SóProvas


ID
788188
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

A redução de estoques em cada elo de uma cadeia de suprimentos é o objetivo de todas as empresas que compõem essa cadeia. Tal redução pode ser alcançada através da adoção de diferentes políticas e/ou práticas.

Ao se considerarem apenas os elos a jusante da empresa focal, a política/prática com menor impacto na redução do inventário a jusante na cadeia é a de

Alternativas
Comentários
  • Resposta: C (descrição dada pelo colega anteriormente)

    Para complemento:

    Vendor Managed Inventory
     (VMI), em português Stock Gerido pelo Fornecedor, é um sistema em que o fornecedor se responsabiliza pela gestão dos níveis de stock nos clientes. O fornecedor tem acesso aos dados relativos ao stock (vendas) do cliente e assume, ele próprio, as decisões sobre os reabastecimentos. O VMI integra-se na cadeia de abastecimento como forma de estabelecer uma real colaboração e partilha de informação entre o fornecedor e o cliente e com isso, não só permite reduzir o nível de stock ao longo da cadeia como proporciona uma redução de custos (Mishra et al., 2004, p. 445).

    Num sistema de Vendor Managed Inventory, o fornecedor toma as decisões sobre o nível de stocks mais indicado para cada um dos produtos, respeitando ne entanto os limites previamente estabelecidos, assim como as políticas de stocksapropriadas para manter estes níveis. Inicialmente, as sugestões apresentadas pelo fornecedor deverão ser ser analisadas e aprovadas pelo retalhista, mas no entanto um dos objectivos do VMI é o de eliminar falhas nos pedidos específicos do retalhista (Simchi-Levi et al., 2003, p. 154).

    http://pt.wikipedia.org/wiki/VMI

  • Resposta Eficiente ao Consumidor ou em inglês Efficient Consumer Response (ECR), consiste numa estratégia utilizada principalmente na indústria de supermercados na qual distribuidores e fornecedores trabalham em conjunto para proporcionar maior valor ao consumidor final (LAVRATTI, 2002, p.1). Trata-se de um movimento voluntário, baseado na mudança e na melhoria continua, que afecta toda a cadeia de produção e distribuição de produtos de grande consumo (ECR, 2002).

    O ECR tem como objectivo estabelecer um fluxo consistente de informações e produtos que se incluem bidirecionalmente na cadeia logística de abastecimento, tendo em conta a manutenção do abastecimento do ponto de venda a custos baixos e em stocks adequados (Efficient consumer response, 2005).
     

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Resposta_eficiente_ao_consumidor

  • POSTERGAÇÃO

    A estratégia de “postponement” coloca maior ênfase na flexibilidade para atender às exigências do cliente , cumprindo o prazo prometido, reduzindo o custo de estoque e armazenagem e economizando nos gastos logísticos.
    A Postergação é um conceito operacional que consiste em retardar a configuração final de produtos até que os pedidos dos consumidores sejam recebidos. Existem dois tipos de postergação: a Postergação da produção ou de forma, e a Postergação de logística ou do tempo.
    Postergação de Produção:
    Meta: Manter os produtos em um estado neutro ou descompromissado durante o maior tempo possível.
    Aplicação ideal: Fabricar um produto básico ou padrão em quantidades suficientes para realizar economias de escala e adiar o acabamento de aspectos específicos, até o recebimento dos pedidos dos clientes.

    Vantagens
    - Espera maior capacidade de resposta sem sacrificar a eficiência;
    - Flexibilidade para atender o cliente;
    - Atender somente após o compromisso de compra;
    - Uso da tecnologia para ficar livre da dependência das previsões de venda
    - Diminuir o número de produtos personalizados acabados;
    - Instalações logísticas (acabamento de produto);
    Desvantagens
    - Perda da economia de escala. Seria uma vantagem se a diferença entre a perda dela e o ganho com a racionalização de despesas fosse pequena;
     
    - Tecnologia inadequada pode gerar problemas com o produto final na fabricação ou entrega na data.

    Postergação de Logística:
    Meta: Manter um estoque antecipado da linha completa em apenas um ou alguns locais estratégicos.
    O destino final do estoque é postergado até o recebimento dos pedidos dos clientes uma vez iniciado o processo logístico, todos os esforços são feitos para mover produtos diretamente para os clientes o mais rapidamente possível.
    Vantagens
    - Melhor desempenho logístico reduz dependência de estoque de segurança;
    - Valor do tempo / encurtar o processo acelera a rotação do estoque;
    - Melhores previsões devido à redução de incertezas;
    - Desconto e ganho com aplicação de recurso / estoque grátis;
    - Desempenho em “tempo hábil” e “redução de custos”: postergação e consolidação;
    Desvantagens
    - Necessidade de alta tecnologia.


    Fonte: http://pt.shvoong.com/business-management/1931527-estrat%C3%A9gia-posterga%C3%A7%C3%A3o/#ixzz2PL2fk1XI
  • Ninguém disse por que a resposta C é a correta...

  • Olá,

    Eu compreendo as opções 'a'; 'b'; 'd' e 'e', mas, alguém pode explicar a 'c'?

    Como assim "compartilhamento de componentes"?

    Desde já, obrigado.

  • Das opções listadas, a que tem o menor impacto na redução de estoques é a opção "C", ou seja, o compartilhamento de componentes. Esse compartilhamento é usado para permitir economias de escopo, na medida em que o mesmo componente é utilizado em diversos produtos. Todas as outras opções têm impacto na redução de estoques, como podemos observar nas descrições levantadas pela colega Alessandra. 


    "O aumento da variedade de produtos ao longo da cadeia de abstecimento contribui para o aumento dos custos e inventário da empresa. Uma estratégia que a empresa já vem adotando para mitigar esse problema é o compartilhamento de componentes (Component sharing) que é uma estratégia baseada no produto tendo famílias de produtos ou produtos semelhantes com componentes similares. A proposta de compartilhar componentes está ligada principalmente a custos, qualidade e à estrutura organizacional. Este compartilhamento reduz o investimento no desenvolvimento de um novo produto e o desempenho e a qualidade dos componentes tendem a serem maiores do que quando são projetados para um único propósito. Esta estratégia tende a reduzir custos, pois o componente que é compartilhado terá seu volume de produção superior a um componente que é projetado especificamente para um modelo específico de coletor de lixo. Através disto, haverá um processo de economia de escala que reduz o custo unitário de produção". 

    http://www.excelenciaemgestao.org/Portals/2/documents/cneg7/anais/T11_0379_1605.pdf

  • (C) compartilhamento de componentes – esta é a nossa resposta. O compartilhamento de componentes apenas gera vantagem competitiva para os elos da cadeia produtiva e é uma das vantagens da estratégia do Supply Chain Management não impactando no aumento ou diminuição no inventário de uma empresa da cadeia.



    FONTE: ADMCOMENTADA

  • Administração de Materiais = Atividade à montante (para trás, fornecedores);

    Distribuição de materiais = Atividade a jusante (para frente, para clientes);

    A única opção que remete mais a atividades à montante é a Letra C, sendo portanto a alternativa com menor impacto para redução de inventário a jusante.

    Pensamento simples para a questão, complementando as explicações anteriores dos colegas.

  • Por que a letra "C) compartilhamento de componentes" não reduz estoques?

    Compartilhamento de componentes é o objetivo da padronização / modularização. O objetivo da padronização é melhorar a lucratividade reduzindo a variedade dos itens em estoque. Não reduz propriamente o volume, mas sim a variedade do estoque. A padronização de componentes pode simplificar as tarefas de compras, manufatura e manutenção. Modularização: os produtos compartilham componentes, ou seja, são formados por meio da montagem de partes padronizadas. Isto possibilita o fornecimento de produtos customizados sem perda dos benefícios da economia de escala.