SóProvas


ID
810418
Banca
COPESE - UFT
Órgão
DPE-TO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Nos termos da Constituição Federal de 1988, assinale a alternativa INCORRETA:

Alternativas
Comentários
  •  a)  A casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de   flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou por determinação judicial, durante o dia ou a noite.
  • Resposta Incorreta - Letra A - Erro "ou a noite" A casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de   flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou por determinação judicial, durante o dia ou a noite.

    Fundamentação: Art. 5º, XI - a casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinação judicial;

  • GABARITO ITEM A

     

    DETERMINAÇÃO JUDICIAL APENAS DURANTE O DIA

  • Tema recorrente em questões: inviolabilidade do domicílio.

    Lembrando que em virtude de determinação JUDICIAL, apenas durante o dia.

    As bancas costumam colocar que quem determina é a autoridade POLICIAL e durante o dia ou noite, o que está equivocado.

  • Por determinação judicial apenas durante o DIA.

    GAB: A

    Bons Estudos!

  • A questão exige do candidato o conhecimento acerca do que a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 dispõe sobre direitos e garantias individuais. Atenção: a questão deseja que o candidato assinale a incorreta.

    A- Incorreta - A violação do domicílio em razão de determinação judicial só pode ocorrer durante o dia. Art. 5º, XI, CRFB/88: " a casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinação judicial".

    B- Correta - É o que dispõe a CRFB/88 em seu art. 5º, XVIII, CRFB/88: "a criação de associações e, na forma da lei, a de cooperativas independem de autorização, sendo vedada a interferência estatal em seu funcionamento".

    C- Correta - É o que dispõe a CRFB/88 em seu art. 5º, XXIV, CRFB/88: "a lei estabelecerá o procedimento para desapropriação por necessidade ou utilidade pública, ou por interesse social, mediante justa e prévia indenização em dinheiro, ressalvados os casos previstos nesta Constituição".

    D- Correta - É o que dispõe a CRFB/88 em seu art. 5º, XXXI, CRFB/88: "a sucessão de bens de estrangeiros situados no País será regulada pela lei brasileira em benefício do cônjuge ou dos filhos brasileiros, sempre que não lhes seja mais favorável a lei pessoal do de cujus".

    O gabarito da questão é, portanto, a alternativa A (já que a questão pede a incorreta).