-
Para tirar toda dúvida:
Quanto à classificação, distinguem os antônimos polares, aqueles que ocupam os pólos do eixo semântico sem termos intermediários, como marido/mulher, dos antônimos escalares, em que a relação opositiva se encontra sujeita à gradação, como em grande/pequeno, quente/frio,
sendo possível o elemento intermediário, como médio para o primeiro exemplo e morno para o segundo. Considerando o tipo de relação existente entre os termos, apresentam os antônimos contraditórios, como em casado/solteiro, contrários, como em subir/descer, e os recíprocos, como em
comprar/vender.
-
ALTERNATIVA (B)
Antônimo contraditório ocorre quando os significados das unidades se excluem mutuamente. O significado de uma pode ser
definido como a negação do significado de outra. Portanto, dormir e acordar são sinônimos contraditórios.
-
a) ERRADA - São sinônimos imperfeitos.
Sinônimo perfeito é raro de encontrar. São aqueles que possuem sentidos exatamente iguais. Ex: Encontrar e achar.
Sinônimo imperfeito é o mais comum. São aqueles que possuem sentidos parecidos. Ex: Bonito e lindo.
b) CERTO
c) ERRADO - Homônimos são divididos em: Homógrafos, Homófonos e Homônimos Perfeitos. Não conheço nenhum caso de homônimo e sinônimo ao mesmo tempo.
d) ERRADO - Antônimos graduais são aqueles que existem intermediários entre eles. Ex: Quente e Frio. Existe o "morno" entre eles. Largura e estreiteza são antônimos complementares ou contraditórios. A afirmação de um supõe a negação do outro.
e) ERRADO - Eufemismo não é a causa dos tabus linguísticos. A causa dos tabus linguísticos são os preconceitos, medos, e aspectos culturas. O eufemismo é a CONSEQUÊNCIA dos tabus linguísticos. São expressões alternativas que atenuam um tabu linguístico. Ex: Ele entregou a alma a Deus. (Em vez de: Ele morreu)
-
São sinônimas as palavras que apresentam significados semelhantes.
São antônimas as palavras que apresentam significados opostos.
Antônimos
Palavras antônimas são palavras que apresentam um significado contrário na representação de uma ideia. Além de contrariedade e oposição, os antônimos podem também estabelecer correlação e complementaridade.
A antonímia é habitualmente estabelecida entre palavras diferentes, com radicais diferentes, mas os antônimos podem ser formados também por prefixos de negação, como: in-, des-, a-. Os antônimos podem ainda ser representados por palavras que já apresentam prefixos cujos significados são contraditórios.
Antônimos com prefixos contraditórios:
exteriorizar e interiorizar;
progressão e regressão;
ascendente e descendente.
GABARITO: LETRA B
FONTE: https://www.normaculta.com.br/sinonimos-e-antonimos/