SóProvas


ID
815185
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Belo Horizonte - MG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Analise as seguintes afirmativas sobre avaliação de políticas públicas e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.

(  ) Avaliar a eficiência e a eficácia de uma política pública consiste, respectivamente, em verificar se ela foi executada com economia de recursos e se atingiu os objetivos e metas propostos no prazo estabelecido.
(  ) Avaliar a efetividade de uma política pública consiste em verificar se ela foi executada de acordo com o cronograma proposto, o orçamento aprovado e as metas estabelecidas.
(  ) Se uma política pública tem como objetivo diminuir os índices de pobreza em uma comunidade e, ao final de sua implementação, os indicadores apontam para manutenção nos patamares de pobreza, pode-se concluir pelo fracasso da política.
(  ) A avaliação de uma política pública é um importante instrumento de controle social porque o Estado, além de agir com lisura, também deve produzir resultados almejados pela sociedade.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência de letras CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Efetividade

    Eficácia

    Eficiência

    • são os impactos gerados pelos

    produtos/serviços, processos ou

    projetos

    • é a quantidade e qualidade de

    produtos e serviços entregues ao usuário

    • é a relação entre os

    produtos/serviços gerados (outputs)

    com os insumos utilizados

     

  • c) correta
    Eficiência = meios
    Eficácia = fins
    Efetividade = avalia os resultados das ações implantadas verificando os reais benefícios.
  • C) Se uma política pública tem como objetivo diminuir os índices de pobreza em uma comunidade e, ao final de sua implementação, os indicadores apontam para manutenção nos patamares de pobreza, pode-se concluir pelo fracasso da política.

    Notem que o ciclo de uma política públic acontece dessa forma: Agenda -> Elaboração -> Formulação -> Implementação -> Execução -> Acompanhamento -> Avaliação
    Nota-se que na fase da implementação os efeitos da políticas não serão surtidos, e sim da execução para frente.
  • Essa avaliação da D está incorreta ao meu ver ( são muitos autores e muitas teorias diferentes, ok). Podemos considerar que na fase de implementação já está incluso a execução. Dentre ou autores vide: Secchi.   Alguém sabe de onde vem a referência para essa assertiva?  Talvez o erro da questão está em: ao final da implementação em detrimento de: Ao final da AVALIAÇÃO. Pois é na avaliação que se constrói indicadores.  Esse tipo de quest é resolvida bem quando se aponta a bibliografia no edital. 

  • Colega Mussum Tributarista;

    A implementação já é a execução. 

    Fase da implementação:

    É o momento onde o planejamento e a escolha são transformados em atos. O corpo administrativo é o responsável pela execução da política. Cabe a eles a chamada ação direta, ou seja, a aplicação, o controle e o monitoramento das medidas definidas.

    Fonte: Políticas Públicas , conceitos e práticas.

  • (  ) Se uma política pública tem como objetivo diminuir os índices de pobreza em uma comunidade e, ao final de sua implementação, os indicadores apontam para manutenção nos patamares de pobreza, pode-se concluir pelo fracasso da política. 

     

    Scheerens (2004), Takashina (1999) e Mourão (2006) conjugam da noção de que os indicadores são representações quantificáveis de determinado processo. Portanto permitem formular juízo de valores sobre o entendimento de qualidade e desempenho na educação, sendo utilizados para auxiliar nos processos administrativos ou na comparação entre momentos distintos de um mesmo processo ou, entre instituições, em comparação a padrão tido como ideal. Os autores também concordam que a estatística e os indicadores são instrumentos para se aproximar da realidade. Mas, assim como a teoria, a estatística não consegue englobar todos os aspectos envolvidos, por exemplo, em um processo educacional, quanto mais na sua universalidade social, política e econômica. Os indicadores são uma descrição, mas não a realidade. Os indicadores fazem partições da realidade para estudá-la. Ao voltar à realidade, é preciso reincorporar os aspectos extraídos, situando-os no espaço e tempo.

     

    Resposta: Letra C.