SóProvas


ID
815074
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Belo Horizonte - MG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

O equilíbrio a ser atingido na combinação dos testes de aderência com os testes substantivos depende de diversos fatores e circunstâncias.

Assinale a alternativa que NÃO é apropriada nas circunstâncias dos trabalhos de auditoria.

Alternativas
Comentários
  • Só pra lembrar um pouquinho do conceito desses dois testes:

     Testes de Aderência –

     consistem em um conjunto de procedimentos de auditoria destinado a confirmar se as funções críticas de controle interno estão sendo efetivamente executadas. Tem como objetivo identificar a existência, efetividade e continuidade dos controles internos, e podem ser:

     retrospectivos – evidenciam situações passíveis de serem documentadas, verificando-se a aderência no passado à norma definida pela função controle, Ex.: um relatório ou a assinatura do funcionário que executou o procedimento;

    flagrantes – evidenciam situações em que a aderência é observada no momento da atitude, testemunhando sua execução.

    Testes Substantivos – consistem em testes aplicados nas transações de revisão analítica que procuram fornecer evidências de auditoria quanto à integridade, à exatidão e à validade dos registros de uma organização. Têm como objetivo identificar a existência, ocorrência, abrangência, avaliação e mensuração dos componentes patrimoniais, transações e operações da organização. Exemplos de Testes Substantivos: Circularização, Inspeção de Ativos, Conciliações, Comprovação de Registros Contábeis, Inspeção de Documentos.



  • A resposta NÃO APROPRIADA solicitada na questão é a d , por estar invertida .

    A quantidade de transações e saldos que o auditor examinará depende da avaliação que ele tenha feito dos controles internos, durante os testes de observância. Se os controles internos forem ruins (fracos ) a quantidade de testes substantivos será maior. Caso os controles internos sejam bons ( fortes ), a quantidade de testes substantivos será menor. 
  • As assertivas A, B e C versam sobre a abordagem da auditoria. A abordagem poderá ser majoritariamente substantiva ou poderá ser, digamos, 50% substantiva e 50% baseada em testes de controle (percentuais hipotéticos). Por exemplo: se o controle interno da entidade é péssimo, a abordagem da auditoria poderia ser realizada com base em 99% de testes substantivos e 1% baseada em testes de controle (valores hipotéticos). Em suma, quanto pior os controles, mais em testes substantivos o auditor deve se concentrar. Deste modo, A, B e C estão corretos.

    A letra D contém imprecisões. O tamanho da amostragem ( o mais adequado seria dizer “tamanho da amostra”) deve ser maior conforme seja maior o risco. Se os controles são fortes, em tese, esse fator contribui para se trabalhar com amostra menor, em especial nos testes de controle. Quanto aos reflexos nos testes substantivos, eles existem, mais o mais adequado era limitar a ponderação aos testes de controle e a resposta aos riscos de controle.

    Em síntese: se o controle é ótimo, podemos trabalhar com amostras menores. Isso torna incorreta a letra D.