SóProvas


ID
825853
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Segundo James Giacomoni, a descentralização de créditos caracteriza-se pela cessão de crédito orçamentário entre unidades orçamentárias ou unidades gestoras. A descentralização orçamentária entre unidades do mesmo órgão (ministério) é denominada

Alternativas
Comentários
  • A LOA contempla as unidades setoriais orçamentárias de cada órgão com dotações orçamentárias. Essas dotações precisam ser descentralizadas para que as unidades gestoras administrativas possam efetuar a sua execução.

    A descentralização dos créditos orçamentários ou adicionais poderá ocorrer das seguintes formas:

    Dotação: é a transferência de créditos orçamentários e adicionais feita pelo órgão central do sistema de orçamento (SOF do MPOG) às unidades setoriais de orçamento.

    Provisão ou descentralização interna de créditos: é a transferência de créditos orçamentários e adicionais feita entre unidades gestoras de um mesmo órgão, ministério ou entidade integrante do orçamento fiscal e do orçamento da seguridade social.

    Destaque ou descentralização externa de créditos: é a transferência de créditos orçamentários e adicionais feita entre unidades gestoras de órgãos, ministérios ou entidades estruturadas administrativas diferentes, ou seja, de um órgão para outro.

    Procedimentos da descentralização financeira:

    Cota: é a primeira fase da descentralização das disponibilidades financeiras, consiste na transferência do órgão central de programação financeira para os órgãos setoriais do sistema. Essa movimentação está condicionada, entre outras coisas, à efetiva arrecadação de recursos financeiros pelo Tesouro Nacional e ao montante de compromissos financeiros assumidos pelo órgão.

    Repasse: é a descentralização das disponibilidades financeiras vinculadas ao orçamento, recebidas anteriormente sob a forma de cota da STN/MF, sendo de competência dos órgãos setoriais de programação financeira, que as transfere para outro órgão.

    Sub-repasse: é a descentralização de disponibilidades financeiras vinculadas ao orçamento, realizada pelos órgãos setoriais de programação financeira, para a unidade orçamentária ou administrativa a eles vinculada, ou seja, que faça parte de sua própria estrutura.

    Fonte: Ciclo orçamentário por Lima Gama Júnior
  • Dotação: SOF para OS (órgão setorial).

    Provisão: OS (órgão setorial) para uma UO (unidade orçamentária), esta pertencente a este OS transferidor; é a descentralização interna de crédito.

    Destaque: Pode ser:
    de um OS (órgão setorial) para outro OS (órgão setorial);
    de uma UO (unidade orçamentária) para outra UO (unidade orçamentária), sendo esta pertencente a um OS diferente da primeira;
    de um OS (órgão setorial) para uma UO (unidade orçamentária), sendo esta não pertencente ao órgão setorial transferidor.
    O destaque é a descentralização externa de crédito.

    Sub-repasse: OS (órgão setorial) para uma UO (unidade orçamentária), esta pertencente a este OS transferidor, é a descentralização interna de numerário.

    Repasse: Pode ser:
    de um OS (ógão setorial) para outro OS;
    de uma UO (unidade orçamentária) para outra UO, sendo esta pertencente a um OS diferente da primeira;
    de um OS (órgão sertorial) para uma UO; sendo esta não pertencente ao órgão setorial transferidor.
    O repasse é a descentralização externa de numerário.


    Bons estudos!


  • Eu tenho o livro dele, Orçamento Público, recomendo a todos os concurseiros de plantão, bem como o do Sergio Jund de AFO.
  • Se fosse descentralização FINANCEIRA, a resposta correta seria a letra "B", mas como é descentralização ORÇAMENTÁRIA, a resposta correta é letra "C".

  • LETRA C 
    Dica:
    Descentralização orçamentária entre unidades do mesmo órgão = PROVIIIIIIISÃO  = Ou seja é IIIIIIINTERNA 

    Descentralização orçamentária entre unidades de orgão distinto = DEEEEEESTAQUE = Ou seja é EEEEXTERNA 

    Não erro mais depois dessa dica.

    Abraços


  • Conforme GIACOMONI, Descentralização interna ou provisão é a denominação dada à cessão de crédito orçamentário entre unidades orçamentárias ou unidades gestoras do mesmo órgão (ministério) ou entidade integrante dos orçamentos fiscal e da seguridade social. Assim, letra C

  • Quando o termo for ''orçamentário'' pense no DoEm CreDe

    Dotação

    Empenho

    Crédito

    Despesa


    Quando o termo for ''financeiro'' pense no RIRO

    Recurso

    Ingresso

    Receita

    Ordem bancária


    Se a descentralização for ORÇAMENTÁRIA, ela pode ser provisão (interna) ou destaque (externa)

    Se a descentralização for FINANCEIRA, ela pode ser subrepasse (interna) ou repasse (externa)