SóProvas



Prova FUNDEP - 2012 - Prefeitura de Belo Horizonte - MG - Auditor - Tecnologia da Informação


ID
815044
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Belo Horizonte - MG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Analise as seguintes afirmativas referentes aos sistemas operacionais e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.

(   ) Gerencia os componentes dos sistemas computacionais.
(   ) Oferece uma interface mais simples para uso dos sistemas computacionais.
(   ) Gerencia a memória dos sistemas computacionais.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência de letras CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • A função do sistema operacional é trabalhar de modo cooperativo com funções de administrar os recursos do hardware (memória, processador e periféricos) e auxiliar na e-xecução dos programas do usuário oferecendo a ele uma interface de alto nível.


    Classificações do sistema operacional:



    Monousuário, monotarefa, monoprogramável

    Multiusuário, multitarefa, multiprogramável

    Gabartio D



    Bons estudos galera.
  • A segunda afirmação está certa, mas é um tanto problemática. É que sistemas operacionais de interface mais complicadas são tão sistemas operacionais quanto aqueles de interface mais simples. Ou seja, a simplicidade em si não é parâmetro para a definição de um software como sistema operacional.
  • A maioria das bibliografias especializadas aponta que as funções básicas de um Sistema Operacional são:

    1-GERENCIAR OS RECURSOS DE HARDWARE- Quer dizer que o Sistema Operacional controla os componentes físicos do computador de fora que a máquina trabalhe corretamente, desde o momento em que o usuário pressiona uma tecla até o aparecimento do referido caractere no monitor.
    2-CONTROLAR A EXECUÇÃO DOS PROGAMAS- Um software qualquer (como o Word) só é executado com a permissão do Sistema Operacional e se mantém sob o controle do S.O até ue sua execução termine. Ou seja, enquanto você difita no Word, ele está o tempo todo se reportando ao Windows para acessar memórias, discos, periféricos etc.
    SERVIR DE INTERFACE ENTRE O USUÁRIO E A MÁQUINA- É justamente o que o Sistema Operacional relaiza que podmeos ver. Tudo está à nossa frnete na tela, os ícones, as janelass, os comnados etc. O Sistema Operacional traduz nossas ações em comunados binários que são entendidos pelo computador e vice-versa, quando a máquina nos dá uma resposta.

    Fonte: Informática para concursos- João Antônio
  • Achei que a segunda alternativa fosse uma pegadinha da banca. 

  • GABARITO: D

    Apenas de forma a enriquecer os estudos, quando um sistema operacional é criado para uso pessoal, doméstico, em que, supostamente, será usado por apenas uma pessoa, dizemos que esse sistema é monousuário. Os Windows 95,98, ME e XP são exemplos, e o DOS também era.

    Quando um sistema operacional é criado a fim de conseguir controlar a execução de tarefas simultâneas para várias pessoas ao mesmo tempo (isso ocorre, por exemplo, em um computador servidor nas empresas), esse sistema é chamado multiusuário. Os sistemas multiusuários são muito mais seguros que os sistemas monousuários. O Windows 2000, o Linux, o Windows 2008 e o Windows 7 (este, embora para uso doméstico) são exemplo de sistemas multiusuário.

  • Letra D

    De fato, o sistema operacional executa todas essas funções, pois ele é responsável por gerenciar tanto os componentes de hardware quanto os demais softwares que executam no micro. Ele também serve de interface para facilitar o acesso aos componentes de hardware, como salvar um arquivo no disco rígido, sem a necessidade de saber os endereços das trilhas e setores.

    -GRAN CURSOS


ID
815047
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Belo Horizonte - MG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I associando as aplicações e os aplicativos mais apropriados.

 COLUNA I                                     COLUNA II
1. Excel                       (   ) Preparar uma aula de física com vídeos.
2. Power Point            (   ) Preparar um contrato de aluguel.
3. Word                       (   ) Calcular o orçamento de uma obra. 

Assinale a alternativa que apresenta a sequência de números CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • C

  • LETRA C).

    -EXCEL: permite a elaboração de planilhas eletrônicas para a realização de cálculos, por meio de funções.

    -POWER POINT: permite a elaboração de slides para tornar apresentações mais didáticas. Podem obedecer a critérios de tempo, transição, animações, etc.

    -WORD: permite a elaboração de documentos de texto, como: trabalhos acadêmicos, contratos, etc.


ID
815056
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Belo Horizonte - MG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta um recurso do Word que NÃO se relaciona com o Layout de página.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C

    O zoom fica na aba exibição.
  • Letra C.
    Itens relacionados a exibição do documento estarão na guia/aba Exibição.
  • Gab. C

    Mas observe que o grupo 'parágrafo' esta presente tanto na aba Página Inicial como na aba Layout da Página (nesta com menos funções).  

    Guia/Aba: Layout da Página

    Grupo: Configurar página / Parágrafo* / Organizar 

    Guia/Aba: Página Inicial

    Grupos: Área de transferência / Fonte / Parágrafo* / Estilo / Edição (Localizar, Substituir, Selecionar)

    Guia/Aba: Exibição

    Grupos: Modos de exibição / mostrar / zoom / janela / macros

     


ID
815059
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Belo Horizonte - MG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

A utilização dos mesmos profissionais de liderança na equipe de auditoria, numa mesma entidade auditada, por longo período, pode criar a perda da objetividade e do ceticismo necessários na auditoria.

Visando impedir tal risco, é necessária a aplicação da seguinte ação.

Alternativas
Comentários
  • Visando impedir tal risco, é necessária a aplicação da seguinte ação com a rotação do pessoal de liderança da equipe de auditoria a intervalos menores de cinco anos consecutivos e intervalo mínimo de três anos para retorno do pessoal de liderança à equipe.

     

  • 2.7 – Manutenção dos líderes de equipe de auditoria 2.7.1 – A utilização dos mesmos profissionais de liderança (sócio, diretor e gerente) na equipe de auditoria, numa mesma entidade auditada, por um longo período, pode criar a perda da objetividade e do ceticismo necessários na auditoria. 2.7.2 – Esse risco depende de fatores, tais como: a) tempo que a pessoa faz parte da equipe de auditoria; e b) função da pessoa na equipe de auditoria. 2.7.3 – Visando impedir tal risco, é necessária a aplicação das seguintes ações: a) rotação do pessoal de liderança da equipe de auditoria a intervalos menores ou iguais a cinco anos consecutivos; e b) intervalo mínimo de três anos para o retorno do pessoal de liderança à equipe. 2.7.4 – Para fins de contagem de prazo da rotação estabelecida nesta IT, aplica-se o disposto no item 21 da NBC T 11 – IT – 06 – Supervisão e Controle de Qualidade, aprovada pela Resolução CFC n.º 914, de 24 de outubro de 2001, ou seja, desde janeiro de 2002. 2.7.5 – Como é impraticável a rotação nas entidades de auditoria de porte pequeno, com apenas um sócio ou diretor e auditores pessoas físicas, para atender o estabelecido nas letras a e b do item 2.7.3, nos anos em que se completarem os cinco anos e durante os próximos três anos dos prazos estabelecidos nesses itens, seus trabalhos deverão ser submetidos à revisão por outra entidade de auditoria, que emitirá relatório circunstanciado sobre a correta aplicação das normas profissionais e técnicas nestes trabalhos, encaminhando-o ao Conselho Federal de Contabilidade, até 31 de julho do respectivo ano
  • Muita atenção acerca do assunto pois houve uma mudança em 2011 - com a Instrução CVM nº 509. Se não me engano caiu na prova da Receita Federal:

    A Instrução estabelece que as companhias que instalarem e mantiverem Comitê de Auditoria Estatutário ("CAE") nas condições exigidas pela Instrução poderão contratar auditor independente para a prestação de serviços de auditoria por até 10 anos consecutivos.

    Desse modo, o prazo previsto no art. 31 da Instrução CVM 308/99 aumenta de 5 para 10 anos para as companhias que instalem e mantenham CAE, conforme previsto na Instrução.

    A instalação do CAE é facultativa e, por conseguinte, as companhias que desejarem poderão manter o atual sistema de rotações do auditor independente a cada 5 anos.

    Em resumo, o CAE tem as seguintes atribuições:

      1. opinar sobre a contratação e destituição do auditor independente para a elaboração de auditoria externa independente ou para qualquer outro serviço;
      2. supervisionar e avaliar as atividades dos auditores independentes;
      3. monitorar a qualidade e integridade dos mecanismos de controles internos e das demonstrações financeiras da companhia;
      4. avaliar e monitorar as exposições de risco da companhia.

ID
815062
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Belo Horizonte - MG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

O termo erro refere-se a incorreções involuntárias nas demonstrações financeiras e inclui os aritméticos, os de execução nos registros e elementos contábeis, desvios inconscientes ou por desconhecimento na aplicação de princípios de contabilidade.

Assinale a alternativa que exemplifica uma distorção involuntária.

Alternativas
Comentários
  • Não considerar duplicatas entregues para cobrança na estimativa de provisão para devedores duvidosos é um ato sem intenção de
    prejudicar como o dolo, a simulação e outros.
  • Gabarito D - atente-se às palavras chaves, todas as outras alternativas referem-se a fraude.


    a) Compilação simulada da listagem de inventário 


    b) Apropriação de ativos pela administração 


    c) Manipulação no cálculo de depreciação do ativo 


    d) Não considerar duplicatas entregues para cobrança na estimativa de provisão para devedores duvidosos

ID
815065
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Belo Horizonte - MG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

As demonstrações financeiras de encerramento de exercício devem abranger todas as transações do período findo na data em que foram levantadas. Os testes substantivos de auditoria estabelecem critérios a serem observados para o corte contábil das principais transações ou eventos.

A seguir são relacionados procedimentos para testar o corte. Assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
    • O corte das transações NÃO decorre como consequência natural da obediência ao princípio fundamental da entidade.
    •  
    • O corte das transações é feito principalmente para a verificação da observância do Princípio da Competência, de forma a se constatar se as receitas e despesas foram registradas no período ao qual pertencem e não ao principio da entidade.

       

    • As demonstrações contábeis objeto da opinião do auditor devem contemplar a situação do patrimônio da entidade na data do encerramento de cada exercício auditado, bem como os elementos de resultado de cada exercício específico. O corte das transações é feito principalmente para a verificação da observância do Princípio da Competência, de forma a se constatar se as receitas e despesas foram registradas no período ao qual pertencem. Todavia, existem elementos patrimoniais em relação aos quais os procedimentos de corte também são aplicáveis. É o caso, por exemplo, dos estoques de mercadorias e das duplicatas a receber. Para se assegurar de que não existem valores de um exercício registrados em exercício anterior ou posterior, o auditor deve realizar os testes de corte, que podem incluir:
      1 - determinação do momento em que os registros contábeis auxiliares e os documentos a eles relacionados refletem o levantamento do inventário. As mercadorias adquiridas no ano 2, por exemplo, não podem constar do inventário do ano 1;
      2 - pedido de informação a clientes, fornecedores e bancos quanto a direitos e obrigações que devem estar indicados nas demonstrações de determinado exercício;
      3 - confronto das notas fiscais de venda emitidas até a data do encerramento do exercício com os documentos de despacho, com vistas à confirmação da remessa das mercadorias aos clientes até a data do balanço. A realização da receita de vendas ocorre no momento da entrega das mercadorias ao cliente
    • Gabarito A

      O corte das transações é feito principalmente para a verificação da observância do princípio fundamental da COMPETÊNCIA.

      Curta minha página do Facebook e Instagram:

      https://www.facebook.om/serfiscaloficial

      https://www.instagram.com/serfiscaloficial

      Bons estudos!


    ID
    815068
    Banca
    FUNDEP (Gestão de Concursos)
    Órgão
    Prefeitura de Belo Horizonte - MG
    Ano
    2012
    Provas
    Disciplina
    Auditoria
    Assuntos

    Dos enunciados a seguir relacionados identifique aquele que representa um procedimento de revisão analítica.

    Alternativas
    Comentários
    • os procedimentos encontrados na questão são:
      a) inspeção
      b) revisão analítica
      c) Inspeção e indagação
      d) confirmação
    • Olá Thiago, tudo bem?

      Onde posso conseguir um material didático que fale sobre os procedimentos de auditoria e suas aplicações?

      Abraço e obrigada.

      Fabiana
    • Os procedimentos de Revisão Analítica possuem três funções distintas e que podem ser realizados em três vezes, separadamente: com a revisão final das demonstrações financeiras, no final da auditoria; como instrumento de planejamento, o qual se emprega antes de ter início a auditoria e como elemento de auditoria, durante a mesma.

      E a natureza desses procedimentos inclui:

      • Comparação da informação econômico-financeira com resultados previstos, tais como orçamentos ou projeções;

      • Avaliação analítica do relacionamento dos elementos econômico-financeiros que se presume obedecerem a uma simetria previsível baseada na experiência da entidade;

      Comparação da informação econômico-financeira com informação similar relativamente ao ramo em que a entidade auditada atua;

      • Avaliação analítica do relacionamento entre informações econômico-financeiras (não monetárias).


    ID
    815074
    Banca
    FUNDEP (Gestão de Concursos)
    Órgão
    Prefeitura de Belo Horizonte - MG
    Ano
    2012
    Provas
    Disciplina
    Auditoria
    Assuntos

    O equilíbrio a ser atingido na combinação dos testes de aderência com os testes substantivos depende de diversos fatores e circunstâncias.

    Assinale a alternativa que NÃO é apropriada nas circunstâncias dos trabalhos de auditoria.

    Alternativas
    Comentários
    • Só pra lembrar um pouquinho do conceito desses dois testes:

       Testes de Aderência –

       consistem em um conjunto de procedimentos de auditoria destinado a confirmar se as funções críticas de controle interno estão sendo efetivamente executadas. Tem como objetivo identificar a existência, efetividade e continuidade dos controles internos, e podem ser:

       retrospectivos – evidenciam situações passíveis de serem documentadas, verificando-se a aderência no passado à norma definida pela função controle, Ex.: um relatório ou a assinatura do funcionário que executou o procedimento;

      flagrantes – evidenciam situações em que a aderência é observada no momento da atitude, testemunhando sua execução.

      Testes Substantivos – consistem em testes aplicados nas transações de revisão analítica que procuram fornecer evidências de auditoria quanto à integridade, à exatidão e à validade dos registros de uma organização. Têm como objetivo identificar a existência, ocorrência, abrangência, avaliação e mensuração dos componentes patrimoniais, transações e operações da organização. Exemplos de Testes Substantivos: Circularização, Inspeção de Ativos, Conciliações, Comprovação de Registros Contábeis, Inspeção de Documentos.



    • A resposta NÃO APROPRIADA solicitada na questão é a d , por estar invertida .

      A quantidade de transações e saldos que o auditor examinará depende da avaliação que ele tenha feito dos controles internos, durante os testes de observância. Se os controles internos forem ruins (fracos ) a quantidade de testes substantivos será maior. Caso os controles internos sejam bons ( fortes ), a quantidade de testes substantivos será menor. 
    • As assertivas A, B e C versam sobre a abordagem da auditoria. A abordagem poderá ser majoritariamente substantiva ou poderá ser, digamos, 50% substantiva e 50% baseada em testes de controle (percentuais hipotéticos). Por exemplo: se o controle interno da entidade é péssimo, a abordagem da auditoria poderia ser realizada com base em 99% de testes substantivos e 1% baseada em testes de controle (valores hipotéticos). Em suma, quanto pior os controles, mais em testes substantivos o auditor deve se concentrar. Deste modo, A, B e C estão corretos.

      A letra D contém imprecisões. O tamanho da amostragem ( o mais adequado seria dizer “tamanho da amostra”) deve ser maior conforme seja maior o risco. Se os controles são fortes, em tese, esse fator contribui para se trabalhar com amostra menor, em especial nos testes de controle. Quanto aos reflexos nos testes substantivos, eles existem, mais o mais adequado era limitar a ponderação aos testes de controle e a resposta aos riscos de controle.

      Em síntese: se o controle é ótimo, podemos trabalhar com amostras menores. Isso torna incorreta a letra D.


    ID
    815077
    Banca
    FUNDEP (Gestão de Concursos)
    Órgão
    Prefeitura de Belo Horizonte - MG
    Ano
    2012
    Provas
    Disciplina
    Auditoria
    Assuntos

    As normas de auditoria relativas à execução do trabalho requerem do auditor o estudo e a avaliação do sistema de controle interno do auditado, para determinar a confiança a ser nele depositada e a natureza e extensão dos procedimentos de auditoria.

    O procedimento de auditoria que garante essa avaliação denomina-se

    Alternativas
    Comentários
    • Os testes de aderência (também conhecidos com testes de observância) servem pra avaliar se os controles internos estão sendo cumpridos (ou seja, avalia a observância do controle interno), permitindo au auditor avaliar até que ponto ele deve confiar nesses controles, por consequência, auxiliando a determinar a natureza e a extensão dos procedimentos de auditoria.
    • Só um adendo, tendo em vista que foi cobrado em uma prova, salvo engano da FCC:

      Teste de Aderência ou Observância constava na  NBC T 11, tendo esta sido revogada pela NBC TA 200 que entrou em vigor em janeiro de 2010.

      A nova nomenclatura é "Teste de controle". Embora as nomenclaturas antigas ainda continuam vigentes para auditoria interna, conforme podemos ver na NBC TI 01.

    • Testes de aderencia ou observância: estudam o controle interno.
      Teste substantivo: estuda os registros contábeis...
    • TESTE DE CONTROLE = TESTE DE OBSERVÂNCIA = TESTE DE ADERÊNCIA --> são todos sinônimos


    • Testes de aderênCia ou observânCia: avaliam o Controle interno.
      Procedimento/ Teste SubsTAntivo: obtenção de evidência quanto à suficiência, exatidão e validade dos dados produzidos pelo sistema conbil da entidade


    ID
    815080
    Banca
    FUNDEP (Gestão de Concursos)
    Órgão
    Prefeitura de Belo Horizonte - MG
    Ano
    2012
    Provas
    Disciplina
    Auditoria
    Assuntos

    Assinale a alternativa que melhor representa o conceito de auditoria prenunciativa.

    Alternativas
    Comentários
    •                  A revisão analítica, de acordo com a profundidade dos exames: é uma das metodologias para a qual emprega-se o conceito de Auditoria Prenunciativa, segundo o qual auditar é administrar o risco. Opera-se com trilhas de auditoria mais curtas, para obter razoável certeza quanto à fidedignidade das informações.
                       Esse forma de auditoria também é muito confundida com a auditoria geral por ser minuciosa, porém ela pode ser geral, parcial ou limitada. (Magalhães, 2001)
    • Gabarito B

       a) Corresponde a uma modalidade de testes substantivos de elementos econômico- financeiros executados por meio de análise e comparação do relacionamento entre eles. REVISÃO ANALÍTICA

       b) Técnica em que o auditor procura prever o montante de um saldo, partindo de relacionamentos já conhecidos ou determináveis e consideradas as variantes do exercício em exame em relação às do ano anterior. AUDITORIA PRENUNCIATIVA

       c) Técnica de auditoria destinada a obter competente e razoável evidência da validade e propriedade do tratamento contábil das transações e saldos. TESTES SUBSTANTIVOS

       d) Proporciona segurança de que os procedimentos de controle interno estão sendo executados na forma prescrita. TESTES DE CONTROLE

      Curta minha página do Facebook e Instagram:

      https://www.facebook.om/serfiscaloficial

      https://www.instagram.com/serfiscaloficial

      Bons estudos!


    ID
    815083
    Banca
    FUNDEP (Gestão de Concursos)
    Órgão
    Prefeitura de Belo Horizonte - MG
    Ano
    2012
    Provas
    Disciplina
    Auditoria
    Assuntos

    A respeito dos Papéis de Trabalho (PT), documentação obrigatória gerada na execução da auditoria das demonstrações contábeis, assinale a afirmativa INCORRETA.

    Alternativas
    Comentários
    • De acordo com a Norma NBC T 11: "Os papéis de trabalho são de propriedade exclusiva do auditor. Partes ou excertos destes podem, a critério do auditor, ser postos à disposição da entidade".


    ID
    815086
    Banca
    FUNDEP (Gestão de Concursos)
    Órgão
    Prefeitura de Belo Horizonte - MG
    Ano
    2012
    Provas
    Disciplina
    Contabilidade Geral
    Assuntos

    Estimativa contábil é uma previsão quanto ao valor de um item que considera as melhores evidências disponíveis caso não exista forma precisa de quantificação.

    Assinale a alternativa que NÃO representa um exemplo de estimativa contábil.

    Alternativas
    Comentários
    • b) Provisões para alocar o custo de itens do ATIVO durante suas vidas úteis estimadas. (depreciação, exaustão ou amortização).
    • Questão típica da Fundep, copiar uma norma e fazer uma pegadinha.
      11.13.1.7. São exemplos de estimativa contábil, entre outros, os valores destinados a possibilitar os registros relativos a:

      a) provisões para reduzir ativos ao seu valor provável de realização;

      b) provisões para alocar o custo de itens do ativo durante suas vidas úteis estimadas (depreciação, exaustão ou amortização);

      c) receitas auferidas;

      d) custos e despesas incorridos;

      e) impostos diferidos;

      f) provisões para perdas em geral;

      g) prejuízos sobre contratos em andamento;

      h) provisões de garantia;

      i) provisões para indenizações.


      http://www.portaldeauditoria.com.br/normascrc/normasbrasileirasdecontabilidade1038.htm
    • Provisões para alocar o custo de itens do passivo durante suas vidas úteis estimadas. (depreciação, exaustão ou amortização).

      na verdade é do ativo


    ID
    815089
    Banca
    FUNDEP (Gestão de Concursos)
    Órgão
    Prefeitura de Belo Horizonte - MG
    Ano
    2012
    Provas
    Disciplina
    Auditoria
    Assuntos

    O auditor deve executar procedimentos de auditoria suficientes para obter evidências de que as transações, saldos e informações relativas a partes relacionadas foram adequadamente identificados e divulgados pela administração da entidade nas demonstrações contábeis, objeto do exame de auditor.

    Assinale o procedimento que NÃO é capaz de satisfazer o auditor no exame de partes relacionadas.

    Alternativas
    Comentários
    • Alternativa "C" : acompanhar a contagem física de estoque na entidade auditada.
    • Norma copiada na integra: http://www.portaldeauditoria.com.br/normascrc/normasbrasileirasdecontabilidade1039.htm
      11.14.2.3. Os seguintes procedimentos devem ser considerados:
      a) revisar os papéis de trabalho de anos anteriores para identificar nomes e suas respectivas transações com partes relacionadas;
      b) revisar os procedimentos usados pela entidade para identificar partes relacionadas;
      c) indagar sobre a vinculação de diretores e executivos a outras entidades que mantêm relacionamento com a auditada;
      d) revisar os registros de acionistas para determinar os nomes de acionistas principais ou, se apropriado, obter uma relação de acionistas principais do registro de ações;
      e) revisar atas de reuniões de acionistas e conselho de administração, da diretoria e outros registros legais pertinentes;
      f) indagar, se aplicável, de outros auditores envolvidos na auditoria de empresas coligadas, controladas ou controladoras, ou auditores antecessores, sobre seu conhecimento de outras partes relacionadas;
      g) revisar confirmações de empréstimos a receber e a pagar, bem como de confirmações bancárias. Essa revisão pode indicar relacionamento por fiança e outras transações com partes relacionadas;
      h) revisar transações de investimentos, por exemplo, compra ou venda de uma participação societária em um empreendimento;
      i) revisar as declarações e as informações fornecidas a órgãos normativos; e
      j) revisar os registros contábeis para localizar transações ou saldos elevados ou inusitados, dando atenção particular a transações contabilizadas no fim do período abrangido pelo Parecer do auditor e até a data de sua emissão.
    • Partes relacionadas são aquelas entidades ou órgãos relacionados com as operações da entidade auditada.

      Pela análise das alternativas, apenas a letra C demonstra procedimento que não detém relação com tais partes relacionadas, visto que a contagem física do ativo remete tão somente ao patrimônio da entidade auditada.

    • Pq a letra C está errada?


    ID
    815092
    Banca
    FUNDEP (Gestão de Concursos)
    Órgão
    Prefeitura de Belo Horizonte - MG
    Ano
    2012
    Provas
    Disciplina
    Auditoria
    Assuntos

    O planejamento do trabalho de auditoria interna compreende os exames preliminares da entidade para definir a amplitude do trabalho a ser realizado de acordo com as diretivas estabelecidas pela administração.

    Das alternativas abaixo, assinale a que NÃO deve ser considerada no planejamento da auditoria interna.

    Alternativas
    Comentários
    • Alternativa "B" : conhecimento detalhado da capacidade financeira dos sócios majoritários da entidade auditada.
    • 12.2 – NORMAS DE EXECUÇÃO DOS TRABALHOS

      12.2.1 – PLANEJAMENTO DA AUDITORIA INTERNA

      12.2.1.1 – O planejamento do trabalho de auditoria interna compreende os exames preliminares da Entidade, para definir a amplitude do trabalho a ser realizado de acordo com as diretivas estabelecidas pela administração.

      12.2.1.2 – O planejamento deve considerar todos os fatores relevantes na execução dos trabalhos, especialmente os seguintes:

      a) o conhecimento detalhado dos sistemas contábil e de controles internos da Entidade e seu grau de confiabilidade;

      b) a natureza, oportunidade e extensão dos procedimentos de auditoria interna a serem aplicados;

      c) a existência de Entidades associadas, filiais e partes relacionadas que estejam no âmbito dos exames da auditoria interna;

      d) o uso do trabalho de especialistas e outros auditores;

      e) os ciclo operacionais da Entidade relacionados com volume de transações e operações;

      f) o conhecimento das atividades operacionais da Entidade, como suporte para a análise eficaz dos procedimentos e sistemas de Contabilidade de Custos que estão sendo aplicados para acompanhar e controlar o uso e o consumo de recursos, visando verificar a existência de desvios em relação às rotinas preestabelecidas;

      g) o conhecimento da execução orçamentária, tanto operacional como de investimentos, no sentido de verificar a exatidão de apropriação dos valores, se os desvios estão sendo controlados e se as conseqüentes ações corretivas estão sendo aplicadas.


    ID
    815095
    Banca
    FUNDEP (Gestão de Concursos)
    Órgão
    Prefeitura de Belo Horizonte - MG
    Ano
    2012
    Provas
    Disciplina
    Auditoria
    Assuntos

    Assinale a alternativa que NÃO deve estar contemplada no planejamento de auditoria, quando for realizada uma auditoria pela primeira vez na entidade ou quando as demonstrações contábeis do exercício anterior tenham sido examinadas por outro auditor.

    Alternativas
    Comentários
    • NBC T 11
      11.2.1.9
      d) Determinar a adequação da apresentação e da divulgação da informação contábil do exercício anterior.

      O auditor deve determinar a adequação da apresentação e da divulgação da informação contábil do exercício em que ele está analisando. Vale ressaltar que sempre que todo documento deve ter sua integridade verificada antes de ser anexado à pasta de papéis de trabalho.

      Comentários complementares:
      c) Verificar se as práticas contábeis adotadas no atual exercício são uniformes com as adotadas no exercício anterior.   (Princípio da CONSISTÊNCIA)

      Gabarito: D
    • Maicon, a NBC T11 não foi substituida para NBC T200? Onde poderíamos encontrar as alternativas na NBC T200?\
      Obrigado!
    • Gabarito Letra D

      Letra A - NBC TA 510 item A4. Se as demonstrações contábeis do período anterior foram auditadas por auditor independente antecessor, o auditor pode conseguir obter evidência de auditoria apropriada e suficiente com relação aos saldos iniciais revisando os papéis de trabalho do auditor independente antecessor. Se essa revisão fornece evidência de auditoria apropriada e suficiente ou não, é influenciada pela competência profissional e independência do auditor independente antecessor.

      Letra B - NBC TA 510 item 3. Ao conduzir um trabalho de auditoria inicial, o objetivo do auditor com relação a saldos iniciais é obter evidência de auditoria apropriada e suficiente sobre se: (a) os saldos iniciais contêm distorções que afetam de forma relevante as demonstrações contábeis do período corrente; e

      Letra C - NBC TA 510 item 3. Ao conduzir um trabalho de auditoria inicial, o objetivo do auditor com relação a saldos iniciais é obter evidência de auditoria apropriada e suficiente sobre se: (b) as políticas contábeis apropriadas refletidas nos saldos iniciais foram aplicadas de maneira uniforme nas demonstrações contábeis do período corrente, ou as mudanças nessas políticas contábeis estão devidamente registradas e adequadamente apresentadas e divulgadas de acordo com a estrutura de relatório financeiro aplicável.

      Observação: NBC TA 510 item 4. Para fins desta Norma, os termos a seguir possuem os seguintes significados a eles atribuídos:

      (a) Trabalho de auditoria inicial é um trabalho em que:

      (i) as demonstrações contábeis do período anterior não foram auditadas; ou

      (ii) as demonstrações contábeis do período anterior foram auditadas por auditor independente antecessor.


    ID
    815098
    Banca
    FUNDEP (Gestão de Concursos)
    Órgão
    Prefeitura de Belo Horizonte - MG
    Ano
    2012
    Provas
    Disciplina
    Auditoria
    Assuntos

    Marque a alternativa que demonstra uma ação de supervisão e controle de qualidade dos trabalhos da equipe técnica durante a execução da auditoria.

    Alternativas
    Comentários
    • NBC T 11

      11.2.4.1 – Na supervisão dos trabalhos da equipe técnica durante a execução da auditoria, o auditor deve:

      a) avaliar o cumprimento do planejamento e do programa de trabalho;

      b) avaliar se as tarefas distribuídas à equipe técnica estão sendo cumpridas no grau de competência exigido; c) resolver questões significativas quanto à aplicação dos Princípios Fundamentais de Contabilidade e das Normas Brasileiras de Contabilidade;

      d) avaliar se os trabalhos foram adequadamente documentados e os objetivos dos procedimentos técnicos alcançados; e

      e) avaliar se as conclusões obtidas são resultantes dos trabalhos executados e permitem ao auditor fundamentar sua opinião sobre as demonstrações contábeis.

    • É impressão minha ou essas questões, desse concurso, estão todas beseadas quase que de forma literal em numa norma já revogada a época da prova. A NBC T 11 foi revogada pela NBC TA 200 que começou a viger em janeiro de 2010. 
    • NBC TA 220: A15. A supervisão inclui assuntos como:

      NBC PA 01: A34. A supervisão do trabalho inclui o seguinte:


    ID
    815101
    Banca
    FUNDEP (Gestão de Concursos)
    Órgão
    Prefeitura de Belo Horizonte - MG
    Ano
    2012
    Provas
    Disciplina
    Auditoria
    Assuntos

    Exame físico é a verificação física propriamente dita ou exame in loco do objeto auditado. Essa técnica proporciona ao auditor a formação de opinião quanto à identificação, autenticidade, qualidade e existência física do objeto examinado.

    Assinale a alternativa abaixo que NÃO se enquadra na aplicação dessa técnica de auditoria.

    Alternativas
    Comentários
    • Alguém saberia dizer o porque dessa resposta. Pensei que fosse o acompanhamento da execução das obras.
    • Tayanna, a logica é vc verificar se o produto que entrou por mercadoria exite, se  a obra esta realmente acontecendo, se o contrato é praticado e que essa operação exite de fato não é apenas o papel.

      A unica que não encontra fisicamente o objeto do contrato ou nota fiscal que vc faria o exame fisico indo ao estoque ou vendo se esta no imobilizado.

      Veja o filme A GRANDE APOSTA, vc vai ver a importancia de observar o que realmente esta acontecendo longe do papel.

    • Gabarito D

      Exame de notas fiscais não exige "a verificação física propriamente dita ou exame in loco do objeto auditado".

      Curta minha página do Facebook e Instagram:

      https://www.facebook.om/serfiscaloficial

      https://www.instagram.com/serfiscaloficial

      Bons estudos!


    ID
    815104
    Banca
    FUNDEP (Gestão de Concursos)
    Órgão
    Prefeitura de Belo Horizonte - MG
    Ano
    2012
    Provas
    Disciplina
    Auditoria
    Assuntos

    O Estado brasileiro consagra variadas formas de exercício da atividade de controle as quais encontram guarida na própria Constituição ou em outros diplomas legais.

    Assinale a assertiva que apresenta classificação incorreta da atividade de controle.

    Alternativas
    Comentários
    • 1. quanto à extensão do controle: 
      CONTROLE INTERNO: é todo aquele realizado pela entidade ou órgão responsável pela atividade controlada, no âmbito da própria administração. 
      - exercido de forma integrada entre os Poderes 
      - responsabilidade solidária dos responsáveis pelo controle interno, quando deixarem de dar ciência ao TCU de qualquer irregularidade ou ilegalidade. 
      • CONTROLE EXTERNO: ocorre quando o órgão fiscalizador se situa em Administração DIVERSA daquela de onde a conduta administrativa se originou. 
      - controle do Judiciário sobre os atos do Executivo em ações judiciais; 
      - sustação de ato normativo do Poder Executivo pelo Legislativo; 
      • CONTROLE EXTERNO POPULAR: As contas dos Municípios ficarão, durante 60 dias, anualmente, à disposição de qualquer contribuinte, para exame e apreciação, o qual poderá questionar-lhes a legitimidade, nos termos da lei. 

    • Gabarito B

      Quanto à extensão do controle: Controle Interno e Externo.

      Curta minha página do Facebook e Instagram:

      https://www.facebook.om/serfiscaloficial

      https://www.instagram.com/serfiscaloficial

      Bons estudos!


    ID
    815107
    Banca
    FUNDEP (Gestão de Concursos)
    Órgão
    Prefeitura de Belo Horizonte - MG
    Ano
    2012
    Provas
    Disciplina
    Auditoria
    Assuntos

    A avaliação do risco operacional, durante a fase do planejamento da auditoria, destina-se à identificação de áreas e sistemas relevantes a serem auditados.

    Assinale a alternativa que NÃO corresponde a uma das espécies de riscos operacionais.

    Alternativas
    Comentários
    • risco de amostragem é definido como o risco de que a conclusão do auditor baseada em uma amostra possa ser diferente da conclusão que se alcançaria no exame de todos os itens na população (WHITTINGTON & PANY, 1998).

    ID
    815113
    Banca
    FUNDEP (Gestão de Concursos)
    Órgão
    Prefeitura de Belo Horizonte - MG
    Ano
    2012
    Provas
    Disciplina
    Auditoria
    Assuntos

    Controle interno é um processo desenvolvido nas organizações desenhado para fornecer razoável segurança quanto à consecução dos objetivos nas categorias listadas a seguir.

    Assinale a alternativa que NÃO pode ser considerada uma categoria do controle interno.

    Alternativas
    Comentários
    • Segundo a NBC TA 315, o controle interno pode ser entendido como um processo planejado, implementado e mantido pelos responsáveis da governança, administração e outros funcionários para fornecer segurança razoável quanto à realização dos objetivos da entidade no que se refere a confiabilidade dos relatórios financeiros, efetividade e eficácia das operações e conformidade com leis e regulamentos.
      desse modo, a resposta da questão é a letra c, já que as informações para entidades de controle externo não faz parte do controle interno.
    • O CI tem como objetivo auxiliar no cumprimento dos objetivos da organização em três facetas: relatórios financeiros adequados, assegurar conformidade com normas, leis, regulamentos aplicáveis e eficiência e eficácia nas operações.

      Resposta: C

    • Controle interno é um processo desenvolvido nas organizações desenhado para fornecer razoável segurança quanto à consecução dos objetivos nas categorias listadas a seguir.

      Assinale a alternativa que NÃO pode ser considerada uma categoria do controle interno:

      • C) Informações para entidades de controle externo

      O Controle Interno tem como objetivo auxiliar no cumprimento dos objetivos da organização em três facetas: • relatórios financeiros adequados; • assegurar conformidade com normas, leis, regulamentos aplicáveis; • eficiência e eficácia nas operações;

      =====

      Fonte: Arthur Leone | Direção;


    ID
    815116
    Banca
    FUNDEP (Gestão de Concursos)
    Órgão
    Prefeitura de Belo Horizonte - MG
    Ano
    2012
    Provas
    Disciplina
    Auditoria
    Assuntos

    Um empregado do almoxarifado está utilizando rotineiramente material de escritório para uso próprio e de terceiros estranhos à entidade. Nesse setor, a saída de material requer uma requisição de material do setor demandante. Contudo, não é realizada contagem geral e uma conciliação com a conta contábil.

    A fraude cometida é de natureza

    Alternativas
    Comentários
    • Para mim o gaba rito correto é a letra D, pois as distorções intencionais de apropriação indevidas de ativos realizadas por funcionários, cujo valor seja irrelevante,  são consideradas de natureza irrelevante. 

      Estou certo?  Alguém pode ajudar? 
    • Rotineiramente, aqui se traduz em pemanentemente.
    • Rafael Dib. a questão não fala que o valor é irrelevante.


    ID
    815122
    Banca
    FUNDEP (Gestão de Concursos)
    Órgão
    Prefeitura de Belo Horizonte - MG
    Ano
    2012
    Provas
    Disciplina
    Direito Constitucional
    Assuntos

    Acerca dos direitos e deveres individuais e coletivos estabelecidos no Capítulo I, do Título II, da Constituição da República de 1988, assinale a alternativa INCORRETA.

    Alternativas
    Comentários
    • alternativa A incorreta
      artigo 5-

      I - homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações, nos termos desta Constituição;

      Avante!!!!!!!

    • GABARITO: LETRA A (a incorreta)
      a) Homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações nos termos da lei.
      INCORRETA: CF88 - Art. 5º - I: homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações, nos termos desta Constituição;
      b) Ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei.
      CORRETA: CFF88 - Art. 5º - II: ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei;
      c) É livre a manifestação do pensamento sendo vedado o anonimato.
      CORRETA: CFF88 - Art. 5º - IV: é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato;
      d) É plena a liberdade de associação para fins lícitos vedada a de caráter paramilitar.
      CORRETA: CFF88 - Art. 5º - XVII: é plena a liberdade de associação para fins lícitos, vedada a de caráter paramilitar;
      Bons estudos!!!
      Fonte: Constituição Federal de 1988.
    • Tanta coisa mais interessante pra perguntar e a banca se atenta para um detalhe bobo de trocar a palavra constituição por lei.
      A aferição do conhecimento perdeu lugar pras decorebas, infelizmente.
      Abraço e bons estudos!
    • Infelizmente as bancas estão tomadas por pessoas que não estão interessadas no quanto você sabe e sim no quanto sua mente é capaz de armazenar. 
      E viva as questões decorebas!
    • Saber a letra da Lei é imprescindível a um bom operador do Direito.
      Muitas pessoas estudam apenas por doutrina e desconhecem a LEI PURA.
      Se queres saber Direito, é inevitável conhecer a LEGISLAÇÃO SECA.
      A soma da Legislação + doutrina + jurisprudências (fontes do Direito) leva a perfeição. 
    • Ridícula a questão.
      Concordo com os demais que disseram que o conhecimento perdeu o espaço para a decoreba.
    • Fundep imitando a FCC! 
      Por que não explorar a capacidade de interpretação? 
    • Achei essa questão muito difícil. É muito detalhe para um ser-humano. Bons estudos pra gente! :D
    • Thiago Neto, isso faria sentido se se tratasse de uma prova exclusivamente voltada para cargos de Direito. Não é o caso da prova em questão nem da que estou prestes a fazer. Para a maior parte dos cargos, basta que você conheça a essência da Constituição, não suas picuinhas. Para quê saber se o inciso foi redigido como 'nos termos da lei' ou 'nos termos dessa constituição' para um cargo na área de Ciências da Computação? Realmente, perderam a chance de elaborar uma ótima questão. E fiquei bastante preocupada, se quer saber!
    • Gabarito A

      Tratar com desigualdade os desiguais.

      Uma ilustração clara que temos como exemplo é a aposentadoria por idade diferenciada.

      Outro fato que segue esse principio é a eleição de candidatos por legenda, garantindo aos menores partidos representatividade.

    • Infelizmente vai chegar um momento em que passar em um concurso público será semelhante a jogar na loteria federal. Pura sorte!

      Deus abençoe a todos!

    • ESSA FOI PESO!! TROCAR  A PALAVRA LEI POR CONSTITUIÇÃO, É PRA DECORAR A CONSTITUIÇÃO AGORA, DEVERIAM COLOCAR NOS EDITAIS!

    • Quando já não se tem o que cobrar...

      Palmas para o elaborador da prova ¬¬

    • prova de concurso, em sua maioria, tem proposito de eliminar a maior parte dos candidatos, eles nao tem a preocupação de selecionar os mais preparados

    • A própria Constituição Federal é uma lei: Cada país tem sua Constituição Federal que também é chamada de Carta Magna ou Lei Maior. Ou seja, "nos termos desta constituição", seria o mesmo que nos termos da lei, pois a Constituição Federal é uma lei. Considerar a alternativa "a" como errada, seria o mesmo que dizer que a Constituição NÃO É LEI! Alguns examinadores FORÇAM D ++++++++ A BARRA!!!

    • Gabarito: errada

      Constituição: uma espécie de lei.

      Lei: lei em modo genérico.

      Não está escrito que homens e mulheres são iguais em todas as leis, mas na constituição é certeza!

    • GB A

      PMGOOO

    • GB A

      PMGOOO

    • GB A

      PMGOOO

    • Muita maldade esse tipo se questão, fiquei horas pensando onde estaria o erro, e não achava, mas não marquei, aí fui conferir na Lei, e mesmo assim nada, até q vim aqui ver as resposta de vcs e percebi q a constituição não é Lei. Vai entender

    • O erro da alternativa A é dizer que é "Nos termos da Lei". O correto é nos termo da CF/88, veja:

      CF88 - Art. 5º - I: homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações, nos termos desta Constituição;

      Corrigindo o comentário do colega. Quando a CF diz: nos termos da lei, quer dizer que será regulada em outra lei, essa informação corrobora o erro da alternativa A (gabarito).

    • DICA: quando a questão exigir que se assinale a alternativa incorreta, após a leitura do enunciado, circule a palavra incorreta.

      a) INCORRETA. 

      Homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações, nos termos desta Constituição (art. 5º, I, CF/88).

      Alternativa maliciosa. O diploma constitucional sobredito é uma norma de aplicação imediata, senão, vejamos:

      Art. 5º, §1º As normas definidoras dos direitos e garantias fundamentais têm aplicação imediata.

      É em função disso que é afirmado no inciso I do art. 5º “nos termos desta Constituição”.

      Ora, a alternativa, ao mencionar “nos termos da lei”, retira a aplicabilidade imediata do inciso I do art. 5º, além de distorcer a literalidade do diploma constitucional.

      b) CORRETA. 

      Ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei (art. 5º, II, CF/88).

      A alternativa reproduz os exatos termos do diploma constitucional.

      c) CORRETA. 

      É livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato (art. 5º, IV, CF/88).

      A alternativa reproduz os exatos termos do diploma constitucional.

      Observe que a Constituição garante a manifestação de pensamento, mas veda o anonimato em função de alguém atingir o direito de outra pessoa. Logo, sua identificação será crucial para permitir sua responsabilização.

      AMPLIANDO O CONHECIMENTO: É assegurado o direito de resposta, proporcional ao agravo, além da indenização por dano material, moral ou à imagem (art. 5º, V, CF/88). 

      Súmula STJ 227: A pessoa jurídica pode sofrer dano moral.

      d) CORRETA. 

      É plena a liberdade de associação para fins lícitos, vedada a de caráter paramilitar (art. 5º, XXII, CF/88).

      A alternativa reproduz os exatos termos do diploma constitucional.

      Fonte: CF 88.

      Gabarito da questão: A.

    • a) Se é nos termos da Constituição é, obrigatoriamente, também nos termos da lei.

    • Minha mulher me bate todo dia e nunca foi presa.

    ID
    815125
    Banca
    FUNDEP (Gestão de Concursos)
    Órgão
    Prefeitura de Belo Horizonte - MG
    Ano
    2012
    Provas
    Disciplina
    Direito Constitucional
    Assuntos

    Com relação à forma estabelecida pela Constituição da República para a aprovação dos tratados e convenções internacionais sobre direitos humanos, de modo a tornar esses acordos equivalentes às emendas constitucionais, assinale a alternativa CORRETA.

    Alternativas
    Comentários
    • artigo 5-CF

      § 3º Os tratados e convenções internacionais sobre direitos humanos que forem aprovados, em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos, por três quintos dos votos dos respectivos membros, serão equivalentes às emendas constitucionais. (Incluído pela Emenda Constitucional nº 45, de 2004)   (Atos aprovados na forma deste parágrafo)

      Avante!!!!!

    • Os tratados e convenções internacionais sobre direitos humanos que forem aprovados, em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos, por três quintos dos votos dos respectivos membros, serão equivalentes às emendas constitucionais
    • Letra B.


      Título II da Constituição Federal que trata dos Direitose Garantias Fundamentais no Art. 5º § 3º. 

       

      No campo jurídico, é chamada emenda constitucional a modificação imposta ao texto da Constituição Federal após sua promulgação. É o processo que garante que a Constituição de um país seja modificada em partes, para se adaptar e permanecer atualizada diante de relevantes mudanças sociais.

       

      Ao estabelecer equivalência de emenda constitucional às normas insculpidas em tratados internacionais de proteção dos direitos humanos que fossem aprovadas em cada casa do Congresso Nacional, em dois turnos, por três quintos dos votos dos respectivos membros, o artigo 5º, parágrafo 3º da Constituição da República calou-se quanto à possibilidade de se conferir idêntico regime jurídico aos tratados multilaterais e bilaterais de direitos humanos que já haviam sido ratificados ou mesmo promulgados pelo Brasil anteriormente à inserção daquele dispositivo no texto constitucional.

       

      "a Constituição projetou para o futuro e não tratou de disciplinar regras transitórias nesse sentido"

    • Regra 2235:

      2 casas

      2 turnos

      3/5 dos membros

    • GABARITO: B

      Art. 5º. § 3º Os tratados e convenções internacionais sobre direitos humanos que forem aprovados, em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos, por três quintos dos votos dos respectivos membros, serão equivalentes às emendas constitucionais.

    • A questão exige do candidato o conhecimento acerca do que a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 dispõe sobre tratados e convenções internacionais sobre direitos humanos.

      Análise das alternativas:

      Alternativa A – Incorreta. A aprovação deve ocorrer tanto no Senado quanto na Câmara.

      Alternativa B – Correta! É o que dispõe a CRFB/88 em seu art. 5º, § 3º: Os tratados e convenções internacionais sobre direitos humanos que forem aprovados, em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos, por três quintos dos votos dos respectivos membros, serão equivalentes às emendas constitucionais".

      Alternativa C - Incorreta. A aprovação deve ocorrer tanto no Senado quanto na Câmara.

      Alternativa D - Incorreta. A aprovação cabe ao Poder Legislativo, não ao Poder Executivo.

      Gabarito:

      O gabarito da questão, portanto, é a alternativa B.

    • GABARITO B

      Os tratados e convenções internacionais sobre direitos humanos que forem aprovados em cada casa do congresso nacional em dois turnos de votação e pelo quórum de votação de 3/5 serão considerados EMENDAS CONSTITUCIONAIS.

      Bons estudos!


    ID
    815128
    Banca
    FUNDEP (Gestão de Concursos)
    Órgão
    Prefeitura de Belo Horizonte - MG
    Ano
    2012
    Provas
    Disciplina
    Direito Constitucional
    Assuntos

    Quanto ao que dispõe a Constituição da República de 1988, no Capítulo II, do Título II, acerca dos direitos fundamentais de natureza social, assinale a alternativa INCORRETA.

    Alternativas
    Comentários
    • Art. 8º É livre a associação profissional ou sindical, observado o seguinte:

      I - a lei não poderá exigir autorização do Estado para a fundação de sindicato, ressalvado o registro no órgão competente, vedadas ao Poder Público a interferência e a intervenção na organização sindical;

      Avante!!!!!!

    • a) Certo - São direito sociais a educação, a saúde, o trabalho , a moradia, a alimentação, o lazer, a segurança, a previdência social, a protenção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta constituição. (art 6º CF)

      b) certo - Art. 7º IV - salário mínimo , fixado em lei, nacionalmente unificado, capaz de atender a suas necessidades vitais básicas e às de sua família com moradia, alimentação, educação, saúde, lazer, vestuário, higiene, transporte e previdência social, com reajustes periódicos que lhe preservem o poder aquisitivo, sendo vedada sua vinculação para qualquer fim;


      c) Certo - Art. 7º VI - irredutibilidade do salário, salvo o disposto em convenção ou acordo coletivo;
    • GABARITO: D

      Art 8º
      I - a lei NÃO PODERÁ EXIGIR autorização do Estado para a fundação de sindicato, ressalvo o registro no órgão competente, vedadas ao Poder Público a interferência e a intervenção na organização sindical.

      Portanto, errada a letra D.


    • Resposta:  d) A lei pode condicionar a fundação de sindicatos à autorização do Estado a exemplo do registro em órgão competente.
      Cometário:
      A Constituição assegura a todos os trabalhadores o direito de se associarem a uma "associação" ou a um "sindicato".
      O objetivo de que a constituição e o funcionamento do SINDICATO não haja necessidade de AUTORIZAÇÃO, mas a regular inscrição nos órgãos, é para a segurança de qeu o SINDICATO não será pressionado pelos GOVERNANTES, podendo defender de FORMA INTRANSIGENTE os interesses da CATEGORIA OU CLASSE.

    • A LEI NÃO PODE.

    • A questão exige do candidato o conhecimento acerca do que a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 dispõe sobre direitos fundamentais. ATENÇÃO: a questão deseja que o candidato assinale a incorreta!

      Análise das alternativas:

      Alternativa A – Correta. É o que dispõe a Constituição em seu art. 6º: "São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o transporte, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição".

      Alternativa B – Correta. É o que dispõe a Constituição em seu art. 7º: "São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social: (...) IV - salário mínimo , fixado em lei, nacionalmente unificado, capaz de atender a suas necessidades vitais básicas e às de sua família com moradia, alimentação, educação, saúde, lazer, vestuário, higiene, transporte e previdência social, com reajustes periódicos que lhe preservem o poder aquisitivo, sendo vedada sua vinculação para qualquer fim;".

      Alternativa C - Correta. É o que dispõe a Constituição em seu art. 7º: "São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social: (...) VI - irredutibilidade do salário, salvo o disposto em convenção ou acordo coletivo;".

      Alternativa D - Incorreta! A lei não pode condicionar a fundação de sindicatos à autorização do Estado. Art. 8º, CRFB/88: "É livre a associação profissional ou sindical, observado o seguinte: I - a lei não poderá exigir autorização do Estado para a fundação de sindicato, ressalvado o registro no órgão competente, vedadas ao Poder Público a interferência e a intervenção na organização sindical; (...)".

      Gabarito:

      O gabarito da questão, portanto, é a alternativa D (já que a questão pede a incorreta).


    ID
    815131
    Banca
    FUNDEP (Gestão de Concursos)
    Órgão
    Prefeitura de Belo Horizonte - MG
    Ano
    2012
    Provas
    Disciplina
    Direito Constitucional
    Assuntos

    Com relação às prerrogativas, proibições e incompatibilidades dos membros do Poder Legislativo Municipal, conforme definidas na Constituição da República, assinale a alternativa CORRETA.

    Alternativas
    Comentários
    • ALTERNATIVA CORRETA: A, CONFORME PRECEITUA O ARTIGO 29, VIII DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL:

      VIII - inviolabilidade dos Vereadores por suas opiniões, palavras e votos no exercício do mandato e na circunscrição do Município;
    • Ensinamento Prático extraído do livro de Vicente Paulo e Marcelo Alexandrino:

      " Os vereadores não dispõem das mesmas prerrogativas e imunidades asseguradas aos congressistas. Os parlamentares da câmara municipal só possuem imunidade material, sendo invioláveis por suas palavras, opiniões e votos no exercício do mandato e na circunscrição do município" (CF, art. 29, VIII)
      1.  NÃO DISPÕEM DE PRERROGATIVA FORMAL, OU SEJA, PODERÃO SOFRER QUALQUER PERSECUÇÃO PENAL POR QUAISQUER DELITOS. *
      2.  PODERÃO SER PRESOS DURANTE A VIGÊNCIA DO MANDATO, POIS NÃO APLICAVÉIS A ELES AS PRERROGATIVAS DA IMUNIDADE PROCESSUAL EM RELAÇÃO À PRISÃO ( § 2.º, ART. 53, CF).
      *DESDE QUE NÃO SE TRATE DE ALEGADOS CRIMES CONTRA A HONRA DECORRENTES DE MANIFESTAÇÕES EMITIDAS NO EXERCÍCIO DO MANDATO E NA CIRCUNSCRIÇÃO DO MUNICÍPIO, PORQUE TAIS MANIFESTAÇÕES SÃO PROTEGIDAS PELA INVIOLABILIDADE MATERIAL.
    • Sobre a letra d), o erro está na parte final da frase, onde está escrito: "...assegurado o reajuste automático dos valores sempre que o subsídio dos legisladores estaduais seja majorado." Além de afirmar que o subsídio é IGUAL a 75%, sendo que na CF esse valor é um limite máximo.
      Na alínea f), inciso VI do artigo 29 da CF, consta o seguinte:

      VI - o subsídio dos Vereadores será fixado pelas respectivas Câmaras Municipais em cada legislatura para a subseqüente, observado o que dispõe esta Constituição, observados os critérios estabelecidos na respectiva Lei Orgânica e os seguintes limites máximos:

      (...)

      f) em Municípios de mais de quinhentos mil habitantes, o subsídio máximo dos Vereadores corresponderá a setenta e cinco por cento do subsídio dos Deputados Estaduais;

    • GABARITO: LETRA A!

      Complementando:

      "Foi assegurada ao Vereador, ainda, inviolabilidade por suas opiniões, palavras e votos no exercício do mandato e na circunscrição do Município, de acordo com o atual inciso VIII do art. 29 do texto constitucional. Observe-se que o texto não se refere à imunidade, que seria mais ampla, apenas à inviolabilidade restrita à circunscrição do Município, ainda que não limitada ao recinto da Câmara Municipal. A imunidade seria uma garantia de natureza processual, prerrogativa constitucional de não ser processado por quaisquer crimes, sem autorização da respectiva corporação, enquanto durar o mandato, ao passo que a inviolabilidade é tão somente a exclusão da punibilidade na prática de certos atos dos agentes públicos no desempenho de suas funções. Esta, de modo geral, é restrita apenas aos crimes de difamação e injúria em razão de palavras, pareceres ou votos, apreciando assuntos sujeitos ao interesse local, mas que a Constituição excluiu de criminalidade, para assegurar independência ao exercício da vereança."

      Nelson Nery Costa

    • A questão exige do candidato o conhecimento acerca do que a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 dispõe sobre Poder Legislativo municipal.

      A– Correta - É o que prevê a CRFB/88 em seu art. 29, VIII: "inviolabilidade dos Vereadores por suas opiniões, palavras e votos no exercício do mandato e na circunscrição do Município".

      B– Incorreta - Os deputados federais, e senadores possuem imunidade material (inviolabilidade por seus votos, palavras e opiniões) e imunidade formal (em relação à prisão, pois desde a expedição do diploma só podem ser presos em flagrante de crime inafiançável, e em relação ao processo). Tais imunidades são estendidas aos deputados estaduais pela Constituição. Os vereadores, por sua vez, só possuem imunidade material.

      C- Incorreta - Havendo compatibilidade de horários, é possível a acumulação. Art. 38, CRFB/88: "Ao servidor público da administração direta, autárquica e fundacional, no exercício de mandato eletivo, aplicam-se as seguintes disposições: I - tratando-se de mandato eletivo federal, estadual ou distrital, ficará afastado de seu cargo, emprego ou função; II - investido no mandato de Prefeito, será afastado do cargo, emprego ou função, sendo-lhe facultado optar pela sua remuneração; III - investido no mandato de Vereador, havendo compatibilidade de horários, perceberá as vantagens de seu cargo, emprego ou função, sem prejuízo da remuneração do cargo eletivo, e, não havendo compatibilidade, será aplicada a norma do inciso anterior".

      D– Incorreta- Os números informados estão corretos, mas a Constituição não assegura trata de 75% como o máximo (a alternativa informa que é igual) e não dispõe sobre ajuste automático. Art. 29, VI, CRFB/88: "o subsídio dos Vereadores será fixado pelas respectivas Câmaras Municipais em cada legislatura para a subseqüente, observado o que dispõe esta Constituição, observados os critérios estabelecidos na respectiva Lei Orgânica e os seguintes limites máximos: (...) f) em Municípios de mais de quinhentos mil habitantes, o subsídio máximo dos Vereadores corresponderá a setenta e cinco por cento do subsídio dos Deputados Estaduais; (...)".

      O gabarito da questão, portanto, é a alternativa A.


    ID
    815134
    Banca
    FUNDEP (Gestão de Concursos)
    Órgão
    Prefeitura de Belo Horizonte - MG
    Ano
    2012
    Provas
    Disciplina
    Direito Administrativo
    Assuntos

    No que se refere à invalidação do ato administrativo, é CORRETO afirmar

    Alternativas
    Comentários
    • Anulação- ilegalidade- feita pelo poder judiciário ou pela administração pública. Ex tunc-retroage
      Revogação- conveniência ou oportunidade- privativa da administração pública. Ex nunc- não retroage


      Avante!!!!!
    • QUESTÃO CORRETA: LETRA "C"

      Anulação:
      Anulação é a retirada do ato administrativo em decorrência da invalidade (ilegalidade) e poderá ser feita pela Administração Pública (princípio da autotutela) ou pelo Poder Judiciário. Os efeitos da anulação são “ex tunc” (retroagem à origem do ato).
      “A Administração pode declarar a nulidade de seus próprios atos” (sumula 346 do STF). “A Administração pode anular seus próprios atos, quando eivados de vícios que os tornem ilegais, porque deles não se originam direitos; ou revogá-los por motivos e conveniência e oportunidade, respeitados os direitos adquiridos e ressalvadas em todos os casos, a apreciação judicial” (súmula 473 do STF). - A doutrina e a Jurisprudência têm entendido que a anulação não pode atingir terceiro de boa-fé.
      Bons estudos!!!
    • Em relação a invalidação do ato administrativo.
      Administração- tanto a pedido ( do interessado) como de ofício ( poder de autotutela)
      Poder judiciário- apenas a pedido do interessado, não pode o poder judiciário ( atuar de ofício)
    • Assertivas Erradas..

      a) Errada. - A competência para anular  é da própria Administração, de ofício ou a pedido, e do Poder Judiciário, mediante provocação.

      b) Errada - Súmula 473 do STF -  Quem anula?  A própria Administração (Poder de Autotutela; independentemente de provocação) e o Poder Judiciário (desde que provocado).

      d) Errada -  A própria Administração (Poder de Autotutela;  independentemente de provocação).

    • A anulação ocorre quanto o ato é ilegal. É o exercicio da autotutela da administração. O efeito é "ex tunc", sendo todos os efeitos do ato desconstituídos. o ato inválido não gera direitos e obrigações às partes, mas deve ser resguardos os efeitos ao terceiro de boa-fé, ou seja, os efeitos já produzidos.
      O prazo para anular o ato é de 5 anos (art. 54 da Lei 9784) contados da data em que foram praticados, salvo má-fé.
      Para Celso Antônio Bandeira de Melo (minoritária) os efeitos da anulação são "ex tunc" no caso de o efeito da anulação ser ampliativo e beneficiar as partes. Se a anulação é restritiva e prejudica as partes, os efeitos serão "ex nunc".
      Fonte: Fernanda Marinela (curso LFG).
    • GABARITO C

      A anulação pode ser feita tanto pela administração quanto pelo poder judiciário

      OBS: O judiciário não anula de ofício em nome da presunção de legitimidade.

      A revogação É PRIVATIVA DA ADMINISTRAÇÃO.

      Bons estudos!


    ID
    815137
    Banca
    FUNDEP (Gestão de Concursos)
    Órgão
    Prefeitura de Belo Horizonte - MG
    Ano
    2012
    Provas
    Disciplina
    Direito Administrativo
    Assuntos

    No âmbito da organização administrativa brasileira, é CORRETO afirmar que a autarquia

    Alternativas
    Comentários
    • Artigo 37-CFXIX - somente por lei específica poderá ser criada autarquia e autorizada a instituição de empresa pública, de sociedade de economia mista e de fundação, cabendo à lei complementar, neste último caso, definir as áreas de sua atuação; (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)


      Administração pública indireta, pessoa jurídica de direito público

      Avante!!!
    • QUESTÃO CORRETA: LETRA "D"

      a) é pessoa jurídica de direito privado.
      INCORRETA: É o inverso, é pessoa jurídica de direito PÚBLICO.
      b) é um dos entes da federação.
      INCORRETA: Não fazem parte dos entes da federação, apenas da Administração INDIRETA.
      c) compõe a Administração Pública Direta.
      INCORRETA: É Administração Pública INDIRETA.
      d) só pode ser criada por lei específica.
      CORRETA: Somente poderá ser criada por lei.
      As autarquias são pessoas jurídicas de direito público, criadas por lei, com capacidade de auto-administração, ou seja, autonomia administrativa, orçamentária e técnica, e capital exclusivamente público, para o desempenho de atividades típicas do Estado.
      Bons estudos!!!

      Fonte: Ponto dos Concursos


    • São características básicas das Autarquias:
      1 - pessoa jurídica de direito público - regime jurídico-administrativo de direito público quanto a prerrogativas e restrições;

      2 - criação e extinção somente por lei específica - CF/88, art. 37, XIX, redação da EC nº 19;

      3 - desempenha serviço público descentralizado;

      4 - o seu pessoal é ocupante de cargo público;

      5 – Os contratos celebrados pelas autarquias deverão ser precedidos de licitação;

      6 - regime tributário - imunidade de impostos (sobre patrimônio, renda e serviços) relacionados a suas finalidades essenciais, ou seja, imunidade tributária recíproca;

      7 – responsabilidade objetiva pelos danos causados a terceiros (CF, art. 37, § 6º)

      8 – os bens são impenhoráveis, imprescritíveis e inalienáveis - são os privilégios processuais extensíveis à Fazenda Pública;

      9 – proibição de acumulação de cargos, empregos ou funções;

      10 - prazo em quádruplo para contestar e em dobro para recorrer nos processos em que é parte ( cpc, art.188; lei 9468/97, art.10)
    • Art. 41. São pessoas jurídicas de direito público interno:

      I - a União;

      II - os Estados, o Distrito Federal e os Territórios;

      III - os Municípios;

      (Redação dada pela Lei nº 11.107, de 2005)

      V - as demais entidades de caráter público criadas por lei.



      Art. 44. São pessoas jurídicas de direito privado:

      I - as associações;

      II - as sociedades;

      III - as fundações.

      (Incluído pela Lei nº 10.825, de 22.12.2003)

      V - os partidos políticos. (Incluído pela Lei nº 10.825, de 22.12.2003)

      VI - as empresas individuais de responsabilidade limitada. (Incluído pela Lei nº 12.441, de 2011)(Vigência)


    • Autarquias: são entidades de direito público, criadas por meio de lei para desempenhar atividades típicas do Estado.

      Pessoas jurídicas de direito público;

      Criadas por lei específica;

      Possuem patrimônio próprio;

      Possuem autonomia financeira e administrativa;

      Seus bens são impenhoráveis;

      Não se submetem ao regime falimentar;

      Possui privilégios processuais, como prazo em quádruplo para contestar e em dobro para recorrer;

      Exemplos: INSS, ANAC, ANATEL, Banco Central, IBAMA, INCRA, ANVISA, ANCINE, etc.


    ID
    815140
    Banca
    FUNDEP (Gestão de Concursos)
    Órgão
    Prefeitura de Belo Horizonte - MG
    Ano
    2012
    Provas
    Disciplina
    Direito Administrativo
    Assuntos

    Tendo sido aprovado em concurso público, Claudius Tiberius da Silva trabalha como engenheiro para a Companhia Energética de Minas Gerais (CEMIG).

    Sabendo-se que a CEMIG é uma sociedade de economia mista estadual, é CORRETO afirmar que Claudius Tiberius da Silva

    Alternativas
    Comentários
    • GABARITO: B
      Qual a diferença entre agente político, agente público, servidor público, empregado público?
      O agente político é aquele detentor de cargo eletivo, eleito por mandatos transitórios, como os Chefes de Poder Executivo e membros do Poder Legislativo, além de cargos de Diplomatas, Ministros de Estado e de Secretários nas Unidades da Federação, os quais não se sujeitam ao processo administrativo disciplinar.
      O agente público é todo aquele que presta qualquer tipo de serviço ao Estado, funções públicas, no sentido mais amplo possível dessa expressão, significando qualquer atividade pública. A Lei de Improbidade Administrativa (Lei nº 8429/92) conceitua agente público como “todo aquele que exerce, ainda que transitoriamente ou sem remuneração, por eleição, nomeação, designação, contratação ou qualquer outra forma de investidura ou vínculo, mandato, cargo, emprego ou função nas entidades mencionadas no artigo anterior”. Trata-se, pois, de um gênero do qual são espécies o servidor público, o empregado público, o terceirizado e o contratado por tempo determinado.
      Servidores públicos são ocupantes de cargo de provimento efetivo ou cargo em comissão, regidos pela Lei nº 8.112/90 e são passíveis de responsabilização administrativa, apurada mediante processo administrativo disciplinar ou sindicância de rito punitivo.
      O empregado público pode ter duas acepções:
      a) Ocupante de emprego público na administração direta, autarquias e fundações, nos termos da Lei 9.962/2000, contratados sob regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). A rescisão desses contratos, em ato unilateral da administração, deve ser precedida de procedimento administrativo, com garantias ao empregado de participação na produção de provas, ampla defesa e julgamento impessoal.
      b) Ocupante de emprego público na administração pública indireta, nas empresas públicas, nas sociedades de economia mista e nas fundações públicas de direito privado. Também são contratados sob regime da CLT.
      O agente público contratado
      por tempo determinado desempenha funções públicas desvinculadas de cargos ou de empregos públicos, de forma precária e temporária, como os contratados por tempo determinado para necessidade temporária de interesse público, desobrigados de concurso público. Regulados pela Lei nº 8.745, de 09/12/93, não se sujeitam aos dispositivos da Lei nº 8.112/90.

      FONTE: http://www.cgu.gov.br/AreaCorreicao/PerguntasFrequentes/Agentes_Publicos_Politicos.asp
    • a) celebrou contrato administrativo de prestação de serviços com a CEMIG. Seria vínculo funcional de natureza contratual entre o agente e a entidade administrativa. b) é empregado da CEMIG. Correto c) é servidor público temporário. O enúnciado não disse se o concurso público era para preenchimento de vagas temporárias, então aplica-se a regra de que o concurso é para vagas permanentes. d) ocupa cargo efetivo dos quadros da CEMIG. Só quem ocupa cargo efetivo é o servidor estatutário regido pela 8112. Claudius é regido pela CLT.

    ID
    815143
    Banca
    FUNDEP (Gestão de Concursos)
    Órgão
    Prefeitura de Belo Horizonte - MG
    Ano
    2012
    Provas
    Disciplina
    Direito Administrativo
    Assuntos

    Pretendendo contratar uma apresentadora de TV nacionalmente conhecida e famosa, em especial junto ao público infantil, para protagonizar uma campanha de TV e rádio, incentivando a vacinação de crianças, a Administração Pública deverá

    Alternativas
    Comentários
    • GABARITO: C
      Lei 8.666/93 - Art. 25.  É inexigível a licitação quando houver inviabilidade de competição, em especial:
      I - para aquisição de materiais, equipamentos, ou gêneros que só possam ser fornecidos por produtor, empresa ou representante comercial exclusivo, vedada a preferência de marca, devendo a comprovação de exclusividade ser feita através de atestado fornecido pelo órgão de registro do comércio do local em que se realizaria a licitação ou a obra ou o serviço, pelo Sindicato, Federação ou Confederação Patronal, ou, ainda, pelas entidades equivalentes;
      II - para a contratação de serviços técnicos enumerados no art. 13 desta Lei, de natureza singular, com profissionais ou empresas de notória especialização, vedada a inexigibilidade para serviços de publicidade e divulgação;
      III - para contratação de profissional de qualquer setor artístico, diretamente ou através de empresário exclusivo, desde que consagrado pela crítica especializada ou pela opinião pública.


    • Não concordo com o gabarito! A questão apenas diz: "apresentadora de TV nacionalmente conhecida e famosa, em especial junto ao público infantil" e isso não basta para a licitação ser Inexigível veja:
      Art. 25.  É inexigível a licitação quando houver inviabilidade de competição, em especial:
      III - para contratação de profissional de qualquer setor artístico, diretamente ou através de empresário exclusivo, desde que consagrado pela crítica especializada ou pela opinião pública, ou seja, não basta ser famosa em especial junto ao público infantil, tem que ser consagrada pela crítica, questão Fuleira...
    • Alessandra, a lei fala isso mesmo, mas não são somente os consagrados pela crítica. Essa característica na lei não esgota os "tipos" de artista que se pode contratar com a inexigibilidade de licitação.
    • O inciso diz:

      III - para contratação de profissional de qualquer setor artístico, diretamente ou através de empresário exclusivo, desde que consagrado pela crítica especializada ou pela opinião pública.

      A questão foi clara ao mencionar "apresentadora de TV nacionalmente conhecida e famosa, em especial junto ao público infantil" (imaginemos aqui a "Rainha dos Baixinhos").

      Desse modo, tal apresentadora, sem sombra de dúvidas é consagrada pela opinião pública (e essa "consagração" é justamente a fama e a notoriedade de que ela goza) embora possa não o ser pela crítica especializada.
    • parece bobo... mas pra mim adiantou 

      ineXigibilidade - X  de XUXA, artista (eu nunca esqueço)

    • Nesta questão espera-se que o aluno assinale a alternativa CORRETA. Para resolvê-la, exige-se do candidato conhecimento acerca do conteúdo da Lei 8.666/1993.

      Observa-se que apesar de a regra geral que disciplina as contratações públicas possuir como premissa a exigência da realização de licitação para a obtenção de bens e para a execução de serviços e obras, há, na própria Lei de Licitações exceções.

      Na licitação dispensável, rol taxativo presente no art. 24 da Lei 8.666/93, há para o administrador uma faculdade, que poderá realizar o processo licitatório ou não, dependendo das particularidades do caso concreto (ato discricionário).

      A licitação dispensada, rol taxativo presente no art. 17 da Lei 8.666/93, por sua vez, está relacionada às alienações de bens públicos tanto móveis quanto imóveis, não cabendo ao administrador nenhum tipo de juízo de valor, pois há na lei uma imposição (ato vinculado) da contratação direta.

      Por fim, a inexigibilidade de licitação, rol exemplificativo presente no art. 25 da Lei 8.666/93, faz referência aos casos em que o administrador também não tem a faculdade para licitar, porém, aqui o motivo é a ausência/inviabilidade de competição em relação ao objeto a ser contratado, condição indispensável para um procedimento licitatório. Tornando, assim, a licitação impossível.

      Agora, vejamos:

      Art. 25. É inexigível a licitação quando houver inviabilidade de competição, em especial:

      III - para contratação de profissional de qualquer setor artístico, diretamente ou através de empresário exclusivo, desde que consagrado pela crítica especializada ou pela opinião pública.

      Assim:

      A. ERRADO. Realizar licitação.

      B. ERRADO. Contratar diretamente mediante configuração de dispensa de licitação.

      C. CERTO. Contratar diretamente em face de configuração de inexigibilidade de licitação.

      D. ERRADO. Desistir da contratação, diante de expressa proibição legal de contratação de artista.

      Gabarito: ALTERNATIVA C.


    ID
    815146
    Banca
    FUNDEP (Gestão de Concursos)
    Órgão
    Prefeitura de Belo Horizonte - MG
    Ano
    2012
    Provas
    Disciplina
    Direito Administrativo
    Assuntos

    Nas modalidades licitatórias do pregão e do convite, NÃO estarão presentes no procedimento, respectivamente,

    Alternativas
    Comentários
    • Questão interessante. O gabarito seria a Letra "b". No caso, o enunciado inverteu as modalidades: no convite, não há edital; no pregão, não há comissão de licitação, que é substituída pelo pregoeiro.


    ID
    815149
    Banca
    FUNDEP (Gestão de Concursos)
    Órgão
    Prefeitura de Belo Horizonte - MG
    Ano
    2012
    Provas
    Disciplina
    Administração Pública
    Assuntos

    Analise as afirmativas apresentadas a seguir.

    I. A Administração Pública gerencial pensa na sociedade como um campo de conflito, cooperação e incerteza, na qual os cidadãos defendem seus interesses e afirmam suas posições ideológicas.
    II. A Administração Pública gerencial admite que o modo mais seguro de evitar o nepotismo e a corrupção é pelo controle rígido dos processos, com o controle de procedimentos.
    III. A Administração Pública gerencial é orientada para o cidadão, voltada para o consumidor, e se concentra nas necessidades e perspectivas desse consumidor: o cliente-cidadão.

    A análise permite concluir que estão CORRETAS

    Alternativas
    Comentários
    • I. A Administração Pública gerencial pensa na sociedade como um campo de conflito, cooperação e incerteza, na qual os cidadãos defendem seus interesses e afirmam suas posições ideológicas.
      CORRETO. campo de conflito '' lembrando nem sempre os conflitos são negativos'', temos a assertividade e a cooperação, com incertezas no ambientes, pois trabalha no  '' sistema aberto'', e sabemos através da análise SWOT... o ambiente externo é algo incontrolável,na qual os cidadãos defendem suas ideologias, sem que necessariamente essas sejam as melhores.

      II. A Administração Pública gerencial admite que o modo mais seguro de evitar o nepotismo e a corrupção é pelo controle rígido dos processos, com o controle de procedimentos.
      ERRADO. Isso ocorre com a administração pública burocrática, '' controle de procedimentos'' incide durante a produção do ato, afim de que não seja contaminado por vício de legalidade. é um controle prévio '' controle a priore'', foco nos processos. Já a administração gerencial tem o foco nos resultados, e o ''controle a posteriore''

      III. A Administração Pública gerencial é orientada para o cidadão, voltada para o consumidor, e se concentra nas necessidades e perspectivas desse consumidor: o cliente-cidadão.   
      CORRETO. administração gerencial é voltada para o cidadão, que paga os impostos, é considerado um cliente do estado, dai o modelo cliente- cidadão,
      já a administração burocrática ela é auto-referida... o excesso de controle, rígidez nos processos é bom para a administração e ruim para o cidadão.
    • Essa questão para mim só tem o item III como correto, mas como no item II ele faz referencia ao modelo de gestão burocrática  só sobrou a letra B).
    • Quando a questão afirma em I que a adm. gerencial pensa na sociedade com um campo de conflito e que nelas os cidadãos defendem seu interesse, tal afirmação está correta pois historicamente, são as pressões sociais (do usuário) sobre a administração que contribuíram para que a adm. pública se voltasse mais para o cidadão. veja que no modelo gerencial o foco é o cidadão-cliente na lógica de que o cliente tem a razão pq ele é quem patrocina a própria existência da máquina.
    • Sabendo que a II claramente está errada, pois trata-se do modelo burocrático, já mata a questão sem nenhuma celeuma.

    ID
    815152
    Banca
    FUNDEP (Gestão de Concursos)
    Órgão
    Prefeitura de Belo Horizonte - MG
    Ano
    2012
    Provas
    Disciplina
    Direito Constitucional
    Assuntos

    De acordo com o artigo 5º, da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, “conceder-se-á ______________ sempre que a falta de norma regulamentadora torne inviável o exercício dos direitos e liberdades constitucionais e das prerrogativas inerentes à nacionalidade, à soberania e à cidadania".

    Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna da frase acima.

    Alternativas
    Comentários
    • CF, art 5º, LXXI - conceder-se-á mandado de injunção sempre que a falta de norma regulamentadora torne inviável o exercício dos direitos e liberdades constitucionais e das prerrogativas inerentes à nacionalidade, à soberania e à cidadania;
    • Item A
      A questão já foi respondida no comentário acima, mas como complemento para ajudar os que desconhecem o Mandado de injunção -
       foi criado como um instrumento de garantia jurídico-constitucional, para que o cidadão possa reclamar a efetividade de direitos constitucionais desafiantes de medidas normativas estatais, em que pese o Constituinte não ter definido a forma pela qual o Judiciário deve atuar para viabilizar o exercício desta garantia constitucional. Após numerosas discussões doutrinárias sobre o tema, chegou-se a um quase consenso, no sentido de que cabe ao Judiciário, de forma imediata, suprir a lacuna existente e assim tornar viável o exercício daqueles direitos a que se refere o artigo 5º, inciso LXXI da Constituição Federal.. Neste caso, o Judiciário não exercerá função normativa genérica, mas aplicará o direito ao caso concreto, revelando a normatividade existente no dispositivo constitucional, e removendo possíveis obstáculos à sua efetividade. A decisão tem caráter satisfativo, visto que objetiva suprir, em situação concreta, a lacuna provocada pela não atuação por quem competia fazê-lo.
      saberjuridico.com.br
    • Essa questão deveria estar em Direito Constitucional.
      Art. 5º  LXXI - conceder-se-á mandado de injunção sempre que a falta de norma regulamentadora torne inviável o exercício dos direitos e liberdades constitucionais e das prerrogativas inerentes à nacionalidade, à soberania e à cidadania;
    • Questão classificada erroneamente. Era para estar em direito constitucional, mas tudo bem.

      Comentando rapidamente as outras alternativas:

      b) CF88, art. 5º, LXXII  "Conceder-se-á habeas data para assegurar o conhecimento de informações relativas à pessoa do impetrante, constantes de registro ou banco de dados de entidades governamentais ou de caráter público e para a retificação de dados, quando não se prefira fazê-lo por processo sigiloso, judicial ou administrativo.". O habeas data também poderá ser concedido "para a anotação nos assentamentos do interessado, de contestação ou explicação sobre dado verdadeiro mas justificável e que esteja sob pendência judicial ou amigável", de acordo com a lei 9.507/97, art. 7º.

      C) CF88, art. 5º LXVIII "conceder-se-á habeas corpus sempre que alguém sofrer ou se achar ameaçãdo de sofrer violência ou coação em sua liberdade de locomoção, por ilegalidade ou abuso de poder",

      d)
      CF88, art. 5º, LXIX "conceder-se-á mandato de segurança para proteger direito líquido e certo não amparado por habeas corpus ou habeas data, quando o responsável pela ilegalidade ou abuso de poder for autoridade pública ou agente de pessoa jurídica no exercício de atribuições do poder público."

      O mandado de segurança coletivo só poderá ser impetrado por "partido político com representação no Congresso e Organização sindical, entidade de classe ou associação legalmente constituida e em funcionamento há pelo menos 1 anos, em defesa dos interesses de seus membros ou associados.".




    • mandado de injunção, previsto no artigo 5º, inciso LXXI da Constituição do Brasil de 1988, é um dos remédios-garantias constitucionais, sendo, segundo o Supremo Tribunal Federal (STF), uma ação constitucional usada em um caso concreto, individualmente ou coletivamente, com a finalidade de o Poder Judiciário dar ciência ao Poder Legislativo sobre a ausência de norma regulamentadora que torne viável o exercício dos direitos e garantias constitucionais e das prerrogativas inerentes à nacionalidade,soberania e cidadania.
      Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
    • mandado de injunção, previsto no artigo 5º, inciso LXXI da Constituição do Brasil de 1988, é um dos remédios-garantias constitucionais, sendo, segundo o Supremo Tribunal Federal (STF), uma ação constitucional usada em um caso concreto, individualmente ou coletivamente, com a finalidade de o Poder Judiciário dar ciência ao Poder Legislativo sobre a ausência de norma regulamentadora que torne viável o exercício dos direitos e garantias constitucionais e das prerrogativas inerentes à nacionalidade,soberania e cidadania.
    • GABARITO: A

      LXXI - conceder-se-á mandado de injunção sempre que a falta de norma regulamentadora torne inviável o exercício dos direitos e liberdades constitucionais e das prerrogativas inerentes à nacionalidade, à soberania e à cidadania;

    • A questão exige do candidato o conhecimento acerca do que a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 dispõe sobre remédios constitucionais.

      Análise das alternativas:

      Alternativa A – Correta! É o que dispõe o art. 5º, LXXI, CRFB/88: "conceder-se-á mandado de injunção sempre que a falta de norma regulamentadora torne inviável o exercício dos direitos e liberdades constitucionais e das prerrogativas inerentes à nacionalidade, à soberania e à cidadania".

      Alternativa B – Incorreta. Não é o que dispõe a CRFB/88 sobre o tema.

      Alternativa C - Incorreta. Não é o que dispõe a CRFB/88 sobre o tema.

      Alternativa D - Incorreta. Não é o que dispõe a CRFB/88 sobre o tema.

      Gabarito:

      O gabarito da questão, portanto, é a alternativa A.


    ID
    815155
    Banca
    FUNDEP (Gestão de Concursos)
    Órgão
    Prefeitura de Belo Horizonte - MG
    Ano
    2012
    Provas
    Disciplina
    Administração Pública
    Assuntos

    Analise as seguintes afirmativas relativas aos temas governabilidade, governança e accountability e assinale a alternativa INCORRETA.

    Alternativas
    Comentários
    • A letra b troca os conceitos de governança e governabilidade:

      Governança é a capacidade de o Estado de o Estado implantar políticas públicas (Chiavenato).

      Governabilidade é um conceito ligado ao exercício do poder (Matias - Pereira).
    • Complementando:

      Governança
      : é a capacidade de  implementar eficientemente as políticas públicas. Atualmente o Brasil carece de governança.
       
      Governabilidade: é o direito, é a legitimidade de representar os direito do povo brasileiro. O Brasil hoje não carece de governabilidade.
       
      Accountabillity: Processo de responsabilização do servidor público perante a sociedade-Accountabillity
      a) Vertical - responsabilidade (fiscalização) por parte do cidadão.
      b) Horizontal - responsabilidade (fiscalização) por parte de outra instituição   pública.




    • Diniz (1996) afirma que o termo governança envolve “a capacidade de ação estatal na implementação de políticas e na consecução de metas coletivas. Refere-se ao conjunto dos mecanismos e procedimentos para lidar com a dimensão participativa e plural da sociedade, o que implica expandir e aperfeiçoar os meios de interlocução e de administração do jogo de interesses”.
      Segundo (Bresser Pereira, pg. 33, 1998), “governabilidade é uma capacidade política de governar derivada da relação de legitimidade do Estado e do seu governo com a sociedade”.
      Segundo Paludo (2010), accountability pode ser entendido como “a capacidade do sistema político de prestar contas de suas promessas aos cidadãos.”
    • Resumindo os conceitos de forma bem simples:


      Governabilidade: "elaborar" políticas públicas, legitimidade de representação, estrutura para exercício da política.

      Governança: implantação, "tirar do papel" e fazer! (grande problema do nosso país atualmente)

    • Eis a grande pegadinha das bancas: Trocar Governabilidade por Governança e vice versa... Uma vez fixado o conceito não tem erro!

    • Facilita muito se pensarmos assim:

      Governança - Capacidade de governar;

      Governabilidade - Possibilidade de ser gorvernado;

    • governabilidade, a qual diz respeito a uma capacidade política do Estado; 

      governança, que refere-se à capacidade da administração de executar as políticas públicas; e.

       accountability, que corresponde principalmente à prestação de contas da administração para a sociedade, mas não fica limitada a isto

      https://cienciaenegocios.com/governabilidade-governanca-e-accountability/

      Bizu

      Governança - implementação, ação, execução

      Governabilidade - direito

       


    ID
    815158
    Banca
    FUNDEP (Gestão de Concursos)
    Órgão
    Prefeitura de Belo Horizonte - MG
    Ano
    2012
    Provas
    Disciplina
    Administração Pública
    Assuntos

    No livro Reinventando o governo, David Osborne e Ted Gaebler conseguem extrair lições úteis e abrangentes sobre as razões que explicam o fracasso do setor público, bem como propor um receituário estratégico, organizado em torno de dez princípios básicos, voltado para a reinvenção do governo.

    Estão entre os princípios apresentados pelos autores, EXCETO

    Alternativas
    Comentários
    • O livro “Reiventando o Governo” sugere uma administração gerencial. “O livro de Osborne e Gaebler, Reinventando o Governo (1992) descreverá de forma tão expressiva. É a administração pública gerencial que está surgindo, inspirada nos avanços realizados pela administração de empresas. (Bresser)
       
      Um governo orientado por normas e regulamentos é uma disfunção da burocracia. “As diretrizes da burocracia, emanadas por meio das normas e dos regulamentos para atingir os objetivos da organização, tendem a adquirir um valor positivo, próprio e importante, independentemente daqueles objetivos, passando a substituí-los gradativamente.” (Chiavenato)
    • Os princípios orientadores da Reinvenção do Governo, por Osborne e Gaebler (1994):

      1)Competição entre os prestadores de serviços públicos;
      2) Transferência do controle das atividades da burocracia para a comunidade;
      3) Avaliação dos órgãos governamentais focalizando nos seus resultados e não nos insumos;
      4) Orientação por objetivos (missão) em vez de por regras e regulamentos;
      5) Redefinição dos usuários como clientes, oferecendo-lhes opções;
      6) Atuação na prevenção dos problemas;
      7) Prioridade ao investimento na produção dos recursos e não nos insumos;
      8) Descentralização da autoridade, promovendo o gerenciamento com participação;
      9) Preferência por mecanismos de mercado em vez de soluções burocráticas;
      10) Catálise dos setores público, privado e não governamental para ação conjunta.

      fonte: http://www2.ufba.br/~paulopen/PenteadoFilho.pdf
    • Letra C
      É bom termos em mente alguns detalhes sobre essa questão. Os princípios apresentados pelo colega acima foram tirados de uma determinada fonte doutrinária, ou seja, não tem amparo legal lato sensu, até porque sabemos que o Princípio da Legalidade é o que pauta toda tecitura social de atos e ações da Administração Pública. O governo, ainda hoje, precisa serguir normas e regulamentos (modelo burocrático), caso contrário poder-se-ia verificar arbitrariedade e discricionariedade sem-limites sobretudo por maus administradores, causando nefasta insegurança jurídica. O item correto não traz maiores problemas, pois a questão sabiamente citou o autor. Na realidade, temos de ter em mente o paradigma pós-burocrático, modelo gerencial que implementa algumas ações da administração (gestão) privada no tecido público como forma de agilizar e implementar, de forma mais dinâmica, políticas públicas para atender aos mais diversos interesses públicos da sociedade, mas ressalto, a resposta do item deve ser tida com certa prudência.
    • Mandou bem essa, o colega acima Claus Serra.
      Completo cometário. Não há o que se acrescentar.

    ID
    815161
    Banca
    FUNDEP (Gestão de Concursos)
    Órgão
    Prefeitura de Belo Horizonte - MG
    Ano
    2012
    Provas
    Disciplina
    Administração Geral
    Assuntos

    A competência de uma pessoa é decorrente da aplicação conjunta, no trabalho, de conhecimentos, habilidades e atitudes, que representam os três recursos ou dimensões da competência.

    Considerando o exposto, numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I.

        COLUNA I                                  COLUNA II
     1. Conhecimentos                (   ) Saber como fazer
     2. Habilidades                      (   ) Saber o que fazer
     3. Atitudes                            (   ) Querer fazer
                                                  (   ) Saber porque fazer

    Assinale a alternativa que apresenta a sequência de números CORRETA.

    Alternativas
    Comentários
    • GABARITO D

    • Segunda vez que eu pego uma questão assim. O estagiário não ajuda...kkkk


    ID
    815164
    Banca
    FUNDEP (Gestão de Concursos)
    Órgão
    Prefeitura de Belo Horizonte - MG
    Ano
    2012
    Provas
    Disciplina
    Administração Financeira e Orçamentária
    Assuntos

    Analise as seguintes afirmativas sobre a evolução histórica do orçamento público nas Constituições Brasileiras.

    I. A proposta orçamentária, segundo a Constituição de 1937, seria elaborada por um departamento administrativo a ser criado junto à Presidência da República e votada pela Câmara dos Deputados e pelo Conselho Federal, sendo que tal Conselho contaria também com 10 membros nomeados pelo Presidente da República.
    II. As Constituições outorgadas em 1934 e em 1946 não colocaram limitações ao instituto de emendas, por parte do poder legislativo, às propostas orçamentárias elaboradas no âmbito do poder executivo, caracterizando-se, assim, a coparticipação dos dois poderes na elaboração da lei orçamentária.
    III. Como inovação na Constituição de 1967 foi incluída a exigência de, anualmente, o Executivo encaminhar ao Legislativo projeto de lei das diretrizes orçamentárias com o objetivo de orientar a elaboração da lei orçamentária, dispondo sobre a política de fomento a ser observada pelas agências oficiais.

    A partir dessa análise, pode-se concluir que estão CORRETAS

    Alternativas
    Comentários
    • Questão bastante teórica.

      Alternativa correta: "A"

      Historicidade:

      # 1891 (1ª Constituição Republicana) Poder Legislativo elabora o orçamento a partir de proposta do Executivo. É instituído o Tribunal de Contas como órgão de controle.

      # 1934 A Constituição confere ao Presidente da República competência para a elaboração do orçamento e ao Legislativo para apreciá-lo.

      # 1937 Criação do Departamento Administrativo do Serviço Público - DASP com atribuições de da elaboração do orçamento e coordenação das ações de planejamento.

      # 1946 A Constituição confirma competência do Executivo para elaboração da proposta orçamentária e admite possibilidade de emendas.

      # 1964 A Lei nº 4.320/64 estabelece normais gerais de direito financeiro para a elaboração e controle dos orçamentos e balanços da União, estados, municípios e Distrito Federal, e institui a metodologia do orçamento-programa para todas as esferas públicas.

      # 1967 É de competência do poder Executivo a iniciativa das leis orçamentárias, vedado ao Legislativo emendar o orçamento.

      # 1988 Com a Constituição Federal de 1988, o sistema orçamentário federal passou a ser regulado por três leis:

      Lei do Plano Plurinanual (PPA);
      Lei de Diretrizes Orçamentária (LDO); e
      Lei Orçamentária Anual (LOA).

      Possibilita também ao Congresso Nacional emendar restritamente o orçamento.

      # 2000 Publicação da Lei de Responsabilidade Fiscal – LRF, que dispõe sobre a responsabilidade na gestão fiscal.
    • Felizmente, bastaria saber que a LDO foi instituída pela CF de 88 para saber que o item III estava errado e, portanto apenas a letra A poderia estar correta, pois há exclusão das outras.

    • Não entendi a II, pois fala de constituição outorgada de 1934 e 1946, sendo estas promulgadas.  Talvez esteja interpretando diferente

       

    • Com o devido respeito, discordo da ANA MARQUES. 

      Uma vez que as constituições de 1934 e 1946 foram promulgadas, somente a opção I é correta. 

      Entre escolher o mais incorreto, fiquei com a dois, pois dizer que estas foram outorgadas é um disparate total. 

      ASSIM SENDO, A ÚNICA OPÇÃO CORRETA SERIA A ANULAÇÃO DA QUESTÃO. 

        


    ID
    815167
    Banca
    FUNDEP (Gestão de Concursos)
    Órgão
    Prefeitura de Belo Horizonte - MG
    Ano
    2012
    Provas
    Disciplina
    Administração Financeira e Orçamentária
    Assuntos

    A Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), no capítulo referente à Receita Pública, define os critérios para a concessão ou ampliação de incentivo ou benefício de natureza tributária da qual decorra renúncia de receita.

    Entre tais incentivos ou benefícios, NÃO se inclui:

    Alternativas
    Comentários
    • Alternativa correta letra C, conforme LRF 101, Seção II, Da Renúncia da Receita: § 1o A renúncia compreende anistia, remissão, subsídio, crédito presumido, concessão de isenção em caráter não geral, alteração de alíquota ou modificação de base de cálculo que implique redução discriminada de tributos ou contribuições, e outros benefícios que correspondam a tratamento diferenciado.
       

    • Só complementando...

      Art. 14. A concessão ou ampliação de incentivo ou benefício de natureza tributária da qual decorra renúncia de receita deverá estar acompanhada
      de estimativa do impacto orçamentário-financeiro no exercício em que deva iniciar sua vigência e nos dois seguintes, atender ao disposto na Lei de Diretrizes Orçamentárias e a pelo menos uma das seguintes condições:

      I - demonstração pelo proponente de que a renúncia foi considerada na estimativa de receita da lei orçamentária, na forma do art. 12, e de que não afetará as metas de resultados fiscais previstas no anexo próprio da Lei de Diretrizes Orçamentárias;

      II - estar acompanhada de medidas de compensação, no período mencionado no caput, por meio do aumento de receita, proveniente da elevação de alíquotas, ampliação da base de cálculo, majoração ou criação de tributo ou contribuição.
    • § 1o A renúncia compreende

      anistia, (OK)

      remissão, subsídio,

      crédito presumido,(OK)

      concessão de isenção  em caráter  não geral, (sacanagem!) 

      alteração de alíquota ou modificação de base de cálculo que implique redução discriminada de tributos ou contribuições, (OK)

      e outros benefícios que correspondam a tratamento diferenciado.

       
    • Um bizuzinho que ajuda a memorizar os componentes da renúncia de receitas do art 14:


      CAR MASC: Crédito presumido, Anistia, Remissão, Modificação de base de cálculo, Alteração de alíquota, Subsídio, Concessão de isenção em caráter NÃO geral

    • A renúncia compreende em:

      CRÉDITO PRESUMIDO
      ANISTIA
      REMISSÃO
      BASE DE CÁLCULO - MODIFICADA
      ALÍQUOTA - ALTERADA
      SUBSÍDIO;
      ISENÇÃO - NÃO GERAL
    • Bizu => Isenção em caráter geral é comparável a anistia.

    • isenção em caráter GERAL não é renuncia de receita????????

    • Olavo Mito , insenção de caráter não geral que é renúncia de receita.


    ID
    815170
    Banca
    FUNDEP (Gestão de Concursos)
    Órgão
    Prefeitura de Belo Horizonte - MG
    Ano
    2012
    Provas
    Disciplina
    Administração Financeira e Orçamentária
    Assuntos

    A legislação orçamentária brasileira tem um critério de classificação comum para as receitas e despesas que permite apurar superávit (ou déficit) que irá (ou não) engrossar a poupança governamental e viabilizar os investimentos.

    Tal critério denomina-se classificação

    Alternativas
    Comentários
    • Dentro da Classificação de Receitas e Despesas, temos as categorias econômicas.
      O Superavit ou Déficit é a Diferença entre Receitas - Despesas.
    • c) Correta. 
      Categoria Econômica da Receita - que faz parte da classificação quanto à natureza, é classificada em "Receitas Orçamentárias Correntes" e "Receitas Orçamentárias de Capital". A codificação correspondente é: 1 - RO Correntes e 2 - RO de Capital.
      Categoria Econômica da Despesa - que faz parte também da classificação quanto à natureza, é classificada em "Despesas Orçamentárias Correntes" e  "Despesas Orçamentárias de Capital". A codificação correspondente é: 3 - DO Correntes (gastos com a manutenção da máquina pública) e 4 - DO de Capital (gastos com a aquisição ou modificação do patrimônio público).
    • Entendo que para a Administração Pública, sob o enfoque orçamentário, todo recurso que entra é receita, não importando a sua origem. Todavia, as receitas de capital se fundamentam basicamente em: operações de crédito, alienação de bens, amortização de empréstimos, transferência de capital e outros. Esse tipo de receita não aumentam o patrimônio líquido da organização pois são, em sua maioria, fatos permutativos. Assim, não engrossam a poupança governamental. De forma diferente ocorre com as receitas correntes que são, normalmente, fatos modificativos aumentativos, aumentando assim o patrimônio líquido estatal.
    • Como já explicaram a alternativa correta, vamos dizer o que significa dizer cada uma das incorretas
      a)CLASSIFICACAO INSTITUCIONAL
      A classificacao institucional informa o orgao, entidade ou instituicao que executa a despesa, quem realiza o gasto. Dessa forma, essa
      classificacao reflete a estrutura organizacional do ente, pois precisa informar onde os creditos orcamentarios foram alocados para serem
      utilizados.
      A estrutura da classificacao institucional esta baseada em dois niveis hierarquicos: orgao orcamentario e unidade orcamentaria.
      Segundo o artigo 14 da Lei no 4.320/64, unidade orcamentaria e o agrupamento de servicos subordinados ao mesmo orgao ou reparticao a
      que serao consignadas dotacoes proprias. As dotacoes orcamentarias sao consignadas as unidades
      orcamentarias, as quais sao as responsaveis pela realizacao das acoes governamentais.
      Codigo da Classificacao Institucional no Governo Federal:
      1o 2o 3o 4o 5o
      ERRADA
      b) CERTA pelos motivos supracitados

      c) 
      Este instrumento foi criado para assegurar que receitas vinculadas por lei a finalidade específica sejam exclusivamente aplicadas em programas

      e ações que visem a consecução de despesas ou políticas públicas associadas a esse objetivo legal, as fontes/destinações de recursos

      agrupam determinadas naturezas de receita conforme haja necessidade de mapeamento dessas aplicações de recursos no orçamento público,

      segundo diretrizes estabelecidas pela SOF. Como mecanismo integrador entre a receita e a despesa, o código de fonte/destinação de recursos exerce duplo papel no processo orçamentário: Na receita, indica o destino de recursos para o financiamento de determinadas despesas;

      Na despesa, identifica a origem dos recursos que estão sendo utilizados.


      d) A classificação funcional segrega as dotações orçamentárias em funções e subfunções. A classificação funcional informa em que área de ação governamental a despesa será realizada. A classificação funcional atualmente utilizada foi instituída pela Portaria nº 42/1999, do então Ministério do Orçamento e Gestão, e é composta de um rol de funções e subfunções prefixadas, que servem como agregador dos gastos públicos por área de ação governamental nas três esferas de Governo.

      A classificação funcional é de aplicação comum e obrigatória para todos os entes da Federação (União, Estados, Distrito Federal e

      Municípios), permitindo a consolidação nacional dos gastos do setor público.A classificação funcional é composta por cinco dígitos: os dois primeiros referem-se à função e os três últimos dígitos representam a subfunção.

      Código da Classificação Funcional:

      1º 2º 3º 4º 5º
       


    ID
    815173
    Banca
    FUNDEP (Gestão de Concursos)
    Órgão
    Prefeitura de Belo Horizonte - MG
    Ano
    2012
    Provas
    Disciplina
    Direito Administrativo
    Assuntos

    Analise as seguintes afirmativas sobre parcerias público-privadas e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.

    ( ) A implantação e a gestão do objeto da parceria público-privada serão efetuadas por sociedade constituída com propósito específico logo após a formalização da contratação.
    ( ) A parceria público-privada é a modalidade de contrato administrativo que somente se aplica aos serviços públicos não passíveis de cobrança de tarifa e que necessitam de contraprestação pública.
    ( ) As concessões patrocinadas, em que mais de 70% da remuneração do parceiro privado for paga pela Administração Pública, dependerão de autorização legislativa específica.
    ( ) Na hipótese de parceria público-privada mediante contrato administrativo de concessão na modalidade administrativa, admite-se, excepcionalmente, delegação do exercício do poder de polícia ao parceiro privado.

    Assinale a alternativa que apresenta a sequência de letras CORRETA.

    Alternativas
    Comentários
    • a) correta - Isso não é AFO. É Lei das PPP's. 11.079
      I. Art. 9o Antes da celebração do contrato, deverá ser constituída sociedade de propósito específico, incumbida de implantar e gerir o objeto da parceria.
      II. 
       Art. 2o Parceria público-privada é o contrato administrativo de concessão, na modalidade patrocinada ou administrativa.
      § 1o Concessão patrocinada é a concessão de serviços públicos ou de obras públicas de que trata a Lei no 8.987, de 13 de fevereiro de 1995, quando envolver, adicionalmente à tarifa cobrada dos usuários contraprestação pecuniária do parceiro público ao parceiro privado.
      § 2o Concessão administrativa é o contrato de prestação de serviços de que a Administração Pública seja a usuária direta ou indireta, ainda que envolva execução de obra ou fornecimento e instalação de bens.
      III. 
       § 3o As concessões patrocinadas em que mais de 70% (setenta por cento) da remuneração do parceiro privado for paga pela Administração Pública dependerão de autorização legislativa específica.
      IV.  Art. 4o Na contratação de parceria público-privada serão observadas as seguintes diretrizes:
       III – indelegabilidade das funções de regulação, jurisdicional, do exercício do poder de polícia e de outras atividades exclusivas do Estado;
    • Concordo com o colega acima, é matéria de PPP e fica dentro de Direito Administrativo.
      I) Falso, deverá ser antes da implantação.
      II) Falso, se admite cobrança de tarifa do usuário
      III)Verdadeiro.
      IV)Falso, é indelegável o poder de polícia.
    • Questão com classificação inadequada.
      Esta faz parte da disciplina Direito Administrativo, assunto Licitações ou PPP.

    • Sabemos que é de Direito Administrativo, mas responderemos apenas para fazer a linha, o truque

    • A questão exigiu conhecimento acerca da Lei 11.079/2004 (Parcerias Público-Privadas) e deseja obter a alternativa correta:

      I- Falso. Art. 9º da Lei 11.079/2004: “Antes da celebração do contrato, deverá ser constituída sociedade de propósito específico, incumbida de implantar e gerir o objeto da parceria.”

      II- Falso. Art. 2º, § 1º da Lei 11.079/2004: “Concessão patrocinada é a concessão de serviços públicos ou de obras públicas de que trata a Lei nº 8.987, de 13 de fevereiro de 1995, quando envolver, adicionalmente à tarifa cobrada dos usuários contraprestação pecuniária do parceiro público ao parceiro privado.”

      Art. 2º, § 2º da Lei 11.079/2004: “Concessão administrativa é o contrato de prestação de serviços de que a Administração Pública seja a usuária direta ou indireta, ainda que envolva execução de obra ou fornecimento e instalação de bens.”

      Art. 2º, § 3º da Lei 11.079/2004: “Não constitui parceria público-privada a concessão comum, assim entendida a concessão de serviços públicos ou de obras públicas de que trata a Lei nº 8.987, de 13 de fevereiro de 1995, quando não envolver contraprestação pecuniária do parceiro público ao parceiro privado.

      III- Verdadeiro. Art. 10, § 3º da Lei 11.079/2004: “As concessões patrocinadas em que mais de 70% (setenta por cento) da remuneração do parceiro privado for paga pela Administração Pública dependerão de autorização legislativa específica.

      IV- Falso. Art. 4º da Lei 11.079/2004: “Na contratação de parceria público-privada serão observadas as seguintes diretrizes: [...] III – indelegabilidade das funções de regulação, jurisdicional, do exercício do poder de polícia e de outras atividades exclusivas do Estado.”

      GABARITO DA MONITORA: “A” (F-F-V-F)


    ID
    815176
    Banca
    FUNDEP (Gestão de Concursos)
    Órgão
    Prefeitura de Belo Horizonte - MG
    Ano
    2012
    Provas
    Disciplina
    Administração Financeira e Orçamentária
    Assuntos

    Sobre a competência tributária prevista na Lei Orgânica do Município de Belo Horizonte, de 21 de março de 1990, assinale a alternativa INCORRETA.

    Alternativas

    ID
    815179
    Banca
    FUNDEP (Gestão de Concursos)
    Órgão
    Prefeitura de Belo Horizonte - MG
    Ano
    2012
    Provas
    Disciplina
    Administração Pública
    Assuntos

    Sobre o conceito e as características das políticas públicas, assinale a afirmativa CORRETA.

    Alternativas
    Comentários
    • d) correta. As instituições( formais ) são regidas por normas e regulamentos que estabelecem e especificam os padrões para atingir os objetivos organizacionais. Chiavenato conceitua as organizações informais como "o conjunto de interações e relacionamentos que se estabelecem estre as pessoas, sendo esta paralela à organização formal."
      As organizações formais modernas possuem 5 características básicas, a saber: Divisão do Trabalho, Especialização, Distribuição de autoridade e responsabilidade, hierarquia e racionalismo.
    • a) A política pública é uma área do conhecimento que surgiu na Inglaterra combinando os campos da administração pública e do direito.ERRADA. A política pública como área de conhecimento e de estudo surge nos EUA.b) Segundo Theodor Lowi, as políticas públicas podem ser: distributivas, regulatórias e transversais.ERRADA. Para Lowi as políticas públicas podem assumir quatro formas:Distributivas - privilegiam certos grupos e regiões em detrimento do todo.Regulatórias - envolvem burocracia, políticos e grupos de interesse.Redistributivas - pense no Robin Hood - tira dos ricos para dar aos pobres, exemplo sistema previdenciário. Constitutivas - lidam com os procedimentos c) A perspectiva incrementalista defende que é preciso romper o status quo para avançar na elaboração de políticas públicas.ERRADA. Os recursos para um programa, organização, etc, não partem do zero e sim de decisões marginais e incrementais.

      d) As instituições são regras formais e informais que moldam o comportamento dos atores e influenciam os
      resultados das políticas públicas.

      CERTA. De acordo com o neo-institucionalismo as instituições tornam o curso de certas políticas mais fáceis do que outras e essas instituições tem regras de funcionamento. Apesar de se falar da força dos grupos de pressão, em determinadas situações as instituições são mais ativas e preponderantes, desse modo elas moldam a ação e o comportamento dos atores que desejam determinado resultado.

      Obs. A questão foi completamente "inspirada" no artigo Políticas Públicas: uma revisão da literatura 
      A citada obra está disponível em: http://www.scielo.br/pdf/soc/n16/a03n16.pdf

    • B) Errada. Para Lowi, a política pública pode assumir quatro formatos. O primeiro é o das políticas distributivas, decisões tomadas pelo governo, que desconsideram a questão dos recursos limitados, gerando impactos mais individuais do que universais, ao privilegiar certos grupos sociais ou regiões, em detrimento do todo. O segundo é o das políticas regulatórias, que são mais visíveis ao público, envolvendo burocracia, políticos e grupos de interesse. O terceiro é o das políticas redistributivas, que atinge maior número de pessoas e impõe perdas concretas e no curto prazo para certos grupos sociais, e ganhos incertos e futuro para outros; são, em geral, as políticas sociais universais, o sistema tributário, o sistema previdenciário e são as de mais difícil encaminhamento. O quarto é o das políticas constitutivas, que lidam com procedimentos. Cada uma dessas políticas públicas vai gerar pontos ou grupos de vetos e de apoios diferentes, processando-se, portanto, dentro do sistema político de forma também diferente.

      C) Errada. A visão da política pública como um processo incremental foi baseada em pesquisas empíricas, os autores argumentaram que os recursos governamentais para um programa, órgão ou uma dada política pública não partem do zero e sim, de decisões marginais e incrementais que desconsideram mudanças políticas ou mudanças substantivas nos programas públicos.


    ID
    815182
    Banca
    FUNDEP (Gestão de Concursos)
    Órgão
    Prefeitura de Belo Horizonte - MG
    Ano
    2012
    Provas
    Disciplina
    Administração Pública
    Assuntos

    Em relação ao ciclo de políticas públicas, assinale a alternativa INCORRETA.

    Alternativas
    Comentários
    • Alternativa INCORRETA: C.
      O ciclo das políticas públicas pode ser esquematizado da seguinte forma:
      1) Definição da agenda;
      2) Formulação de políticas, com identificação de alternativas, avaliação das opções e seleção das opções;
      3) Implementação da política pública;
      4) Avaliação.
      Fonte:http://pt.scribd.com/doc/44403329/ciclo-das-politicas-publicas
    • Discordo!
      Ou o item "c" foi transcrito erroneamente, ou então é o incorreto. A palavra prOcede foi escrito para dar ideia oposta à prEcede. Ou seja, a implementação ocorre depois (prOcede) da formulação e antes (prEcede) do monitoramento e da avaliação.  O ciclo é o seguinte: formulação-implementação-monitoramento.
    • Do jeito que a Letra C) está escrita, ela fica correta, logo, a questão fica sem gabarito!

      Do jeito que tá: c) A implementação de uma política pública é uma etapa que procede a formulação da política e precede o monitoramento e a avaliação. (CERTA)
      Do jeito que o gabarito propõe: c) A implementação de uma política pública é uma etapa que precede a formulação da política e procede o monitoramento e a avaliação. (ERRADA)
    • Não pessoal, a letra C foi considerada incorreta, pois apesar de se falar em ciclo de formação de políticas públicas, isso só é utilizado para fins didáticos. Observem um trecho desta apostila da VESTCON sobre o tema:
      "Saravia (2006) também ressalta que cada política pública passa por diversos estágios. Em cada um deles, os atores, as coalizões, os processos e as ênfases são diferentes. As etapas normalmente consideradas no ciclo de políticas públicas são: formulação, implementação e avaliação. Deve-se ter em vista, porém, que a divisão por etapas é uma esquematização teórica do que ocorre na prática. O processo nem sempre obedece à seqüência sugerida, mas as etapas mencionadas e suas fases constitutivas estão geralmente presentes. Portanto, a separação das políticas públicas em fases é recurso mais importante para fins de análise do que um fato real do processo político."
      É sacanagem por parte da banca cobrar dessa forma, mas como vocês veem, é a única maneira plausível de se justificar a incorreção. 
    • O "monitoramento" ocorre durante todo o processo e não somente "pós-implementação".
    • Também compartilho a opinião que a letra C está errada pela questão do monitoramento.
      Monitoramento não é uma fase do ciclo e sim um cuidado que se tem que ter durante todo o processo de políticas públicas.
    • Retirei esse trecho do livro de Reinaldo Dias (Políticas públicas: principios, propósitos e processos), p. 84:

      O conceito de avaliação não deve ser visto como a etapa final do processo de planejamento, mas como “uma visão integrada, onde a avaliação é realizada em todas as fases da concepção dos programas, analisa a pertinência e a coerência dos problemas, objetivos e instrumentos envolvidos, o processo de implementação do programa e seus resultados”.

      A opção C está errada porque o acompanhamento e a avaliação acontecem durante todo o ciclo de políticas públicas.

    • Como é possível acompanhar/ monitorar/ avaliar alguma coisa se NÃO foi implementada???

    • Leiam atentamente a Letra C:

      A implementação de uma política pública é uma etapa que PROCEDE a formulação da política e PRECEDE o monitoramento e a avaliação


    • Monitoramento é uma coisa, avaliação é outra. O monitoramento ocorre durante todo o processo de implementação da pol. púb., para verificar se está sendo realizada conforme o planejado. Já a avaliação refere-se ao resultado geral atingido pela pol. púb., após a implementação. 

    • SOBRE ALTERNATIVA C:
      "A implementação de uma política pública é uma etapa que prOcede a formulação da política e prEcede o monitoramento e a avaliação."

      O que a alternativa C quis dizer foi que a "formulação tem procedência na implementação", só que isso não está certo, é a implementação que tem procedência na formulação.
      Se a alternativa C tivesse usado "sucede" ao invés de "procede" estaria certa. 
      Mas notem que "procede" não é antônimo de "precede". Pelo, contrário - "procede" indica procedência.

    • Gente, concordo que a letra C esteja incorreta, pela questão do monitoramento, que ocorre durante o ciclo, como já comentado pelos colegas. Porém, a letra A não achei muito correta. Explico. Não necessariamente um assunto/ação selecionado para compor a agenda do governo será implementado. Além do mais, concentrar sua ação não seria colocar em prática? E vimos que a formulação da agenda se atém a selecionar as prioridades. Enfim... ficou um pouco confusa pra mim....

      A) A agenda governamental é constituída pelo conjunto de assuntos sobre os quais o governo e as organizações ligadas a ele concentram sua ação em determinado período.

    • Gabarito C.

      A implementação de uma política pública é uma etapa que procede a formulação da política e precede o monitoramento e a avaliação.

      Esse "procede" e esse "precede" tá matando né!!!!

       

      CICLO DA POLÍTICA PÚBLICA

       

      Formação da Agenda: Discussão de que temas são importantes e merecem ser objeto de políticas públicas.

       

      Elaboração: Preparação da formulação. Envolve a identificação e delimitação do problema, a determinação das possíveis alternativas para sua solução, a avaliação dos custos e efeitos de cada uma delas e a definição de prioridades.

       

      Formulação/Decisão: Envolve a escolha da alternativa de solução a ser utilizada, seguida da declaração que explicita a decisão adotada, definindo seus objetivos e seu marco jurídico, administrativo e financeiro.

       

      Implementação: Planejamento e organização do aparelho administrativo e dos recursos humanos, financeiros, materiais e tecnológicos necessários para executar uma política. É a preparação da execução.

       

      Execução: Conjunto de ações destinado a atingir os objetivos estabelecidos pela política. É pôr em prática efetiva a política, é a sua realização.

       

      Acompanhamento: Processo sistemático de supervisão da execução de uma atividade, que tem como objetivo fornecer a informação necessária para introduzir eventuais correções a fim de assegurar a consecução dos objetivos estabelecidos.

       

      Avaliação/Fiscalização: Consiste na mensuração e análise, a posteriori, dos efeitos produzidos na sociedade pelas políticas públicas.

       

      Força, foco e fé.


    ID
    815185
    Banca
    FUNDEP (Gestão de Concursos)
    Órgão
    Prefeitura de Belo Horizonte - MG
    Ano
    2012
    Provas
    Disciplina
    Administração Pública
    Assuntos

    Analise as seguintes afirmativas sobre avaliação de políticas públicas e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.

    (  ) Avaliar a eficiência e a eficácia de uma política pública consiste, respectivamente, em verificar se ela foi executada com economia de recursos e se atingiu os objetivos e metas propostos no prazo estabelecido.
    (  ) Avaliar a efetividade de uma política pública consiste em verificar se ela foi executada de acordo com o cronograma proposto, o orçamento aprovado e as metas estabelecidas.
    (  ) Se uma política pública tem como objetivo diminuir os índices de pobreza em uma comunidade e, ao final de sua implementação, os indicadores apontam para manutenção nos patamares de pobreza, pode-se concluir pelo fracasso da política.
    (  ) A avaliação de uma política pública é um importante instrumento de controle social porque o Estado, além de agir com lisura, também deve produzir resultados almejados pela sociedade.

    Assinale a alternativa que apresenta a sequência de letras CORRETA.

    Alternativas
    Comentários
    • Efetividade

      Eficácia

      Eficiência

      • são os impactos gerados pelos

      produtos/serviços, processos ou

      projetos

      • é a quantidade e qualidade de

      produtos e serviços entregues ao usuário

      • é a relação entre os

      produtos/serviços gerados (outputs)

      com os insumos utilizados

       

    • c) correta
      Eficiência = meios
      Eficácia = fins
      Efetividade = avalia os resultados das ações implantadas verificando os reais benefícios.
    • C) Se uma política pública tem como objetivo diminuir os índices de pobreza em uma comunidade e, ao final de sua implementação, os indicadores apontam para manutenção nos patamares de pobreza, pode-se concluir pelo fracasso da política.

      Notem que o ciclo de uma política públic acontece dessa forma: Agenda -> Elaboração -> Formulação -> Implementação -> Execução -> Acompanhamento -> Avaliação
      Nota-se que na fase da implementação os efeitos da políticas não serão surtidos, e sim da execução para frente.
    • Essa avaliação da D está incorreta ao meu ver ( são muitos autores e muitas teorias diferentes, ok). Podemos considerar que na fase de implementação já está incluso a execução. Dentre ou autores vide: Secchi.   Alguém sabe de onde vem a referência para essa assertiva?  Talvez o erro da questão está em: ao final da implementação em detrimento de: Ao final da AVALIAÇÃO. Pois é na avaliação que se constrói indicadores.  Esse tipo de quest é resolvida bem quando se aponta a bibliografia no edital. 

    • Colega Mussum Tributarista;

      A implementação já é a execução. 

      Fase da implementação:

      É o momento onde o planejamento e a escolha são transformados em atos. O corpo administrativo é o responsável pela execução da política. Cabe a eles a chamada ação direta, ou seja, a aplicação, o controle e o monitoramento das medidas definidas.

      Fonte: Políticas Públicas , conceitos e práticas.

    • (  ) Se uma política pública tem como objetivo diminuir os índices de pobreza em uma comunidade e, ao final de sua implementação, os indicadores apontam para manutenção nos patamares de pobreza, pode-se concluir pelo fracasso da política. 

       

      Scheerens (2004), Takashina (1999) e Mourão (2006) conjugam da noção de que os indicadores são representações quantificáveis de determinado processo. Portanto permitem formular juízo de valores sobre o entendimento de qualidade e desempenho na educação, sendo utilizados para auxiliar nos processos administrativos ou na comparação entre momentos distintos de um mesmo processo ou, entre instituições, em comparação a padrão tido como ideal. Os autores também concordam que a estatística e os indicadores são instrumentos para se aproximar da realidade. Mas, assim como a teoria, a estatística não consegue englobar todos os aspectos envolvidos, por exemplo, em um processo educacional, quanto mais na sua universalidade social, política e econômica. Os indicadores são uma descrição, mas não a realidade. Os indicadores fazem partições da realidade para estudá-la. Ao voltar à realidade, é preciso reincorporar os aspectos extraídos, situando-os no espaço e tempo.

       

      Resposta: Letra C. 


    ID
    815188
    Banca
    FUNDEP (Gestão de Concursos)
    Órgão
    Prefeitura de Belo Horizonte - MG
    Ano
    2012
    Provas
    Disciplina
    Administração Pública
    Assuntos

    Quanto às políticas públicas do Estado brasileiro contemporâneo, é CORRETO afirmar que

    Alternativas
    Comentários
    • Aos Municípios cabe oferecer a educação infantil em creches e pré-escolas, e, com prioridade, o ensino fundamental, sendo permitida a atuação em outros níveis de ensino somente quando estiverem atendidas plenamente as necessidades de sua área de competência e com recursos acima dos percentuais mínimos vinculados pela Constituição Federal à manutenção e desenvolvimento do ensino.

      O Município, assim, deve priorizar o ensino fundamental e, se sobrar uma graninha, fazer creches e pré-escolas. Se ainda assim sobrar dinheiro, aí sim ele pode investir em outros níveis de ensino.

      Já aos Estados cabe assegurar o ensino fundamental e oferecer, com prioridade, o ensino médio a todos que o demandarem, lembrando que o ensino médio pode preparar o estudante para o exercício de funções técnicas. O mesmo raciocínio do Município se aplica a este caso: o Estado deve priorizar o ensino médio e técnico, depois o ensino fundamental, e só depois outros níveis de ensino.

       

      http://www.papodehomem.com.br/federalismo-o-que-a-uniao-o-estado-e-o-municipio-podem-ou-nao-fazer-te-afeta-mais-do-que-imagina


    ID
    815191
    Banca
    FUNDEP (Gestão de Concursos)
    Órgão
    Prefeitura de Belo Horizonte - MG
    Ano
    2012
    Provas
    Disciplina
    Direito Constitucional
    Assuntos

    Sobre o federalismo brasileiro, é INCORRETO afirmar

    Alternativas
    Comentários

    ID
    815197
    Banca
    FUNDEP (Gestão de Concursos)
    Órgão
    Prefeitura de Belo Horizonte - MG
    Ano
    2012
    Provas
    Disciplina
    Redes de Computadores
    Assuntos

    Entre as aplicações abaixo, indique a que utiliza o protocolo UDP para transferência de dados entre hosts.

    Alternativas
    Comentários
    • Gabarito: D.

       

      A vídeo-conferência, pelo fato de a perda de pacotes ser aceitável, utiliza o UDP.

       

      Alguns protocolos que também utilizam o UDP:

       

      DNS

      DHCP

      TFTP

      NTP

      SNMP

      NFS

    • Fui pelo fato de :


      A) ser SMTP da camada de aplicação

      B) ser HTTP da camada de aplicação

      C) ser POP da camada de aplicação

      D) ser IP da camada de INTERNET (Rede)



    ID
    815203
    Banca
    FUNDEP (Gestão de Concursos)
    Órgão
    Prefeitura de Belo Horizonte - MG
    Ano
    2012
    Provas
    Disciplina
    Redes de Computadores
    Assuntos

    Analise os tipos de comutação apresentados abaixo identificando os que necessitam do estabelecimento de um caminho físico dedicado antes de iniciar a transmissão em uma rede de longa distância.

    I. Comutação de circuitos
    II. Comutação de mensagens
    III. Comutação de pacotes

    A análise permite concluir que

    Alternativas

    ID
    815206
    Banca
    FUNDEP (Gestão de Concursos)
    Órgão
    Prefeitura de Belo Horizonte - MG
    Ano
    2012
    Provas
    Disciplina
    Segurança da Informação
    Assuntos

    De acordo com a norma brasileira de segurança das informações (ISO-17799-2005), os seguintes controles são considerados essenciais para uma organização, EXCETO

    Alternativas

    ID
    815209
    Banca
    FUNDEP (Gestão de Concursos)
    Órgão
    Prefeitura de Belo Horizonte - MG
    Ano
    2012
    Provas
    Disciplina
    Segurança da Informação
    Assuntos

    Entre as pragas eletrônicas virtuais descritas abaixo, assinale a que tem como principal objetivo espalhar-se de forma mais abrangente possível.

    Alternativas
    Comentários
    • Hijackers são os malwares dos navegadores.

      Time Bomb (bomba relógio) é um malware de contagem regressiva, como sugere o seu nome. É uma ameaça programada para ser executada em um determinado momento no sistema operacional, causando-lhe danos. Os mais famosos exemplos de Time Bombs foram: Sexta-feira 13, Michelangelo, Eros e 1º de abril, e seu tempo áureo data da última virada de século;

      Spywares são softwares espiões;

      Worms é o gabarito.


    ID
    815212
    Banca
    FUNDEP (Gestão de Concursos)
    Órgão
    Prefeitura de Belo Horizonte - MG
    Ano
    2012
    Provas
    Disciplina
    Segurança da Informação
    Assuntos

    Indique o tipo de criptografia em que a chave para cifrar e decifrar é compartilhada entre remetente e destinatário (mesma chave).

    Alternativas
    Comentários
    • Algoritmos Simétricos Ou Criptografia Simétrica ou Criptografia convencional ou Criptografia de chave única ou Chave Secreta:

      Usa uma chave secreta para criptografar uma mensagem em um texto cifrado e a mesma chave para decifrar o texto cifrado em texto pleno.

       

      Fonte: Certificacao Digital Conceitos e Aplicacoes  Modelos Brasileiro e Australiano\Parte 1 - Conceitos\Capitulo 2 - Criptografia

      e Stallings Criptografia e segurança em redes

    • Olá pessoal (GABARITO LETRA D)

         

      ---------------------------------------------------------

      Criptografia simétrica =  criptografia de chave secreta, tendem a ser mais rápidos, no entanto não são tão seguros uma vez que a chave usada para cifrar a informação é partilhada entre as várias máquinas.

      Funcionamento

      É usada uma única chave que é partilhada entre o emissor e o receptor. Desta forma, a chave que é usada para cifrar é a mesma que é usada para decifrar.

      ---------------------------------------------------------

      Criptografia Assimétrica = criptografia de chave pública. Tende a ser mais lenta. É partilhada entre emissor e receptor, e a chave privada é usada para decifrar a informação.

      Funcionamento

      Usam um par de chaves distintas (chave privada e chave pública)

      A chave pública é usada para cifrar (encriptar)

      A chave privada é usada para decifrar (desencriptar)

      ---------------------------------------------------------

      MACETE:

      Simétrica = apenas um "S" = uma chave;

      aSSimétrica = dois "SS" = duas chaves.

       

      Fonte: http://pplware.sapo.pt/tutoriais/networking/criptografia-simetrica-e-assimetrica-sabe-a-diferenca/

      ---------------------------------------------------------

      Fé em Deus!

    • Complementando:

      A chave pública também pode descriptografar e a chave privada criptografar, no caso da assinatura digital.

      A criptografia quântica não precisa do segredo e nem do contato prévio entre as partes e permite detectar intrusos mesmo que esse tenha um grande poder computacional

    • a) Criptografia Assimétrica
      Errada. Utiliza duas chaves (uma púbica e uma privada)

       

      b) Criptografia de Chave Pública
      Errada. Sinônimo de assimétrica

       

      c) Criptografia Quântica
      Não sei. rsrs.

       

      d) Criptografia Simétrica
      Certo.

       


    ID
    815218
    Banca
    FUNDEP (Gestão de Concursos)
    Órgão
    Prefeitura de Belo Horizonte - MG
    Ano
    2012
    Provas
    Disciplina
    Redes de Computadores
    Assuntos

    A função de um servidor em que esteja instalado o serviço de DHCP é

    Alternativas
    Comentários
    • Gabarito: B.

       

      DHCP (Dynamic Host Configuration Protocol) - oferece serviços de configuração dinâmica em redes. Fornece, automaticamente, endereço IP, máscara de sub-rede, endereço do servidor DNS e endereço do gateway.

    • O que é DHCP?

       

      Do inglês Dynamic Host Configuration Protocol (que ficaria, em português, algo como Protocolo de Configuração Dinâmica de Endereços de Rede), é um protocolo utilizado em redes de computadores que permite às máquinas obterem um endereço IP automaticamente.

       

      Por meio dele um servidor é capaz de distribuir automaticamente endereços de IP diferentes a todos os computadores à medida que eles fazem a solicitação de conexão com a rede. Essa distribuição dos IPs é feita em um intervalo pré-definido configurado no servidor. Sempre que uma das máquinas for desconectada o IP ficará livre para o uso em outra.

       

      Como ele faz isso?

       

      Resumidamente, utilizando um modelo cliente-servidor, o DHCP faz o seguinte:

      ● Quando um cliente conecta-se a uma rede ele envia um pacote com um pedido de configurações DHCP.

      ●  O servidor DHCP gerencia uma faixa fixa de IPs disponíveis juntamente com as informações e parâmetros necessários (gateway padrão, nome de domínio, DNS, etc).

      ●  Quando este servidor recebe um pedido, ele entrega um destes endereços e configurações para o cliente.

       

      Modos de Funcionamento

       

      Ele pode operar de três formas: automática, dinâmica e manual.

      Automática, no qual uma quantidade de endereços de IP (dentro de uma faixa) é definida para ser utilizada na rede. Neste caso, sempre que um dos computadores de uma rede solicitar a conexão com ela, um destes IPs será designado para a máquina em questão.

      Na dinâmica o procedimento é bem parecido com o efetuado pela automática, porém a conexão do computador com determinado IP é limitada por um período de tempo pré-configurado que pode variar conforme desejado pelo administrador da rede.

      No modo manual o DHCP aloca um endereço de IP conforme o valor de MAC (Medium Access Control) de cada placa de rede de forma que cada computador utilizará apenas este endereço de IP. Utiliza-se este recurso quando é necessário que uma máquina possua um endereço de IP fixo.

       

      ___________________________________________________

       

      Fonte: https://www.tecmundo.com.br/internet/2079-o-que-e-dhcp-.htm

       


    ID
    815221
    Banca
    FUNDEP (Gestão de Concursos)
    Órgão
    Prefeitura de Belo Horizonte - MG
    Ano
    2012
    Provas
    Disciplina
    Sistemas Operacionais
    Assuntos

    Em sistemas operacionais, indique a situação abaixo que está representando Deadlock.

    Alternativas
    Comentários
    • Gabarito: D.

       

      Deadlock/Impasse - processos formam um ciclo fechado, numa espera circular que os impede de executar/concluir suas tarefas. Ocorre quando um processo espera por um evento que nunca ocorrerá.


    ID
    815224
    Banca
    FUNDEP (Gestão de Concursos)
    Órgão
    Prefeitura de Belo Horizonte - MG
    Ano
    2012
    Provas
    Disciplina
    Governança de TI
    Assuntos

    Um cliente de uma empresa de serviços de TV por assinatura derruba, acidentalmente, o equipamento de recepção de sua residência. Ao tentar religar o aparelho, nada mais parece funcionar, com tudo indicando que houve um problema ou mudança na configuração com a queda. O cliente decide, então, acionar o serviço de atendimento ao consumidor.

    De acordo com as melhores práticas definidas pela ITIL, identifique o processo que deverá ser responsável por tratar inicialmente a demanda do cliente.

    Alternativas
    Comentários
    • Gabarito: B.

       

      Incidente - todo evento que não faz parte da rotina do modelo de gestão de um serviço, podendo causar uma interrupção ou redução na qualidade do serviço prestado.


    ID
    815227
    Banca
    FUNDEP (Gestão de Concursos)
    Órgão
    Prefeitura de Belo Horizonte - MG
    Ano
    2012
    Provas
    Disciplina
    Gerência de Projetos
    Assuntos

    Um gerente de projetos está estruturando o plano de gerenciamento de seu primeiro projeto e se depara com o conceito de ciclo de vida de um projeto, conforme as boas práticas recomendadas pelo Guia PMBOK.

    Dos itens a seguir, identifique aquele que está correto e poderá ser útil no gerenciamento do projeto.

    Alternativas
    Comentários
    • Caracterísitcas do Ciclo de Vida do Projeto

      custo e pessoal são baixos no início, atingem um valor máximo enquanto projeto é executado e caem rapidamente conforme projeto é finalizado

      influência das partes interessadas, riscos e incertezas são maiores durante início do projeto, mas caem ao longo da vida do mesmo

    • Gabarito: D.

       

      Outra informação importante, para complementar o comentário do colega:

       

      Os custos das mudanças e correções de erros geralmente aumentam significativamente conforme o projeto se aproxima do término.


    ID
    815230
    Banca
    FUNDEP (Gestão de Concursos)
    Órgão
    Prefeitura de Belo Horizonte - MG
    Ano
    2012
    Provas
    Disciplina
    Arquitetura de Software
    Assuntos

    Considerando a arquitetura em três camadas em uma aplicação web, assinale a alternativa INCORRETA.

    Alternativas
    Comentários
    • Gabarito: D.

       

      Model

       

      Encapsula o estado da aplicação (C)

      Responde a consultas do BD

      Expõe as funcionalidades da aplicação

      Notifica views de mudança

      Regras de negócio, lógica e funções

       

      View

       

      Renderiza informação dos models

      Requisita atualizações aos models (B)

      Envia ações de usuários ao controller

      Interage com o usuário

       

      Controller

       

      Define o comportamento da aplicação (A)

      Mapeia ações para atualizar models

      Seleciona views para exibição - a seleção de visão é feita pelo Controller

      Um para cada funcionalidade

      Intermediário entre as camadas View e Model


    ID
    815233
    Banca
    FUNDEP (Gestão de Concursos)
    Órgão
    Prefeitura de Belo Horizonte - MG
    Ano
    2012
    Provas
    Disciplina
    Arquitetura de Software
    Assuntos

    Um profissional de usabilidade assume a responsabilidade de tratar os problemas relativos a um site que está sendo desenvolvido por sua empresa.

    Dos itens a seguir, identifique aquele que é uma questão de projeto ligada ao profissional citado.

    Alternativas
    Comentários
    • As 6 metas de Usabilidade

       

      lista de fatores que estão ligadas diretamente ao uso de sistemas, segundo Jakob Nielsen (1993).

      A utilização das metas de usabilidade durante o projeto ajuda a solucionar preocupações como a produtividade do usuário durante a utilização do sistema e motivação desse usuário para um aprendizado eficaz.

      As metas de usabilidade são:

      Eficácia

      Eficiência

      Segurança

      Utilidade

      Aprendizagem

      Memorização

       

      EFICIÊNCIA

      Na realização de uma tarefa, o sistema deve ter formas de auxílio ao usuário, fazendo com que a tarefa seja realizada de forma clara e rápida. A eficiência está diretamente ligada à velocidade que um objetivo é alcançado.

      As condições que podem influenciar diretamente a eficiência de um sistema são: o tempo de resposta que o software leva para dar um feedback esperado e o uso de recursos para executar a resposta.

       

      Fonte: https://medium.com/vivareal-ux-chapter/as-6-metas-de-usabilidade-9491442fd56a


    ID
    815236
    Banca
    FUNDEP (Gestão de Concursos)
    Órgão
    Prefeitura de Belo Horizonte - MG
    Ano
    2012
    Provas
    Disciplina
    Engenharia de Software
    Assuntos

    Com base no Processo Unificado e RUP, assinale a alternativa CORRETA.

    Alternativas
    Comentários
    • Fases do RUP

      - Concepção (por vezes chamada de Iniciação)

      - Elaboração

      - Construção

      - Transição 


      Apesar de incompleta "Letra B", incontendível!

    • A) A implementação já pode ser iniciada nas fases de Iniciação (protótipos) e Elaboração (arquitetura do sistema).

      B) Correta!

      C) Errado, pois o UP é um processo iterativo e incremental. A manutenção passará por todas as fases: Iniciação (viabilidade da mudança), Elaboração (adequação da mudanção à arquitetura do sistema), Construção (implementação e testes) e Transição (implantação da mudança no cliente).

      D) UP não cobre alguns aspectos gerenciais: pessoal, orçamento e contratos com fornecedores/clientes.

       

      Bons estudos!

    • Na fase de construção é onde se tem mais carga na implementação, mas essa disciplina se inicia desde a fase de concepção.


    ID
    815239
    Banca
    FUNDEP (Gestão de Concursos)
    Órgão
    Prefeitura de Belo Horizonte - MG
    Ano
    2012
    Provas
    Disciplina
    Engenharia de Software
    Assuntos

    Das opções a seguir, assinale aquela que corresponde a tipos de testes não funcionais de sistema.

    Alternativas
    Comentários
    • Gabarito: A.

       

      Até acertei, mas foi no feeling, mesmo.

       

      Qual é a fonte, será?

    • Gabarito A

      Oi amigão Sávio !

      Essa foi fácil, achei no Wikipedia:

      https://pt.wikipedia.org/wiki/Teste_de_software

       

      Teste de unidade

       

      Também conhecida como teste unitário ou teste de módulo, é a fase em que se testam as menores unidades de software desenvolvidas (pequenas partes ou unidades do sistema).O universo alvo desse tipo de teste são as subrotinas, métodos, classes ou mesmo pequenos trechos de código. Assim, o objetivo é o de encontrar falhas de funcionamento dentro de uma pequena parte do sistema funcionando independentemente do todo.

       

      Teste de integração

       

      Na fase de teste de integração, o objetivo é encontrar falhas provenientes da integração interna dos componentes de um sistema. Geralmente os tipos de falhas encontradas são de transmissão de dados. Por exemplo, um componente A pode estar aguardando o retorno de um valor X ao executar um método do componente B; porém, B pode retornar um valor Y, gerando uma falha. O teste de integração conduz ao descobrimento de possíveis falhas associadas à interface do sistema. Não faz parte do escopo dessa fase de teste o tratamento de interfaces com outros sistemas (integração entre sistemas). Essas interfaces são testadas na fase de teste de sistema, apesar de, a critério do gerente de projeto, estas interfaces podem ser testadas mesmo antes de o sistema estar plenamente construído.

       

      Teste de operação

       

      Nessa fase o teste é conduzido pelos administradores do ambiente final em que o sistema ou software entrará em ambiente produtivo. Vale ressaltar que essa fase é aplicável somente a sistemas de informação próprios de uma organização, cujo acesso pode ser feito interna ou externamente a essa organização. Nessa fase de teste devem ser feitas simulações para garantir que a entrada em produção do sistema será bem sucedida. Envolve testes de instalação, simulações com cópia de segurança dos bancos de dados, etc.. Em alguns casos um sistema entrará em produção para substituir outro e é necessário garantir que o novo sistema continuará garantindo o suporte ao negócio.

       

       

      "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
      Força e Fé !
      Fortuna Audaces Sequitur !

       

       

       

    • A) Certa.

      B) Errada, teste de integração é um nível de teste, não um tipo de teste.

      C) Errada, validação não é um tipo de teste.

      D) Errada, teste de unidade é um nível de teste.


    ID
    815242
    Banca
    FUNDEP (Gestão de Concursos)
    Órgão
    Prefeitura de Belo Horizonte - MG
    Ano
    2012
    Provas
    Disciplina
    Banco de Dados
    Assuntos

    Conforme a teoria de controle de concorrência em bancos de dados, uma transação pode ser considerada correta se atender a regra áurea. Conforme tal regra, não deve ser permitida nenhuma operação de atualização que deixe qualquer variável de relação em um estado que viole seu próprio predicado.

    Das opções a seguir, assinale aquela que NÃO aponta um problema de transação.

    Alternativas
    Comentários
    • Problemas da concorrência de transações

      Caso estejam duas ou mais transações do banco de dados efetuando alterações em determinada informação no mesmo instante, de acordo com a forma que o SGBD irá tratar estas transações poderemos ter os seguintes problemas:

      ·         Atualizações perdidas;

      ·         Dependência sem Commit – “Leituras Sujas”;

      ·         Análise Inconsistente – “Leituras não repetidas”;

      ·         Leituras Fantasmas.

    • Muito boa a explicação

      https://technet.microsoft.com/pt-br/library/ms190805(v=sql.105).aspx


    ID
    815245
    Banca
    FUNDEP (Gestão de Concursos)
    Órgão
    Prefeitura de Belo Horizonte - MG
    Ano
    2012
    Provas
    Disciplina
    Banco de Dados
    Assuntos

    Considerando as características dos bancos de dados de apoio à decisão, assinale a alternativa INCORRETA.

    Alternativas
    Comentários
    • Aplicativos de banco de dados de apoio a decisão são ótimos para consultas que não alteram os dados. Por exemplo, uma empresa pode resumir seus dados de vendas periodicamente por data, região de vendas ou produto e armazenar essas informações em um banco de dados separado, que será usado para análise pelo gerenciamento sênior. Para tomar decisões comerciais, os usuários devem poder verificar as tendências de vendas rapidamente examinando dados baseados em vários critérios. Entretanto, eles não precisam alterar esses dados. As tabelas em um banco de dados de apoio à decisão são extremamente indexadas e os dados brutos freqüentemente são pré-processados e organizados, para oferecer suporte aos vários tipos de consultas que serão usadas. Como os usuários não alteram os dados, a simultaneidade e os problemas de atomicidade não são uma preocupação; os dados apenas são alterados periodicamente, por atualizações em massa, realizadas em períodos fora de hora, de pouco tráfego no banco de dados.

       

      https://technet.microsoft.com/pt-br/library/ms187669(v=sql.105).asp

       


    ID
    815248
    Banca
    FUNDEP (Gestão de Concursos)
    Órgão
    Prefeitura de Belo Horizonte - MG
    Ano
    2012
    Provas
    Disciplina
    Banco de Dados
    Assuntos

    Considerando a arquitetura de sistemas de bancos de dados, assinale a alternativa que corresponde ao nível lógico do usuário.

    Alternativas
    Comentários
    • Segue abaixo o Nível de arquitetura de um SGBD segundo DATE:

      Nível Externo (Nível Lógico do Usuário) - Camada mais alta

      Nível Conceitual (Nível Lógico Comunitário) - Camada Intermediária

      Nível Interno (Nível Físico) - Camada mais baixa - Visão interna


    ID
    815251
    Banca
    FUNDEP (Gestão de Concursos)
    Órgão
    Prefeitura de Belo Horizonte - MG
    Ano
    2012
    Provas
    Disciplina
    Arquitetura de Computadores
    Assuntos

    Assinale a alternativa que NÃO corresponde aos aspectos e às variações que caracterizam os dispositivos de entrada e saída.

    Alternativas
    Comentários
    • Alguém comenta? 

    • Eu acredito que esteja referenciando a interrupções e escalonamento. Os dispositivos são acessados em paralelo, mas como é muito rápido o processamento, geralmente não percebemos. Um exemplo: um dispositivo qualquer que está sendo processado pára momentaneamente para um processo do teclado ser executado, e depois aquele volta.

    ID
    815254
    Banca
    FUNDEP (Gestão de Concursos)
    Órgão
    Prefeitura de Belo Horizonte - MG
    Ano
    2012
    Provas
    Disciplina
    Redes de Computadores
    Assuntos

    Assinale o recurso abaixo que NÃO precisaria de um IP para funcionar.

    Alternativas
    Comentários
    • Switch atua na camada 2 (enlace) e manipula endereços MAC


    ID
    815257
    Banca
    FUNDEP (Gestão de Concursos)
    Órgão
    Prefeitura de Belo Horizonte - MG
    Ano
    2012
    Provas
    Disciplina
    Redes de Computadores
    Assuntos

    Assinale o protocolo abaixo que é utilizado para gerenciamento de redes.

    Alternativas
    Comentários
    • Gabarito: D.

       

      SNMP (Simple Network Management Protocol).

       

      Não sei como o SMTP (Simple Mail Transfer Protocol) não está em uma das opções. As bancas gostam de tentar confundir o candidato, misturando os conceitos desses dois protolocos, pela similaridade de suas siglas.


    ID
    815260
    Banca
    FUNDEP (Gestão de Concursos)
    Órgão
    Prefeitura de Belo Horizonte - MG
    Ano
    2012
    Provas
    Disciplina
    Redes de Computadores
    Assuntos

    Assinale o recurso abaixo que seria necessário para que um computador dentro de uma rede local tivesse acesso externo à Internet.

    Alternativas
    Comentários
    • NAT é um protocolo que, como o próprio nome diz (network address translation), faz a tradução dos endereços Ip e portas TCP da rede local para a Internet. Ou seja, o pacote enviado ou a ser recebido de sua estação de trabalho na sua rede local, vai até o servidor onde é trocado pelo ip do mesmo substitui o ip da rede local validando assim o envio do pacote na internet, no retorno do pacote a mesma coisa, o pacote chega e o ip do servidor é trocado pelo Ip da estação que fez a requisição do pacote.

      http://imasters.com.br/artigo/1904/redes-e-servidores/afinal-o-que-e-nat?trace=1519021197&source=single

    • Gabarito: B.

       

      Como complemento:

       

      ARP (Address Resolution Protocol) - descobre endereços MAC a partir do IP.

       

      FTP (File Transfer Protocol) - transfere arquivos pela internet de uma forma confiável e eficiente, através do compartilhamento de arquivos entre diferentes máquinas.

       

      RIP (Routing Information Protocol) - protocolo de roteamento intradomínio. Oferece informações consistentes sobre roteamento e acessibilidade de redes locais.


    ID
    817594
    Banca
    FUNDEP (Gestão de Concursos)
    Órgão
    Prefeitura de Belo Horizonte - MG
    Ano
    2012
    Provas
    Disciplina
    Noções de Informática
    Assuntos

    Analise as seguintes afirmativas relativas à navegação na Web.


    I. O Internet Explorer e o Google Chrome são browsers para navegação na Web.


    II. Os browsers são programas que permitem visualizar as páginas web nos computadores.


    III. A criptografia é uma das técnicas mais usadas para proteger os dados que circulam pela web.


    A partir dessa análise, é possível concluir que estão CORRETAS

    Alternativas
    Comentários
    • Letra D. Todas as afirmações estão corretas.
      No item I além do Internet Explorer e Google Chrome, temos o Mozilla Firefox, Apple Safari, Opera e Mini-Opera como outros exemplos.
      No item II, além de acessar página web, também pode acessar endereços FTP para transferência de arquivos.
      No item III, a criptografia pode ser usada para dados enviados pela web e também localmente, como é o BitLocker no Windows 7.


    • É o navegador, o software que interpreta a linguagem html, permitindo assim explorar textos, fotos, gráficos, sons e vídeos na Internet e pular de uma página para outra com um simples clique nos links (palavras ou expressões grifadas ou qualquer objeto sobre o qual surgir uma mãozinha quando passa-se a seta do mouse sobre ela). Foi desenvolvido na Universidade de Illinois (EUA) e o primeiro se chamava Mosaic. Isto aconteceu recentemente, no começo dos anos 90. Atualmente existem 2 browsers líderes de mercado o Netscape Navigator e o Microsoft Internet Explorer.

      O que é Criptografia

      Uma explicação sobre o que é criptografia. O termo Criptografia surgiu da fusão das palavras gregas Kryptós e gráphein, que significam "oculto" e "escrever", respectivamente. Trata-se de um conjunto de regras que visa codificar a informação de forma que só o emissor e o receptor consiga decifrá

      Gabarito D.
      Bons estudos.

    • Autor: Fernando Nishimura , Professor de Informática

      Letra D. Todas as afirmações estão corretas.

       


      No item I além do Internet Explorer e Google Chrome, temos o Mozilla Firefox, Apple Safari, Opera e Mini-Opera como outros exemplos.

       


      No item II, além de acessar página web, também pode acessar endereços FTP para transferência de arquivos.

       


      No item III, a criptografia pode ser usada para dados enviados pela web e também localmente, como é o BitLocker no Windows 7.

    • GABARITO D

       

       

      Algunas navegadores mais usados da internet: 

       

      Opera ; Chrome; 

      Internet Explorer; Firefox;

      Safari.

       

      Browser é um programa desenvolvido para permitir a navegação pela web, capaz de processar diversas linguagens, como HTML, ASP, PHP. Sua interface vai variar de acordo com a marca, onde quem escolhe é o usuário.

       

      Criptografia: Processo matemático para embaralhar uma mensagem digital, tornando sua leitura incompreensível por pessoas que não possuam a chave (código) para desembaralhar a mensagem. A criptografia pode ser usada, atualmente, para manter os dados sigilosos (privacidade) e para garantir a identidade do remetente de uma mensagem (autenticidade). A criptografia é a “alma” dos processos de certificação digital e assinatura digital.

       

       

      bons estudos


    ID
    817600
    Banca
    FUNDEP (Gestão de Concursos)
    Órgão
    Prefeitura de Belo Horizonte - MG
    Ano
    2012
    Provas
    Disciplina
    Noções de Informática
    Assuntos

    Assinale a alternativa que apresenta corretamente o que é um arquivo anexo em uma mensagem de email.

    Alternativas
    Comentários
    • Letra A.
      A letra B poderia ser o navegador web acessando o webmail. A letra C é enviado como anexo de volta ao remetente de uma mensagem que não foi entregue para o destinatário, que não existe, e quem envia esta informação é o servidor de e-mail. A letra D é fictícia.
    • Anexo é algo que sempre vem junto com alguma coisa. No caso do e-mail esse anexo pode ser algum arquivo ou foto, que para vc mandar para alguém tem que carregar na opção anexo.


      -------------------------------------------------------------------------------------

      _________________________________________________________________________


      Gabarito A.
      Bons estudos.
    • B )

      Um aplicativo que garante o recebimento da mensagem independentemente do sistema operacional.


    ID
    817603
    Banca
    FUNDEP (Gestão de Concursos)
    Órgão
    Prefeitura de Belo Horizonte - MG
    Ano
    2012
    Provas
    Disciplina
    Auditoria
    Assuntos

    A oportunidade de um teste substantivo refere-se à data ou às datas em que será executado e depende dos objetivos do auditor. Pode ser executado em diferentes épocas de realização do trabalho.

    Assinale a alternativa a seguir que NÃO obedece as normas de auditoria relativamente à data de execução do teste substantivo.

    Alternativas
    Comentários
    • Alguém poderia ajudar-me?  Não compreendi a questão... 
    • Teste substantivo: estuda os registros contábeis.......
      pode ser feito até a emissão do parecer...depois deste, caduca.

    ID
    817606
    Banca
    FUNDEP (Gestão de Concursos)
    Órgão
    Prefeitura de Belo Horizonte - MG
    Ano
    2012
    Provas
    Disciplina
    Auditoria
    Assuntos

    A auditoria operacional surgiu da necessidade de melhorar os informes apresentados pelos auditores no que se refere aos resultados da gestão privada e pública em face das limitações das informações financeiras. A auditoria operacional preocupa-se em verificar a economia, a eficiência e a eficácia.

    Com relação ao conceito de auditoria operacional, analise as sentenças a seguir.
    I. Economicidade: é apresentar um desempenho satisfatório sem desperdício, ou seja, gastar bem.
    II. Eficiência: representa a relação entre os bens ou serviços produzidos e os recursos utilizados para produzi-los.
    III. Eficácia: é a relação entre os objetivos planejados e os resultados alcançados.

    A análise permite concluir que está(ao) CORRETO(S)

    Alternativas
    Comentários
    •  Economicidade: é a utilização ótima dos recursos humanos, materiais e financeiros, considerando a relação custo/benefício. É a parte da gerência das virtudes de poupança e da boa economia doméstica.
    • Não compreendi o por quê da alternativa I não estar correta. Alguém poderia me ajudar?

      Ah! E além desses conceitos, existe um quarto que é a EFETIVIDADE, utilizada para comparar os programas realizados, se foram efetivos ou não, isoladas as variáveis exógenas.
    • Tb não entendi pq o item I está errado... :/

    • banquinha


    ID
    817609
    Banca
    FUNDEP (Gestão de Concursos)
    Órgão
    Prefeitura de Belo Horizonte - MG
    Ano
    2012
    Provas
    Disciplina
    Direito Constitucional
    Assuntos

    Quanto aos fundamentos da República Federativa do Brasil expressos na Constituição da República de 1988, assinale a alternativa CORRETA.

    Alternativas
    Comentários
    • Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos:

      I - a soberania;

      II - a cidadania;

      III - a dignidade da pessoa humana;

      IV - os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa;

      V - o pluralismo político.

      Avante!!!!



    • Analise das questões:
      A) A diginidade da pesso humana não é fundamento da República;
      Questão Errada, consoante artigo 1, inciso III da CF, é fundamento da República Federativa do Brasil a "dignidade da pessoa humana".
      B) Os valores da livre Iniciativa não são fundamentos da República;
      Questão Errada, consoante no artigo 1, inciso IV da CF, é fundamento da república Federativa do Brasil " os valores da livre iniciativa".
      C) Autonomia não é fundamento da República;
      Questão Correta, pois não consta no artigo 1 e seus incisos a autonomia como fundamento da república Federativa do Brasil.
      D) O pluralismo político é fundamento da República;
      Questão Correta, consoante no artigo 1, inciso V da CF, o "pluralismo politico", é fundamento da República Federativa do Brasil.
      MACETE PARA DECORAR OS FUNDAMENTOS DA REPUBLICA FEDERATIVA DO BRASIL:
      SO-CI-DI-VA-PLU

    • Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos:

      I - a SOberania;

      II - CIdadania

      III - a DIgnidade da pessoa humana;

      IV - os VAlores sociais do trabalho e da livre iniciativa;

      V - o PLUralismo político

       

      # TODOS SÃO PRINCÍPIOS FUNDAMETAIS.

       

       

       

    • Gabarito letra c).

       

      CONSTITUIÇÃO FEDERAL

       

       

      Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos:

       

      * MNEMÔNICO PARA OS FUNDAMENTOS DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL = "SO CI DI VA PLU"

       

      I - a soberania; ("SO")

       

      II - a cidadania ("CI")

       

      III - a dignidade da pessoa humana; ("DI")

       

      IV - os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa; ("VA")

       

      V - o pluralismo político. ("PLU")

       

       

       

      => Meu Instagram para concursos: https://www.instagram.com/qdconcursos/

    • Só lembrar do significado do mnemônico SO.CI.DI.VA.PLU, saberás assinalar a assertiva correta, segundo o Fundamento da República Brasileira.

    • Conhecimento exigido do candidato:

      Artigo 1º da CRFB/88: "A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos: I - a soberania; II - a cidadania; III - a dignidade da pessoa humana; IV - os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa; V - o pluralismo político".

      Análise das alternativas:

      Alternativa A - Incorreta. Trata-se de fundamento da República

      Alternativa B - Incorreta. Ambos são fundamentos da República

      Alternativa C - CORRETA! A autonomia não é fundamento da República..

      Alternativa D - Incorreta. Trata-se de fundamento da República.

      O gabarito da questão, portanto, é a alternativa C.