SóProvas


ID
793240
Banca
ESAF
Órgão
Receita Federal
Ano
2012
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Não compõe a Administração Pública Federal Direta

Alternativas
Comentários
  • A Caixa Econômica Federal é uma empresa pública, não pertencendo à Administração Direta.
    =)
  • Curiosidade:

    DEL0759

    Art 1º Fica o Poder Executivo autorizado a constituir a Caixa Econômica Federal - CEF, instituição financeira sob a forma de emprêsa pública, dotada de personalidade jurídica de direito privado, com patrimônio próprio e autonomia administrativa, vinculada ao Ministério da Fazenda.

    Parágrafo único. A CEF terá sede e fôro na Capital da República e jurisdição em todo o território nacional.

  • A SRF e o TRE são da Administração Direta?

    Como assim?
  • Isso mesmo CLAUDINO, a SRF e o TRE também fazem parte da Administração Pública Federal Direta. A SRF faz parte do Ministério da Fazenda, enquanto o TRE compõe o Poder Judiciário. A CEF é uma empresa pública e, como tal, faz parte Administração Pública Federal Indireta. O Decreto-Lei 200/1967, em seu art. 4º, estabelece a organização da administração pública federal. Observe o quadro-resumo adiante:

  • A caixa Econômica Federal é empresa pública federal- portanto ente administrativo que compõe o rol da administração indireta
  • Nãp há dúvidas que a CEF compõe a Adm. Pública indireta. Mas alguém pode me explicar como é que um órgão do poder judiciário faz parte da Adm. pública? Quer dizer que o poder Judiciário e Legislativo também estão compreendidos na Adm. Pública Direta? E o MP?

    Obrigada. =]
  • Obrigada, Guilherme!
  • Xará, o Ministério Público não é um órgão do Poder Executivo. Não cometa tamanho equívoco. Muito pelo contrário, o Ministério Público fiscaliza e denuncia as irregularidades perpetradas pelo Executivo.
  • No que diz respeito ao MP ser ou não do Poder Executivo, acho vale a pena saber o que o próprio MP diz sobre o assunto:
    "Os doutrinários divergem quanto ao posicionamento do Ministério Público na tripartição dospoderes. A tese dominante não é configurar a instituição como um quarto podere sim como um órgão do Estado, independente e autônomo, com orçamento, carreira e administração próprios. Na Constituição de 1988, o MP aparece no capítulo Das funções essenciais à Justiça, ou seja, há uma ausência de vinculação funcional a qualquer dosPoderes do Estado."
    http://www.mpu.gov.br/navegacao/institucional/duvidas
  • Resposta: Caixa Econômica Federal (Empresa Pública)

    Basta lembra que são da Administração Indireta as:

    - Autarquias;
    -Fundações;
    -Sociedades de enconomia Mista;
    -Empresas Públicas;
  • Galera, tb errei por conta de ditração, mas não temos como discutir com a banca. Temos que saber que a Caixa Ec. Federal é empresa publica, como os Correios, tanto é que qdo tem um crime relacionado a elas, quem investiga é a PF. As Agencias, como ANAC, são autarquias federais. Tb temos que saber que a Soc. Economia Mista é metade publica e privada, regida por CLT, que pertence ao Estado, ex.: Petrobas, havendo crime que investiga é a Pol. Civil do Estado. 
  • Claramente, as alternativas "a", "b", "c" e "d" correspondem, todas, a exemplos de órgãos públicos, os quais são integrantes da Administração Pública Federal Direta, como fixado pelo enunciado. Ao se falar em Administração direta (ou centralizada), o candidato deve logo associar tal ideia a duas possibilidades: ou aos entes federativos (União, Estados, Distrito Federal e Municípios), ou aos órgãos públicos que compõem a estrutura interna, ou seja, a intimidade administrativa de tais pessoas políticas. A resposta, portanto, seria a opção "e", uma vez que a Caixa Econômica Federal é uma empresa pública federal. Logo, cuida-se de entidade integrante da Administração indireta (art. 4º, II, "b", Decreto-lei 200/67).


    Gabarito: E


  • É moçada, esse tipo de questão não cai mais! rs

  • Quem errar uma questão dessa tem que apanhar de cinta ...brincadeira pessoal.



    Caixa Econômica Federal --> É uma empresa pública



    E Empresas Públicas --> compõem a chamada Administração Indireta

    Letra e)

  • Na minha opinião essa questão tem 2 respostas corretas: as letras C e E. A letra E é incontestável e já foi devidamente explicada pelos colegas. No entanto a letra C tb está errada, tendo em vista que o Tribunal Eleitoral está na estrutura do Poder Judiciário. E o Poder Judiciário, e também o Poder Legislativo, não fazem parte da administração direta. Vejam o art 4 do Decreto lei 200: 

     Art. 4° A Administração Federal compreende:

            I - A Administração Direta, que se constitui dos serviços integrados na estrutura administrativa da Presidência da República e dos Ministérios.

            II - A Administração Indireta, que compreende as seguintes categorias de entidades, dotadas de personalidade jurídica própria:

            a) Autarquias;

            b) Emprêsas Públicas;

            c) Sociedades de Economia Mista.

            d) fundações públicas

    O três poderes são independentes e harmônicos, mas a função precípua de administração é do Poder Executivo. Sempre que se falar em administração direta estamos falando do Poder Executivo, só ele é competente para administrar o Estado.

    Pfv, comentem se eu estiver equivocado.

     

     

     

     

  • Respondendo ao Colega Henrique M...

     

    O TRE integra a classificação dos órgãos independentes, e sim, são órgãos da Administração Direta, junto com o MP, TCU e Defensoria.

     

    Classificação dos órgãos públicos

    Muitas classificações têm sido elaboradas para os órgãos públicos. A mais solicitada em concursos públicos é a de Hely Lopes Meirelles,3 que procura agrupá-los de acordo com a posição estatal, estrutura e atuação funcional, conforme será visto a seguir.

     Órgãos independentes, autônomos, superiores e subalternos

    Quanto à posição estatal (posição ocupada na escala governamental ou administrativa), os órgãos podem ser: independentes, autônomos, superiores ou subalternos.

    a) Órgãos independentes (ou órgãos primários do Estado): são aqueles previstos na Constituição e representativos dos Poderes do Estado (Executivo, Legislativo e Judiciário). Não sofrem qualquer tipo de subordinação hierárquica ou funcional, sujeitando-se apenas aos controles constitucionais de um Poder pelo outro. Incluem-se nessa categoria o Congresso Nacional, a Câmara dos Deputados, o Senado Federal, as Assembleias Legislativas, Câmaras de Vereadores, Presidência da República, Governadorias dos Estados e do Distrito Federal, Prefeituras Municipais, Tribunais Judiciários e Juízos singulares. Pelo alto grau de independência, conferido pela própria Constituição Federal, integram também essa categoria o Ministério Público, as defensorias públicas e os Tribunais de Contas;
    b) Órgãos autônomos: segundo Hely Lopes Meirelles, os órgãos autônomos estão “localizados na cúpula da Administração, imediatamente abaixo dos órgãos independentes e diretamente subordinados a seus chefes. Possuem ampla autonomia administrativa, financeira e técnica, caracterizando-se como órgãos diretivos”. A título de exemplo, são considerados órgãos autônomos os Ministérios, as Secretarias estaduais e municipais e a Advocacia-Geral da União;
    c) Órgãos superiores: são aqueles que têm poder de direção, controle e decisão, mas estão sujeitos à subordinação e ao controle hierárquico de níveis superiores de chefia. Não possuem autonomia administrativa e financeira. Incluem-se nessa categoria, dentre outros, as procuradorias, as coordenadorias e as inspetorias;
    d) Órgãos subalternos: são aqueles que possuem baixo poder decisório e cujas atribuições são de mera execução, a exemplo das seções de expediente, material, de portaria e de pessoal. 

    (Alexandre, Ricardo
    Direito administrativo esquematizado/ Ricardo Alexandre, João de Deus. – 1. ed. – Rio de Janeiro: Forense; São Paulo: MÉTODO, 2015.)

  • CAIXA ECONOMICA FEDERAL  = É uma empresa pública.

     Empresas Públicas --> compõem a chamada Administração Indireta.

  • GB E

    PMGOO

  • A caixa Econômica Federal é empresa pública federal- portanto ente administrativo que compõe o rol da administração indireta

    MNEMÔNICO >> fasE

    GB E

    PMGO.

  • A caixa Econômica Federal é empresa pública federal- portanto ente administrativo que compõe o rol da administração indireta

    MNEMÔNICO >> fasE

    GB E

    PMGO.

  • a,b,c,d são órgãos.

    e é Empresa pública.