grandes cidades francesas, especialmente nos arredores de Paris, em que carros foram incendiados e monumentos foram pichados e destruídos. Com relação a esse tipo de situação, assinale a opção correta considerando os pressupostos da sociologia jurídica.

Alternativas
Comentários
  • Pelo que pude acompanhar, nos noticiários, aquelas revoltas tinham mais a ver com rebeliões contra os maus tratos da polícia do que com diferença cultural!


ID
345895
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Patrocínio - MG
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

“[...] a cidadania é o próprio direito à vida no sentido pleno. Trata-se de um direito que precisa ser construído coletivamente.” (COVRE, M. de Lourdes. O que é cidadania, 2007, p.11)

Numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I relacionando cada tipo de direito à sua abrangência.

COLUNA I

1. Direitos civis

2. Direitos sociais

3. Direitos políticos


COLUNA II 

( ) dizem respeito à alimentação, habitação, saúde, educação, etc.

( ) dizem respeito à livre expressão de pensamento, prática política, religiosa,etc.

( ) dizem respeito ao direito de se dispor do próprio corpo, locomoção, segurança,etc.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência de números CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra D


    Direitos sociais Artigo 6 da constituição Federal - 

    Macete para não esquecer.....

    Edu Mora Ali      (educação, moradia, alimentação)

    Sau trabalha La (Saúde, Trabalho, Lazer)

    Assis ProSeg Preso (Assistência Social, Proteção a Maternidade, Segurança e Previdência social.

    Direitos Políticos......:

    Artigo 7 da Constituição e outros princípios no Artigo 5,

    direitos de elegibilidade, manifestação de pensamento vedado anonimato, liberdade de crença.

    Direitos Civis....

    É o direito do dia a dia das pessoas, em suas relações privadas cotidianas.


ID
424525
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PM-DF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Cidadania é, essencialmente, a consciência de direitos e deveres e o exercício da democracia: direitos civis, direitos sociais, direitos políticos. Acerca dos temas cidadania e ética, julgue os itens que se seguem.

A cidadania moderna é construída a partir de processos de acumulação de direitos por parte dos integrantes de uma sociedade, o que leva, em contrapartida, ao aumento das limitações do Estado e à incorporação de camadas cada vez mais amplas da população à condição de cidadãos.

Alternativas
Comentários
  • Nos países ocidentais, a cidadania moderna se constituiu por etapas. T. H. Marshall afirma que a cidadania só é plena se dotada de todos os três tipos de direito:

    1. Civil: direitos inerentes à liberdade individual, liberdade de expressão e de pensamento; direito de propriedade e de conclusão de contratos; direito à justiça; que foi instituída no século 18;

    2. Política: direito de participação no exercício do poder político, como eleito ou eleitor, no conjunto das instituições de autoridade pública, constituída no século 19;

    3. Social: conjunto de direitos relativos ao bem-estar econômico e social, desde a segurança até ao direito de partilhar do nível de vida, segundo os padrões prevalecentes na sociedade, que são conquistas do século 20.

  • Aquestão está CERTA

ID
424531
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PM-DF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Cidadania é, essencialmente, a consciência de direitos e deveres e o exercício da democracia: direitos civis, direitos sociais, direitos políticos. Acerca dos temas cidadania e ética, julgue os itens que se seguem.

A ética tem a sua base conceitual na palavra moral. Apesar de ética e moral significarem hábitos e costumes, no sentido de normas comportamentais que se tornaram habituais, a ética engloba uma reflexão crítica acerca dos alicerces de um sistema de costumes de uma pessoa, grupo ou sociedade.

Alternativas
Comentários
  • A moral incorpora as regras que temos de seguir para vivermos em sociedade, regras estas determinadas pela própria sociedade. Quem segue as regras é uma pessoa moral; quem as desobedece, uma pessoa imoral.

    A ética, por sua vez, é a parte da filosofia que estuda a moral, isto é, que reflete sobre as regras morais. A reflexão ética pode inclusive contestar as regras morais vigentes, entendendo-as, por exemplo, ultrapassadas.

  • A questão está certa
  • A ética é a “ parte da Filosofia que estuda os valores morais e os princípios ideais da conduta humana”, definida também como “Conjunto de princípios morais que se devem observar no exercício de uma profissão”. A ética é a moral aplicada ao ambiente de um determinado grupo (ou a uma determinada pessoa). Dentro do contexto da ética profissional, está agindo de forma ética o funcionário que não agride o outro, não rouba nem se apropria dos aparelhos e utensílios do escritório.

    Portanto, a afirmativa está CERTA!

     

    Prof. Marcelo Camacho

  • errei por causa da "reflexão crítica" :(

  • "Apesar de ética e moral significarem hábitos e costumes" - pelo que estudei, hábitos e costumes referem-se à moral. Aqui, estão sendo tratadas como sinônimos e elas não são. Mas sempre quando cai essa matéria, é tudo muito subjetivo infelizmente.


ID
560458
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Prefeitura de Salvador - BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

A falta de moradia, de saneamento básico, o desvio das formas ortodoxas de sobrevivência, a fome e a criminalidade mostram o Brasil como uma das sociedades mais desiguais do planeta. Temáticas como “A Vida no Lixão” e “Fome Zero” discutem a pobreza como um(a)

Alternativas

ID
793885
Banca
UNICENTRO
Órgão
UNICENTRO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Sobre cidadania, marque com V as afirmativas verdadeiras e com F, as falsas.

( ) A cidadania está ligada à possibilidade de se votar nas eleições, de modo que apenas os indivíduos maiores de 16 anos são considerados cidadãos.
( ) O indivíduo que goza de direitos civis e políticos e que está sujeito a uma série de deveres perante o Estado é cidadão.
( ) Um exemplo de atuação cidadã é saber se posicionar contra o abandono e a exclusão das pessoas necessitadas e de outros grandes problemas existentes no país.
A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é a

Alternativas
Comentários
  • Descartei a primeira no que diz: '' de modo que apenas os indivíduos maiores de 16 anos são considerados cidadãos '', sendo que ''Cidadão é indivíduo que tem plenos direitos e deveres num estado; habitante de uma cidade; pessoa''. Analisando as opções marquei a mais óbvia. Resposta (d)

  • Uma definição de cidadania deve levar em conta, de um lado, a participação dos cidadãos na vida política e social de sua sociedade e, de outro, o exercício de direitos e deveres. Além disso, a cidadania também pode ser compreendida a partir de sua divisão em três tipos, cada uma correspondendo aos três direitos que a elas se associam: os direitos civis, os direitos políticos e os diretos sociais. Tendo isso em vista, não é possível relacionar a ideia de cidadania apenas com a possibilidade de votar nas eleições, na medida em que a participação dos indivíduos na sociedade extrapola o processo eleitoral, podendo também se manifestar por meio de manifestações, por exemplo. Desse modo, a primeira afirmação está incorreta, considerando ainda que os indivíduos menores de 16 anos também são cidadãos, na medida em que possuem direitos e deveres. A segunda afirmação está correta, visto que relaciona cidadania não apenas com o exercício de direitos e deveres, como também com o pertencimento a um Estado Nação. A terceira afirmação também está correta, na medida em que o posicionamento do indivíduo em relação aos problemas sociais dá conta justamente de uma das dimensões da cidadania, isto é, a participação do cidadão na vida social política.

    Desse modo, a alternativa correta é a opção “d”. 


  • Essas palavras: apenas, com certeza, sempre, nunca, de modo geral....... já indicam q a questão é 90% errada.

ID
793912
Banca
UNICENTRO
Órgão
UNICENTRO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

O termo cidadania é explicado pelo seguinte conceito:

Alternativas
Comentários
  • a) Identidade
    b) CORRETA
    c) Relação social
    d) Cultura
    e) Movimento Social
  • O conceito de cidadania pode ser compreendido a partir de dois pilares: 1) participação do cidadão na vida social e política; 2) exercício de diretos (civis, sociais e políticos) e sua contrapartida, isto é, os deveres do cidadão diante da sociedade. A participação política é fundamental, porque a cidadania é um processo que deve ser construído por meio da organização e intervenção social de indivíduos que reivindicam seus direitos. Por outro lado, ser cidadão está intimamente relacionado à garantia dos direitos essenciais para a vida plena, e também à consciência que cada indivíduo deve ter acerca dos seus deveres para o bom funcionamento da sociedade.

    Tendo isso em vista, a única opção que define o conceito de cidadania é a letra “b”. 


ID
800320
Banca
UNICENTRO
Órgão
UNICENTRO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

A respeito da cidadania, está correto o que afirma em

Alternativas
Comentários
  • O estabelecimento dos direitos de cidadania tem relação com o surgimento dos Estados Nacionais e com a expectativa criada em torno da ideia de que eles seriam responsáveis por garantir os direitos dos cidadãos em um determinado território. Além disso, uma discussão sobre cidadania também deve levar em conta os seguintes aspectos: a participação do cidadão na vida política e social, além do exercício de direitos e deveres. Isso posto, a opção “a” está incorreta, considerando que a possibilidade de votar expressa um direito político garantido ao cidadão, mas não é apenas por meio do exercício do voto que se garante uma cidadania plena. A opção “b” também está incorreta, na medida em que na Grécia e  na Roma antiga a mulher não era considerada cidadã, apenas os homens com propriedades.  A alternativa “c” está incorreta, visto que todo indivíduo que nasce no Brasil ou que seja naturalizado brasileiro é considerado cidadão desse país, independente da idade. A opção “e” também está incorreta, já que, embora a ideia de cidadania tenha sua origem na criação dos Estados Nacionais, isso não significa que os indivíduos dependem deles. Para conquistar seus direitos, os homens precisam participar da vida do seu país e pressionar o Estado para que suas demandas sejam atendidas.


    A opção correta, portanto, é a alternativa “d”. 


  • Alternativa D

    A cidadania é o exercício dos direitos e deveres civis, políticos e sociais estabelecidos na Constituição, é ter consciência do desempenho de seus deveres na sociedade e do gozo de seus direitos.


ID
1196233
Banca
IBFC
Órgão
SEAP-DF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Ainda para Giddens, a Carta Universal dos Direitos Humanos de 1948:

Alternativas
Comentários
  • gabarito D

     


ID
1304512
Banca
EXATUS
Órgão
PM-RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Sobre o conceito de cidadania é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Pressupõe um conjunto de deveres e direitos, civis, políticos e sociais em constante construção.

  • A cidadania não é estática, e sim dinâmica, adequando-se; assim, a realidade a que se insere .

    LETRA D

    APMBB


ID
1353826
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

A Comissão Nacional da Verdade (CNV) reuniu representantes de comissões estaduais e de várias instituições para apresentar um balanço dos trabalhos feitos e assinar termos de cooperação com quatro organizações. O coordenador da CNV estima que, até o momento, a comissão examinou, “por baixo”, cerca de 30 milhões de páginas de documentos e fez centenas de entrevistas.

Disponível em: www.jb.com.br. Acesso em: 2 mar. 2013 (adaptado).


A notícia descreve uma iniciativa do Estado que resultou da ação de diversos movimentos sociais no Brasil diante de eventos ocorridos entre 1964 e 1988. O objetivo dessa iniciativa é

Alternativas
Comentários
  • No ano de 2012, o Governo Federal nomeou um grupo de juristas e professores incumbidos de integrar a chamada Comissão da Verdade. Tal comissão tem por objetivo realizar investigações sobre os vários crimes cometidos pelo Estado brasileiro entre os anos de 1937 e 1985.  Nesse recorte temporal há interesse especial em buscar os crimes que aconteceram nos dois regimes ditatoriais desse período: o Estado Novo, criado no governo de Getúlio Vargas entre 1937 e 1945, e a Ditadura Militar, ocorrida entre 1964 e 1985.

    A importância dessa ação se concentra em revelar vários incidentes de abuso de poder onde, usualmente, agentes que representavam o governo promoveram prisões, torturas e mortes que contrariavam o respeito aos direitos humanos e a constituição de uma cultura democrática no país. Para tanto, uma série de arquivos mantidos sob sigilo serão consultados e nomes envolvidos em tais incidentes serão chamados com o intuito de depor nessa mesma comissão.

    Ao contrário do que alguns sugerem, a Comissão da Verdade não terá poderes para realizar processos criminais contra as pessoas que comprovadamente cometeram algum tipo de crime dessa natureza. Tal poder punitivo, principalmente no que se refere aos fatos ocorridos na Ditadura Militar, não existirá, pois, no ano de 1979, o governo brasileiro assinou a Lei da Anistia, que concedeu perdão aos militares e militantes de esquerda.

    Segundo algumas estimativas preliminares, a Comissão da Verdade terá a missão de cumprir a investigação de mil crimes acontecidos nessa época. Uma primeira lista de crimes foi produzida pela Comissão da Anistia e pela Comissão Especial de Mortos e Desaparecidos Políticos, que contabilizou mais de 450 incidentes. Uma segunda foi organizada pela Secretaria de Direitos Humanos e cita 370 vítimas. Por fim, ainda há 119 vítimas que surgiram por denúncias diversas.

  • Letra E

    A lei de Anistia, instituída ao final da Ditadura Militar, limitou os poderes jurídicos ou legislativos acerca de punir violadores de crimes de direitos humanos ocorridos durante o regime. A comissão nacional da verdade se propõe a investigar e expor os crimes e agentes de toda essa circunstancia, mas sabe que não tem poder de julgamento para condenar nenhum dos investigados.

  • A notícia se encontra presente no gênero dissertativo, que tem o objetivo de informar ou esclarecer algum acontecimento. Só com isso, você marca a resposta correta...

  • Gabarito E

    Lembrando que em 1964 a 1985 ocorreu a "Ditadura/Regime Militar" e em 1988 foi promulgada a Constituição Federal Brasileira para redemocratização de garantias e direitos fundamentais suprimidos durante o período da ditadura.

  • O próprio nome da Comissão da a resposta, a verdade tem como objetivo esclarecer


ID
1645930
Banca
VUNESP
Órgão
PM-SP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Leia o texto a seguir.

DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS

Adotada e proclamada pela resolução 217 A (III) da Assembleia Geral das Nações Unidas em 10 de dezembro de 1948.

Artigo XV 1.

Toda pessoa tem direito a uma nacionalidade.

2. Ninguém será arbitrariamente privado de sua nacionalidade, nem do direito de mudar de nacionalidade.

(Disponível em: http://portal.mj.gov.br/sedh/ct/ legis_intern/

ddh_bib_inter_universal.htm. Acesso em 12.05.2013)


Entende-se por direito à nacionalidade:

Alternativas
Comentários
  • Tem uma questão duplicada com gabarito errado.

  • Gabarito Letra A - "direito de pertencer a uma cultura"

    Letra B - direito de possuir uma identidade (direito de personalidade)

    Letra C - direito de habitar um determinado território (não-nacionais podem habitar, mesmo que transitoriamente, um determinado território e não ser nacional deste)

    Letra D - direito de participar das instâncias de poder político de um Estado (direitos políticos)

    Letra E - direito de proteção de um Estado (tanto o nacional quanto o estrangeiro gozam dessa prerrogativa, vide CF/88)

  • A nacionalidade é o conjunto de características que distinguem uma nação. Essas características são as diversidades culturais que há no mundo. Portanto, a nacionalidade está ligada ao conceito de pertencer a uma cultura.

    APMBB


ID
1985068
Banca
VUNESP
Órgão
PM-SP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

José Murilo de Carvalho caracteriza a cidadania como o exercício pleno dos direitos políticos, civis e sociais. Segundo ele, a cidadania envolve o exercício da liberdade, a qual combinaria proporcionalmente igualdade e participação numa sociedade ideal. A cidadania real, para Carvalho, é tão problemática quanto a sociedade em que se realiza. Nesse sentido, a cidadania ideal é naturalizada pelas práticas cotidianas: o exercício da cidadania nunca é pleno na sociedade real, embora esse ideal permaneça como um pano de fundo para algumas sociedades humanas em busca de aperfeiçoamento.
Segundo Carvalho,

Alternativas
Comentários
  • Letra A

  • Sumariamente, infere-se que a cidadania plena é inatingível e as nossas práticas cotidianas é uma forma de estarmos exercendo esta cidadania adaptada, enquanto não chegamos àquela ideal.

    LETRA A

    APMBB

  • Segundo ele, a cidadania envolve o exercício da liberdade, a qual combinaria proporcionalmente igualdade e participação numa sociedade ideal. A questão da igualdade fortalece a ideia de que é inatingível a cidadania ideal.

    APMBB

  • Segundo ele, a cidadania envolve o exercício da liberdade, a qual combinaria proporcionalmente igualdade e participação numa sociedade ideal. A questão da igualdade fortalece a ideia de que é inatingível a cidadania ideal.

    APMBB

  • Segundo ele, a cidadania envolve o exercício da liberdade, a qual combinaria proporcionalmente igualdade e participação numa sociedade ideal. A questão da igualdade fortalece a ideia de que é inatingível a cidadania ideal.

    APMBB

  • a cidadania ideal é naturalizada pelas práticas cotidianas: o exercício da cidadania nunca é pleno na sociedade real, embora esse ideal permaneça como um pano de fundo para algumas sociedades humanas em busca de aperfeiçoamento

    Basicamente na alternativa correta ele trocou as palavras, mas o que mata é: o exercício nunca é pleno, ou seja, nunca chegaremos lá.

    GAB A

    APMBB


ID
2234647
Banca
FGV
Órgão
SME - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Em 1835, Alexis de Tocqueville regressou de uma viagem aos Estados Unidos e publicou suas reflexões sobre a vida política na nova nação: “O gradual desenvolvimento da igualdade é uma realidade providencial. Dessa realidade, tem ele as principais características: é universal, é durável, foge dia a dia à interferência humana; e, para seu progresso, contribuíram todos os acontecimentos, assim como todos os homens. Seria prudente imaginar que um movimento social de tão remotas origens pudesse ser detido por uma geração? Pode-se conceber que, após ter destruído o sistema feudal e vencido os reis, ele irá recuar ante a burguesia e a classe rica? Agora que se tornou tão forte, e tão frágeis os seus adversários, deter-se-á ainda?”

Neste trecho o autor descreve um processo igualitário por ele considerado um movimento social cuja marcha está associada à história da humanidade.

Esse movimento social corresponde à

Alternativas
Comentários
  • O texto nos remete à meados da Independência Estadunidense, que foi um exemplo a ser seguido. Esta conquista trouxe os famosos direito políticos, que é sustentado pelos direitos civis, a conquista desse modelo reestruturou o mundo

    O que Atenas foi em miniatura a América será em Magnitude- Thomas Paine.

    LETRA B

    APMBB

  • Foi um defensor da liberdade e da democracia. A sua obra mais célebre, baseada nas suas viagens nos Estados Unidos, foi traduzida para o português com o nome de "A democracia na América" e é frequentemente usada em cursos de história americana do século XIX e de teoria política moderna.


ID
2332012
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

A respeito do uso de tecnologias digitais na educação básica, julgue o item a seguir.

O emprego de diferentes mídias no ensino de sociologia no ensino médio deve provocar o estranhamento dessas mídias e levar os alunos a uma postura crítica em relação a elas, cumprindo as finalidades de formação para a autonomia e para o exercício da cidadania, previstas nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio.

Alternativas
Comentários
  • VIII - utilização de diferentes mídias como processo de dinamização dos ambientes de aprendizagem e construção de novos saberes; 

  • Estranhamento?


ID
2554351
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

No que se refere aos direitos humanos e à sua história, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Alternativa B errada pois a Revolução não permitiu o sufrágio feminino.

  • Gab. E

     

    Para alguns filósofos e juristas, os direitos humanos equivalem a direitos naturais, ou seja, aqueles que são inerentes ao ser humano. Outros filósofos preferem tratar os direitos humanos como sinônimo de direitos fundamentais, conjunto normativo que resguarda os direitos dos cidadãos.

     

    (http://www.cnj.jus.br/campanhas/356-geral/130-direitos-humanos)

  • Questão cabe recurso, pois ele fala em DIREITOS HUMANOS E SUA HISTÓRIA! E a alternativa E apresenta assim: "Direitos humanos são aqueles que o indivíduo possui pelo simples fato de existir"

    Sendo que essa concepção é contemporânea!!!!

    CESPE SENDO CESPE.....

  • Também direitos naturais/fundamentais.


ID
2557003
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de São Paulo - SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

A Constituição brasileira de 1988, embora com alguns importantes senões, acabou consagrando as teses e tradições nacional-estatistas com um viés favorável às demandas dos trabalhadores e das chamadas classes populares.

(Daniel Aarão Reis, Ditadura e democracia no Brasil. Adaptado)


Entre as marcas da Constituição de 1988 que confirmam a afirmação feita no trecho citado, é correto identificar

Alternativas

ID
2580943
Banca
CS-UFG
Órgão
IF-GO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

São, respectivamente, direito e dever do cidadão:

Alternativas
Comentários
  • Proteger? Ou cuidar? Análise tal questão
  • Gab:

    D- ir de uma cidade para outra, ficar ou sair do país, conforme a legislação para este fim. Proteger o patrimônio público e social do país.

  • Direito / Dever

    A) usufruir de programas assistenciais. Financiar projetos para o bem-estar social.

    B) proteger a natureza da ação nociva do homem. Educar e proteger seus semelhantes.

    C) votar para escolher os governantes. Ter acesso ao serviço de saúde.

    D) ir de uma cidade para outra, ficar ou sair do país, conforme a legislação para este fim. Proteger o patrimônio público e social do país.

  • a) usufruir de programas assistenciais (DIREITO). Financiar projetos para o bem-estar social (DIREITO). Item incorreto.

    b) proteger a natureza da ação nociva do homem (DEVER). Educar e proteger seus semelhantes (DIREITO e DEVER).

    c) votar para escolher os governantes (DIREITO e DEVER). Ter acesso ao serviço de saúde. (DIREITO).

    d) ir de uma cidade para outra, ficar ou sair do país, conforme a legislação para este fim (DIREITO). Proteger o patrimônio público e social do país (DEVER).

    Resposta: D

  • Direito de ir e vir. Dever de zelar pelo patrimônio público.


ID
2588356
Banca
Quadrix
Órgão
CRMV-DF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

No que se refere à cidadania e a relações públicas, julgue o item subsequente.


A cidadania está relacionada ao surgimento da vida na cidade e à capacidade que os cidadãos têm de exercer seus direitos e deveres para promover o bem coletivo.

Alternativas
Comentários
  • CERTO

    Significado da palavra cidadão: 

    habitante da cidade. Indivíduo que, como membro de um Estado, usufrui de direitos civis e políticos por este garantidos e desempenha os deveres que, nesta condição, lhe são atribuídos.

  • Gab C

    A cidadania é o conjunto de direitos e deveres exercidos por um indivíduo que vive em sociedade, no que se refere ao seu poder e grau de intervenção no usufruto de seus espaços e na sua posição em poder nele intervir e transformá-lo.

    Essa expressão vem do latim civitas, que quer dizer cidade. Antigamente, cidadão era aquele que fazia parte da cidade, tendo direitos e deveres por nela habitar. Atualmente, esse conceito extrapola os limites urbanos, podendo ser compreendido no espaço rural.

  • alguem tem material pra disponibilizar sobre esse assunto?

  • A própria palavra Cidadania é originada do termo latino “civitas”, que significa cidade.

    Na Roma e na Grécia Antigas, eram nas cidades que os indivíduos exerciam os seus direitos e discutiam os rumos da sociedade em que estavam inseridos.

    A cidadania, desde então, comporta a ideia de ser um conjunto de direitos e deveres exercidos por um indivíduo que vive em sociedade, em busca do bem coletivo.

    Resposta: C

  • Gabarito: CERTO

    Causou - me dúvida o seguinte trecho: A cidadania está relacionada ao surgimento da vida na cidade.

    Quanto ao restante é matéria de lei, diretos e deveres.


ID
2588359
Banca
Quadrix
Órgão
CRMV-DF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

No que se refere à cidadania e a relações públicas, julgue o item subsequente.


Uma sociedade com qualidade participativa consolida-se quando os cidadãos compreendem que podem agir em benefício próprio, em detrimento do bem coletivo, quando estiverem passando por dificuldades.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Errado
    Puxando um gancho para um pouco para direito administrativo, existe o principio da supremacia do interesse público sobre a privado. Em se falando de precedencia o interesse da coletividade estará sempre acima do interesse particular.

    Uma sociedade participativa consolida-se quando os cidadãos percebem que podem agir em interesse de outras pessoas que estejam passando por dificuldades, e não somente usar os beneficios da coletividade quando precisar para si mesmo. A solidariedade é um fundamento que é apreciado diante dessa conduta. 

     

  • Uma sociedade com qualidade participativa consolida-se quando os cidadãos compreendem que podem agir em benefício próprio, em detrimento do bem coletivo, quando estiverem passando por dificuldades.

    Uma sociedade com qualidade participativa consolida-se quando os cidadãos compreendem que podem agir pelo bem da coletividade.

    Gabarito: ERRADO


ID
2588362
Banca
Quadrix
Órgão
CRMV-DF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

No que se refere à cidadania e a relações públicas, julgue o item subsequente.


A prática das relações públicas no contexto organizacional deve se basear na transmissão de mensagens e informações que possam estabelecer uma relação entre a empresa e o público externo de seu interesse por meio do respeito aos valores e da veracidade das informações.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Certo

    Novamente puxando para o direito administrativo existe o principio da publicidade, onde rege este pela transparencia dos orgãos públicos perante a sociedade, onde deve ser observado os valores e principios da adminstração pública com informações veridicas pertinentes aos seus atos adminstrativos e etc.

  • "...uma relação entre a empresa e o público externo de seu interesse"

    Alguém poderia dissertar melhor sobre o destaque em azul ? Não entendi muito bem sobre a afirmação "de seu interesse".


ID
2717677
Banca
FADESP
Órgão
COSANPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Octávio Ianni, ao analisar o Brasil moderno, afirma que o Brasil é o país dos conceitos para “justificar”

Alternativas

ID
2717680
Banca
FADESP
Órgão
COSANPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Os direitos civis, políticos e sociais têm como fundamento teórico

Alternativas
Comentários
  • Resposta letra D. Os direitos estão intimamente ligados aos conceitos do lema da revolução francesa.
  • Sempre que se fala em direitos civis, políticos e sociais, a ideia de igualdade, liberdade e fraternidade estará implícita ou explícita.

    LETRA D


ID
2872285
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

A elaboração da Lei n. 11.340/06 (Lei Maria da Penha) partiu, em grande medida, de uma perspectiva crítica aos resultados obtidos pela criação dos Juizados Especiais Criminais direcionada à banalização do conflito de gênero, observada na prática corriqueira da aplicação de medidas alternativas correspondentes ao pagamento de cestas básicas pelos acusados.

VASCONCELOS, F. B. Disponível em: www.cartacapital.com.br. Acesso em: 11 dez. 2012 (adaptado).


No contexto descrito, a lei citada pode alterar a situação da mulher ao proporcionar sua

Alternativas
Comentários
  • A violência de gênero que buscou-se coibir com a Lei Maria da Penha (Lei n. 11.340/06) refere-se principalmente à violência doméstica praticada, em sua ampla maioria, por familiares contra mulheres. O Brasil possui um dos mais altos índices de feminicídio do mundo (5o, segundo a Organização Mundial da Saúde), sendo em sua grande maioria causado por familiares ou companheiros afetivos (50% e 33% respectivamente). A promulgação da lei tinha como objetivo combater esses números e, principalmente, esta prática ao aumentar a protecão para as mulheres contra ações violentas. Resposta, letra D.
    A atuação como provedora do lar (A) e a inserção no mercado de trabalho (B) são questões econômico-sociais enquanto que a presença em instituições policias (C) e a participação enquanto gestora pública (E) correspondem à participação das mulheres na estrutura pública que, sim, podem ser modificadas e/ou incentivadas por lei e políticas públicas, mas nada têm a ver com a referida lei.

    Gabarito: D

  • estou imaginando um preso que foi detido por agressão da mulher fazendo essa questão

  • Ksksksk

  • A violência de gênero que buscou-se coibir com a Lei Maria da Penha (Lei n. 11.340/06) refere-se principalmente à violência doméstica praticada, em sua ampla maioria, por familiares contra mulheres. O Brasil possui um dos mais altos índices de feminicídio do mundo (5o, segundo a Organização Mundial da Saúde), sendo em sua grande maioria causado por familiares ou companheiros afetivos (50% e 33% respectivamente). A promulgação da lei tinha como objetivo combater esses números e, principalmente, esta prática ao aumentar a proteção para as mulheres contra ações violentas.

    (Prof. Athos Vieira)

  • Letra D

    A Lei Maria da Penha, que entrou em vigor em 22 de setembro de 2006, foi criada para punir e coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher no Brasil. Muito conhecida, a lei foi considerada em 2012, pela ONU, como a terceira melhor de combate à violência doméstica do mundo.

  • Questão importante no contexto proposto pelo ENEM -> Avaliar aptidão intelectual e crítico.

  • Questão dada de graça... como diziam os antigos: "mamão com açúcar".. kkkk

  • A Lei Maria da Penha é uma lei distrital brasileira, cujo objetivo principal é estipular punição adequada e coibir atos de violência contra a mulher.

  • Essa questão estava tão fácil que eu pensei que tinha alguma pegadinha

  • nem precisava ler td. comando como a lei altera a vida da mulher? e o texto logo de cara "lei maria da penha"


ID
2872300
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Num país que conviveu com o trabalho escravo durante quatro séculos, o trabalho doméstico é ainda considerado um subemprego. E os indivíduos que atuam nessa área são, muitas vezes, vistos pelos patrões como um mal necessário: é preciso ter em casa alguém que limpe o banheiro, lave a roupa, tire o pó e arrume a gaveta. Existe uma inegável desvalorização das atividades domésticas em relação a outros tipos de trabalho.

RANGEL, C. Domésticas: nascer, deixar, permanecer ou simplesmente estar. In: SOUZA, E. (Org.). Negritude, cinema e educação. Belo Horizonte: Mazza, 2011 (adaptado).


Objeto de legislação recente, o enfrentamento do problema mencionado resultou na

Alternativas
Comentários
  • Nossa herança escravocrata legou à sociedade comportamentos que consideram determinados postos de trabalho claramente subalternos. Esta relação se evidencia em estruturas da vida cotidiana como "quartinho de empregada" e acesso distinto para prestadores de serviços nos edifícios. Por muito tempo o trabalho doméstico foi tratado como uma relação pessoal entre o empregador e o empregado não sendo raras declarações que indicam que tal empregado "é parte da família" ou é tratado como tal, sendo que, na prática, trata-se de um prestador de serviço mal remunerado e precarizado não contando com qualquer garantia social e trabalhista. Tal situação foi alterada em 2015 com a promulgação da lesgilação do trabalho do doméstico, que estendeu para estes trabalhadores, em sua grande maioria mulheres, os direitos trabalhistas como gozam os trabalhadores de outras atividades. Trata-se, portanto, de uma ampliação de direitos sociais, letra B. 
    Como a questão coloca, o trabalho doméstico e a forma como é visto em nossa sociedade tem relação com nosso passado escravocrata, logo, não pode referir-se a "criação de novos ofícios"(A); embora as mulheres sejam maioria neste ofício e isso desencadeie numa desigualdade de gênero (C), não é disso que trata a questão; também nada se refere à questão sindical (D) nessa questão nem mesmo à erradicação da atividade informal (E), mas somente regulamentá-la a partir da expansão dos direitos.

    Gabarito: B

  • O PROBLEMA APRESENTA COMO CONSEQUÊNCIA PRINCIPAL A AMPLIAÇÃO DOS DIREITOS DA SOCIEDADE

  • "Objeto de legislação recente, o enfrentamento do problema mencionado resultou na"

    Qual problema é enfrentado? O problema enfrentado é: o trabalho nas residências (como domésticas ou jardineiros, por exemplo) ser visto como um subemprego. Lembrando que, subemprego é um trabalho não qualificado, informal e de baixa remuneração.

    Diante disso, como resultado do enfrentamento desse ponto de vista preconceituoso houveram ampliações dos direitos sociais, que garantiram direitos trabalhistas aos prestadores de serviços residenciais. (B)

  • Por muito tempo o trabalho doméstico foi tratado como uma relação pessoal entre o empregador e o empregado, não sendo raras declarações que indicam que tal empregado "é parte da família" ou é tratado como tal, sendo que, na prática, trata-se de um prestador de serviço mal remunerado e precarizado não contando com qualquer garantia social e trabalhista.

    Tal situação foi alterada em 2015 com a promulgação da legislação do trabalho do doméstico, que estendeu para estes trabalhadores, em sua grande maioria mulheres, os direitos trabalhistas como gozam os trabalhadores de outras atividades. Trata-se, portanto, de uma ampliação de direitos sociais, letra B. 

    (Prof. Athos Vieira)

  • trabalho informal, sem direitos governamentais (sociais). Foi criada a lei (Objeto de legislação recente) agr é um trabalho formal, com direitos sociais (CLT etc..)

  • Letra B

    O texto apresentado relaciona as atividades manuais e domesticas como um trabalho inferior e desvalorizado, como mencionado "um mal necessário", assim, podemos concluir que a legislação recente buscou extinguir esse tipo de visão. Um exemplo foi a PEC das domésticas, que assegurou uma série de direitos aos empregados domésticos.

  • Minha resolução:

    a) Criação de novos ofícios.

    O ofício de empregada doméstica já existia antes dessa lei e, depois dela, continuou a existir.

    b) ampliação de direitos sociais.

    O principal objetivo da citada legislação era o de estender os direitos trabalhistas/sociais de empregadas domésticas, o que, pelo menos na teoria (no papel), foi alcançado; mas não o foi na prática, pois o Estado acabou onerando o empregador, ou seja, contratar uma empregada tornou-se, para muitos, inviável, logo várias empregadas domésticas foram demitidas.

    c) redução da desigualdade de gênero.

    Apesar da maioria das empregadas domésticas serem mulheres, a referida lei não buscava a redução da desigualdade de gênero.

    d) fragilização da representação sindical.

    Pelo contrário, com a ampliação dos direitos trabalhistas/sociais, houve um fortalecimento da representação sindical, que pode contar com maior materialidade (lei) na defesa de sua classe.

    e) erradicação da atividade informal.

    A simples criação dessa lei não erradicou a atividade informal dessa classe de domésticas. Isso é ilógico.

  • Possível de cair no ENEM 2020 devido a reformulação da CLT do trabalho informal.

  • Direitos sociais ou trabalhistas? Lembrando que são incutidos em artigos diferentes na cf/88..
  • Lucas,

    Previdência social não é um direito social? Pois então. Antes das recentes legislações, as domésticas não tinham esse direito. Direito a formas justas de trabalho também é um direito social. Direito ao lazer... enfim. É mais amplo que meros direitos trabalhistas: é a própria dignidade da pessoa humana, fundamento basilar da CF/88.

  • PEC DAS DOMÉSTICAS PESSOAAAL!!!

  • A questão se remete a PEC DAS DOMESTICAS: a aprovação da Lei Complementar 150/2015, que regulamentou a Emenda Constitucional 72, o trabalhador doméstico passou a ter direito ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), direito ao seguro-desemprego, salário-família, adicional noturno, adicional de viagens, entre outros.

    Ou seja, um trabalhador que era visto como emprego subalterno conquistou direitos sociais GAB:B


ID
3011569
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Anthony Giddens, sociólogo inglês, refere-se a “um mundo em mudanças”, com reflexos sociais, econômicos e culturais em larga escala, tanto mundial como local. Assim afirma Giddens: “O mundo em que vivemos hoje nos faz muito mais interdependentes, mesmo a milhares de quilômetros de distância, do que jamais fomos”.

GIDDENS, Anthony. Sociologia. 4. Ed. Porto Alegre, Artmed, 2005, p. 60.

As atuais mudanças que aproximam o local e o global são bastante novas na história da sociedade. Considerando esse aspecto, assinale a afirmação verdadeira.

Alternativas
Comentários
  • A menos absurda é a B

  • GABARITO: LETRA B

    O fenômeno da globalização pode ser compreendido como o encurtamento de distâncias, a aproximação de pessoas, a solidificação de laços de interdependência internacional e a integração econômica entre os países. Pode ser vivenciado em todos os locais do globo com o avanço da internet e cada vez se fortifica mais, provando que veio para ficar na sociedade humana. Apesar dos visíveis resultados na integração econômica, a globalização também promove o encontro de culturas e pessoas, possuindo uma esfera social e cultural.


ID
3090418
Banca
FCC
Órgão
SEC-BA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

A moderna noção de cidadania emergiu do liberalismo do século XVIII e definiu orientações e preceitos que gradualmente permitiriam a incorporação dos direitos civis, políticos e sociais ao cotidiano dos cidadãos, sendo seus marcos jurídicos principais a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão (1789) e a Constituição Americana (1787). Considere as afirmativas abaixo a respeito desse novo contexto. 


I. Os direitos políticos que emergiram nesse período relacionam-se com as garantias materiais dos cidadãos, enquanto os direitos civis referem-se às relações entre os indivíduos e o Estado, e os direitos sociais, por sua vez, correspondem às garantias individuais, como a liberdade de culto.


II. A obra que sintetizou esse momento de expansão liberal dos direitos dos cidadãos foi o Leviatã de John Locke.


III. Surge pela primeira vez a concepção segundo a qual todo cidadão é um sujeito de direitos, ou seja, tem direito a ter direitos, e lhe é assegurada a participação social e política numa dada comunidade.


IV. A conquista e extensão dos direitos da cidadania ocorreu aos poucos, estritamente devido às concessões das classes dominantes.


V. Ao conceito de cidadania correspondia um conceito de democracia diferente da antiga democracia dos gregos, pois, ao contrário desta, o poder deveria ser exercido indiretamente pelo povo por meio de seus representantes eleitos.


Está correto o que se afirma APENAS em 

Alternativas
Comentários
  • Leviatã não é de John Locke. Já se elimina a alternativa A, B e C. Sobre o item III: As classes dominantes não foram dando direitos... Por isso, o item 3 deve ser julgado como falso. Só restando agora a alternativa correta: letra D.
  • I. Os direitos políticos que emergiram nesse período relacionam-se com as garantias materiais dos cidadãos, enquanto os direitos civis referem-se às relações entre os indivíduos e o Estado, e os direitos sociais, por sua vez, correspondem às garantias individuais, como a liberdade de culto.

    Correção: Os direitos sociais que emergiram nesse período relacionam-se com as garantias materiais dos cidadãos, enquanto os direitos políticos referem-se às relações entre os indivíduos e o Estado, e os direitos civis, por sua vez, correspondem às garantias individuais, como a liberdade de culto.

    II. A obra que sintetizou esse momento de expansão liberal dos direitos dos cidadãos foi o Leviatã de John Locke.

    Correção: Thomas Hobbes

    III. Surge pela primeira vez a concepção segundo a qual todo cidadão é um sujeito de direitos, ou seja, tem direito a ter direitos, e lhe é assegurada a participação social e política numa dada comunidade.

    IV. A conquista e extensão dos direitos da cidadania ocorreu aos poucos, estritamente devido às concessões das classes dominantes.

    Correção: (...) devido a concessões das classes dominantes mas também a pressões das classes dominadas, através de movimentos sociais como o dos operários.

    V. Ao conceito de cidadania correspondia um conceito de democracia diferente da antiga democracia dos gregos, pois, ao contrário desta, o poder deveria ser exercido indiretamente pelo povo por meio de seus representantes eleitos.


ID
3345703
Banca
IDECAN
Órgão
Prefeitura de Conquista - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

O abaixo-assinado é uma ferramenta muita conhecida que permite o exercício da cidadania. Qualquer pessoa, organização ou empresa, desde que devidamente identificada, pode se valer dele para defender seus interesses. Ele serve para solicitar ou pleitear algo a uma autoridade do serviço público. O abaixo-assinado também pode ser definido como:

Alternativas
Comentários
  • gabarito (D)

    Abaixo-assinado é um tipo de solicitação coletiva feita em um documento para pedir algo de interesse comum a uma autoridade ou para manifestar apoio a alguém ou demonstrar queixa ou protesto coletivo.

  • (A) INCORRETO ( Parecer é um laudo técnico com uma opinião de um especialista em um assunto específico )

    (B) INCORRETO ( Relatório é um documento que visa a apresentar um resumo de atividades realizadas bem como informar os dados e resultados coletados com elas. )

    (C) INCORRETO ( Portaria é um ato administrativo normativo que visa à correta aplicação da lei, expressando, em minúcia, o mandamento abstrato da lei. )

    (D) GABARITO ( O requerimento é um documento, com suposto apoio legal, específico para fazer um pedido ou solicitação a uma autoridade competente. A pessoa física ou jurídica, através dele, tem como intencionalidade comunicativa a solicitação de algo a que tem ou pressupõe ter direito )

    fontes:

    https://mundoeducacao.uol.com.br/redacao/o-relatorio.htm

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Portaria

    https://www.projuris.com.br/parecer-juridico/#:~:text=assunto%20em%20espec%C3%ADfico.-,Quem%20pode%20fazer%20um%20parecer%20jur%C3%ADdico%3F,emitir%20um%20parecer%20sobre%20aquilo.

    https://brasilescola.uol.com.br/redacao/requerimento.htm


ID
3401929
Banca
IBFC
Órgão
TRE-PA
Ano
2020
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Sobre a ética, democracia e exercício da cidadania, analise as afirmativas abaixo.

I. Caracteriza-se pelo respeito da divergência, pela publicidade e rotatividade do exercício do poder.
II. Constitui forma de governo pautada pelo respeito à pluralidade, pela defesa da transparência e pela garantia da rotatividade do exercício do poder.
III. Deve pautar-se por princípios éticos e materializar-se na escolha da melhor conduta, tendo em vista o bem comum.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Democracia: constitui forma de governo pautada pelo respeito à pluralidade, pela defesa da transparência e pela garantia da rotatividade do exercício do poder. Caracteriza-se pelo respeito da divergência (da heterogeneidade), pela publicidade do exercício do poder e pela certeza de que ninguém ou grupo nenhum tem lugar cativo no poder que, portanto, deve ser acessível a todos e exercido precária e transitória. Historicamente conhecida como o “governo do e pelo povo”, a democracia é o governo de todos os cidadãos, sendo a trilha hábil para a plena felicidade de todos e de cada um, já que é a forma de governo que possibilita a cada uma estabelecer seu projeto de vida digna, sempre orientado por critérios éticos.

    Exercício da cidadania: é o gozo de direitos e desempenho de deveres pelo cidadão. O exercício da cidadania deve pautar-se por contornos éticos, de modo que o exercício da cidadania deve materializar-se na escolha da melhor conduta, tendo em vista o bem comum, resultando em uma ação moral como expressão do bem. A cidadania exerce-se no campo associativo (da associação civil), pela cooperação de pessoas reunidas no Estado.

    https://www.editorajuspodivm.com.br/cdn/arquivos/e7ee75faff3a164cc6d1b319e9fa06d5.pdf

  • democracia nao é regime politico e nao forma de governo!???/

  • *Gabarito: Letra B;

    **A questão é bem simples, basta ler as alternativas de I a III e dizer se estão relacionadas aos conceitos de Ética, Democracia ou Exercício da Cidadania;

    ***I) Democracia; II) Democracia; III) Exercício da cidadania.


ID
3565942
Banca
FUNDEPES
Órgão
Prefeitura de Patrocínio - MG
Ano
2010
Disciplina
Sociologia
Assuntos

“[...] a cidadania é o próprio direito à vida no sentido pleno. Trata-se de um direito que precisa ser construído coletivamente.”


(COVRE, M. de Lourdes. O que é cidadania, 2007, p.11)

Numere a COLUNAII de acordo com a COLUNA I relacionando cada tipo de direito à sua abrangência.

COLUNA COLUNA II

1. Direitos civis ( ) dizem respeito à alimentação, habitação,o o saúde, educação, etc.

2. Direitos sociais ( ) dizem respeito à [livre expressão de pensamento, prática política, religiosa,etc

3. Direitos políticos ( ) dizem respeito ao direito de se dispor do próprio corpo, locomoção, segurança,etc.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência de números CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Eu errei, indo com a resposta de vcs


ID
3633484
Banca
UFMT
Órgão
Prefeitura de Sobral - CE
Ano
2018
Disciplina
Sociologia
Assuntos

As políticas sociais emergiram sob a vigência do Estado liberal, daí serem percebidas

Alternativas

ID
3806182
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

De acordo com Marshall, a cidadania é composta dos direitos civis, políticos e sociais, instituídos historicamente nessa ordem.

Alternativas

ID
3824587
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

O feminismo teve uma relação direta com o descentramento conceitual do sujeito cartesiano e sociológico. Ele questionou a clássica distinção entre o “dentro” e o “fora”, o “privado” e o “público”. O slogan do feminismo era: “o pessoal é político”. Ele abriu, portanto, para a contestação política, arenas inteiramente novas: a família, a sexualidade, a divisão doméstica do trabalho etc.
HALL, S. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2011 (adaptado).

O movimento descrito no texto contribui para o processo de transformação das relações humanas, na medida em que sua atuação

Alternativas
Comentários
  • Gab. E

    redefine a dinâmica das instituições sociais.

    A que poderia gerar uma dúvida maior é a letra “A”. “subverte” os direitos de determinadas parcelas da sociedade.

    Mas a palavra “subverter” não significa simplesmente inverter. Quer dizer “destruir, arruinar, submergir...” É em um sentido ruim. Portanto, incorreta, pois o feminismo não pode ser tão pejorativo. Muito menos no enunciado da questão em análise que, ao contrário, está "enaltecendo" o feminismo.

  • Movimentos sociais que produzem importantes transformações sociais, como o feminismo, são constantemente abordados em questões de prova e devem ser devidamente estudados. O texto de apoio aborda historicamente o movimento feminista e demonstra sua importância como fator de mudança social. O enunciado questiona a opção que demonstra claramente qual a transformação das relações humanas foi influenciada pela ação do movimento.

    A) A busca é pela equidade então não é possível afirmar que direitos foram subvertidos pelas reivindicações feministas.
    B) O movimento não é diretamente relacionado à luta de classes sociais. 

    C) Não se trata de um movimento segregacionista em suas ações e demandas. 

    D) Não aborda diretamente a questão das demandas de grupos minoritários e tampouco busca reduzir sua inclusão.
    E) Como exposto no texto de apoio ao tornar aspectos particulares da vida privada parte do debate público já está diretamente responsável por alterar a dinâmica das instituições sociais. Alternativa correta. 


     


    Gabarito do professor: E
  • Como você acertaria essa questão: " arenas inteiramente novas: a família, a sexualidade, a divisão doméstica do trabalho etc. "

    RESPOSTA: redefine a dinâmica das instituições sociais.


ID
3827959
Banca
OBJETIVA
Órgão
Prefeitura de Bossoroca - RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Quanto à cidadania, analisar a sentença abaixo:


A cidadania expressa um conjunto de direitos que dá à pessoa a possibilidade de participar ativamente da vida e do governo de seu povo (1ª parte). A cidadania é a tomada de consciência de seus direitos, tendo como contrapartida a realização dos deveres. Isso implica no efetivo exercício dos direitos civis, políticos e socioeconômicos, bem como na participação e contribuição para o bem-estar da sociedade (2ª parte).


A sentença está:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito(A)

    Conceito correto sobre cidadania. A importância da cidadania é tão grande que ela é um dos fundamentos da RFB.

  • Gab ( A)

    Nas lições de Marcelo Alexandrino & V. de Paulo..

    Ao falar de cidadania a fundamento de nosso Estado, o constituinte está utilizando essa expressão em sentido abrangente, e não apenas técnico-jurídico. Não se satisfaz a cidadania aqui enunciada com a simples atribuição formal de direitos políticos ativos e passivos aos brasileiros que atendam aos requisitos legais. É necessário que o Poder Público atue, concretamente, a fim de incentivar e oferecer condições propícias à efetiva participação política dos indivíduos na condução dos negócios do Estado, fazendo valer seus direitos, controlando os atos dos órgãos públicos, cobrando de seus representantes o cumprimento de compromissos assumidos em campanha eleitoral, enfim, assegurando e oferecendo condições materiais para a integração irrestrita do indivíduo na sociedade política organizada. 


ID
3877879
Banca
OBJETIVA
Órgão
FHSTE - RS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Sobre direitos, COUTO apresenta um quadro com a classificação dos direitos segundo sua respectiva geração. Ao apresentar os direitos sociais como de sendo da Segunda Geração, também afirma que esses têm como fundamento:

Alternativas
Comentários
  • GERAÇÕES

    • Primeira Geração: trata do indivíduo (ex.: vida e liberdade);
    • Segunda Geração: trata de Grupos de indivíduos (ex.: previdenciário e trabalhista);
    • Terceira Geração: trata da universalidade de indivíduos (ex.: paz mundial);

    Quarta Geração (existe discussão doutrinária): trata do futuro da humanidade (ex.: democracia) também são denominados direitos dos povos. 

  • Acertei, porem é uma questão muito fresca!!

    Gabarito: D

    PMPI, vai que cole!

  • correta D


ID
3901387
Banca
Itame
Órgão
Prefeitura de Senador Canedo - GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

A política de saúde no Brasil, no amplo escopo do setor de serviços, vem consolidando processos intensificados de subsunção real do trabalho ao capital, que combinam cooperação, divisão sociotécnica, aplicação de maquinaria, ampliação da escala de produção, tendo em vista:

Alternativas
Comentários
  • Toda a descrição do enunciado diz respeito a produção de mais-valia relativa. Portanto, saber o significado dessa categoria analítica faria toda diferença para acertar a questão . Gab A

    me siga no insta @estudantedecarreira


ID
3940834
Banca
UFMT
Órgão
Prefeitura de Várzea Grande - MT
Ano
2018
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Ao se tratar da política social com primazia do Estado, não mercantil, voltada ao atendimento de necessidades sociais, com trânsito da ética individual para a coletiva, está se falando de sua natureza

Alternativas
Comentários
  • Acertei!

    Gabarito A

    PMPI, vai que cole!


ID
4049710
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Aristóteles (384-322 a.C.) afirma em Política: “Diremos que nenhum indivíduo é cidadão só porque habita num determinado lugar, pois, tal como os cidadãos, também os metecos (homens livres) e os escravos possuem um local para habitar. (...) Ora, não há melhor critério para definir o que é o cidadão, em sentido estrito, do que entender a cidadania como capacidade de participar da administração da justiça e no governo.” (ARISTÓTELES. Política, livro III, cap. 1 1275a6-7 e 22-23). A partir desse trecho, é correto afirmar que 

a atividade política não é restrita a um pequeno grupo de cidadãos, mas está acessível a todos que têm cidadania.

Alternativas

ID
4197901
Banca
INEP
Órgão
ENCCEJA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Tornou-se costume desdobrar a cidadania em direitos civis, políticos e sociais. O cidadão pleno seria aquele que fosse titular dos três direitos. Cidadãos incompletos seriam os que possuíssem apenas alguns direitos. Os que não se beneficiassem de nenhum dos direitos não seriam cidadãos. Se os direitos civis garantem a vida em sociedade, se os direitos políticos garantem a participação no governo da sociedade, os direitos sociais garantem a participação na riqueza coletiva.
CARVALHO, J. M. Cidadania no Brasil: o longo caminho. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2013 (adaptado).

De acordo com o texto, é exemplo de direito social:

Alternativas
Comentários
  • Q574336 ELES MISTURAM TUDOOOOOOOOOOOO AGORA HELP

ID
5099236
Banca
INEP
Órgão
UFC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Leia o fragmento a seguir:

“Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos. São dotados de razão e consciência e devem agir em relação uns aos outros com espírito de fraternidade”
Fonte: (Declaração Universal dos Direitos Humanos, Artigo 1º).

Sobre os direitos humanos, assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • A) Pode-se afirmar que a luta pelos direitos humanos é constante, pois historicamente não abarcou a totalidade dos seres humanos.

  • sempre constante.


ID
5116165
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEED-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Joga lixo no chão, como se fosse um lugar à esmo
Aí da enchente, os mesmos reclamam do governo
Que não governa nada, tá nem pro mal nem pro bem
Ia governar como, se aqui ninguém ouve ninguém?
Minha cidade trampa 24 horas por dia
Os que não morrer de tédio, morre de asfixia
A CIA monitora isso que cê faz agora
Mas não interfere, só fere, o pai da criança que chora
Nosso sofrimento dá prêmio pra quem se esconde em bairro nobre
Tô cheio disso, igual as cadeias é cheias de pobre...
...Cidadania onde? Nós cuspiu na lei de Gandhi
É quente memo, cidadão é uma cidade grande.
Emicida. Cidadão

Tendo o trecho da canção acima como referência inicial, assinale a opção correta, acerca dos conceitos sociológicos que perpassam os temas cidadania e direitos (civis, políticos, sociais e humanos).

Alternativas
Comentários
  • a) Os direitos não são conquistados, mas sim imputados a todos os indivíduos, independentemente da sociedade em que se está inserido.

    b) A perda de um direito adquirido implica a perda de todos os outros direitos.

    c) A falta de conhecimento acerca dos direitos e deveres que um indivíduo possui não afeta o exercício da cidadania plena.

    d) O exercício de direitos sociais, políticos e civis implicam, em contrapartida, o exercício de deveres.

    e) A cidadania plena refere-se à previsão legal dos direitos e deveres, mas não trata da garantia do exercício de tais direitos e deveres no cotidiano.

  • a) Os direitos não são conquistados, mas sim imputados a todos os indivíduos, independentemente da sociedade em que se está inserido.

    b) A perda de um direito adquirido implica a perda de todos os outros direitos.

    c) A falta de conhecimento acerca dos direitos e deveres que um indivíduo possui não afeta o exercício da cidadania plena.

    d) O exercício de direitos sociais, políticos e civis implicam, em contrapartida, o exercício de deveres.

    e) A cidadania plena refere-se à previsão legal dos direitos e deveres, mas não trata da garantia do exercício de tais direitos e deveres no cotidiano.

  • Acertei, porem é uma questão meio cabulosa!

    Gabarito: D

    PMPI, vai que cole!


ID
5231707
Banca
IDHTEC
Órgão
Prefeitura de Maragogi - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

A cidadania é “um status jurídico e político mediante o qual o cidadão adquire direitos civis, políticos e sociais; e deveres (pagar impostos, votar, cumprir as leis) relativos a uma coletividade política, além da possibilidade de participar na vida coletiva do Estado. Esta possibilidade surge do princípio democrático da soberania popular.” (Luiz Flávio Borges d’Urso). Nesse contexto, não se pode afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • pelo próprio texto da questão nós vemos que o conceito de cidadnia não se restrige apenas ao recolhimento dos tributos como diz a alternativa C, a cidadania vai muito alem disso. E quem faz o recolhimento dos tributos é o Governa e não os cidadãos.

  • GAB: C

    Não se restringe.

  • CIDADANIA: É o vínculo político-jurídico que liga uma pessoa ao Estado, incentivando a participação popular nas decisões políticas do Estado, bem como o direito de votar e ser votado.

    Fé, força e foco!!!

  • Gab.: c) apesar de não concordar.

  • Na teoria, a incorreta é a C. Só na teoria mesmo.

  • No enunciado da questão vemos que o conceito de cidadania não se restringe apenas ao recolhimento dos tributos.E quem efetua este é o governo não os cidadãos

  • É interessante observar que o conceito de cidadania comporta muitos significados, vem evoluindo ao longo do tempo e é utilizado pela CF/88 em mais de um sentido. Considerando as alternativas, temos que a única opção errada é a letra C, pois não é possível limitar a relação entre cidadãos e governo ao simples recolhimento de tributos - que, a propósito, é feito pelo governo (e não pelos cidadãos, como indica a alternativa).

    Gabarito: a resposta é a LETRA C.


ID
5266306
Banca
Quadrix
Órgão
CRBM - 4
Ano
2021
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

A respeito de cidadania, de relações públicas, de comunicação e da redação de documentos oficiais, julgue o item.


Proveniente do latim civitas, que significa cidade, o vocábulo cidadania adquiriu, diacronicamente, um sentido bem mais amplo, tornando-se um dos pilares do Estado Democrático de Direito.

Alternativas
Comentários
  • Gab. Certo

  • "Redação oficial" kkk

  • REDAÇÃO OFICIAL?

  • Proveniente do latim civitas, que significa cidade, o vocábulo cidadania adquiriu, diacronicamente, um sentido bem mais amplo, tornando-se um dos pilares do Estado Democrático de Direito. Resposta: Errado.

    CIVITAS = CIDADANIA

  • Esta é uma questão que exige do candidato conhecimento acerca do vocábulo "cidadania".

    O termo cidadania vem do latim civitas, que significa cidade. Antigamente essa palavra representava apenas um cidadão, que fazia parte da cidade e que tinha direitos e deveres. Contemporaneamente esse termo se expandiu, refere-se a não só ao ambiente urbano, podendo ser compreendido no ambiente rural. Segundo o artigo 1° da Constituição Federativa do Brasil, constitui-se em Estado Democrático de Direito, quem exercer a cidadania.
    Quando ao Estado Democrático, ele baseia-se no princípio da soberania popular, pelo qual o povo é titular do poder constituinte, é o ente que legitima todo o poder político. Configura-se, assim, a exigência que todas e cada uma das pessoas participem de forma ativa na vida política do país.  Nesse sentido, inferimos que cidadania é uma instituição tal qual é o Estado e, portanto, ela é o pilar do Estado Democrático de Direito. Assim, esta afirmativa é correta.


     Gabarito do Professor: CERTO.
  • "A respeito de cidadania, de relações públicas, de comunicação e da redação de documentos oficiais, julgue o item. "

    Acho que só porque está no mesmo enunciado, mas não acho que tenha algo haver com redação mesmo.

  • em constituicional, há as gerações ou dimensões. a geração 4 está relacionada à democracia e, tb,encontra-se a "civitas maxima" - sociedade sem fronteiras . Apenas para aumentar conhecimento.