-
MODELO BUROCRÁTICO
Modelos de Administração :
O MODELO BUROCRÁTICO, ESTABELECIDO POR WEBER, É VOLTADO A PROCESSOS FORMAIS : LEIS , NORMAS , PROCEDIMENTOS ;
VISA A IMPESSOALIDADE NAS DECISÕES ;
E O PROFISSIONALISMO FAZ COM QUE AS ATIVIDADES SEJAM REALIZADAS DE MANEIRA CERTA , SEM BURLAR AS NORMAS '
-
Seguem algumas características do Sistema Burocrático... (espero que sejam úteis).
- O sistematizador da burocracia foi MAX WEBER;
- O Brasil jamais alcançou a burocracia idealizada por WEBER;
- O controle rígido presente no modelo burocrático justifica-se como maneira de evitar o nepotismo e a corrupção;
- A maior qualidade da Administração Pública Burocrática é a efetividade dos processos e seu defeito é não voltar-se para o cidadão, que é o verdadeiro cliente da administração pública;
- A burocracia é um sistema social burocraticamente organizado, previamente estabelecido para alcançar aos fins almejados;
- O modelo burocrático trouxe novos conceitos à Administração Pública, tais como: a) separação entre coisa pública e privada; b) regras legais e operacionais previamente definidas; c) reestruturação e reorientação da administração para atender ao crescimento das demandas sociais; d) racionalização e eficiência administrativa;
- Os princípios que orientam o sistema burocrático são: a profissionalização, a carreira, a hierarquia funcional, a impessoalidade e o formalismo;
- No Brasil, a administração pública burocrática contemplou duas fases: Primeira Fase ou Modelo Clássico (1930-1945), fase marcada pela ênfase na reforma dos meios e o autoritarismo. Segunda Fase, estendeu-se até pouco antes da reforma gerencial, com ênfase no desenvolvimento da nação.
- Na Administração Burocrática, a hierarquia é vertical, pois apresenta vários níveis hierárquicos, mas a divisão do trabalho é horizontal por funções. As rotinas e procedimentos são padronizados para garantir maior agilidade na execução.
Fonte: Apostila Vestcon
-
Na administração pública patrimonialista o aparelho do Estado funciona como uma extensão do poder do soberano, e os seus auxiliares, servidores, possuem status de nobreza real. A res publica não é diferenciada da res principis. Em consequência, a corrupção e o nepotismo são inerentes a esse tipo de administração.
A administração pública burocrática surgiu como uma forma de combater a corrupção e o nepotismo patrimonialista. Os princípios orientadores da administração burocrática são a profissionalização, a ideia de carreira, a hierarquia funcional, a impessoalidade, o formalismo, em síntese, o poder racional legal. O modelo burocrático parte de uma desconfiança prévia nos administradores públicos e nos cidadãos que a eles dirigem demandas. Por isso, são sempre necessários controles rígidos nos processos administrativos.
A administração pública gerencial está apoiada na administração burocrática, da qual conserva, embora flexibilizando, alguns dos seus princípios fundamentais. A principal diferença está na forma de controle, que deixa de ser a priori, e passar a concentrar-se nos resultados.
-
De acordo com Max Weber, os atributos da burocracia moderna incluem a impessoalidade, a concentração dos meios da administração, um efeito de nivelamento entre as diferenças sociais e econômicas e a execução de um sistema da autoridade que é praticamente indestrutível.
Fonte: Wikipédia
-
ALTERNATIVA CORRETA LETRA " D "
A administração pública burocrática surge para combater a corrupção e o nepotismo do modelo anterior. São princípios inerentes a este tipo de administração a impessoalidade, o formalismo, a hierarquia funcional, a idéia de carreira pública e a profissionalização do servidor, consubstanciando a idéia de poder racional legal. Os controles administrativos funcionam previamente, para evitar a corrupção.
-
Estou com uma dúvida....se o gerencialismo trás traços da burocracia, sendo assim ele também não teria os mesmos traços descritos acima ? como formalidade, profissionalismo e impessoalidade?
-
GABARITO:D
Burocracia
A teoria da burocracia teve como expoente Max Weber e começou a fazer parte da administração empresarial e pública mundial em torno da década de 1940. A burocracia surgiu para coibir os excessos do patrimonialismo.
Apesar de hoje o termo burocracia ser utilizado como sinônimo de muitos papéis, formulários, normas excessivas e exaustivas, no seu surgimento o objetivo era de melhorar a eficiência das organizações.
-
LETRA D
(Ano: 2013 Banca: CESPE Órgão: UNIPAMPA Prova: Assistente de Administração)
De acordo com a abordagem burocrática, proposta por Max Weber, as principais características do tipo ideal de burocracia são a formalidade, a impessoalidade e o profissionalismo.(CERTO)
-
ADMINISTRAÇÃO BUROCRÁTICA ESTA BASEADA EM PRINCIPIOS CIENTÍFICOS:
- Impessoalidade
- Formalismo
- Hierarquia funcional
- Ideia de carreira pública
- Profissionalização
Cuidado para não confundir com Administração Patrimonialista.
GABARITO D
Fonte: Rodrigo Rennó
-
Cuidado que essas características são da burocracia. A Adm gerencial apenas se apropriou desses princípios.
-
Boa tarde,
Lembre da polícia militar e do FBI rsrs mas no FBI troque o B por H
características do modelo burocrático PM FHI
Profissionalismo
Meritocracia
Formalismo
Hierarquia
Impessoalidade
podemos acrescentar a rígidez também, e lembre-se, esse modelo é baseado em processos, diferentemente do modelo gerencial que foca no cidadão e dá ênfase nos resultados.
Bons estudos
-
-
No Brasil sofremos 3 Estados de Administração Pública, sendo eles:
Patrimonialistmo:
Onde que a administração pública atendia as necessidades da classe denominante, ou seja, os ricos e amigos do Rei que eram privilegiados.
Nesta época, ocorria distinção de julgamentos de mesma ordem, onde que, se o julgado fosse amigo de algum político sairia ileso.
Um dos efeitos era o Nepotismo e Corrupção serem inerentes a Administração Pública.
Burocrática:
Evolução da Adm Pública, onde que surge o Estado Liberal e em conjunto com o capitalismo e a democracia era necessária fazer algo de diferente.
Desta época surge o controle de ações governamentais, para evitar práticas que agissem contra os interesses coletivos da sociedade. Neste caso o controle vem primeiro que o plano, não se preocupando com a ineficiência promovida.
São caracteristiscas: A formalidade, a impessoalidade, a capacidade técnica para assumir determinada atividade (profissionalismo), procedimento para contratação de pessoal e de bens e serviços.
São pontos fracos devido a esse processo:
A rigidez e falta de inovação, preocupação com regras e não resultados, formalização excessiva e a lentidão na comunicação dos processos decisórios.
Gerencial
-
burocrático.
-
LETRA D
-
GAB: LETRA D
Complementando!
Fonte: Guia Educando Ed 204 Administração Pública Para Concursos
O modelo de administração pública burocrático é pautado nos princípios da formalidade, da impessoalidade e do profissionalismo. Salienta-se que democracia (poder do povo) e neo-liberalismo (mínima intervenção do Estado na economia) não são formas de administração pública.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Administração Pública Patrimonialista
(CESPE/UNIPAMPA – Administrador - 2013) No modelo de administração pública patrimonialista, os servidores públicos possuem status de nobreza real, e os cargos funcionam como recompensas, o que contribui para a prática de nepotismo.
GAB: questão correta.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Administração Pública Gerencial
(CESPE/TRE – Analista - 2013) Enquanto o modelo burocrático utiliza o controle rígido para combater a corrupção, o modelo pós-burocrático adota meios como indicadores de desempenho e controle de resultados.
GAB: questão correta.
Comentário: a administração pública gerencial (modelo pós-burocrático) adota o controle de resultados mediante os indicadores de desempenho, enquanto o modelo burocrático utiliza-se do controle rígido de meios (processos).
-
- Caráter legal das normas e regulamentos: baseada em legislação própria. Regras e normas previamente estabelecidas;
- Caráter formal das comunicações: por escrito, para registrar os fatos;
- Caráter racional e divisão do trabalho: voltada para a eficiência da organizações. Ha uma clara distinção das atribuições de cada cargo;
- Impessoalidade das relações: relações se dão entre cargos, não entre pessoas;
- Hierarquia e autoridade: top-down;
- Rotinas e procedimentos padronizados: o ocupante de um cargo faz tarefas pré-estabelecidas;
- Competência técnica e meritocracia: escolha baseada no mérito e na competência técnica, não em preferências pessoais;
- Especialização da administração: separa a propriedades (meios de produção) e a administração (corpo diretivo);
- Profissionalização dos participantes: os funcionários são profissionais especializados, que ocupa um cargo;
- Completa previsibilidade do funcionamento: comportamento dos membros perfeitamente previsível, de acordo com as normas pré-estabelecidas.
#NAODESISTA!