SóProvas


ID
793339
Banca
ESAF
Órgão
Receita Federal
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Na questão abaixo, selecione a opção que melhor representa o conjunto das afirmações, considerando C para afirmativa correta e E para afirmativa errada.

I. As decisões programadas são tomadas em condições em que os dados são repetitivos, o ambiente é estático e existe um alto grau de certeza, logo, baseadas em julgamentos pessoais.


II. As decisões não programadas constituem novidades e tendem a ser tomadas dentro de regras altamente testadas e rígidas.


III. À medida que alguém ascende na hierarquia organizacional, a sua capacidade de tomar decisões não programadas se torna mais necessária.

Alternativas
Comentários
  • A primeira frase começa correta, mas no final a banca insere um trecho incorreto: baseadas em julgamentos pessoais.  Esta afirmação está relacionada com as decisões não programadas
    Já na segunda frase a banca novamente inverteu os conceitos, pois são as decisões programadas que tendem a ser tomadas dentro de regras altamente testadas e rígidas.
    Finalmente, a terceira frase está correta. Quanto mais avança em uma organização, mais o indivíduo terá de tomar decisões sobre novos temas, em que não domina todas as variáveis, ou seja, decisões não programadas.
    Existem dois tipos básicos de decisão: as programadas (Estruturadas) e as não-programadas (Nao-Estruturadas). As DECISÕES PROGRAMADAS são repetitivas e rotineiras e fornecem estabilidade, aumento de eficiência e redução de custos. As DECISÕES NÃO-PROGRAMADAS são novas e desestruturadas, cujas soluções são encontradas à medida que os problemas aparecem, por isso requerem mais atividades de pesquisa dos gerentes para encontrar a solução; elas permitem adaptação a mudanças do ambiente, a encontrar soluções para novos problemas e a lidar com situações imprevisíveis. A criação de uma estratégia organizacional requer dos gerentes decisões não programadas para encontrar a melhor forma de criar valor, usando as melhores habilidades e recursos. Para essas decisões, os gerentes se baseiam em julgamento, intuição e criatividade para resolver os problemas, e não em regras e normas. As organizações devem ter a capacidade para tomar ambas as decisões.
    Fonte: http://www.euvoupassar.com.br/?go=artigos&a=TXf43-TIfauFJzZ_3gmswKnrkdvTJBLxHA7Uez5tMQg~
  • As decisões programadas

    Aplicam-se a problemas que são familiares ou repetitivos. São decisões que resolvem os problemas recorrentes, que acontecem todos os dias e exigem as mesmas decisões e soluções a cada ocorrência. ( as decisões programadas são chamadas procedimentos, rotinas, políticas e planos)


    Decisões não programadas :

    São problemas com as quais a organização não tem familiaridade ou experiência, ou que se apresentam de forma diferente a cada ocorrência.

    Por exemplo:

    - Chegadade um concorrente mais competitivo
    - Esgotamento de uma fonte de matéria-prima
    - Quebra ou perda de um equipamento de difícil reposição
    - Comercialização de grande quantidade de um produto com uma peça defeituosa, que pode provocar acidentes ou prejuízos aos compradores


    Problemas assim são invulgares e precisam de soluções ou decisões sob medida, decisões não programadas, desenvolvidas uma a uma. Essas decisões dependem, em grande parte,de habilidades e de processos sistemáticos de análise e resolução de problemas

    Fonte MAximiano Introdução a Adm ( Atlas 2000)
  • Decisões Programadas: apresentam soluções para problemas rotineiros.

    Decisões Não Programadas: apresentam soluções específicas através de um processo não estruturado para resolver problemas. A resolução desses problemas sempre envolverão riscos e incertezas.

  • I. As decisões programadas são tomadas em condições em que os dados são repetitivos, o ambiente é estático e existe um alto grau de certeza, logo, baseadas em julgamentos pessoais.
    Errado. Justamente por ser tomada em ambientes estáticos, com dados repetitivos e alto grau de certeza, as decisões programadas tendem a
    ser tomadas dentro de regras rígidas com base na experiência, possuindo tendência a terem sido bastante testadas anteriormente..
    II. As decisões não programadas constituem novidades e tendem a ser tomadas dentro de regras altamente testadas e rígidas.
    Errado. Justamente por constituírem novidades, as decisões não programadas tendem a ser tomadas com base me julgamentos pessoais, e nãoem regras rígidas e previamente testadas.
    III. À medida que alguém ascende na hierarquia organizacional, a sua capacidade de tomar decisões não programadas se torna mais necessária.
    Certo. Conforme alguém sobe na hierarquia, torna-se necessário que tenha cada vez mais capacidade de abstração conceitual e de lidar com a complexidade, inclusive do ponto de vista das decisões a serem tomadas. Assim, as pessoas em cargos elevados em uma organização tendem a lidar com decisões não programadas, que constituem novidades.


    Assim, a resposta é E - E - C.


    GABARITO: A.

     

    Prof. Carlos Xavier

  • Vamos analisar cada uma das assertivas:

    I. Errado. Decisões programadas não são baseadas em julgamentos pessoais. Baseiam-se, na verdade, no histórico da organização estando em muitos casos consolidadas em manuais.

    II. Errado. Decisões não programadas não são altamente testadas e rígidas, posto que são tomadas em situações novas.

    III. Correto. De fato, decisões tomadas no nível operacional são referente a rotinas e procedimentos, assim, são decisões programadas. À medida que um empregado assume cargos mais altos precisa lidar com situações novas e mais complexas (que fogem da rotina) de forma que sua capacidade de julgamento pessoal será mais necessária.

    Gabarito: A