SóProvas


ID
826648
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

A área da ergonomia da atividade dedica-se ao estudo

Alternativas
Comentários
  • A palavra “Ergonomia” vem de duas palavras Gregas: “ergon” que significa trabalho, e “nomos” que significa leis. Hoje em dia, a palavra é usada para descrever a ciência de “conceber uma tarefa que se adapte ao trabalhador, e não forçar o trabalhador a adaptar-se à tarefa”.
    Sabemos que a administração científica preconizava que cada tarefa tinha um melhor método de execução, do ponto de vista da maior produção, mas não se preocupava com o impacto na saúde do trabalhador. 

    A Organização Internacional do Trabalho - OIT - define a ergonomia como sendo a: “Aplicação das ciências biológicas conjuntamente com as ciências da engenharia para lograr o ótimo ajustamento do homem ao seu trabalho, e assegurar, simultaneamente, eficiência e bem-estar” .
  • Ergonomia (ou "fatores humanos") é a disciplina científica relacionada ao entendimento das interações entre seres humanos e outros elementos de um sistema, e também é a profissão que aplica teoria, princípios, dados e métodos para projetar a fim de otimizar o bem-estar humano e o desempenho geral de um sistema. Os ergonomistas contribuem para o projeto e avaliação de tarefas, trabalhos, produtos, ambientes e sistemas, a fim de torná-los compatíveis com as necessidades, habilidades e limitações das pessoas.
  • Ergonomia é uma ciência que estuda profundamente o funcionamento humano no trabalho, gerando conhecimentos e contribuindo para a concepção e a melhoria das situações e das condições de trabalho. Atua nos fatores que determinam o trabalho: formação, organização de trabalho, postos, equipamentos e ambiente.

    A palavra ergonomia deriva do grego ergon (trabalho) e nomos (normas, regras, leis). Trata-se de uma disciplina orientada para uma abordagem sistémica de todos os aspectos da atividade humana. Para darem conta da amplitude dessa dimensão e poderem intervir nas atividades do trabalho é preciso que os ergonomistas tenham uma abordagem holística de todo o campo de ação da disciplina, tanto em seus aspectos físicos e cognitivos, como sociais, organizacionais, ambientais etc. Frequentemente. esses profissionais intervêm em setores

  • Resposta: letra C - dos efeitos nocivos produzidos pela administração científica do trabalho.

  • 3. Aplicação de princípios de ergonomia; envolvendo: 

    ® Máquinas e equipamentos adequados às características humanas.

    ® Mesas e instalações ajustadas ao tamanho das pessoas.

    © Ferramentas que reduzam a necessidade de esforço físico humano.

    Fonte: Chiavenato (2010)

  • Só eu ou na vdd a B) parece muito mais condizente que a C) ?